Menu
 Fórum
 Reef
 Água Doce
 Aquicultura
 Assuntos Diversos
 Aquários
 Mensagens Privadas
 Artigos
 Classificados

Debates
 Recomende-nos
 Votações

Informação
 Envie Artigo
 Enciclopédia
 FAQ
 Equipamentos

Recursos
 Downloads
 Links
 Galeria de Imagens
 Pesquisa

Usuário
 Membros
 Blog
 Sua Conta
 Sugestões
 Tarefas
 Aquario

Estatísticas
 Estatísticas
 Pontuação
 Destaques

IPAq
 Principal
 Quem Somos
Livros recomendados
Login
Nome de Login

Senha

Código de Segurança: Código de Segurança
Digite o Código

Ainda não é Cadastrado? Você pode se cadastrar clicando aqui. Como usuário cadastrado você tem algumas vantagens como escolher o Tema do site (template) e enviar comentários com seu nome.
User Info
Bem-vindo(a), Anônimo
Nome de Login
Senha
(Cadastre-se)
Cadastramento:
Último(a): Felipe_Goncalves
Hoje:: 0
Ontem: 0
Total: 7177

Pessoas on-line:
Visitantes: 44
Cadastrados: 30
Total: 74

On-line agora:
01: Celso_Suguimoto
02: hermes_busquilha
03: Bruno-Rocha
04: Gustavo_Duarte
05: andre_silverio
06: guilherme_justo
07: filipp_fps
08: luiz_nascimento
09: MARCELLO_SILVA
10: Fabio_Alexandre
11: marcelo_dragao
12: Daniel_Leirião
13: Marcus_Sabino
14: Luis_Acquafiltros
15: Orlando_Monteiro
16: Alexandre_Diaz
17: Adib_Osman
18: Marcelo_Bertalha
19: Carlos_Borges
20: Fabiano_Melao
21: pedro_terruel
22: Pedro_Augusto
23: Warley_Inacio
24: clenio_camargos
25: Alexey_Kolouboff
26: Rodrigo_SBrito
27: MarceloOliveira
28: Junior_Duarte
29: carlos_fiora
30: andre_gomes

IPAq, Instituto de Pesquisas em Aquicultura e Aquariologia -  aquários de reef e marinho

IPAq, Instituto de Pesquisas em Aquicultura e Aquariologia - aquários de reef e marinho: Forums

IPAq :: Exibir tópico - Indo mais a fundo no uso parcelado do Skimmer.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   FavoritosFavoritos   CondecoraçãoCondecoração   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Indo mais a fundo no uso parcelado do Skimmer.
Ir à página 1, 2  Próximo

Adicionar aos Favoritos
Novo Tópico   Responder Mensagem    IPAq - Índice do Fórum -> Topicos Avançados
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Gustavo_Duarte
Administrador
Administrador

Condecoração: 1 (info)
Biólogo Marinho (Tipo 1)
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 1:28 am    Assunto: Indo mais a fundo no uso parcelado do Skimmer. Responder com Citação

Existem algumas considerações sobre o uso parcelado do skimmer que são importantes fazermos. Muitas vezes - como no que tem sido debatido no outro tópico sobre skimmers - o uso do skimmer se dá sem a menor conciencia do seu real dimensionamento. Usa-se ele muito grande somente porque não faz tanto mal usá-lo assim, e sempre será mais seguro um hiper skimmer que um na medida.

Eu gosto e uso o skimmer. Acredito e aprovo o sistema berlim. Estas reflexões que tento fazer são na verdade uma forma de desestabilizar o senso comum. Como pesquisador entendo que só podemos avançar no conhecimento quando algo nos desestabiliza, incomoda, nos deixa inquietos.

Seguem algumas perguntas e as respectivas respostas, dentro (lógico) da minha opinião e da forma como vejo o futuro da aquariofilia:

1 -O uso contínuo do Skimmer ajuda a aumentar o ORP, ou isso é lenda??

