PDA

Ver Versão Completa : CARVÃO ATIVADO - QUANDO USAR?

Johan_Gonçalves
09-06-2008, 13:05
SENHORES, MEU AUQÁRIO TEM 250 LTS. NO DISPLAY, 60 LITROS NO REFÚGIO, UM SUMP E UM SKIMMER BOYU COM BOMBA DE 2000LTS/S. HABITAM ESTE RECINTO DOIS PALHAÇOS (QUE JÁ DESOVARAM) E ALGUNS PAGUROS. MUITOS AMIGOS FALAM PARA NÃO USAR O CARVÃO, POIS MATA A BIOLOGIA DO AQUÁRIO, OUTROS PARA USAR.
ENFIM, QUANDO E PORQUE USAR?

GRATO,

JOHAN GONÇALVES
VILA ISABEL - RJ

Carlos_Takeo
09-06-2008, 13:45
Fala Johan,

Eu uso carvão todos os dias e troco 1 vez por mês.

Carvão não mata a biologia, ele absorve compostos quimicos prejudiciais tais como amonia, nitrito, nitrato, acido humico(que deixa a aguá amarelada), etc...mas como tudo tem prós e contras ele acaba absorvendo também uma parcela de oligoelementos benéficos ao sistema. Nada que prejudique. Basta adicionar esses elementos e/ou fazer TPAs.

Só tome cuidado na compra do mesmo. Adquira carvão do excelente procedencia.
Você deve procurar carvão livre de fosfato e nitrato.

Indico a vôcê

Hydrocarbon
Carboclean

Abraços!!

José_Spezzano
09-06-2008, 13:46
eu , também, sigo o esquema do Takeo!!!

Johan_Gonçalves
09-06-2008, 14:43
E QUAL SERIA A QUANTIDADE A SER COLOCADA NO AQUÁRIO?

JOHAN GONÇALVES
VILA ISABEL - RJ

Celso_Suguimoto
09-06-2008, 19:25
E QUAL SERIA A QUANTIDADE A SER COLOCADA NO AQUÁRIO?

JOHAN GONÇALVES
VILA ISABEL - RJ

Da uma lida em :
http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=News&file=article&sid=347

Geralmente, a literatura aconselha utilizar de 0,5 a 1 grama de carvão ativado por litro de água do aquário, mas já vimos acima que esse dado não procede. O que importa para a efetiva remoção de matéria orgânica dissolvida na água é a sua quantidade, de forma que não é possível mensurar isso sem testes geralmente caros, para sabermos quanto carvão é necessário. Por causa disso, acaba-se utilizando a fórmula citada na literatura, que é puramente empírica, mas dá resultados satisfatórios. Determinar a exata quantidade de matéria orgânica dissolvida na água é um processo penoso e variável, pois o aquário não terá a mesma quantidade de matéria orgânica dissolvida na água após a primeira vez em que se utilizar carvão. Então, mais uma vez, é razoável usar a quantidade que se recomenda em livros e artigos de escritores renomados.

Uma curiosidade; se no aquário existir filtro ultravioleta, é aconselhável não colocar sua saída de água diretamente sobre o carvão ativado, pois a probabilidade de prejudicar o filme de bactérias do carvão ativado é bastante acentuada, eliminando um dos benefícios do uso do carvão.

Continuidade de uso

É tido como fato que, depois de um certo tempo - normalmente após 30 dias de uso continuado - a quantidade de carvão ativado usada no aquário está saturada. Eis outra coisa dificílima de se determinar, mas, se a água do aquário começar ficar amarelada novamente dentro desse prazo, é de se considerar que realmente houve saturação do produto.

