| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
arthur_wallis Membro

Registrado em: Oct 13, 2008 Mensagens: 2332 Localização: são paulo, zona sul, saúde Condecoração: 0
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 7:36 pm Assunto: Areia de filtro de piscina sem porosidade. Problema? |
|
|
A uns 2 anos atrás, criei o tópico Melhor substrato, na qual diversas opniões foram demonstradas.
Depois de me falarem hoje que areia de filtro de piscina não é ideal para o aquário marino, pois não é porosa, venho novamente à vocês perguntar se tenho que colocar uma camada de halimeda ou algum outro substrato poroso por cima dessa areia. Oque acham?
Abraços! _________________ msn e email: tegrapido@hotmail.com
celular: 7546-4622
Arthur Wallis |
|
|
 |
Celso_Suguimoto Membro

Registrado em: Apr 14, 2004 Mensagens: 20228 Localização: São Paulo/SP Condecoração: 1 (info)
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 8:26 pm Assunto: |
|
|
Tem gente q usa e nao reclama... pra mim o maior problema da areia de silica é a compactacao. Não q vá empedrar... mas ela é muito compacta _________________ No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais nítido do que o pára-brisa |
|
|
 |
Joao_Basso Comerciante

Registrado em: Apr 08, 2007 Mensagens: 2184 Localização: São Bernardo do Campo Condecoração: 1 (info)
|
Enviada: Sex Jul 30, 2010 11:09 pm Assunto: |
|
|
| Celso_Suguimoto escreveu: | | Tem gente q usa e nao reclama... pra mim o maior problema da areia de silica é a compactacao. Não q vá empedrar... mas ela é muito compacta |
É bom ler o que escreveu o Marcio Gielfe sobre compactação da areia de silica,ninguem respondeu ou contestou , ele tem conhecimento da matéria´.
Abraço
Basso |
|
|
 |
arthur_wallis Membro

Registrado em: Oct 13, 2008 Mensagens: 2332 Localização: são paulo, zona sul, saúde Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 12:21 am Assunto: |
|
|
Celso e Basso, estou para pegar uns 3 pepinos detritivoros para arearem o substrato. Creio que compactar com esses bichinhos, meio improvável.
Agora, minha dúvida é: Será que a longo prazo terei problemas com nitrito e nitrato? _________________ msn e email: tegrapido@hotmail.com
Arthur Wallis |
|
|
 |
Francisco_Fonseca Membro

Registrado em: Feb 14, 2009 Mensagens: 1000 Localização: Porto Alegre Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 2:45 am Assunto: |
|
|
Estou em duvida entre areia "de piscina" ou areia de praia.
A de piscina tem o problema da compactação, já a areia de praia tem o risco da contaminação. _________________ "O mar passa saborosamente a língua na areia
Que bem debochada, cínica que é
Permite deleitada esses abusos do mar" (Eduardo Dusek)
|
|
|
 |
Ricardo_Miozzo Colaborador VIP

Registrado em: Oct 31, 2005 Mensagens: 1217 Localização: São Paulo Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 6:58 am Assunto: |
|
|
Muto bom você ter achado seu post de dois anos atrás!
Eu continuo achando exatamente a mesma coisa que achava naquela época.'relí o tópico inteirinho. Sobre o que eu escreví, não mudria uma letra.
Areia de sílica não tem porosidade nenhuma', portanto você só pode contar com a área de superfície de cada grão para a colonização por bactérias, diferentemente de substratos porosos, que têm área disponível multiplicada por conta da porosidade.
A porosidade do material usado como substrato de fundo é importantíssima para que o aquário possa suportar sua carga biológica.
Usando outros tipos de materiais, normalmente acaba-se necessariamente tendo que usar algum tipo de substrato poroso - geralmente colocado em outro lugar do aquário que não o fundo.
Muitas vezes, esse material adicional causa problemas.
Eu não usaria areia de sílica coberta por qualquer outro material, mesmo porque com o tempo ia ficar tudo misturado.
Por fim; areia de sílica compacta e causa problemas que podem vir a ser muito sérios no aquário (isso já foi discutido à exaustão em outrós tópicos aqui - peço a gentileza de dar uma procurada). _________________ The more devoted, more reason to lie. |
|
|
 |
arthur_wallis Membro