É verdade, o Skimmer é muito importante no aumento do ORP. Porém, muitos aquários mantém a ORP bem elevada sem o uso do skimmer, com uma circulação eficiente. Existem duas formas onde o skimmer ajuda a aumentar a ORP. A mais óbvia, simplesmente aumentando as trocas gasosas da água do aquário. A segunda é quando ele elimina a matéria orgânica do aquário. Esta matéria orgânica, se permanece no aquário, será oxidada por bactérias e isso diminui o ORP (já que as bactérias erspiram O2). Em síntese, quanto mais matéria orgânica dissolvida, menor o ORP. E já que o skimmer remove a matéria orgânica dissolvida, logo ele também ajuda a manter a ORP por esta outra via.

2 - Existe tempo de utilização do Skimmer para desliga-lo?

Eu acredito que exista um tempo ótimo, porém cada aquário irá responder de forma diferente. O ideal é que se retire o skimmer e monitore os parâmetros da água, de forma a compreender as variações.

Em tese, num aquário que não está pronto para ter seu skimmer retirado, responderá como no gráfico abaixo, onde observamos uma taxa de nutrientes hipotética (eixo Y) em função de um tempo hipotético (eixo X). A evolução destes nutrientes é representada abaixo:

Neste gráqfico observa-se que os níveis de nutrientes ficam permanentemente elevados sem o skimmer. É um mal sinal e o skimmer deve voltar a ser usado.
Outros aquários, que já tem sua comunidade biológica melhor estabelecida, poderão responder comforme o seguinte gráfico hipotético:

Neste gráfico podemos observar que a comunidade biológica inicialmente não está pronta para receber toda a carga de material orgânico antes do skimmer ser retirado. Ela não consegue consumí-lo e ele se eleva. Depois a biota acompanha as mudanças e re-alinha o aquário a nova realidade. A maioria dos aquários provavelmente responderá assim.

Em casos mais raros, pode ocorrer como no gráfico abaixo:

Onde podemos observar que o nitrato sobe mas muito lentamente. Este é o caso de aquários com baixa produção de nitrato, com pequena carga biológica, ou já muito bem estabelecidos.

No caso de usarmos o skimmer de forma racionada ou parcelada, espera-se um resultado semelhante a este:

Onde podemos observar que há pequenos pulsos da subida de nutrientes, porém o uso do skimmer faz com que os níveis voltem a normalidade. Usando o skimmer em pulsos cada vez mais espaçados, a tendência é que ao retirarmos totalmente o skimmer não haja uma subida tão brusca dos nutrientes.

3- O seu desligamento implica em aumentar a frequencia de trocas de água?

É uma boa saída no caso do gráfico que os nutrientes sobem devagar, e pode ajudar muito em qualquer aquário, sem e com skimmer.

4 - O desligamento do Skimmer não acarretará no aumento de matéria orgânica e consequente aumento de Nitrato e Amônia??

Da amônia não, mas do nitrato é bem provável que ele suba, mas em aquários estabilizados com biodiversidade elevada, haverá uma resposta do sistema, tendendo a voltar a valores normais.

É importante lembrarmos que os corais lançam uma grande quantidade de muco na água, além de sub produtos tóxicos advindos da guerra química que travam com vizinhos. O skimmer pode e deve ser usado, porém acredito no seu uso ponderado. Ainda não existe uma regra para fazer este processo, e a experiência individual de cada um aqui do fórum, somada, irá nos mostrar isso.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Celso_Suguimoto
Membro
Membro

Apoiadores (Tipo 1)
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 5:50 am    Assunto: Responder com Citação

A maioria dos reefs que conheço está superpovoada (pelo menos aos meus olhos) o uso parcial do skimmer não estaria limitando tbem a quantidade de animais que podemos povoar ???

