PDA

Ver Versão Completa : Esquema de ligação de contatora

VicenteRosina
20-09-2006, 15:11
Caros colegas,
No outro tópico (eletrecistas e eletrônicos de plantão - hqi) expliquei como queria evitar desastre no aqua desarmando a HQI.
Sugeriram uma contatora.
Pois bem, fui em uma loja aqui no centro de Niterói e pedi uma e o atendente me mostrou uma Contactora, marca Telemecanique, modelo LC1K0601M7, preço de R$ 38,00 (bastante acessível), mas o danado não vem com manual e tem parafusos demais para as ligações de fios. O rapaz não sabia como ligar e a pessoa que saberia não estava lá no momento.
O meu fulgauge que deu defeito eu mandei para a fábrica e já foi consertado, e está sendo enviado de volta, mas como ligar?
Algém sabe como fazer a ligação?
Vou ficar com 2 fases da HQI e um fio (carga) que sai do termostato para acionar o desligamento da HQI via contactora.

Na contactora tenho
em cima
1L1 3L2 5L3 21NC A1

em baixo
2T1 4T2 6T3 22NC A2

Álguém pode ajudar?
Jean VIcente?
Frederico Ramos?

Aguardo ajuda dos amigos...
[s] Vicente Rosina

Fernando_Gonzalez
20-09-2006, 15:54
Vicente,

Sua contatora tem bobina de 110v?

Pq se o fullgauge for 110v a bobina tb tem que ser.

Abs.

Fernando_Gonzalez
20-09-2006, 16:07
Vamos lá:

A contatora funcina como um interuptor de luz, porem o acionamento dele se faz atraves de uma bobina.

A1 e A2 são os contatos que devem ser ligados à tomada que sai do fulgauge, esse arma a bobina da contatora.

Normalmenter as contatoras tem NF e NA, que são Normalmente Fechado e Normalmente Aberto.

No seu caso quando a bobina é fechada fica assim:

1L1 se liga com 2T1
3L2 se liga com 4T2
5L3 se liga com 6T3

21NC com a bobina desligada está conectado com 22NC, quando liga a bobina ele abre o contato.Poderia ser usado para por exemplo desligar a luz quando o chiller ligar.

Espero ter ajudado.

Abs.

VicenteRosina
20-09-2006, 17:28
Ajudou sim, mas não entendi

"A1 e A2 são os contatos que devem ser ligados à tomada que sai do fulgauge, esse arma a bobina da contatora."

COmo ligar o fulgauge em A1, A2, nos dois? Só sai um fio do fulgauge ("carga").
[s] Vicente ROsina

Fernando_Gonzalez
20-09-2006, 18:48
Se no fullgauge só sai um fio, que provavelmente deve ser positivo(fase), vc liga ele em A1 e em A2 vc liga o negativo da sua rede.

No caso de seu fullgauge ser 220v é só colocar outra fase da rede no A2.

Use uma chave de teste ou um multimetro para saber quem é negativo e quem é positivo (fase).

Blz?

Abs.

VicenteRosina
21-09-2006, 13:44
Valeu, agora clareou ...
[s] Vicente Rosina