Ainda não é Cadastrado? Você pode se cadastrar clicando aqui. Como usuário cadastrado você tem algumas vantagens como escolher o Tema do site (template) e enviar comentários com seu nome.
User Info
IPAq, Instituto de Pesquisas em Aquicultura e Aquariologia - aquários de reef e marinho: Forums
IPAq :: Exibir tópico - Colocando Vodka no aquario
Registrado em: Jul 27, 2005 Mensagens: 142 Localização: Mooca - São Paulo Condecoração: 0
Enviada: Sex Mai 26, 2006 12:46 am Assunto:
Eu estou usando ha 1 mes +-. Fui orientado pelo grande aquarista Edson da Sea Life no tatuapé. Amigo tb do Roberto Pinto. Estou usando 1ml por semana no meu reef de 200l. Desde o principio do uso meus sps mostraram cores q eu nao conhecia e o skimmer comecou a funcionar direito. Acho q vale a pena.
Se nao tiver um excelente skimmer é bom nao tentar faze-lo...
Outra coisa é que alguns corais podem sentir devido a menor qtde de nutrientes disponiveis... no meu caso o blastomussa red e a cynarina super red sentiram bastante. _________________ No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais nítido do que o pára-brisa
Registrado em: Jan 17, 2005 Mensagens: 867 Localização: São Paulo SAUDE Condecoração: 0
Enviada: Sex Mai 26, 2006 9:39 pm Assunto:
Eu estava empregando uma colher de café por semana em 200 litros ,
Francamente, tirando o skimmer que por pouco não transbordava, não vi nada de util.
Para ser sincero, acabei tomando a vodka, e achei muito mais proveitoso.
Talvez a dosagem esteja errada, ou até mesmo a frequencia, ou meu aquario não precise deste elemento/tratamento, sei lá, não fez nada aparentemente. _________________ [ ]s,
Registrado em: Jun 02, 2004 Mensagens: 1962 Localização: São Paulo Condecoração: 0
Enviada: Seg Out 23, 2006 9:29 am Assunto:
Marcos_Bizeto escreveu:
O método da Vodka nada mais é que o método Zeovit genérico.
Bactérias necessitam de carbono, nitrato e fosfato e elas tem a vantagem de se multiplicarem bem rápido. Se o crescimento é estimulado com uma fonte de carbono metabolizável, com no caso do álcool da vodka, elas se proliferam rapidamente consumindo muito nitrogênio e fósforo.
O excesso de bactérias é parcialmente removido pelo skimmer, que garante também o suprimento de oxigênio, cuja demanda aumentará.
A desnitrificação também depende de uma fonte de carbono, que pode ser suprida pela vodka também. Assim, dosando vodka é possível aumentar o consumo de nutrientes tanto por bactérias em meio aeróbio como anaeróbio.
Registrado em: Nov 07, 2005 Mensagens: 644 Localização: Rio de Janeiro - Recreio Condecoração: 0
Enviada: Seg Out 23, 2006 1:01 pm Assunto:
Alguem falou uma vez no site que deixou cair alcool quando estava fazendo a montagem do aqua ( +- 200 ml ) e agua amanhaceu fedendo e preta, mas isso naum serve para comparação, acredito pelo que le desses topicos essa semana que o bom da vodka e do vinagre e exatamente o alcool. Acho que naum teria problema, mas aconselharia diminuir bastante da vodka para o alcool puro
Apesar do assunto dar margem a piadas, o que as vezes tira a seriedade do tópico... o assunto é sério... porque pode-se perder todo um aquario usando este método (ou substituindo por outros produto) de forma incorreta
1 - A vodka realmente funciona (mas tem qeu ser vodka, não pode ser outra bebida, devido ao tipo de alcool dela) pelas razões descritas acima.
2 - Sò é valido em aquario de SPS... poruqe em outros corais softs e lps "gostam" de um pouco de matéria orgânica.
3 - Só é valido se vc tiver um bom skimmer, ou seja se for pra controlar excesso de nitrato ocasionado por um skimmer fraco e população elevada de peixes e corais, o resultado pode ser perigoso.
Primeiramente este método para redução de nutrientes não é recomendado para principiantes tampouco para aquaristas de fim de semana pois a sua utilização requer observação diária dos animais e muita disciplina; os riscos pela utilização deste método são de inteira responsabilidade do usuário cabendo ao autor deste texto sómente repassar a experiência que vem tendo com ele. Método idealizado por Jorge Kokot e Michael Mrutzek ( mais informações consulte ( www.elegancereef.com/smf/index.php?topic=841.0 ) em inglês. O método defende o principio que o carbono orgânico contido no álcool etanol da Vodka ( normal sem aditivos aromatizantes ) serve de combustível para a reprodução de bactérias do aquário e que para o ciclo reprodutivo delas se completar precisam ainda consumir os nitratos e fosfatos presentes na água.