Mesmo entre adeptos de skimmer superdimensionados (principalmente entre americanos) vejo a preocupação tbem de certa forma na biodiversidade e/ou alimentação dos corais (afinal tentamos reproduzir a natureza de certa forma) .. a alternativa usada é a adição de phyto e zoo ao sistema seja na forma de produtos industrializados ou uma cultura feita em recipientes externos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Gustavo_Duarte
Administrador
Administrador

Biólogo Marinho (Tipo 1)
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 12:24 pm    Assunto: Responder com Citação

É claro que há um limite de povoamento do aquário e o skimmer estica este limite.

Mas não sei se a maioria dos aquários é superpovoado não. Acho que tudo isso depende do planejamento que fazemos e da forma como gostamos de manter o aquário.

Um filtor de algas também aumenta a capacidade de povoamento do aquário, e não é uma máquina artificial de remover nutrientes.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Jonas_Leite
Membro
Membro

Biólogo Marinho (Tipo 1)
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 2:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Se mantermos uma quantidade considerável de algas, e "podarmos " de tempos em tempos, estaríamos tirando as mesmas substâncias que um skimmer poderia tirar?
Tenho usado uma camada de lã de vidro na puxada da bomba do sump, a cada uma semana ela fica negra, será que esse tipo de filtragem é mais eficiente que um skimmer?

valeu
Gustavo_Duarte
Administrador
Administrador

Biólogo Marinho (Tipo 1)
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 3:08 pm    Assunto: Responder com Citação

O Filtro de algas não substitui completamente o skimmer, mas é um forte compensador.

Já a lã não é adequada, porque ela acaba retendo organismos benéficos ao sistema.
Jonas_Leite
Membro
Membro

Biólogo Marinho (Tipo 1)
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 3:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas o skimmer tb naum retira esses organismos?
Eu, como fui da "escola de aquariologia" do Gustavo Duarte e do Robson Aragão, tento sempre buscar o equilíbrio do sistema por meios naturais, a " beleza" que é observarmos passso a passo os organismos agindo no nosso aqua não tem preço. Mas como ja disse na resposta anterior, tenho usado uma lã de vidro e de vez em quando um skimmer em meu aqua, mas é por que eu me mudei e ainda naum troxe meu aquario, então ele fica na casa dos meus pais, e de tempos em tempos vou lá parta dar um geral. Mas qnd eu estava no rio, não utilizava esses artifícios.
Gustavo_Duarte
Administrador
Administrador

Biólogo Marinho (Tipo 1)
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 3:29 pm    Assunto: Responder com Citação

O skimmer retira MUITO menos plancton que a lã.

eu realmente prefiro um sistema mais antural, mas mesmo se fosse montar um sistema Berlin gostaria de entender melhor como seria a dinâmica do skimmer no sistema. Não simplesmente colocar o equipamento e pronto.

Editado pela última vez por Gustavo_Duarte em Qui Out 28, 2004 5:17 pm, num total de 1 vez
FranciscoLopes
Membro
Membro

Condecoração: 0
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 5:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo,

a ORP é o que exatamente? É uma medida do oxigênio disponível no sistema? Ou é a medida da capacidade do sistema de oxidar compostos nitrogenados?

O skimmer tira muito menos o quê? Organismos benéficos você quis dizer, né?
E quanto a sujeira, é válida a mesma afirmação, de que o skimmer tira muito menos que a lã? Se for assim, a lã torna-se uma alternativa para os casos extremos em que as coisas estão saindo do controle e o aquário está ficando imundo, eu suponho.

Abraços,

Francisco C. Lopes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Gustavo_Duarte
Administrador
Administrador

Biólogo Marinho (Tipo 1)
MensagemEnviada: Dom Out 31, 2004 6:27 pm    Assunto: Responder com Citação

ORP é a medida do potencial de oxi-redução do meio aquoso. É medida em Milivolts (mV). Eu vou escrever em breve algo a respeito bem acessível.

Naquele caso o skimmer é menos impactante que a lã de perlon do ponto de vista de remoção de organismos benéficos. A lã não substitui o skimmer, uma vez que só remove matéria orgância particulada, enquanto o skimmer remove mais matéria orgânica dissolvida que particulada, produto que a lã NÃO remove.