|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 11:24 am Assunto: |
|
|
Então, Ricardo, creio que alguns pepinos detritivoros dariam conta da compactação, né?
Oque eu não entendo é, se a areia de piscina é tão ruim assim, e o cimentcola que estão começando a utilizar? Temos exemplos de aquários maravilhosos utilizando o cimentcola como substrato.
Eu tenho um pouco de halimeda no refúgio e um saco com uns 50Kg de Halimeda guardado. Será que eu coloco bastante no refúgio? _________________ msn e email: tegrapido@hotmail.com
Arthur Wallis |
|
|
 |
Carlos_Monteiro Membro

Registrado em: Dec 08, 2006 Mensagens: 1998 Localização: Natal - RN Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 12:47 pm Assunto: |
|
|
Mais um tópico sobre que tipo de substrato usar... se usar esse vou ter problemas ou aquele, qual o melhor etc. etc.
Resumindo: não, não vai ter problemas com nitrito, nitrato... nem fosfato, PH, RA, Cálcio etc.
Só não misture substratos.
Quanto à compactação: opiniões contraditórias. Veja nos links do melhor substrato ou nesse aqui, como sugerido pelo Basso: Qual a Altura Ideal Do Substrato
Resumindo (de novo): use qualquer substrato, alto ou baixo, ou sem.
Mas... já que você já tem halimeda, pra que gastar mais dinheiro comprando outro substrato? Use-a.
Se não der pra completar no display, e se não encontrar mais halimeda, use outro substrato. _________________ "A cerveja e a cachaça são os piores inimigos do homem. Mas o homem que foge dos seus inimigos é um covarde." (Zeca Pagodinho) |
|
|
 |
arthur_wallis Membro

|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 2:58 pm Assunto: |
|
|
Carlos, meu aquário está montado à 1 ano com a areia, e tenho a Halimeda aqui parada. É que estou an dúvida se colocoou não no refúgio. _________________ msn e email: tegrapido@hotmail.com
Arthur Wallis |
|
|
 |
Fabio_Alexandre Membro

Registrado em: Jun 02, 2004 Mensagens: 1962 Localização: São Paulo Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 4:03 pm Assunto: |
|
|
| Alguém poderia descrever esse termo "compactação" já que não empedra? |
|
|
 |
Celso_Suguimoto Membro

Registrado em: Apr 14, 2004 Mensagens: 20228 Localização: São Paulo/SP Condecoração: 1 (info)
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 6:23 pm Assunto: |
|
|
| Fabio_Alexandre escreveu: | | Alguém poderia descrever esse termo "compactação" já que não empedra? |
Vc ja colocou areia de praia no aquario ? Ela nao fica em suspensao como aragonita.
`
Eu coloquei areia no refugio pra experimentar... foi a impressao q tive.... qq mechida minha em substrato calcareo ele facilmente fica em suspensao...
Basso, o Marcio vai vir amanha aqui em casa... vou trocar umas ideias com ele. _________________ No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais nítido do que o pára-brisa |
|
|
 |
Joao_Basso Comerciante

