IPAq
  • Home Feed RSS

    by Published on 30-06-2014 23:00
    Article Preview

    SIERRA REEF
    Léo de Carvalho (Leo_Carvalho)



    O aquário marinho de Léo de Carvalho foi escolhido como destaque desse trimestre pelo IPAq.


    O Léo é um IPAquiano "das antigas", e seu aquário chama a atenção para o estilo minimalista e cuidadoso.


    Parabéns Léo, e obrigado pela participação no Fórum.


    "Sierra Reef" - Aquário Destaque IPAq - Julho de 2014
    ...
    by Published on 01-04-2014 23:09
    1. Categories:
    2. Institucional
    Article Preview

    MANOCHIO REEF
    José Antônio Manochio (jose_manochio)



    O IPAq escolheu como Aquário Destaque do mês de Abril de 2014 o aquário marinho de José Antônio Manochio.

    Manochio é um aquarista bastante respeitado não só aqui no IPAq, onde freqüenta com assiduidade, mas também lá fora, onde foi premiado como o nTOTM (Nano Aquário do Mês da Reefcentral e Reefkeeping Magazine), em março de 2011.

    O IPAq parabeniza o Manochio pela escolha e agradece a sua participação como membro do nosso fórum.


    "Manochio Reef" - Aquário Destaque IPAq - Abril de 2014
    ...
    by Published on 04-04-2014 13:44
    Article Preview

    Por Tim Wijgerde, & Arjen Tilstra
    (Artigo publicado originalmente na Advanced Aquarist em Fevereirio de 2014, traduzido, com autorização dos autores e da Advanced Aquarist, por Ledo Daruy Filho e Walmyr Buzatto)

    Mitos são parte da vida, e ocorrem em qualquer lugar. Assim é também no aquarismo, onde observações anedóticas (nt: observações informais, do tipo “ouvi falar”) e teorias algumas vezes se transformam em verdades, com pouca evidência para suportá-las. Frequentemente fazemos escolhas baseados em rumores ou “verdades” apresentados por aquaristas, que provavelmente repartem seus aconselhamentos com as melhores intenções. Em alguns casos, infelizmente, nós estamos nos enganando. Nesse artigo, discutimos alguns dos mitos que ainda persistem no aquarismo marinho, encarando-os de um ponto de vista científico. A mensagem que deve ficar é que nós todos devemos manter a mente aberta, mas também nos manter críticos às afirmações que não possuem bases concretas.



    Pesquisar a palavra mito em um dicionário leva a vários resultados, incluindo este: uma ficção ou meia verdade, especialmente aquela que faz parte de uma ideologia. Isso sugere que mitos não precisem ser desmascarados, caso contrário eles seriam apresentados como verdade. Embora Jury (2006) tenha realizado um maravilhoso trabalho desmascarando alguns dos mitos no aquarismo, ou as “verdades” descritas adiante, notamos que alguns deles são algo persistentes. Isto nos levou a esse presente artigo, em que nós investigamos esses mitos através de uma perspectiva científica.
    ...
    by Published on 28-03-2014 08:30
    Article Preview

    Tim Wijgerde, Ph.D., um biólogo marinho pesquisador na área de crescimento de corais da Wageningen University e colaborador da Advanced Aquarist, e Michaël Laterveer, M.Sc., também biólogo marinho com 15 anos de experiência e ex-curador do Zoológico de Rotterdam, lançaram um projeto muito interessante: trata-se de criar um protocolo para o cultivo de corais moles, especialmente dos gêneros Dendronephthya e Scleronephthya, que são essencialmente filtradores (se alimentam de fitoplancton). O projeto será implementado em área já existente na cidade de Uttrecht, Holanda, e está descrito neste site. ...
    by Published on 23-02-2014 23:44
    Article Preview


    Em 2014 o IPAq está comemorando dez anos de fundação, e já no início do ano registramos o usuário de Nº 10.000. Em 16 de Janeiro de 2014 Maycon R. D. Gomes, da cidade de Bandeirantes, Estado do Paraná, se cadastrou no fórum e fez nosso contador de usuários ganhar mais um dígito...

    10 anos de existência, 10.000 membros unidos por uma única paixão, a do aquarismo, realmente é algo para se celebrar, e assim procuramos Maycon para saber mais sobre este aquarista. O relato que segue é 'Maycon por ele mesmo':





    "Tenho 31 anos, sou solteiro, formado em Administração e Habilitado em Matemática. Trabalho com ATER- Assistência Técnica Rural no âmbito de Politicas Publicas, e leciono em cursos técnicos/profissionalizantes. Moro na cidade de Bandeirantes Paraná, e tenho como hobby o aquarismo. ...
    by Published on 24-02-2014 06:52
    Article Preview

    Introdução

    Depois de algum tempo conversando e lendo sobre o aquarismo marinho, todos, mais ou menos, aprendemos que é necessário prestar atenção às concentrações de alguns íons nos nossos aquários e que, principalmente o FOSFATO, quando “escapa ao controle”, pode dar origem às explosões de algas, ou de cianobactérias, que tanto incomodam os aquaristas de recife, especialmente os que se dedicam a SPS (Small Polyps Scleractinia), ou “corais duros de pequenos polipos” ou, ainda, “corais hermatípicos”, que são os corais “formadores de recife”, que tanto nos agradam pela sua tão estranha quanto delicada beleza.