O uso de lã de perlon está ultrapassado, salvo em casos específicos como aquários para alevinos etc...
Sillas_Neto
Membro
Membro

MensagemEnviada: Dom Out 31, 2004 8:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo,

Seguindo o raciocinio de se ter um sistema mais proxímo do natural, talvez fosse uma saída em reefs apenas utilizarmos o skimmer algum tempo após adicionarmos alimentos para nossos corais, tipo do phito e Zoo???

Sillas Siqueira Neto
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
IgorBicho
Membro
Membro

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2004 4:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Amigos,

Achei que esse tópico caiu como uma luva na minha situação atual ( minha não, do meu aquario Laughing Wink ). O negocio é o seguinte : Fiz um up-grade na circulação do meu aquario na sexta passada ( 29/10 ). Coloquei uma bomba de 3.700 l/h fazendo o recalque no lugar da de 2.400l que eu tinha. Peguei a de 2.400l e coloquei-a fazendo o retorno por um gira-gira. Em resumo : Meu aquario hoje tem 2 bombal fazendo o recalque; A de 3.700l passa pelo chiller e depois vai para um gira gira, e a outra de 2.400l vai direto para outro gira gira. Com isso meu aquario passou a fazer um barulho de ralo ( minha mulher está P. da vida ), e consequentemente a volume de agua que cai no sump aumentou bastante. Quando liguei o skimmer ficou parecendo que estava nevando dentro do aquario de tanta microbolha. Então eu desliguei o skimmer e irei tentar manter o aquario assim. Meu aquario deve ter +/- uns 500l ( com sump ), e prentendo fazer tpa´s parciais de 60l por semana. Será que vai dar certo ???

[]

Igor
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Gustavo_Duarte
Administrador
Administrador

Biólogo Marinho (Tipo 1)
MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2004 5:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Igor

Pra vc que mora em Fortal é moleza. Dá um pulo na praia e pega água, pronto.

Água do mar é um santo remédio.

Quanto ao barulho de ralo, experimenta botar um registro no overflow, lá embaixo, lógico, e fechar ele ligeiramente, só para deixar a água subir um pouco dentro do cano, nada exagerado. Cuidado para não fechar muito, senao transborda.

Agora, deixa o skimmer no ponto de uso. Ele será importante, preferencialmente usá-lo de forma parcelada.
celso Vasconcellos
Membro
Membro

MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2004 5:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Vai deixar sem skimmer nenhum? Eu não faria isso, mas é uma opção.

Mas eu não desligaria o skimmer por estar fazendo microbolhas, mas sim por esta convicto de que ele é dispensável qto à sua função. Caso contrario tentaria resolver o problema das microbolhas Very Happy que são muito chatas mesmo!!

O importante é vc saber como o skimmer e os outros sistemas de exportação do aquário atuam para tomar sua decisão. Na minha opinião um sistema não substitui o outro.

O tópico iniciou-se qto à à melhor maneira da utilização de cada um destes sistemas visando a obtenção do melhor que cada um pode prover, não de uma forma isolada, mas interativa.

Vejo os seguintes sistemas como importantes:

- Skimmer
- Biologia (bacterias, algas, corais)
- TPAs
- Circulação

Se vc for manter o skimmer desligado, por favor, relata pra gente o desempenho do aquario.
IgorBicho
Membro
Membro

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2004 3:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Fala Gustavo e Celso,

Blz ??? Obrigado pelas dicas. O maior problema que eu acho em usar a agua do mar, é a "preguiça" de ir na praia, pegar os galões, levar para o mar, encher e colocar no carro Shocked . Já cansei só de detalhar isso aqui Wink . Tem uma maneira de usar o skimmer parceladamente. Se eu desligar o 2º recalque ( bomba de 2.400l ) com o gira gira por um dia ( por exemplo ), isso consequentemente fará com que o fluxo de agua que vai pro aquario diminua bastante e consequentemente a queda dágua ficará mais fraca ( ou voltará ao que era ). Daí dá pra ligar o skimmer que não fará as microbolhas, Mas fica aquela dúvida : Será que o uso do skimmer 1 vez por semana irá adiantar alguma coisa ou terei que liga-lo mais vezes para que realmente ele dê resultado ???