Como este método turbina o crescimento sem controle de todas as bactérias é de fundamental importância um excelente skimmer para remover rapidamente do sistema o excesso delas e seus sub produtos assim como manter estável o nível de oxigênio do tanque que é muito utilizado no processo.
NOTA:
Vinagre, pinga, whisk , etc não agregam a molécula de carbono orgânico por isso não pode sem usado no lugar da vodka; o açúcar contem carbono orgânico entretanto não existe nenhum experimento conduzido com este produto e portanto não é aconselhável seu uso em aquariofilia de reef.
Método da Vodka:
- primeiros 3 dias:
Manter fixa uma dose de 0,1 ml para cada 100 litros de água total do aquário
- próximos 4 dias:
Manter fixa uma dose de 0,2 ml para cada 100 litros de água total do aquario
- 2ª semana:
Adicionar 0,5 ml sobre a dose usada no ultimo dia da primeira semana, mantê-la fixa durante todos os dias da segunda semana
- 3ª semana em diante:
Adicionar 0,5 ml sobre a dose usada no ultimo dia da segunda semana, mantê-la fixa durante todos os dias daqui pra frente. O aumento exagerado da dose levará a um estouro de bactérias no aquário tornando a aqua turva, fruto do crescimento descontrolado das bactérias; os relatos não indicam morte de peixes e corais simplesmente demonstra que o aquário chegou ao limite suportável de bactérias e após dois ou três dias a água voltou a ser cristalina novamente. Nestas condições a dosagem foi suspensa por alguns dias e reiniciada e mantida com a dose utilizada na terceira semana.
Caso o aquarista deseje parar com o método depois de algum tempo é necessário ir reduzindo a dose as poucos , não deve parar repentinamente sob risco de causar um colapso ao sistema. Do uso adequado deste método os primeiros resultados positivos aparecem depois de 30 ou 40 dias quando primeiramente as algas começam a morrer por falta de nitratos e fosfatos , neste ponto fazendo-se uso de testes de boa marca os resultados indicariam ambos os nitratos e fosfatos tendendo a zero.
A dosagem deve continuar pois, a partir deste ponto, os sps também passarão por um processo de adaptação a um ambiente pobre de nutrientes forçando-os a utilização da alimentação só pela fotossíntese; naturalmente nesta fase haverá uma redução de zooxantelas pela falta de nutrientes (nitratos e fosfatos) e por isso exigindo a introdução de amino ácidos e vitaminas na forma liquida para suplementar a alimentação deles; por aqui só encontramos e com muita dificuldade o Seachem Reef Plus, lá fora tem o Korallen-zucht (alemão) e da Polyplab (canadense) Uma vez os sps adaptados a este novo ambiente eles se darão ao luxo da produção de mais pigmentos de cor, o principal objetivo deste experimento. Dizem ser um processo lento que poderá levar meses para ver a sua eficácia e que se a sua dosagem não for diária os resultados não serão atingidos, por isso este método está ligado a uma dura disciplina.
O autor deste texto vem usando regularmente o método há aproximadamente 60 dias, com resultados muito satisfatórios sob seu ponto de vista, e continuará a dosagem sem interrupções.
Zeovit:
Este método para redução de nutrientes com seus aspectos positivos e negativos está muito bem descrito nesta mesma seção , vale a pena ser lido, foi postado pelo Wagner Torres.
Biotecnologia:
A biotecnologia em favor do aquarismo esta em pleno desenvolvimento na Europa, USA e Canadá. Consiste no desenvolvimento em laboratório de bactérias nitrificantes e denitrificantes selecionadas para transformar amônia em nitrito, nitrito em nitratos e nitratos em gás nitrogenado; são controladas geneticamente, fornecidas em ampolas ou pequenos frascos ( depende de cada fabricante); os kits que contem ainda alimento de bactérias, amino ácidos e vitaminas para os sps. Por enquanto não disponível no Brasil, aguardamos a iniciativa dos importadores que sem duvida precisam primeiramente fazer uma avaliação do mercado consumidor uma vez que se trata de produtos com preços razoavelmente alto _________________ Abraços,
Vicente
Editado pela última vez por Vicente_Guimaraes em Ter Out 24, 2006 10:00 am, num total de 1 vez
Pessoal falei com o Roberto Pinto que é quem ta usando com sucesso a vodka e ele deve dar uma passada aqui..