Registrado em: Apr 08, 2007 Mensagens: 2184 Localização: São Bernardo do Campo Condecoração: 1 (info)
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 6:25 pm Assunto: areia e compactação |
|
|
Enviada: Sáb Jul 24, 2010 3:48 am Assunto:
--------------------------------------------------------------------------------
Marcio escreveu;
Para haver um desastre com H2S, é necessário uma soma de fatores.
É necessário ter uma zona de baixa concentração de oxigênio, é necessário que exista o aprisionamento deste gás, é necessário uma certa concentração do gás, e finalmente, este gás tem que ser liberado rapidamente para que um desastre ocorra.
A melhor forma de se evitar o desastre é combater o aprisionamento do gás, para isto tanto a granulometria, como a composição do substrato são importantes.
De maneira geral, a compactação é como um jogo de "vamos preencher os espaços". Quanto menor os espaços, maior será o grau de compactação e maior a capacidade de retenção de gases.
Para facilitar o entendimento, imaginem um pote de vidro cheio de bolinhas de gude de tamanhos iguais. Você verá que existem muitos espaços vazios entre as bolinhas. Agora imaginem que você está preenchendo um pote com bolinhas de gude de vários tamanhos, quanto maior a variedade de tamanhos ( faixa granulométrica), menor serão os espaços vazios que você conseguirá ver.
A compactação nos aquários ocorrem em função do arranjo dos grãos, e granulometria extensa facilita isso ( como no caso do pote de bolinhas de muitos diferentes tamanhos), ou seja, substratos onde você tem tamanho de partículas diferentes compactam mais dos que tem granulometria mais uniforme. Se olharmos para a aragonita, mesmo que inicialmente tenham uma granulometria constante, com o tempo a granulometria irá se modificar, gerando materiais mais finos. Este material mais fino começa a preencher os espaços que grãos maiores deixaram, com isso aumentando a compactação.
Como a aragonita muda de granulometria dentro do aquário ? Por incrível que pareça, é mais simples do que imaginamos .... Aragonita é solúvel em água ( por isso que água em PH 7 quando adicionamos aragonita, calcita ou halimeda, o PH sobe) .... e se esta água se acidificar mesmo que ligeiramente, a solubilidade irá aumentar, "corroendo" o grão e gerando grãos cada vez mais finos, o que é ótimo para o nosso jogo "vamos preencher os espaços vazios." A acidificação ocorre nas camadas mais profundas do substratos por reações químicas amplamente abordadas no fórum.
Logo, todo substrato a base de carbonato de cálcio irá com o tempo gerar grãos de tamanhos diferentes, facilitando a compactação. Só isso explica as placas rígidas que vemos em alguns aquários e que são os responsáveis por aprisionar os gases ? A resposta é não ... O carbonato de cálcio é a base do gesso e do cimento, eles tem propriedades químicas e moleculares de se solidificarem.
Agora vejamos a areia, seja de praia ou de rio .... Areia é basicamente composta de um silicato e não um carbonato, no caso da areia, o silicato predominante é quartzo, que não é solúvel na água do nosso aquário, é um elemento muito estável, que para se decompor, necessita de altas temperaturas ( algo perto de 700 graus) e ou muita pressão. Logo se usarmos uma areia de faixa granulométrica pequena, ou seja, a grande maioria dos grãos de mesmo tamanho, teremos a situação do nosso primeiro pote de vidro com as bolinhas de gude com grandes espaços vazios e não preenchidos.
Outra vantagem da areia, é que ela não produz partículas menores, sendo assim não são as melhores jogadoras do nosso jogo "vamos preencher os espaços vazios".
isso então quer dizer que a areia não irá compactar no nosso aquário ? A resposta é sim, ela poderá se compactar também !. Mas se ela não é solúvel e não gera partículas menores e não tem a capacidade de funcionar como um ligante, como isso pode ocorrer ? A resposta é simples ... em um aquário, adicionamos cálcio, que se precipita em carbonato de cálcio .... e os dois são solúveis em água, e tem propriedades ligantes. Com isso, ao longo do tempo teremos o preenchimento dos espaços vazios.
A grande diferença é que no caso da areia, é necessário muitos anos e muita precipitação de cálcio para isso começar a ocorrer, no caso da Aragonita, Calcita e da halimeda, este período será consideravelmente menor, já que eles nem sequer precisam da precipitação, mas com ela, isso vai ocorrer bem mais rápido.
A halimeda ( que eu uso no meu substrato, mas não uso no meu refúgio) é a que mais rápido permite que uma camada de isolação e aprisionamento de gás ocorra, ela tem grãos lamelares e é mais solúvel.
Depois vem a calcita e por fim a aragonita. Misturar halimeda com Aragonita ou calcita é a forma mais rápida de criar uma camada de baixa porosidade. É a união do útil ao agradável e perfeita para o nosso jogo "vamos preencher os espaços
Marcio Gielfi.
Abraço
Basso |
|
|
 |
Joao_Basso Comerciante