A troca por outra partida de carvão na mesma quantidade ou a interrupção de seu uso por certo período vai de um aquarista para outro. O assunto é muito controverso, portanto é muito difícil determinar se é necessário manter carvão ativado permanentemente no aquário ou não. Sugiro que se experimente para obter resultados puramente empíricos e manter um certo padrão de acordo com o que se observar. Se for usado por um mês e descartado, pode ser bom trocar o carvão ativado por novo ou esperar alguns dias para colocá-lo de novo no aquário. Minha opinião pessoal é que quanto maior a carga biológica do aquário, maior a necessidade de usar carvão ativado de forma permanente.

Francisco_MAX_Salido
09-06-2008, 20:48
Olá Pessoal,

Realmente o uso do carvão é um assunto controverso .... quem usa ele para adsorção de substâncias presentes na coluna dágua está feliz e não troca por nada ....

Mas a pergunta não é usar ou não usar já que MUITOS aquaristas relatam os benefícios depois que utilizaram em seus sistemas ... a pergunta é como usar :

- Passivo x Ativo: Ou seja coloco num saquinho perfurado e deixo na correnteza ou utilizo um reator fluidizado ???
- Uso intenso ou parcelado: usar 7 dias por semana e 24 horas por dia ou utilizar apenas 7 dias por semana a cada 30 dias ???

Os benefícios do carvão são um consenso ... principalmente ANTES de uma TPA ... mas COMO usar permanece um grande enigma, pelo menos para mim !!!

Abraço,

MAX

Rodrigo_Freitas
09-06-2008, 21:09
o Max matou a pau,
essas tambem foram as minhas grandes duvidas desde a epoca dos plantados,
e sinceramente nunca consegui chegar uma opinião concreta...
Mesmo porque não testei todas as formas de se usar e nunca usei "metodos muito cientificos".

Sera que alguem tem uma resposta?

Claudio_Kuga
09-06-2008, 21:48
Tambem ja ouvi a historia de usar 1 dia antes da TPA justamente para tirar maior quantidade de substancias indesejadas. E assim que fizer a TPA retirar.

Abracos

Francisco_MAX_Salido
09-06-2008, 21:52
Aih Kuga ....

Esse negócio de colocar e tirar
E assim que fizer a TPA retirar .. ?!?!?!?!

Mas fala a verdade vc prefere ativo ou passivo :twisted: :twisted: :twisted: ????

MAX

Claudio_Kuga
09-06-2008, 21:57
Fala Max

Eu prefiro ativo :evil: , mas nao sou muito desse negocio de ficar tirando e colcando carvao porque nao tenho saco para isso.

O argumento que ouvi e que faz sentido e que apos as TPAs se o carvao estiver presente vai acabar retirando os elementos que acabaram de ser colocados. Sera???

Abracos

Francisco_MAX_Salido
09-06-2008, 22:01
Teoricamente tem sentido sim ....

Pois muita gente acaba de fazer a TPA e tambpem troca o Carvão ... o que acaba sendo um tiro no pé ...

Quem acompanha o tópico do Reef do Frederico ... lá tem uma recomendação muito boa de só trocar 50% do carvão quando utilizar ele no método ativo ...

Principalmente quando o carvãoq ue vc coloca e de extrema qualidade ( no caso era o TUNZE !!!).

Para vc ver que existe muuuiiita diferença entre ATIVO x PASSIVO ...

Abraço,

MAX

Fernando_Catania
09-06-2008, 22:21
Fala Max

Eu prefiro ativo :evil: , mas nao sou muito desse negocio de ficar tirando e colcando carvao porque nao tenho saco para isso.

O argumento que ouvi e que faz sentido e que apos as TPAs se o carvao estiver presente vai acabar retirando os elementos que acabaram de ser colocados. Sera???

Abracos

Claudio,

Sinceramente acho q não tem nenhuma relaçào!! como assim carvao tirar os elementos da agua??? o carvão ativado serve como filtro, não sou quimico, mas acho q não tem como retirar os traços!!! Outra coisa q acho besteira é a questào dos traços, mas acho q não é o objetivo deste tópico discutir sobre isso.

