PDA

Ver Versão Completa : COLIFORMES FECAIS: Alguém já detectou isto?

Francisco_Fonseca
05-05-2009, 17:07
Pessoal,

embora eu diga que a coleta ideal de água natural para mim seria há uns 500Km da minha casa, na verdade o mar está bem mais perto: 140Km.

Mas tem um porém: um concentração maior de coliformes fecais na água, embora dentro dos limites toleráveis.

Pergunto:

1) Alguém vá mediu este parâmetro nos seus reefs?
2) Em se tratando de reef, há alguma tolerância deste parâmetro?
3) É conveniente coletar água nestas circunstâncias, mesmo que seja para ciclar?

Obs: Me ocorreu tirar de uma plataforma de pesca, mas esta foi interditada ou notificada anos atrás por jogar esgoto direto no mar.

Oda_palazini
05-05-2009, 17:13
8O

Q BOST...

acho uma ME...ta um pouco improvavel
visto q se encontra interditada ou impropria ao Uso

Saude e $uce&&o
:wink:

Francisco_Fonseca
05-05-2009, 17:23
Isso faz quase 10 anos. A questão é? Está tudo regular hoje?

Mas o fato é que eu teria duas opções de coleta:

Em plataforma de pesca, por ficar pra mais de 100 metros longe da areia, mas onde passam navios petroleiros a uns 3 ou 4 Km da costa;

Na praia, até onde seja possível caminhar dentro d´água.

A GRANDE DESVANTAGEM DE PLATAFORMAS DE PESCA SÃO OS RESTOS DE PEIXE E SUJEIRA DO PISO QUE ESCORRE DIRETO PARA O MAR, FORA O RISCO DE TRAZER CRACAS OU OUTRO ANIMAL JUNTO.

EDUARDO_VELAME
05-05-2009, 17:49
NÃO RECOMENDO.

A MINHA COLETEI NA BEIRA DA AGUA COM 2 VEIA TOMANDO BANHO DE MAIÔ E DEIXEI CICLANDO A AGUA VEIO PESSIMA , OS PIORES PARAMETROS QUE JÁ VI EM TODA MINHA VIDA DEMOREI + de 1 MES PARA ZERAR TUDO COM MUITA TPA COM SAL SINTETICO e ALGUMS PRODUTOS .

AQUI DEU CERTO TÁ TUDO A 1000 MARAVILHAS .

AGORA SE ME PERGUNTAR FARIA DE NOVO ??
CONSERTEZA NAO , ENCHERIA TUDO DE AGUA DE QUALIDADE E COMPRARIA SAL SINTETICO .

FICA A SEU CRITERIO IRMÃO.

ps: carregar 400 L de agua dando 2 viagens para uma praia longe como *&$@*&$* mais de 30 m da agua para o carro com bombonas de 60L podem ser traumatizantes ehhehehe

vitor_schulter
05-05-2009, 20:59
ps: carregar 400 L de agua dando 2 viagens para uma praia longe como *&$@*&$* mais de 30 m da agua para o carro com bombonas de 60L podem ser traumatizantes ehhehehe

ainda bem que eu so tenho o nano,uma vez por mês um galão de 5 litros e pronto :mrgreen: :I))

fabriccio_cardoso
05-05-2009, 21:26
Creio que os coliformes fecais estejam incluídos no que chamamos de matéria orgânica.Se estiver errado alguém me corrija :lol:

victorhugo_cyntia
05-05-2009, 21:34
Fabrício, acho que o erro está na grafia, hehehehhe! :twisted:
"Creio que os cloriformes fecais estejam ..."
ABs
VICTOR.:.

