| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Pedro_Augusto Membro

Registrado em: Jan 12, 2009 Mensagens: 391 Localização: Recife - PE Condecoração: 0
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 3:13 pm Assunto: Chiller com Ar-Condicionado |
|
|
Dá para fazer um chiller a partir de um ar-condicionado usado de 7.500?
Teria como fazer adaptações para ele ficar menos potente e, assim, consumir menos energia?
Abraços. |
|
|
 |
Francisco_Fonseca Membro

Registrado em: Feb 14, 2009 Mensagens: 1000 Localização: Porto Alegre Condecoração: 0
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 3:28 pm Assunto: |
|
|
Eu tinha uma dúvida parecida:
se não seria melhor restringir/diminuir o ambiente onde está o0 aquário e deixar um ar condicionado funcionando ali.
Acho que assim funcionam os aquários (marinhos: fish only) do Ceclimar, aqui no RS. |
|
|
 |
Ricardo_Jorge Membro

Registrado em: Aug 02, 2004 Mensagens: 4978 Localização: Rio de Janeiro Condecoração: 0
| |
|
 |
andress_ricardo Membro

Registrado em: Feb 05, 2009 Mensagens: 499 Localização: São Paulo - Zona Sul Condecoração: 0
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 4:14 pm Assunto: |
|
|
| nao precisa reduzir a potencia não, é so colocar um termonstato q ele desliga toda vez q chega na temp q vc qer....e ai sai barato a conta de luz |
|
|
 |
Joni_Incessantes Membro

Registrado em: Dec 17, 2007 Mensagens: 744 Localização: Florianópolis Condecoração: 0
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 4:50 pm Assunto: |
|
|
COMPRA LOGO UM CHILLER ZERADO COMIGO NOVO NUNCA USADO A PREÇO DE USADO!!!!!!!!!!!!!!!
ABS DO JONI! |
|
|
 |
Rodrigo_Soares Membro

Registrado em: Nov 10, 2006 Mensagens: 611 Localização: Rio de Janeiro - RJ Condecoração: 0
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 5:13 pm Assunto: Dupla |
|
|
Eu tenho chiller e ar, dupla perfeita!  |
|
|
 |
Rodrigo_Sobreiro Membro

Registrado em: Mar 01, 2005 Mensagens: 614 Localização: São Paulo Condecoração: 0
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 9:12 pm Assunto: |
|
|
Da sim....o Diogo Lopes de Portugal, fez isso.
Na verdade ele vira um chiller drop in. Voce precisa pegar um cara bom pra por na saida da tubulaçao frigorigena uma serpentina de titanio, que fica dentro do seu sump e refrigera agua.
Da uma olhada no site da marine depot, em chillers drop in.
abs
rods |
|
|
 |
Pedro_Augusto Membro

Registrado em: Jan 12, 2009 Mensagens: 391 Localização: Recife - PE Condecoração: 0
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 10:41 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, vou mandar uma MP pra ele. Valeu!
andress, foi o que pensei também, mas talvez dê para consumir ainda menos. Vou ver com o Orlando.
Rodrigo_PM, aí é sacanagem. Não tenho nem um, quanto mais os dois.
Rodrigo_Sobreiro, você tem o link de como ele fez? Não sei se estou enganado, mas parece que o drop in não é viável se deixar a uma distância grande do aquário. Acho que o chiller aqui vai ficar um pouco mais de 2m de distância do aquário.
Se alguém mais tiver alguma dica ou um link de um FVM, agradeço.
Abraços. |
|
|
 |
Rodrigo_Sobreiro Membro

Registrado em: Mar 01, 2005 Mensagens: 614 Localização: São Paulo Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 11:58 am Assunto: |
|
|
Pedro, o link pro tópico dele era esse :
http://www.IPAq.org.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=3979&start=0
Mas la nao mostra como ele fez, só o produto final, e estava bem distante de onde estava o aquarui, viu.
Esse aquario dele era um dos mais bonitos na época...show....
Quanto a distancia do aquario, depende da potencia do aparelho. Pois em teoria vc noa tem perda de capacidade frigorigena por essa distancia nao.
Imagina um aparelho de ar split, geralmente fica a condensadora num terraço, e as evaporadoras na sala ou quarto...as distancias sao muito maiores que 2m, eatendendo a mais de um ambiente. É só dimensionar direito, acho...
abs
rods |
|
|
 |
Marcio_Gielfi Membro

Registrado em: Nov 19, 2007 Mensagens: 644 Localização: São Paulo Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 2:03 pm Assunto: |
|
|
Procura um tópico nos arquivos da Reef Central, um cara fez um chiller apartir de um ar condicionado de 6.000 BTU's, ele troca o trocador de calor original do ar condicionado por um tubo de titanio e o coloca dentro de um tubo grande de PVC e a água do aquario passa dentro.
É muito mais eficiente do que os chillers pequenos que tem por ai ... é o mesmo sistema usado nos chillers de 1 HP ou mais lá nos EUA. E fica muito mais barato que um chiller normal ... |
|
|
 |
wander_silva Membro