Vejam a definição q encontrei no Wikipédia:

Carvão ativado
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O carvão activado é uma forma de carbono puro de grande porosidade, que contém micro-poros que adsorvem moléculas, contudo sem modificar a composição química do produto tratado.

O carvão activado tem a capacidade de colectar selectivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando portanto um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.

Este tipo de carvão é obtido a partir da queima controlada com baixo teor de oxigênio de certas madeiras, a uma temperatura de 800°C a 1000°C, tomando-se o cuidado de evitar que ocorra a queima total do material de forma a manter sua porosidade.

Os usos mais comuns para o carvão activado são a adsorção de gases (na forma de filtros) e no tratamento de águas, onde o carvão se destaca por reter nos seus poros impurezas e elementos poluentes. É utilizado em diversos ramos das indústrias química, alimentícia e farmacêutica, da medicina e em sistemas de filtragem, bem como no tratamento de efluentes e gases tóxicos resultantes de processos indústriais.

Alexandre_Bendas
09-06-2008, 22:21
Eu particularmente manteria em um reator rodando 24horas por dia e faria a troca uns 2-3 dias antes de uma TPA...
abçs

Rodrigo_Costa
10-06-2008, 07:24
Mas pra quem faz trocas semanais iria sair uma furtuna isso eim meu amigo Bendas. 8O

Andre_Blasque
10-06-2008, 07:48
Eu particularmente faço a troca a cada 30 dias e utilizo o carvão em um reator fluidizado tocado por uma better 1000. Depois de uma TPA, deixo o reator desligado por duas horas, que é tempo mais que necessário para a água nova se misturar a antiga, depois desse tempo ligo o reator que fica 24 horas rodando. Outra particularidade que utilizo é desligar o reator antes de alimentar os peixes ou então quando entro com alguma química no aqua, ligo novamente depois de umas duas horas.
Eu adotei o carvão no reator pois percebi um aproveitamente bem melhor do que nos bag´s, e isso é um teste bem simples de se fazer, pois no reator a água é forçada a passar pelo carvão, o que não acontece com o bag, que o interior do mesmo fica praticamente com a água "parada".
Espero ter contribuído com as minhas informações.

Abraços 8)

Alexandre_Bendas
10-06-2008, 10:12
Mas pra quem faz trocas semanais iria sair uma furtuna isso eim meu amigo Bendas. 8O

Fala Rodrigo, me expressei mal...não é para trocar a cada TPA...trocaria uma vez por mês antes de uma das TPAs... :wink:
abçs

Francisco_MAX_Salido
10-06-2008, 11:17
Olá André,

utilizo o carvão em um reator fluidizado tocado por uma better 1000

Vc não acha muito uma better 1000 pra um reator de carvão ??? Deve ficar voando carvão para todo lado :lol:

Abraço,

MAX

Claudio_Kuga
10-06-2008, 14:05
Sinceramente acho q não tem nenhuma relaçào!! como assim carvao tirar os elementos da agua??? o carvão ativado serve como filtro, não sou quimico, mas acho q não tem como retirar os traços!!! Outra coisa q acho besteira é a questào dos traços, mas acho q não é o objetivo deste tópico discutir sobre isso.

Mas sera que o carvao retira somente substancias indesejadas?

Abracos

Francisco_MAX_Salido
10-06-2008, 14:13
Olá Kuga,

Mas sera que o carvao retira somente substancias indesejadas?

Não, O carvão não tem como distinguir substâncias indesejadas de susbtâncias desejáveis ....

Ela adsorve a substância que "couber" no seu poro .... adsorve tanto os ácidos humídicos que amarelam a água assim com o iodo disolvido recem vindo da TPA ....

Por essa e outras existe pessoas que defendem o uso fracionado ...

Abraço,

MAX

Oda_palazini
10-06-2008, 14:49
Eu sou a favor do uso Fracionado...
Já fiquei mais de um mes , sem Carvão e o aquario estava lindão...
Penso ser a maneira mais certa , como nosso amigo AleXandre Brendas falou, dias antes da TPA se coloca o carvão ***
Quando Fazer a Troca retire o ...
Penso assim...
Saude (com o Sem Carvão) :wink:
a todos

Andre_Blasque
10-06-2008, 17:10
Fala MAX, blz?