EDUARDO_VELAME
05-05-2009, 21:36
Fabrício, acho que o erro está na grafia, hehehehhe! :twisted:
"Creio que os cloriformes fecais estejam ..."
ABs

erro da grafia nesse forum nem perco meu tempo ehhehehe ... cara ontem li um comerciante vendendo TURBESNEIL equipe de limpeza hhahah cara eu ri demais !!

fabriccio_cardoso
05-05-2009, 21:52
Haha.Foi erro de digitação apenas :lol:
Vou começar a corrigir também pra ver quem aguenta 8O

Oda_palazini
05-05-2009, 22:09
Dejetos Humanos,
são diferentes das de animais Marinhos
ou seja
não é a mesma merd...

:wink:

victorhugo_cyntia
05-05-2009, 22:20
Fabriço cardozo: todo mundo érra...mas é engrassado de se ler!!!!!!!!!!!!
o do tubersnei foi $%!$%!$%!$%!..rs
Abs

Marcelo_Fabiani
05-05-2009, 22:35
É, todo mundo érra. :cry:

Marcelo_Fabiani
05-05-2009, 22:40
Aqui em São Paulo, procurei uma praia com menor quantidade de coliformes, segui o mapeamento da cetesb. Coletei 1000 litros, rodei 300 km pra ir e mais 300 pra voltar.
Loucura, mas faria novamente.

Francisco_Fonseca
05-05-2009, 22:41
ainda bem que eu so tenho o nano,uma vez por mês um galão de 5 litros e pronto :mrgreen: :I))

A minha idéia é montar um nano no segundo semestre, mas como não quero fazer água aqui, ficaria dependendo de água vendida em loja, a R$ 3,80 o litro num primeiro momento. Para TPA, tudo bem, agora ter que encher duas vezes, vou gastar o preço dos equipamentos em água logo de saída.

Prefiro água natural para criar um ambiente mais parecido com o original, mas como não volto a Santa Catarina (onde tem água bem limpa) tão cedo e não quero depender de ninguém, a opção mais próxima seria as praias daqui.

Daí é aquele dilema: mesmo sendo pra jogar tudo fora (100%), vale a pena?

Ledo_Daruy
05-05-2009, 23:06
Coliforme fecal não é sinônimo de matéria orgânica (embora seja orgânico :roll: )

Na real, coliforme fecal é o nome popular de um conjunto de bactérias anaeróbias. Quando se testa nas praias, normalmente se busca a Escherichia coli. Que é um bicho que coloniza quase tudo ao nosso redor (principalmente nossos banheiros, mãos, genitálias e boca) mas em excesso pode causar alguns problemas.

Francisco, eu tenho conhecimento de uns dois ou três pontos aqui no RS onde os coliformes fecais explodem. São sempre na foz de algum rio (Mampituba, Tramandaí, etc), porque o esgoto das cidades são jogados nos rios. E tem aqueles lugares onde um filete de água corre morno, presumivelmente trazendo água das chuvas (embora continue a correr mesmo sem chuvas há 30 dias :x )

Se eu coletasse, faria isso na plataforma de Tramandaí mesmo, perto do T. Fica longe da foz do Tramandaí, e normalmente a corrente leva o cocô pro norte, tipo litoral paulista. :twisted: Duvido que tenha coliformes a níveis preocupantes.

Francisco_Fonseca
06-05-2009, 12:19
Olá Ledo.

Coliforme fecal não é sinônimo de matéria orgânica (embora seja orgânico :roll: )
Na real, coliforme fecal é o nome popular de um conjunto de bactérias anaeróbias.

Enfim, não é algo bom, pois se evita.

Francisco, eu tenho conhecimento de uns dois ou três pontos aqui no RS onde os coliformes fecais explodem. São sempre na foz de algum rio (Mampituba, Tramandaí, etc), porque o esgoto das cidades são jogados nos rios. E tem aqueles lugares onde um filete de água corre morno, presumivelmente trazendo água das chuvas (embora continue a correr mesmo sem chuvas há 30 dias :x ).

Vi uma vez uma reportagem na TV sobre a contaminação das praias, dizendo que o limite tolerável era "6000". Se bem me lembro Ipanema (Porto Alegre) e Tramandaí estavam no limite. Camburiú era "18.000" e uma praia carioca (Ipanema ou Copacabana) indicou "24.000".