|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 6:27 pm Assunto: |
|
|
| Celso_Suguimoto escreveu: | | Fabio_Alexandre escreveu: | | Alguém poderia descrever esse termo "compactação" já que não empedra? |
Vc ja colocou areia de praia no aquario ? Ela nao fica em suspensao como aragonita.
`
Eu coloquei areia no refugio pra experimentar... foi a impressao q tive.... qq mechida minha em substrato calcareo ele facilmente fica em suspensao...
Basso, o Marcio vai vir amanha aqui em casa... vou trocar umas ideias com ele. |
Maravilha!!!!
Abraço
Basso |
|
|
 |
Marcio_Gielfi Membro

Registrado em: Nov 19, 2007 Mensagens: 647 Localização: São Paulo Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 10:17 pm Assunto: |
|
|
Voltando ao assunto.
Talvez com algumas imagens fique mais fácil de explicar que não tem como areia não tem como se compactar sem a ajuda de elementos externos, no nosso caso dentro de aquários, sem a ajuda de carbonato de cálcio ou qualquer outra particula infinitamente menor.
Abaixo voces podem ver imagens em microscopia eletronica, , a esquerda e acima, são do microscópio, a debaixo é uma representação gráfica. A da direita não nos interessa.
Como podem ver na representação gráfica ao centro, a única forma de se compactar areia é inserindo algo entre os grão de areia, no nosso caso precisamos de carbonato de cálcio e muito ...
Outro se não da compactação é que a compactação sem a ajuda de algo que vá alem do preenchimento de espaço é dificultado pela razão da areia ser quase que uma esfera, diferentemente dos compostos carbonatados que tem forma lamelar, como é o caso da argila também.
Abaixo, vocês podem ver um gráfico onde mostra o teor de água ideal para obter a melhor compactação de 4 diferentes amostras de solo, com teores de umidade diferentes. Como podem ver no gráfico, tem se um limite ideal de umidade para se conseguir a compactação, no nosso caso, temos água de mais, o que impede uma boa compactação, e no caso da areia, eu afirmo que não tem como compactar areia, nem seca, nem úmida e muito menos encharcada de água, pois água ocupa espaço e impede o melhor arranjo molecular para haver compactação. Areia não se compacta sem ajuda de material mais fino, isso é fato e pode se encontrar isso em qualquer literatura de livros de engenharia na área de solos e aterros.
A única forma que temos no campo, para quando precisamos compactar uma área com areia é ou adicionar de 3 a 6% de cimento, ou trocar o solo. Não tem terceira opção infelizmente.
Quanto a dita porosidade, temos que olhar por 2 óticas, em termos de compactação estaremos falando em nível molecular, neste nível não existe porosidade e sim tamanho de partículas.
Quando falamos em termos de acolher um numero de bactérias por cm³, ai sim, podemos falar em espaçamento de particulas e espaços para abrigar bactérias.
Como os materiais derivados de carbonato tem seu tamanho reduzido com o passar do tempo, em tese temos mais espaços para abrigar bactérias.
Ai temos duas análises para fazer, a primeira é que quando o material começa a compactar, isso significa não ter espaço sequer para uma molécula de água, em outros casos, ou temos uma bactéria, ou uma molécula de água. Mesmo assim os substratos derivados de carbonato oferecem mais área para abrigar bactérias do que um substrato de areia.
Mas olhando por uma segunda ótica, que é citada também no artigo postado no outro tópico sobre o experimento sobre os substratos, que aumentaram a inserção de material orgânico e mesmo assim a amonia não conseguia ser detectada.
O Fato de os substratos a base de carbonatos abrigarem mais bactérias quando comparados aos substratos de areia, seja para filtros de piscina, ou a de praia é que todos eles podem e abrigam bactérias suficientes para abrigar bactérias mesmo em aquários abarrotados de peixes e corais. O limitante no numero de bactérias está na disponibilidade de alimento para todas elas e não espaço.
Vou ver se amanha consigo postar uma foto do que eu uso como reator de nitrito, que nada mais é do que muita areia, com um pouco de calcita para evitar justamente que eu tenha um ambiente ácido na camada inferior. |
|
|
 |
Celso_Suguimoto Membro

|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 2:35 pm Assunto: |
|
|
Não tá tendo uma confusao de termos ? Compactar e petrificar ? _________________ No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais nítido do que o pára-brisa |
|
|
 |