Vc não acha muito uma better 1000 pra um reator de carvão ??? Deve ficar voando carvão para todo lado :lol:

MAX

Então, eu optei pela better mil por causa da vazão, as outras bombas de menor vazão chegavam em determinados momento que travavam, a better 1000 foi a única que aguentou o tranco, e por incrível que pareça o carvão fica quieto lá dentro, pois ele fica bem compactado :lol:

Abraços 8)

Joao_Basso
10-06-2008, 20:40
Prezados
Desde a época que começou o nhemnhemnhem sobre o carvão,uns colocavam por um dia,outros por tres dias,eu nunca deixei de colocar e trocar a cada 30 dias.Uso desde que que me conheço como aquarista,e hoje uso da aquafauna,mais barato.Meia de mulher,colocado no sump.Pra mim,ponto final.Água cristalina,nada de fenol,aquele amarelado que vejo por ai,de quem não usa.Como diz o Palazini,com ou sem carvão,muita saúde.

Abraço

Basso

Andre_Blasque
10-06-2008, 20:46
Nada como a simplicidade funcional de nosso mestre Basso, por isso, mesmo sem conhece-lo pessoalmente o admiro tanto.

Se me permite o Palazini, Saúde e abraço a todos [ch]

Francisco_MAX_Salido
11-06-2008, 22:44
Fala MAX, blz?

Então, eu optei pela better mil por causa da vazão, as outras bombas de menor vazão chegavam em determinados momento que travavam, a better 1000 foi a única que aguentou o tranco, e por incrível que pareça o carvão fica quieto lá dentro, pois ele fica bem compactado :lol:

Abraços 8)

Fala André,

Só especulando .... a mídia nos reatores de fosfato é indicada ficar discretamente "voando" até metade do reator pois melhora a sua absorção ....

Será que o mesmo não seria necessário para o carvão .... por exemplo usar um carvão mais granular e leve e com uma bomba potente ( achei que com a SB 1000 daria) usando carvão realmente "fluidizado" ???

Estava a cá pensar com meus botões ....

Abraço,

MAX

Andre_Blasque
12-06-2008, 00:22
Fala MAX, blz?

Então, aqui em casa eu percebi exatamente isto, com esta bomba além de melhorar a vazão, é nítidamente perceptível a rapidez da melhora da água. Certa vez deixei o aqua uma semana sem carvão, depois coloquei o mesmo no bag e ele levou mais ou menos três dias para começar a clarear a água. Com o reator nessas condições de "turbulência" ele levou mais ou menos um dia, sendo que utilizo um carvão bem granulado. Pelo menos foi esse o intuito de eu utilizar a better 1000 neste meu reator.

Abraço 8)

Rodrigo_Galluf
12-06-2008, 07:37
reator de carvão é tudo de bom.. Ajuste o fluxo de forma que olhando de perto você veja o carvão se mexendo, nenhum grão deve ir além da metade do corpo do reator.

abs

Andre_Blasque
12-06-2008, 07:54
Fala Rodrigo, blz?

É exatamente isto que estamos abordando, por mais fútil que pareça essa observação, mas o fluxo dentro do reator é extremamente importante, principalmente para não gerar caminhos "viciados" da água dentro do reator.

Abraço 8)

Rodrigo_Galluf
12-06-2008, 08:38
o reator permite que toda midia seja utilizada igualmente e de forma mais eficiente, diferente do saquinho de carvão no sump onde a midia fica estatica, se você reparar o próprio saquinho, meia seja lá o que for com o tempo começa a ficar cheio de mop e essa sujeira deve dificultar ainda mais a passagem da água pelo saco e pela midia.. também é eficiente porém menos.