[]

Igor
MarcoCunha
Membro
Membro

MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2004 5:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Fala Igor,

Acredito que só uma vez por semana não vai adiantar muita coisa, não.
Até por que, o skimmer leva um tempo para regular e começar a trabalhar, às vezes, mais de um dia.

Um abraço
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Gustavo_Duarte
Administrador
Administrador

Biólogo Marinho (Tipo 1)
MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2004 7:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Experimenta ligar ele 3 dias e desligar 4. Quanto maior sua troca por água natural, menos tempo de skimmer vc precisará; agora, dá pra ligar ele um dia só, ele demora umas 4 horas pra regulas, mas removerá por 20 horas. E contando que terá muito pra tirar, acho que dará certo. Só testando, cada caso é um caso.

Só que se vc for fazer trocas de água pequenas e só com sal a chance de dar certo fica mínima.

Água de sal sintético não é perfeita, acumula sempre alguma coisinha, e o skimmer ajuda tirar isso, junto com algas etc...

Com trocas regulares de água do mar, o skimmer passa a ser menos importante.

O que faz muito recomendarem o skimmer é o fato de usarmos sal sintético com trocas módicas.

O sistema natural envolve trocas mais frequentes e maiores, e menos uso de tecnologia.
IgorBicho
Membro
Membro

MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2004 8:23 am    Assunto: Responder com Citação

Fala Marco,

Tive essa mesma dúvida, porém nosso amigo Gustavo já sanou Laughing Very Happy Wink .

Fala Gustavo,

É, vou deixar de ser preguiçoso e começar a fazer tpa com agua natural Wink . Sempre irei postar por aqui para falar das evoluções, ok ???
Valeu,

[]

Igor
Gustavo_Duarte
Administrador
Administrador

Biólogo Marinho (Tipo 1)
MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 8:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Trocas de água são importantes em qualquer sistema de montagem. Trocas com água natural ao menos duas vezes por ano de uns 50% ajudam a corrigir certas imperfeições do sal.

Quem usa plâncton vivo é legal dar uma desligada no skimmer e bombas enquanto os corais se alimentam do plâncton.
Wilson_Filho
Membro
Membro

MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 11:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo, como discutido no outro topico, sobre meu reef, o que você propõe teria a necessidade de um refúgio, correto? E o refúgio não seria realmente funcional se fosse bem grande? Esses microrefugios acoplados ao sump não teriam apenas a utilidade de abrigar alguns seres mais frageis apenas?

Eu acho importante ter o refúgio, mas a idéia que eu tenho é que ele teria que ser de uns 100 litros no mínimo, pro meu reef de 300 L por exemplo...
Gustavo_Duarte
Administrador
Administrador

Biólogo Marinho (Tipo 1)
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 5:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Wilson

O refúgio não é um sistema obrigatório para o aquário. Ele irá colaborar para manter seu aquário em boas condições. Quanto maior o refúgio melhor, mas nada impede que pequenos refúgios também tenham, proporcionalmente ao tamanho, vantagens.

Macroalgas mantidas no refúgio vão ajudar a manter os índices de nitrogênio no aquário (amônia, nitrito e nitrato), e algun substrato extra poderá desenvolver mais fauna que no aquário principal, pela ausência de predação. O refúgio também colabora com a estabilidade do sistema.

Quanto ao uso parcelado do skimmer, esta é uma vertente ainda em fase de testes e melhor indicada para aquaristas avançados. Aquaristas novatos melhor manter o skimmer ligado 100% do tempo até desenvolver olho clínico para o aquário. O refúgio pode ajudar no caso do uso parcelado, já que ele confere um pouco mais de estabilidade ao aquário. Mas definitivamente o refúgio não é um satélite obrigatório.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    IPAq - Índice do Fórum -> Topicos Avançados Todos os horários são GMT - 3 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.