Registrado em: Oct 31, 2005 Mensagens: 1217 Localização: São Paulo Condecoração: 0
|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 8:51 pm Assunto: |
|
|
Está.
Do dicionário Aurélio:
Significado de Compactação
s.f. Ato ou efeito de compactar. / Operação cujo objetivo é reduzir o volume de vazios num solo granuloso ou no concreto em massa, para obter maior coesão e resistência e diminuir sua permeabilidade. / Compressão do lixo caseiro para minimizar seu volume. / Informática Compressão.
Além disso: para um bolsão de H2S se formar, é necessário que não exista oxigênio dissolvido (o ambiente tem que ser anóxico).
Se houver qualquer teor de oxigênio em qualquer local do substrato, não se forma H2S (porque o ambiente é hipóxico).
A diferença está no que quer dizer "anóxico" e "hipóxico":
Anóxico é um ambiente sem oxigênio.
Hipóxico é um ambiente com baixo teor de oxigênio.
Ou seja, tudo muito bem escrito, e certamente com a maior boa intenção, mas na minha opinião existem problemas de definição das palavras utilizadas e dos conceitos de compactação, variantes inerentes ao método e quantidade/variedade de animais habitantes do substrato, etc.
Esse assunto é algo que parece não ter fim, pois volta a cada semana de maneira muito interessante aqui no fórum.
Coloco esse comentário porque o problema de formação de H2S em substratos, assim como problemas enfrentados pelos aquaristas como o famoso "crash" de substrato (que na verdade é um colapso do sistema inteiro, e não só do substrato ou causado por ele) independe do material usado.
O causador do problema é geralmente o aquarista, pois foi ele quem escolheu o material usado no aquário, o método de sua montagem e, principalmente, a manutenção de seu tanque.
E isso é que é difícil de encarar. É muito mais fácil colocar a culpa no material utilizado do que em nós mesmos para justificar que morreu quase tudo no aquário após determinado espaço de tempo do aquário ser montado. _________________ The more devoted, more reason to lie. |
|
|
 |
Carlos_Monteiro Membro

Registrado em: Dec 08, 2006 Mensagens: 1998 Localização: Natal - RN Condecoração: 0
|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 11:24 am Assunto: |
|
|
Uma coisa pode-se comentar:
Essa questão da porosidade não é tão importante assim. Basta ver aquelas recomendações antigas do aquarismo:
Coloque o máximo de rochas vivas no aquário, pois assim teremos uma área muito maior para as bactérias e, consequentemente, maior equilíbrio do aquário, pois haverá maior quantidade de bactérias para metabolizar a matéria orgânica.
Nada menos realista não é? Vemos aquários por aí com poucas rochas, alguns até mesmo sem as mesmas, e até sem substrato, com uma penca de corais e peixes lindíssimos e se desenvolvendo muito bem, há anos, e sem excessos de nutrientes.
Nos aquários mais antigos, tinha-se muita rocha (pelos motivos expostos acima) e, pela má circulação que esse amontoado de rochas proporcionava, e pelo acúmulo de detritos, em muitos casos tinha-se uma água com mais nutrientes do que as montagens mais atuais, sem tantas rochas.
Eu tenho um vídeo aqui em casa, da Revista Aquarista Junior, sobre aquários de rochas vivas, do começo da década de 90. O entrevistado no vídeo é o Sérgio da Star Fish. Seu aquário era um nano, sem substrato, simplesmente abarrotado de rochas, até a superfície do aquário! E ele dizia: "rocha = quanto mais melhor para o aquário".
No seu nano... que montagem mais cara!! Tinha três bandejas de resinas removedoras: de fosfato, de nitrato e mais o carvão ativado. Refrigerador (em SP!). O aquário tinha tampa fechada (péssimo) com iluminação fluorescente, poucos corais e três peixes (centropyge nacional, um grama e um palhaço). Uma bomba maxi-jet no canto do aquário e outra de recalque (circulação ruim).
E dá pra ver perfeitamente no vídeo a quantidade de detritos no "chão" do aquário: circulação ineficiente, por que se pensava que quanto mais rochas, mais porosidade e, por isso, mais bactérias, mais equilíbrio, menos nutrientes...
O mesmo se aplica ao substrato: mais alto, mais baixo, calcário ou não, para abrigar "muita" bactéria... pouco importa isso.
O resumo é isso: o que vai fazer o aquário dar certo é simplesmente sua manutenção correta, religiosa. Um aquarista cuidadoso pode ter aquário com halimeda, com aragonita, com calcita, com areia de praia, areia de filtro, sem substrato, alto ou baixo etc. etc., que vai ter um excelente aquário, com excelentes animais saudáveis. FIM!!! _________________ "A cerveja e a cachaça são os piores inimigos do homem. Mas o homem que foge dos seus inimigos é um covarde." (Zeca Pagodinho) |
|
|
 |
Fabio_Alexandre Membro

Registrado em: Jun 02, 2004 Mensagens: 1962 Localização: São Paulo Condecoração: 0
|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 12:34 pm Assunto: |
|
|
| Com certeza o equipamento ajuda em muito, mas o principal é o dono mesmo. Já chegeui a ver um aquarista estrangeiro que entre suas manutenções constava até a troca do encanamento a cada ano. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 12:37 pm Assunto: |
|
|
Carlos,
Porosidade é muito importante, creia-me.
E é justamente a disponibilidade de área que uma camada de leito profundo de material poroso que permite montar-se aquários com muito menos rochas do que há vinte anos (como preconizava o sistema Berlin puro - que é o que você descreve no nano do Sérgio).
Num aquário de 1200 litros com camada de 12 a 14 cm de halimeda, eu coloquei 80 kgs de rocha de Recife e sobra espaço para os corais crescerem, os peixes nadarem e a carga biológica que esse tanque suporta é brutal.
Mas como coloquei acima, importante é a gente cuidar direitinho depois de montar o aquário. Se não fizer isso, pode ser a melhor montagem do mundo, com os equipamentos mais incríveis, que um dia dá tudo errado. _________________ The more devoted, more reason to lie. |
|
|
 |
Carlos_Monteiro Membro

|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 1:25 pm Assunto: |
|
|
| Ricardo_Miozzo escreveu: | Carlos,
Porosidade é muito importante, creia-me.
E é justamente a disponibilidade de área que uma camada de leito profundo de material poroso que permite montar-se aquários com muito menos rochas do que há vinte anos (como preconizava o sistema Berlin puro - que é o que você descreve no nano do Sérgio).
Num aquário de 1200 litros com camada de 12 a 14 cm de halimeda, eu coloquei 80 kgs de rocha de Recife e sobra espaço para os corais crescerem, os peixes nadarem e a carga biológica que esse tanque suporta é brutal.
Mas como coloquei acima, importante é a gente cuidar direitinho depois de montar o aquário. Se não fizer isso, pode ser a melhor montagem do mundo, com os equipamentos mais incríveis, que um dia dá tudo errado. |
Na parte em negrito, o que acontece hoje é justamente o contrário do que você afirma
A "permissão" de montar aquários com muito menos rochas tem MUITO pouco a ver com o substrato profundo!
Hoje muuuuuuuuitos aquários usam pouco ou nenhum substrato, mesmo poroso calcário, com poucas rochas e tem muito peixe e muito coral, o que gera muita carga orgânica, e seus níveis de nutrientes são muito baixos. Um dos principais motivos para isso (tirando o aquarista, é claro), é uso de skimmers potentes.
Você está escrevendo de modo a entender que um aquário BB com poucas rochas, muitos corais e peixes fosse muito difícil de se manter, pelo fato de não haver substrato profundo poroso.
Ou seja: não tem a ver o uso de leitos profundos de material poroso com menos rochas e mais animais. _________________ "A cerveja e a cachaça são os piores inimigos do homem. Mas o homem que foge dos seus inimigos é um covarde." (Zeca Pagodinho) |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
| |