Pelo que sei não é o alcool que alimenta as bacterias e sim o carbono contido somente na vodka, e no açucar, a adição é diaria, e de no maximo, 0,6ml p/ 100L...
Faço algumas ressalvas ao uso da vodka simplesmente...
Primeiro se dosado rapidamente e em doses grandes realmente derruba o fostato e nitrato, mas podem causar um crash no sistema e branqueamento dos corais.
Quando se interrompe seu uso ou então dosa-se em excesso pode criar um boom de bacterias ou entao morte delas e consequentemente derrubar os niveis de O2 do aquario
Carbono estimula tanto boas quanto más bactérias (patogenas) então...
Recentemente comecei o uso do Prodibio... os resultados foram mais satisfatorios do que a adição da vodka.. pelo menos até agora na segunda semana os vidros estão beem mais limpos... isso é um bom bioindicador de que a qtde de nutrientes para as algas está se reduzindo...
A opiniao de Timothy Hovanec sobre o assunto :
Citação:
For nitrification the bacteria we want in the aquarium are the nitrifiers (the ammonia- and nitrite-oxidizing bacteria, the AOB and NOB, respectively). These bacteria are autotrophic which means they get the carbon they need from carbon dioxide. So adding a carbon like vodka, glucose, sucrose will NOT help them. In fact it may hurt them because the second group of bacteria (ones which breakdown organics) are called heterotrophs. The heterotrophs use complex carbon from soucres like sucrose, glucose and 'vodka' and other sugars.
The heterotrophic bacteria double in 30 to 45 minutes while the autotrophic nitrifiers take 20 to 30 HOURS to double. So if you add ''sugars" to an aquarium you may promote the rapid growth of heterotrophic bacteria which will grow over the autotrophic bacteria (the two groups compete for space).
Tradução :
"Para a nitrificação, as bactérias que desejamos são as nitrificantes ( as bactérias nitrificantes por oxidação de amónia e nitritos - "AOB - ammonia oxidizing bacteria" e "NOB - nitrite oxidizing bacteria", respectivamente).
Estas bactérias são autotróficas, o que significa que conseguem obter o carbono que necessitam através do dióxido de carbono. Assim, adicionado carbono como vodka, glucose, sucrose NÃO as vai ajudar. Efectivamente, pode até prejudicá-las porque o segundo grupo de bactérias (que quebra/elimina matéria orgânica) são as denominadas heterotróficas. Os heterotrófitos usam complexos recursos de carbono como sucrose, glucose e 'vodka' e outros açúcares.
As bactérias heterotróficas duplicam em cada 30 a 45 minutos, enquanto as nitrificantes autotróficas necessitam 20 a 30 HORAS para duplicar. Deste modo, se adicionarem "açúcares" a um aquario, podem promover o rápido crescimento de bactérias heterotróficas que vão sobrepor-se às bactérias autotróficas (os dois grupos competem pelo espaço" _________________ No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais nítido do que o pára-brisa
No Ultrabak da Fauna Marin vc encontra: ethanol, complexos glicosados, aminoácidos e nutrientes especifícos para a multiplicação de bactérias benéficas como no caso do Biodigest.
Desculpe pelo comercial, apenas para informar que temos um produto no Brasil para os que desejam alcançar grandes resultados.
Registrado em: Jun 02, 2004 Mensagens: 1962 Localização: São Paulo Condecoração: 0
Enviada: Sex Nov 03, 2006 1:12 am Assunto:
Celso_Suguimoto escreveu:
Faço algumas ressalvas ao uso da vodka simplesmente...
Primeiro se dosado rapidamente e em doses grandes realmente derruba o fostato e nitrato, mas podem causar um crash no sistema e branqueamento dos corais.
Quando se interrompe seu uso ou então dosa-se em excesso pode criar um boom de bacterias ou entao morte delas e consequentemente derrubar os niveis de O2 do aquario
Carbono estimula tanto boas quanto más bactérias (patogenas) então...
Recentemente comecei o uso do Prodibio... os resultados foram mais satisfatorios do que a adição da vodka.. pelo menos até agora na segunda semana os vidros estão beem mais limpos... isso é um bom bioindicador de que a qtde de nutrientes para as algas está se reduzindo...
A opiniao de Timothy Hovanec sobre o assunto :
Citação:
For nitrification the bacteria we want in the aquarium are the nitrifiers (the ammonia- and nitrite-oxidizing bacteria, the AOB and NOB, respectively). These bacteria are autotrophic which means they get the carbon they need from carbon dioxide. So adding a carbon like vodka, glucose, sucrose will NOT help them. In fact it may hurt them because the second group of bacteria (ones which breakdown organics) are called heterotrophs. The heterotrophs use complex carbon from soucres like sucrose, glucose and 'vodka' and other sugars.
