8 benefícios de usar alho em seu dia-a-dia

Talvez não seja o alimento que melhor respiração nos deixa, mas o alho dá um sabor diferente aos nossos pratos. E graças às propriedades do alho como a média ou a vitamina B é um alimento muito benéfico para a saúde. Se queremos aproveitar todos os benefícios do alho recomenda-se comê-lo cru, em jejum, mesmo que por sorte temos bastantes alternativas para cozinhá-lo. Vamos descobrir por que comer alho é tão benéfico.

1. Melhora a circulação e reduz a pressão arterial

A vitamina B-alho ajuda a reduzir os níveis de homocistina, uma substância que endurece os vasos sanguíneos, aumentando as chances de formação de coágulos, trombos ou problemas nas artérias coronárias. A aliina, alinasa e alicina do alho são peça chave para a melhoria da circulação, o que também reduz a pressão arterial e o risco de sofrer uma doença resultante da pressão alta. Nos homens, o alho também é afrodisíaco, já que aumenta o fluxo sanguíneo para o pênis, facilitando a ereção.

Sergei Domashenko || Shutterstock

2. Reduz o colesterol

A média de que antes falávamos também é muito benéfica para o sistema cardiovascular. Entre outras coisas, reduz o mau colesterol em 9%, e desde a Fundação Espanhola do Coração recomendam incluir alho na dieta para controlar esse colesterol, além de como remédio depurativo, anti-séptico e anti-bacteriano.

3. Um antibiótico natural

Certeza que alguma vez, quando você teve a gripe ou um resfriado, alguém te aconselhou a comer alho. Seu consumo fortalece o sistema imunológico, estimula as defesas, ajuda a curar infecções leves ou a cicatrizar feridas. Estes poderes são conhecidos há décadas, e já na II Guerra Mundial, diante da escassez de medicamentos, o uso do alho era muito comum no exército da União Soviética como substituto de medicamentos.

Resfriado comum

4. Bom para o fígado…

O alho é um excelente desintoxicante, portanto, seu consumo ajuda a depurar toxinas, eliminar os parasitas ou metais pesados (mercúrio, restos de medicamentos, etc.) que o fígado não pode processar. A vitamina a, vitamina B e a vitamina C estimula a função hepática e, além disso, o alho atua como anti-inflamatório em caso de sofrer fígado gorduroso. Acordar com os olhos e o rosto inchados e um mau sabor de boca costuma ser sinônimo de fígado sobrecarregado, e o alho ajuda a combater o problema.

5… e bom para a anemia

A importante contribuição de vitaminas e minerais também é de ajuda quando estamos baixos de ferro. Já vimos que o alho é bom para o sangue, mas, além disso, estimula os sucos gástricos facilitando uma melhor digestão do ferro. Também protege de doenças em caso de anemia e aumenta as defesas.

Dima Moroz

6. É digestivo

Esse estímulo aos sucos gástricos há também os alimentos são digieran e absorvidos de forma mais adequada. Graças ao alho, o pâncreas e o fígado funcionam muito melhor, dando como resultado cerca de digestão mais confortáveis. No início há quem se sente mal, mas uma vez acostumados com o consumo de alho, não devemos levar em começar a notar os benefícios. O alho cuida dos intestinos e suas propriedades anti-sépticas e antibióticas protegem o aparelho digestivo de diferentes tipos de doenças, incluindo o câncer de cólon.

7. É descongestionante

O alho também é um remédio caseiro muito comum em caso de resfriados, já que tem efeitos descongestionantes. Ajuda a liberar as vias respiratórias, desinflama os brônquios, exerce como experctorante e não podemos esquecer a função antibiótica de que já falamos. Serve também em casos de sinusite ou ataques de tosse. Podemos fazer vahos ou xaropes caseiros à base de alho.

Piotr Marcinski || Shutterstock

8. Bom para a pele

Não podemos terminar nossa análise para que serve o alho , sem falar de seus benefícios para a pele. É curativo e médio, com um grande poder antioxidante, que ajuda a pele a regenerar-se e manter-se jovem. Também é um estimulante para a renovação celular e combater a acne. Há duas maneiras de usar estas propriedades, tomando um dente de alho em jejum com um copo de água ou a fazer uma máscara caseira.

Para mais dicas acesse: QuitoPlan Funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *