| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Roberto_Denadai Membro

Registrado em: Apr 24, 2004 Mensagens: 18488 Localização: São Paulo Condecoração: 0
|
Enviada: Ter Jun 06, 2006 9:38 pm Assunto: Efeito Colateral da Vodka |
|
|
Fala Pessoal,
Como alguns sabem, comecei a testar o uso de vodka no aquário. Dosei por quase 40 dias.
E percebi que minhas algas pink morreram e ficaram brancas. Parei o uso da vodka e agora elas estão ficando pinks novamente.
Não percebi nenhuma mudança nas cores dos SPS.
Aliás, reparei em outros reefs que fazem o uso da vodka, que realmente as pedras são todas brancas com ausência total de calcareas no reef, o que o torna com um aspecto feio, parecendo um reef histéril e sem vida.
Como eu preso muito a estética, e quero que meu reef se pareça com o natural, não vou dosar mais vodka.
Resumindo, vodka apenas nos bares com os amigos
Abraços _________________ The biggest risk in life is to never take one |
|
|
 |
Celso_Suguimoto Membro

Registrado em: Apr 14, 2004 Mensagens: 19835 Localização: São Paulo/SP Condecoração: 1 (info)
|
Enviada: Ter Jun 06, 2006 9:48 pm Assunto: |
|
|
Hehee por falar em bares depois da copa já me cobraram outro churras...
O seu aquario é novo ainda pra usar essa técnica da vodka... eu percebi aqui que os LPSs sentiam e com a suspensao do uso aumentava a qtde de algas verdes nos vidros... acho que vou ter que fazer um anti-doping no reef Na realidade eu tava usando vinagre e nao vodka.
Estou tentando assimilar a técnica usada no Probidio... um pouco menos radical que o Zeovit _________________ A melhor hora pra consertar o telhado é quando não está chovendo |
|
|
 |
Eduardo_Avelar Membro

Registrado em: Mar 10, 2005 Mensagens: 4206 Localização: Anápolis - GO Condecoração: 0
|
Enviada: Qua Jun 07, 2006 3:54 pm Assunto: |
|
|
Será que ainda tem muita gente usando vodka, ou melhor, usando no reef???
Interessante isto, não sabia que ela branqueava as algas cálcareas, não deve ficar muito legal mesmo não. _________________ Abraços.
Eduardo Avelar
A árvore quando está sendo cortada com um machado, observa com tristeza o cabo de madeira. |
|
|
 |
Rodrigo_Carvelo Membro

Registrado em: Jun 22, 2005 Mensagens: 153 Localização: Goiânia/GO Condecoração: 0
|
Enviada: Qua Jun 07, 2006 4:11 pm Assunto: |
|
|
no meu caso num deu pra reparar pq usei por apenas uma semana o suficiente para acabar com as cyanos q nunca mais voltaram até os ultimos dias do antido reef! _________________ Rodrigo Carvelo.
Já que não tem mar, vamos pro bar!!!
VAI BRASIL!!! |
|
|
 |
Sandro_Campos Membro

Registrado em: Feb 28, 2005 Mensagens: 967 Localização: Cachambi Condecoração: 1 (info)
|
Enviada: Qua Jun 07, 2006 5:00 pm Assunto: |
|
|
Acho que quem esta usado ainda é o Saraiva. _________________ Novo Aquario:
Juntos em defesa ao meio ambiente. |
|
|
 |
Eduardo_Avelar Membro

Registrado em: Mar 10, 2005 Mensagens: 4206 Localização: Anápolis - GO Condecoração: 0
|
Enviada: Qua Jun 07, 2006 7:49 pm Assunto: |
|
|
O Saraiva deve colocar uma dose no aquário e umas cinco na cabeça.
Assim devem surgir muitas idéias, então ele dá ínicio aos seus projetos incríveis, hehehehehe.  _________________ Abraços.
Eduardo Avelar
A árvore quando está sendo cortada com um machado, observa com tristeza o cabo de madeira. |
|
|
 |
FranciscoLopes Membro

Registrado em: Apr 18, 2004 Mensagens: 1583 Localização: Rio de Janeiro Condecoração: 0
|
Enviada: Qua Jun 07, 2006 8:01 pm Assunto: |
|
|
Acho que o Saraiva está dosando cachaça mesmo...
E daquelas brabas mesmo, tipo caninha da roça... hehehe.
Aparentemente está tudo bem...
Abraços, _________________ Sou Tricolor de Coração...
Sou do Clube 30 vezes Campeão!!!
Francisco C. Lopes |
|
|
 |
Júnio_Melo Membro

Registrado em: Dec 25, 2005 Mensagens: 1356 Localização: Belo Horizonte Condecoração: 0
|
Enviada: Qua Jun 07, 2006 9:43 pm Assunto: |
|
|
Dosar a vodka significa jogar o nitrato a zero.. assim, não sobram nutrientes para o desenvolvimento das algas. Sejam cyanos, calcáreas, zooxantelas. Tanto que, para manter os corais saudáveis, é necessário suprir o reef com alimentos para corais. _________________ "A mente que se abre a uma nova idéia jamais retorna ao seu tamanho original." Einstein
Shallow reef club
Aquário do mês jan/10: aqua 2.0:
http://www.IPAq.org.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=32322 |
|
|
 |
Marcos_Bizeto Colaborador VIP

Registrado em: Jan 31, 2005 Mensagens: 100 Localização: São Paulo - Capital Condecoração: 0
|
Enviada: Qui Jun 08, 2006 12:34 pm Assunto: |
|
|
Na verdade não é efeito colateral e sim efeito direto da redução de nutrientes.
Como o Júnio postou anteriormente, dosando uma fonte de matéria orgânica (como o alccól da vodka, pinga, etc) a redução de nitrato e fosfato é estimulada, não sobrando nutrientes para algas e plantas. |
|
|
 |
FranciscoLopes Membro

Registrado em: Apr 18, 2004 Mensagens: 1583 Localização: Rio de Janeiro Condecoração: 0
|
Enviada: Qui Jun 08, 2006 12:38 pm Assunto: |
|
|
Marcos,
Você poderia, resumidamente, explicar como acontece essa redução de nutrientes (nitrato e fosfato)?
O que eu não entendi é que se a vodka é fonte de matéria orgânica, ela deveria estimular o aparecimento de algas e não a eliminação...
Ou a função da vodka é de apenas fornecer açúcar para as bactérias?
Francisco C. Lopes |
|
|
 |
Rafael_Arruda_RJ Membro

Registrado em: Mar 19, 2005 Mensagens: 998 Localização: Rio de Janeiro Condecoração: 1 (info)
|
Enviada: Qui Jun 08, 2006 1:27 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Vocês acham que Vodka (ou similar) pode ser dosado apenas em um curto período de tempo? Apenas para zerar esses parâmetros?
Um abraço! |
|
|
 |
Roberto_Denadai Membro

Registrado em: Apr 24, 2004 Mensagens: 18488 Localização: São Paulo Condecoração: 0
|
Enviada: Qui Jun 08, 2006 1:33 pm Assunto: |
|
|
Fala Rafael,
Lendo a reefcentral, um cara postou a evolução do nitrato e fosfato após adição de vodka.
Mesmo dosando por muito tempo ele não conseguiu reduzir o nitrato para abaixo de 20 ppm
Primeiro, como sempre, tem que ver o que causa os excesso de nutrientes no aquário....tem que combater a causa diretamente.
Segundo que dosar vodka o ideal é ter um skimmer forte para tirar o excesso de bactérias " ruins " no processo, e para oxigenar a agua, pois no processo existe consumo de O2.
Enfim, eu não vi muita utilidade no meu caso, e não recomendo seu uso indiscriminado
Tem que pesar os pós e contras. De que adianta ter uns SPS mais coloridos se o reef tem as pedras todas brancas sem calcareas e parece mais um cemitério com toquinho colorido do que um reef natural ?
Abração _________________ The biggest risk in life is to never take one |
|
|
 |
Marcos_Bizeto Colaborador VIP

Registrado em: Jan 31, 2005 Mensagens: 100 Localização: São Paulo - Capital Condecoração: 0
|
Enviada: Qui Jun 08, 2006 2:13 pm Assunto: |
|
|
Francisco
Vamos começar lá do começo, vou tentar ser didático na minha explicação.
Todos os organismos são constituídos principalmente de C, O, e H seguido de N ne P. Estes podem ser divididos em autótrofos (aqueles que fabricam seu próprio alimento) e os heterótrofos (se alimentam de outros organismos).
As algas e vegetais superiores são autótrofos e obtêm a energia para o metabolismo e para formação de seu organismo a partir da fotossínte. Neste processo o C é obtido a partir do CO2 e o O e H a partir da H2O. O P e o N participam da formação da estrutura de biomoléculas e são obtidos preferencialmente a partir do NO3- e do PO4---. Então, as algas e vegetais não se beneficiam diretamente da matéria orgânica dissolvida, além disso, na composição da vodka não existe N nem P, apenas C, O H.
Já os organismos heterótrofos, obtêm a energia a partir da oxidação de matéria orgânica usando oxigênio. Quando este está em falta, alguns organismos são capazes de usar o oxigênio contido no NO3-, no SO4--, no NO2-, etc. Da mesma forma que nos seres autótrofos, os heterotróficos também precisam de N e P para compor suas biomoléculas. Então se você fornece matéria orgânica de fácil metabolização, como no caso da vodka, você estimula o metabolismo dos seres heterótrofos fazendo com que eles se reproduzam rapidamente e, consequentemente, absorvam cada vez mais N e P, diminuindo os nutrientes que estariam disponíveis às algas.
É por essa razão que se diz que para dosar vodka deve se deixar o skimmer em pleno funcionamento. Isso garante o suprimento de oxigênio e, também, que os nutrientes incorporados nos microorganismo sejam exportados do sistema, uma vez que o skimmer é capaz de remover bactérias e outros microorganismos em suspensão.
O processo é bem mais complicado, tentei resumir em poucas palavras. |
|
|
 |
Roberto_Denadai Membro

|
Enviada: Qui Jun 08, 2006 2:29 pm Assunto: |
|
|
Grande Bizeto, quanto vc cobra aulinha particular ?  _________________ The biggest risk in life is to never take one |
|
|
 |
FranciscoLopes Membro

|
Enviada: Qui Jun 08, 2006 3:29 pm Assunto: |
|
|
Resumindo então, a vodka é um tipo de matéria orgânica que favorece apenas os heterotróficos e não os autotróficos (algas).
É que a gente está acostumado a ouvir dizer que qualquer tipo de matéria orgânica favorece o aparecimento de algas. Mas eu não sabia que a vodka é um tipo de matéria orgânica que favorece somente os heterotróficos.
Boa explicação, Marcos!
Francisco C. Lopes |
|
|
 |
Rafael_Mercatelli Membro

Registrado em: Jul 26, 2005 Mensagens: 1935 Localização: Araras/SP Condecoração: 0
|
Enviada: Qui Jun 08, 2006 4:01 pm Assunto: |
|
|
ate eu q comecei com o hobby a pouco tempo entendi a explicaçao! hehe
muito bom mesmo marcos!!!  |
|
|
 |
Rodrigo_Carvelo Membro

Registrado em: Jun 22, 2005 Mensagens: 153 Localização: Goiânia/GO Condecoração: 0
|
Enviada: Qui Jun 08, 2006 4:26 pm Assunto: |
|
|
Em resumo então temos que o uso da vodka deve ser em um determinado espaço de tempo e não de maneira continuada???
Eu entendi assim!!!  _________________ Rodrigo Carvelo.
Já que não tem mar, vamos pro bar!!!
VAI BRASIL!!! |
|
|
 |
Júnio_Melo Membro

Registrado em: Dec 25, 2005 Mensagens: 1356 Localização: Belo Horizonte Condecoração: 0
|
Enviada: Qui Jun 08, 2006 9:43 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo
Pelo contrário. O uso da vodka deve ser por longo tempo, pois leva à redução das zooxantelas, acentuando a cor dos acroporídeos. ESta é a indicação do seu uso... seria como um zeovit.
Mas, como já disse, vc tem que garantir a nutrição dos corais de outra forma, ou seja, com alimentos dissolvidos. Caso contrário, vc só terá rochas sem algas calcáreas e esqueletos de corais. _________________ "A mente que se abre a uma nova idéia jamais retorna ao seu tamanho original." Einstein
Shallow reef club
Aquário do mês jan/10: aqua 2.0:
http://www.IPAq.org.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=32322 |
|
|
 |
Rodrigo_Buccazio Membro

Registrado em: Apr 14, 2004 Mensagens: 6900 Localização: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ Condecoração: 0
|
Enviada: Qui Jun 08, 2006 10:03 pm Assunto: |
|
|
Eu poderia dosar vodka no meu nano que está repleto de algoas filamentosas para reduzí-las? Qual seria a qte exata?
Tenho poucos SPS tenho mais LPS e moles. _________________ Rodrigo Buccazio
rodrigo@IPAq.org.br |
|
|
 |
Celso_Suguimoto Membro

Registrado em: Apr 14, 2004 Mensagens: 19835 Localização: São Paulo/SP Condecoração: 1 (info)
|
Enviada: Sex Jun 09, 2006 7:18 am Assunto: |
|
|
Se vc não tiver um bom skimmer nao... O uso do alcool estimula bacterias boas e ruins... vc poderia deixar de ter um problema e ganhar outro.
O uso da vodka é melhor qdo acompanhado de um limão e gelo... mas nao no aquario
é interessante conhecer técnicas novas, mas o uso indiscriminado de determinadas soluções nem sempre tem o efeito desejado pra todos. _________________ A melhor hora pra consertar o telhado é quando não está chovendo |
|
|
 |
|