    Tem-se que, estes corais, no ambiente natural, apreciam águas especialmente pobres em nutrientes e, também, praticamente ausentes de algas, à exceção das algas ditas “coralíneas”, ou “calcárias”, que também são “formadoras de recife” e se beneficiam da abundante presença de cálcio nesses ambientes que, não fosse pela presença dessas “espécies chave”, de exuberantes que são, tal como ainda os conhecemos, seriam ambientes quase “estéreis”.
    ...
    by Published on 18-02-2014 09:12
    Article Preview

    O IPAq convidou os pesquisadores Prof. Dr. João Sarkis Yunes e Oceanólogo Rafael Soriani Medeiros, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), para responderem algumas perguntas dos usuários sobre cianobactérias.





    INTRODUÇÃO

    Um dos maiores desafios na manutenção de um aquário de recife é conseguir, em um sistema quase-fechado, o equilíbrio no controle de nutrientes para que possamos alimentar os peixes, disponibilizar nutrientes para os corais, sem que isso represente um afloramento de algas.
    Nos últimos anos, houve uma evolução considerável nos sistemas de filtragem em aquários, desde filtros mecânicos, como skimmers mais eficientes, até processos cada vez mais efetivos de desnitrificação.
    Esse processo culminou, por exemplo, na capacidade atual de manter espécies de corais duros que necessitam de um ambiente muito mais pobre em nutrientes (os Ultra-Low Nutrient Systems – ULNS) do que podíamos oferecer anos atrás.
    Essa trajetória motivou uma queda perceptível no número de aquaristas que experimentam afloramento de clorofíceas ou diatomáceas em seus aquários. Entretanto, o elemento indesejado mais resistente, e que permanece talvez tão freqüente quanto antes, são as cianobactérias.

    Leia a entrevista completa:
    ...
    by Published on 03-02-2014 12:02
    Article Preview

    Zanclus cornutus

    Nome
    Zanclus cornutus (Linnaeus, 1758 ): O nome do gênero Zanclus vem do termo grego ζαγκίος (za - partícula aumentativa + agklino - arco nas costas), para “foice” ou "arco" e se refere à nadadeira dorsal em forma de foice. O nome da espécie cornutus vem do termo latino para “chifre”, e presumivelmente se refere às projeções acima dos olhos dos adultos.
    Quanto à designação da espécie, o nome Chaetodon canescens, foi atribuído inicialmente por Linneus, devido à cor desbotada do espécime à noite ou após a morte, de forma que ele acreditou se tratar de outra espécie. O nome Zanclus canescens continua sendo utilizado por alguns autores, apesar da revisão feita por Cuvier (1831) de acordo com as regras de nomenclatura internacional zoológicas definir o gênero como Zanclus e a espécie Zanclus cornutus. ...
    Published on 04-01-2014 12:35
    1. Categories:
    2. Institucional
    Article Preview

    Sorocaba Reef



    Aquaristas - Rodrigo Kazuo e Ricardo Saito

    Primeiramente gostaríamos de agradecer pela oportunidade, para nós é uma honra ser escolhido para o “ Aquário em Destaque ”
    Começamos com o marinho em 2006, depois de passar por praticamente todos os tipos de aquário como bettas, comunitários, ciclideos, plantados, discus, até chegar no marinho.
    O “Sorocaba Reef” é o nosso segundo aquário marinho e foi montado em meados de 2009, para corrigir alguns erros do primeiro reef.

    Setup:
    Display: 150 x 70 x 70
    Sump: 80 x 65 x 35
    Repositor: 80 litros
    Skimmer: Super Reef Octopus 5000
    Método Balling com dosadora Grotech
    Iluminação: Calha ATI 10 lâmpadas de 80W
    Recalque: Sicce 4000
    Reator Reef Octopus com biopellets Brightwell
    Reator TLF 150 com carvão ativado Hydrocarbon
    Reator TLF 150 com mídia fosfato Brightwell
    Temperatura – 4 Ventiladores e 2 Ebo Jager 300w ligados a um controlador Apex Aquacontroller
    Substrato – 144 kilos de CaribSea Ocean Direct
    Água de reposição de RO.DI ...

Back to top