The heterotrophic bacteria double in 30 to 45 minutes while the autotrophic nitrifiers take 20 to 30 HOURS to double. So if you add ''sugars" to an aquarium you may promote the rapid growth of heterotrophic bacteria which will grow over the autotrophic bacteria (the two groups compete for space).
Tradução :
"Para a nitrificação, as bactérias que desejamos são as nitrificantes ( as bactérias nitrificantes por oxidação de amónia e nitritos - "AOB - ammonia oxidizing bacteria" e "NOB - nitrite oxidizing bacteria", respectivamente).
Estas bactérias são autotróficas, o que significa que conseguem obter o carbono que necessitam através do dióxido de carbono. Assim, adicionado carbono como vodka, glucose, sucrose NÃO as vai ajudar. Efectivamente, pode até prejudicá-las porque o segundo grupo de bactérias (que quebra/elimina matéria orgânica) são as denominadas heterotróficas. Os heterotrófitos usam complexos recursos de carbono como sucrose, glucose e 'vodka' e outros açúcares.
As bactérias heterotróficas duplicam em cada 30 a 45 minutos, enquanto as nitrificantes autotróficas necessitam 20 a 30 HORAS para duplicar. Deste modo, se adicionarem "açúcares" a um aquario, podem promover o rápido crescimento de bactérias heterotróficas que vão sobrepor-se às bactérias autotróficas (os dois grupos competem pelo espaço"
Essas heterotróficas são nitrificantes ou desnitrificantes?
autotróficas fabricam o seu próprio alimento por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese. Em aquas elas "queimam" NH3/NH4+ ou NO2 para obter energia.
Já as heterotróficas podem estabelecer numerosos tipos de relações tróficas, nomeadamente saprofitismo (degradar matéria orgânica morta),
de maneira simples em aquários são as que quebram NO3 em Nitrogênio.
Completando o ciclo e liberando o Nitrogênio em forma de gás.
NO3 vindo do resultado de reaçoes criadas pelas bactérias que agiram antes delas ou o ataque delas próprias a matéria orgânica em decomposição.
As autotróficas não fazem esse papel. Por exemplo: se um paguro morrer quem vai agir na decomposição dele são as heterotróficas.
Com o metodo da Vodka vocês até tem um meio de potencializar a reprodução de bacterias, mas não se esqueçam que ela não foi feita especificamente para esse fim, ou seja, você vai ter um aumento tanto de bactérias benéficas quanto maléficas. Não ha como, através da Vodka, selecionar qual organismo será privilegiado com sua administração.
De mais a mais, com os produtos biotecnológicos que temos hoje disponíveis no mercado (como Prodibio e Fauna Marin) não vejo propósito em se discutir a relevancia de colocar bebida alcóolica no reef. Isso nunca fez bem pro ser humano, quero ver quem me convence que vai fazer para os corais, os seres mais frageis do ecossistema marinho. _________________
Teória é muito bom e vc é bom em sacar textos da Reef Central e outra coisa é a pratica, convido vc a visitar o meu reef e ver o resultado da Vodka depois de 8 meses ininterruptos , mas venha municiado de informações porque eu conheço muiiiito bem a teoria e mais ainda a pratica; falo isso não para defender a vodka mas sim porque leio e ouço muito conversa sem fundamento a respeito , por outro lado admiro o Prodibio desde 2002 quando aqui no Brasil nem se cogitava em falar o nome deste produto. Só não uso o Prodibio porque a vodka atende perfeitamente as necessidades do meu sistema e não pretendo alterá-lo.
Teória é muito bom e vc é bom em sacar textos da Reef Central e outra coisa é a pratica, convido vc a visitar o meu reef e ver o resultado da Vodka depois de 8 meses ininterruptos , mas venha municiado de informações porque eu conheço muiiiito bem a teoria e mais ainda a pratica; falo isso não para defender a vodka mas sim porque leio e ouço muito conversa sem fundamento a respeito.
Fala Roberto,
Quando falei com vc pelo telefone a meses atrás, vc me disse que trocou toda sua iluminação e fez grandes trocas de água certo ?
Na minha humilde opinião, isso já invalida vc dizer que foi a vodka que mudou seus SPS.
Quando a gente quer fazer uma experiência, temos que tentar fixar as N variáveis que existem no sistema, e variar apenas a variável que estamos testando, que no caso seria a vodka.
Como você além de dosar vodka vc colocou mais duas HQI e T5 azuis, e fez grandes trocas de água, pra mim isso invalida qualquer conclusão a respeito da vodka.