Se eu coletasse, faria isso na plataforma de Tramandaí mesmo, perto do T. Fica longe da foz do Tramandaí, e normalmente a corrente leva o cocô pro norte, tipo litoral paulista. :twisted: Duvido que tenha coliformes a níveis preocupantes.

Um vez eu vi no Google: se bem me lembro a plataforma tem quase 350 metros. É uma distância segura da praia, mas me preocupa os restos de peixe que largam no mar e os mariscos que ficam nos pilares, que podem se intalar no aquário ou talvez na tubulação da minha casa.

Penso em pegar água nas praias ao Sul de Tramandaí, de repente fora de temporada e no dia que o mar não esteja aquele "Nescau" de sempre. No "T" da plataforma ele fica azul ou verde: não lembro. Porém não sei se deixariam entrar pra tirar uns 50 litros de água além de que deveria escolher um horário sem movimento.

Um abraço.

fernando_lapolli
06-05-2009, 21:49
Francisco, aqui em Torres sempre coleto agua nas pedras( na prainha ou na Praia da Cal) vc deve conhecer-las, no verão devido aos banhistas tenho que me deslocar até a praia da Itapeva, sempre escolho os dias que o mar esta limpo, nunca tive problema nenhum.

abraços

Francisco_Fonseca
07-05-2009, 12:34
O melhor custo-beneficio para mim seria Tramandaí (ao Sul), mas lá não tem pedra. O jeito é entrar até onde for possível dentro do mar: não pode estar frio nem ser feriadão.

Mas penso na água daqui só pra começar: deixar ciclando mesmo.

Nunca veio nada junto das tuas coletas na pedra?

fernando_lapolli
07-05-2009, 14:25
Nunca veio nada de diferente não, dependendo da maré formam piscinas naturais e fica moleza, mas sempre escolho as piscinas que estão em constante troca de agua, nunca as que ficam paradas.

Se eu tivesse como te mandar faria uma coleta e te enviava... pelo menos para encher teu aqua inicialmente

abraços

Francisco_Fonseca
07-05-2009, 14:32
O que vai definir o tamanho do meu futuro aquário são as TPAs. Não pretendo fazer água em casa e quero iniciar a ciclagem com água do mar mesmo.

O problema é que até o momento só achei uma loja que vende água pronta, e depender disso é complicado.

Até o momento meu projeto está limitado em 50 litros.

Um abraço.

Francisco_Fonseca
07-05-2009, 16:25
Ledo,

de acordo com o que tu falou (correntes rumando para o Norte), coletar em Imbé seria inviável, né?

Uma vez eu vi a foz do Rio Tramandaí no Google Earth e, de fato, a água escura que sai do rio, corria para o Norte.

Não vi em que ponto a água do mar normalizava, sem se misturar com a água doce.

Ledo_Daruy
07-05-2009, 21:28
Grande Francisco,

Imbé é banhada pela água do rio até mais ou menos a metade da praia.
Vai no Google Earth e dá uma olhada. A imagem atual acredito que tenha sido tirada em maré alta.

Se estás em Imbé, vai em Tramandabeach.

Agora, o que tu pode fazer é ir ao sul, partindo de Tramandaí.
Após a praia de Jardim do Édem, distante uns 15km de Tramandaí começam as salinas, onde não tem uma viva alma por 6Km, até chegar em Cidreira. Risco zero de esgoto.

Abraço. Me avisa quando montar o aqua.

Luiz_Claudio
09-05-2009, 19:49
Monta um deioneizador e compra o sal e faz sua propria agua :D

Francisco_Fonseca
09-05-2009, 20:20
Luiz,

bem-vindo ao IPAq.

Como és novo aqui, não acompanhas a minha reclamção constante de falta de espaço pra um reef descente.

Por isso não quero fazer água em casa, além de que a ciclagem eu prefiro com água do mar mesmo.

Um abraço.