| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Ricardo_Miranda Membro

Registrado em: Jan 10, 2008 Mensagens: 146 Localização: São Paulo Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 12:07 am Assunto: opinião sobre projeto |
|
|
opa gostaria de opinião dos colegas sobre a montagem de um aquário
de 60x50x50 usado o sexto vidro estilo João C. Basso
posso usar 8mm ? os dois últimos vidros pode ser de 5mm ?
qual a espessura dos vidros usado para fazer a caixa ?
vou usar 3mm entres os vidros |
|
|
 |
Rodrigo_Rios Membro

Registrado em: Feb 24, 2004 Mensagens: 1087 Localização: Rio de Janeiro Condecoração: 1 (info)
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 12:11 am Assunto: |
|
|
Eu faria todas as peças com 5 ou 6mm. Não entendi o que quis dizer com "vou usar 3mm entres os vidros". _________________ Rodrigo Rios Siqueira
Biólogo
+55 21 7873-3711 / id: 10*89076
rodrigobiologia@hotmail.com |
|
|
 |
lisley_alves Membro

Registrado em: Jul 15, 2010 Mensagens: 14 Localização: Itumbiara Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 12:17 am Assunto: |
|
|
| eu também faria todo projeto com 6mm, e também não entedi a os 3mm entre os vidros...?!?!?! |
|
|
 |
Ricardo_Miranda Membro

Registrado em: Jan 10, 2008 Mensagens: 146 Localização: São Paulo Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 8:39 am Assunto: |
|
|
| lisley_alves escreveu: | | eu também faria todo projeto com 6mm, e também não entedi a os 3mm entre os vidros...?!?!?! |
Seria distancia entre o 6 vidro e o ladrao pelo oque eu li seria 3mm é isso mesmo ?
posso usar 6mm sem trava ou com trava ? |
|
|
 |
Walmyr_Buzatto Membro

Registrado em: Aug 18, 2005 Mensagens: 2231 Localização: Campinas, SP Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 8:52 am Assunto: |
|
|
Eu faria com 8mm, lapidado, e sem trava em cima (rimless). Fica muito mais bonito! Capricha na cola nas emendas da frente, para manter o estilo elegante desta montagem.
Faça o 5º vidro com a mesma espessura dos outros 4, pois a caixa que contém a água tem que ser adequada á altura da coluna dágua (pressão igual em todos os lados). O 6º vidro pode ser mais fino, pois ele não sofre a pressão direta da coluna dágua. Idem para o 7º, se for usar ladrão.
3mm entre 5º e 6º vidro é a recomendação do Basso, para ser fino o suficiente para não passar turbo-snails, paguros ou neon gobies, mas ainda permitir passar uma réguinha de acrílico ou uma telinha plástica para limpeza eventual.
As caixinhas de coleta podem ser feitas com a mesma espessura do 6º vidro.
Boa sorte, e poste aí os resultados. Seu aquário vai ficar muito parecido com o do Márcio Melchior, procure o tópico dele aqui no IPAq. _________________ []´s
Walmyr
(19-9318.3417)
Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz. (Madre Teresa de Calcutá) |
|
|
 |
Ricardo_Miranda Membro

|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 12:35 pm Assunto: |
|
|
o fato de ladipar o vidro nao ter ter problemas na hora de colar ?
Devo lapidar todos os vidro ?
Qual seria a altura do 5 vidro ? 4.5cm a menos que a altura total esta bom ?
E qual a altura do ladrao ?
Valeu e descupa por tanta peguntas |
|
|
 |
Walmyr_Buzatto Membro

Registrado em: Aug 18, 2005 Mensagens: 2231 Localização: Campinas, SP Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 9:33 pm Assunto: |
|
|
Eu imagino que lapidar não prejudique a colagem, mas consulte um expert nesta área. Aconselho lapidar a borda pela qualidade do acabamento resultante, e o aquário fica muito bonito.
A altura do 5º vidro vai depender de quanto você acha razoável deixar de espaço entre a borda do aquário e a superfície da água. Se for usar algum tipo de wavemaker, então é melhor dar mais folga (mas wavemaker e 5º/6º vidro não combinam muito bem...). 4 a 5 cm me parecem uma boa medida, e o ladrão deve ficar na metade disto. _________________ []´s
Walmyr
(19-9318.3417)
Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz. (Madre Teresa de Calcutá) |
|
|
 |
lisley_alves Membro

Registrado em: Jul 15, 2010 Mensagens: 14 Localização: Itumbiara Condecoração: 0
|
Enviada: Sáb Jul 31, 2010 10:47 pm Assunto: |
|
|
| Ricardo_Miranda escreveu: | | lisley_alves escreveu: | | eu também faria todo projeto com 6mm, e também não entedi a os 3mm entre os vidros...?!?!?! |
Seria distancia entre o 6 vidro e o ladrao pelo oque eu li seria 3mm é isso mesmo ?
posso usar 6mm sem trava ou com trava ? |
certo..... entendi agora.... caiu a ficha.. rsss
também acho que da;
quanto as travas... eu prefiro com trava....
Seguro morreu de véio... rsss
abraço! |
|
|
 |
Walmyr_Buzatto Membro

|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 11:48 am Assunto: |
|
|
Rimless é inegavelmente mais bonito, e merece que se faça a lapidação das bordas; um projeto de 60cmx50cm com vidro de 8mm tem segurança suficiente para dispensar travas; agora, se você quer tranquilidade de não ter que ficar dissuadindo turbosnails e astreas do suicídio, vai ter peixes que podem saltar fora (firefish, por exemplo) e não liga tanto assim para a beleza, então pode fazer de vidro mais fino e colocar travas... argh... questão de gosto, sem dúvida. _________________ []´s
Walmyr
(19-9318.3417)
|
|
 |
Claudio_Kuga Membro