Registrado em: Jul 04, 2007 Mensagens: 1040 Localização: recereio - rj Condecoração: 0
|
Enviada: Dom Mar 29, 2009 1:10 pm Assunto: |
|
|
TODOS OS MEUS REFRIGERADORES SÃO FEITOS COM APARELHOS DE AR CONDICIONADO, SÓ QUE HOJE USO TECNOLOGIA MODERNA.
COMPRO UMA UNIDADE DE SPLIT, MONTO UMA SERPENTINA, COLOCO UM TERMOSTATO FULLGAUGE E PRONTO.
NÃO TROCO ESSE SISTEMA POR NENHUM OUTRO DO MUNDO, POIS É PRÁTICO, MODERNO, SILENCIOSO, ECONÔMICO E COM UM RENDIMENTO ABSURDO.
OBS. NÃO TENHO NENHUM AQUÁRIO MENOR QUE 1300 LITROS. QUANDO O CLIENTE TEM MAIS GRANA MANDO ENROLAR A SERPENTINA DE TITÂNIO EM SÃO PAULO.
PARA VCS TEREM UMA IDÉIA DA EFICIÊNCIA, SE EU COLOCAR PARA REFRIGERAR UM AQUÁRIO COM 1500 LITROS QUE ESTÁ COM 29 GRAUS, ELE DESCE PARA 26 EM APENAS 30 MINUTOS E DEPOIS ARMA POR +/- CINCO MINUTOS PARA MANTE ESSA TEMPERATURA. é SHOW!!! |
|
|
 |
Pedro_Augusto Membro

|
Enviada: Dom Mar 29, 2009 2:55 pm Assunto: |
|
|
| wander_silva escreveu: | | PARA VCS TEREM UMA IDÉIA DA EFICIÊNCIA, SE EU COLOCAR PARA REFRIGERAR UM AQUÁRIO COM 1500 LITROS QUE ESTÁ COM 29 GRAUS, ELE DESCE PARA 26 EM APENAS 30 MINUTOS E DEPOIS ARMA POR +/- CINCO MINUTOS PARA MANTE ESSA TEMPERATURA. é SHOW!!! |
E eu só quero refrigerar um de 100 litros.
Te mandei uma MP.
Abraços. |
|
|
 |
Francisco_Fonseca Membro

Registrado em: Feb 14, 2009 Mensagens: 1000 Localização: Porto Alegre Condecoração: 0
|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 4:31 pm Assunto: |
|
|
Pedro,
no teu caso, refrigerando todo ambiente não seria suficiente e mais eficaz para manter o aquário na boa? Um abraço. |
|
|
 |
Rodrigo_Galluf Membro

Registrado em: Dec 29, 2006 Mensagens: 4291 Localização: Rio de Janeiro Condecoração: 0
|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 4:44 pm Assunto: |
|
|
Wander posta fotos ai do teu chiller DIY pra gente ver como é. Quanto você acha que ficaria montar um esquema desses pra um aquario de 250L? Algo capaz de manter a temperatura em torno de 26º inclusive no verão, sem ter que passar o dia inteiro ligado. _________________ All T5!
AA Powered!
Balling Club!
Rimless Club!
Reefing Ain't Easy! |
|
|
 |
Pedro_Augusto Membro

|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 5:31 pm Assunto: |
|
|
| Francisco_Fonseca escreveu: | Pedro,
no teu caso, refrigerando todo ambiente não seria suficiente e mais eficaz para manter o aquário na boa? Um abraço. |
Francisco, não acha que a diferença em manter apenas 100 litros de água resfriada é muito grande em comparação a manter esses 100 litros e mais um quarto todo?  |
|
|
 |
Francisco_Fonseca Membro

|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 5:45 pm Assunto: |
|
|
Pedro,
logicamente esfriar 100 litros d´água é mais fácil do que uma peça inteira.
Mas perguntei pela conveniência de manter a peça todo fria, unindo o útil ao agradável. Ou seja, aproveitando o aparelho não só para pessoas como para outros equipamentos. No clima quente do litoral, no museu que mencionei, embora seja conveniente o ar frio para os visitantes, a idéia é esfriar os aquários.
Se um dia precisar de chiller, penso em usar a idéia do ar na peça toda.
Falando nisso, hoje vi algo que me chamou atenção: um ventilador esfriando um sump, que estava no móvel aberto do aquário. |
|
|
 |
Pedro_Augusto Membro

|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 5:55 pm Assunto: |
|
|
Entendo, Francisco.
Realmente ficaria bem mais agradável, mas é totalmente inviável para mim. Principalmente por ser um universitário que depende dos outros, sabe?
Ventilador no sump pode resolver em parte. Tenho aqui no meu aquário de água doce e nos dias quentes não baixa de 29º. Além de ter que repor uma quantidade enorme de água por dia. Pretendo colocar ventoinhas para ajudar a resfriar, mas sei que não vai ser o suficiente.
Alguém tem idéia de preço de uma serpentina de titânio?
Abraços. |
|
|
 |
Francisco_Fonseca Membro

|
Enviada: Ter Mar 31, 2009 1:44 pm Assunto: |
|
|
Pedro,
já que a idéia é favorecer o coletivo (aquário + pessoas) sugiro que ponhas "os outros" na jogada. Apresente a idéia e veja o que os outros acham. De repente gostam e colaboram. Mas ar condicionado é violento ($$$). 7500 BTUs numa sala para estudar para concurso consumia um bocado. |
|
|
 |
Pedro_Augusto Membro

|
Enviada: Ter Mar 31, 2009 4:01 pm Assunto: |
|
|
Oi, Francisco.
A idéia é exatamente o contrário, resfriar apenas o aquário.
A idéia é economizar, tanto é que quero pegar esse ar-condicionado e transformar num chiller, já que não tenho condições para comprar um industrial. |
|
|
 |
|