Francisco_MAX_Salido
12-06-2008, 12:59
Olá Rodrigo,

É exatamente esse ponto que estava discutindo com o André .... O problema de acumulo de MOP poderia transformar o carvão benéfico em uma pequena usina de nitrato ...

Prejudicando o sistema como todo ....

Abraço,

MAX

Rodrigo_Galluf
12-06-2008, 14:09
Olá Rodrigo,

É exatamente esse ponto que estava discutindo com o André .... O problema de acumulo de MOP poderia transformar o carvão benéfico em uma pequena usina de nitrato ...

Prejudicando o sistema como todo ....

Abraço,

MAX

Com certeza MAX, não resta dúvida que os reatores são a melha opção para trabalhar com midias seja elas filtrantes ou aditivas, por isso meu reef tem um reator de carvão, um de phosban, um de nitrato, um de calcio, um de kallwasser, um de zeolitios, um de enxofre, um nuclear .... :I))

Francisco_MAX_Salido
12-06-2008, 18:30
Fala Rodrigo,

um de nitrato, um de calcio, um de kallwasser, um de zeolitios, um de enxofre, um nuclear ....

Daqui a pouco vc vai ter um sistema Dry-Wet completo e não um SUMP !!!

Reator de Nitrato acho muito complicado funcionar ... ele pode estar funcionando e bem regulado ... por algum moptivo as bactérias morrem repentinamente e ele desregula totalmente.

Zeólitos de marcas recentes como ZEOVIT e FILTRA M podem usar usados de forma ativa e passiva ... mas pelo mesmo problema de acúmulode MOP e "entupimento" dos poros tb recomenda-se usar fluidizado e com alavanca de limpeza !!!

Zeólitos geralmente não deve ser usado com reatores de fosfato, nitrato, enxofre e alguns dizem que não precisa de Kalwasser ... Pois esses reatores iriam abaixar ainda mais os níveis de NITRATO E FOSFATO que já são baixo num sistema com zeólitos ( tudo isso teoricamente :roll: ).

Reator de Fosfato já discuti em outros tópicos e o Walter é um cara que com certeza pode falar sobre eles ... Particularmente usaria em um sistema FO :L

Agora reator nuclear só quem mergulha em "Angra" e sente as correntes quentes vinda da usina podem falar a respeito :lol:

Abraço,

MAX

Rodrigo_Galluf
12-06-2008, 19:29
Hahahahaha, fala MAX, claro que não misturaria todos esses reatores.

Eu já usei reator de fosfato e foi muito bom, no meu caso que tinha sérios problemas com o PO4 e por consequência muitas algas (skimmer fraco). Mas pra quem pretende usar a midia removedora de fosfato sugiro que definitivamente abandone a idéia do saquinho no sump e utilize um reator simples do tipo fluidizado (TLF). Ou seja é um reator pra quem precisa, independente de ser FO ou Coralreef acho que se o fosfato ta alto é muito utíl.

O de carvão também acho muito interessante para manter a água mais clara, fato que trará outras vantagens para o sistema.

O nuclear só pra acabar com as pragas que dá no reef do Denadai! :twisted:

Joao_Basso
13-06-2008, 19:57
Hahahahaha, fala MAX, claro que não misturaria todos esses reatores.

Eu já usei reator de fosfato e foi muito bom, no meu caso que tinha sérios problemas com o PO4 e por consequência muitas algas (skimmer fraco). Mas pra quem pretende usar a midia removedora de fosfato sugiro que definitivamente abandone a idéia do saquinho no sump e utilize um reator simples do tipo fluidizado (TLF). Ou seja é um reator pra quem precisa, independente de ser FO ou Coralreef acho que se o fosfato ta alto é muito utíl.

O de carvão também acho muito interessante para manter a água mais clara, fato que trará outras vantagens para o sistema.

O nuclear só pra acabar com as pragas que dá no reef do Denadai! :twisted:

que reef? aqueles sps marronsinhos,vcs chamam de reef?

Abraço

Basso