Registrado em: May 14, 2007 Mensagens: 5989 Localização: Vila Mariana - São Paulo Condecoração: 1 (info)
|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 7:18 pm Assunto: |
|
|
Pra mim uma trava francesa bem feita não muda muito a estética. Além de seguro e poder usar um vidro não tão grosso ajuda bastante pra evitar uma molhadeira no vidro e no chão.
Abraços |
|
|
 |
Alexandre_mcAugt Membro

Registrado em: May 15, 2008 Mensagens: 451 Localização: Brasília(DF), Brasil Condecoração: 0
|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 4:38 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
apenas compartilhando a experiência que tive com vidro de 6mm:
Montei um aquário de 100 x 30 x 50 (L x P x A) com trava central e vidro de 6mm, fiquei com o aquário por 4 anos, e no final do terceiro ano, a trava central se soltou (descolou) durante a madrugada.
Ouvi o "estalo" e pensei que não fosse nada.
Se eu não visse antes de ir para o trabalho no dia seguinte, o aquário teria estourado, pois o vidro estava com uma curva e ia quebrar!
Depois disso, fiz um SUMP para meu reef com vidro de 6mm, o vidro se quebrou na hora de colocar umas flanges... Não foi na hora de fazer o furo, foi na hora de fixar as flanges!!
Hoje, qualquer coisa que faço, uso vidro no mínimo de 8mm e meu aquário principal tem vidro de 10mm... Minha caixa de reposição, SUMP, tudo com 8mm.
É melhor pecar pelo exagero do que amargar com dores de cabeça no futuro.
Mas, é apenas a minha opinião. _________________ Alexandre A. Machado
mcaugt@gmail.com / mcaugt@hotmail.com
Aquarista hobbista  |
|
|
 |
Walmyr_Buzatto Membro

|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 4:52 pm Assunto: |
|
|
Meu vidro é de 15mm, comprimento total de 3,20m, em formato de 'U', curvo no meio com raio de 32cm, e altura de 70cm. Sem trava... e sem molhadeira. Não embarrigou praticamente nada (<<1mm) no trecho reto de pouco mais de 1m.
Uso 8mm até no sump, de 70x50x50cm. Prefiro pecar pela segurança do que priorizar economia. Afinal, o investimento no aquário é pra durar muitos anos. _________________ []´s
Walmyr
(19-9318.3417)
|
|
 |
ricardo__santos Membro

Registrado em: Jan 26, 2010 Mensagens: 68 Localização: São Luís/MA Condecoração: 0
|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 4:53 pm Assunto: |
|
|
Para compartilhar:
meu novo aquário tem quase as suas dimensões 60C x 45L x 50A (altura do 7 vidro, pois a do 5 vidro é de apenas 45cm).
Estou fazendo com vidro de 10mm, sem trava. E entre os vidros estou fazendo com apenas 2mm de espessura. |
|
|
 |
Ricardo_Miranda Membro

|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 9:32 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda dos colegas
Eu vou fazer com 60x50x50 e o sexto vidro com 45,5cmA e 3mm distancia
vou usar vidro 6mm mais com trava não gosto do estilo aberto
vou usar tampa fechada e a altura do movel vai ter 80cm de altura
para visualizar o aquário sentado
assim que eu fizer o meu projeto com mais detalhes eu coloco aqui.
obs: vou usar também o refugio estilo baso.... |
|
|
 |
David_Neves Membro

Registrado em: Jul 12, 2009 Mensagens: 139 Localização: São Paulo/SP - Zona Norte Condecoração: 0
|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 9:38 am Assunto: |
|
|
acho que sou o mais exagerado de todos...
Meu aquário tem 70x50x45. Uso vidro de 12mm lapidado. Não tem travas, exceto na parte de baixo... |
|
|
 |
Walmyr_Buzatto Membro

|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 9:57 am Assunto: |
|
|
Sem travas em cima, e com mais de um metro de comprimento...
 _________________ []´s
Walmyr
(19-9318.3417)
|
|
 |
Alexandre_mcAugt Membro

Registrado em: May 15, 2008 Mensagens: 451 Localização: Brasília(DF), Brasil Condecoração: 0
|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 10:03 am Assunto: |
|
|
Ricardo,
escolher utilizar o vidro de 6mm tem como base o aspecto financeiro? É muito mais barato fazer com esse vidro do que utilizar 8mm??
Abraço, _________________ Alexandre A. Machado
mcaugt@gmail.com / mcaugt@hotmail.com
Aquarista hobbista  |
|
|
 |
|