PDA

Ver Versão Completa : Duvida Economizador de energia em aquario

hugo_santos
23-02-2012, 07:11
Boas galera

Estava pesquisando na net e encontrei para vender no wallmart um economizador de energia eletrica marca Economicus.
Segundo informações ele corrigi as oscilações de corrente podendo economizar até 35% do consumo.

Pergunto, sera que realmente vale à pena? Teria problema utiliza-lo em nosso aqua? Afinal acredito que nosso hobby seja o grande vilão da nossa conta de luz e qualquer 10% de economia seria bem vindo.

Abs

jonice ruiz
23-02-2012, 08:30
Bom dia Hugo, do que se trata exatamente este aparelho? Me interesso tb, e se vc souber descrever, fica mais fácil, meu filho é técnico em eletrônica, conhece bem esses aparelhinhos......qdo ele me rsp te respondo com mais exatidão ok......

abç

Walmyr_Buzatto
23-02-2012, 10:29
Parece um dispositivo para fazer a partida mais suave do motor. Só experimentando para saber... pelo preço, vale a pena experimentar.

wander_silva
23-02-2012, 11:22
Outra boa sugestão e otimizar bem os equipamentos.
Evitando exageros na iluminação, circulação, várias bombas em vários reatores.
Se vc não vai ter um aquário sem muitas exigências, tenta calcular bem os equipamentos necessários que já estará economizando muito mais que os 10%.
Entendo que hoje os maiores responsáveis pelo alto consumo dos aquários são os excessos que, na maioria das situações poderiam ser evitados e mesmo assim com resultados satisfatórios.
Abs

hugo_santos
23-02-2012, 11:27
Valeu Walmyr..

Pelo pouco q pesquisei, suavisar as partidas é umas das atribuições. Posso estar falando bobagem, mais pelo o q entendi ele reduz as oscilações na frequencia otimizando o consumo...

Segue o link do site de compra: http://www.walmart.com.br/produto/Casa-e-Seguranca/Tomadas-e-Interruptores/Amicus/324132-Economicus---Amicus

E o link com uma explicação basica do funcionamento: http://www.simplesmentefantastico.net/economizador-de-energia

Sera q o equipamento pode trazer algum risco para os equipamentos do aqua?

Abs

Diogo Lovato
23-02-2012, 12:14
Se colocar um desses pelo menos no chiller já deve dar um bom resultado!

Eu não entendo nada de elétrica, mas esse aparelhinho teria limite de potência ou coisa do tipo?

Diego_Gazoni
23-02-2012, 14:51
Posso estar escrevendo bobagem, mas se eu colocar um aparelho deste na tomada que distribui energia para as duas extensões ocorrerá economia de energia em todos os aparelhos ligados? Ou esse aparelho funciona somente acoplado diretamente a outro, por exemplo ligo um destes direto com a tomada da luminária?
Até.

Walmyr_Buzatto
23-02-2012, 15:03
Meu palpite é que ele vai ser mais eficaz na alimentação de motores, e especialmente de motores que ligam e desligam com frequência (chillers). De resto, fico ainda em cima do muro... a 'explicação técnica' é muito confusa; no fundo deve tratar-se de uma indutância em linha com a carga, ajudando a 'alisar' a forma de onda, só isto. Eu colocaria um destes diretamente no circuito do chiller e observaria o consumo de energia durante algum tempo (antes e depois).

Marcelo Luiz Guazzelli
23-02-2012, 15:36
Boa tarde pessoal, pelo que li me parece um apenas um estabilizador de voltagem.

o que acham ?

Walmyr_Buzatto
23-02-2012, 15:39
De forma alguma; pelo tamanho dele, não tem muita coisa dentro, provavelmente apenas um indutor.

Euler_Kernighan
23-02-2012, 16:09
Outra boa sugestão e otimizar bem os equipamentos.
Evitando exageros na iluminação, circulação, várias bombas em vários reatores.
Se vc não vai ter um aquário sem muitas exigências, tenta calcular bem os equipamentos necessários que já estará economizando muito mais que os 10%.
Entendo que hoje os maiores responsáveis pelo alto consumo dos aquários são os excessos que, na maioria das situações poderiam ser evitados e mesmo assim com resultados satisfatórios.
Abs

+1. concordo com o Wander. Infelizmente com energia elétrica não existe muita mágica; a melhor estratégia é elaborar um projeto já visando o menor consumo possível, por exemplo:
- bombas de retorno que atendam o aquário e tenham o menor consumo possível
- bombas powerhead que também atendam o aquário e com o menor consumo possível
- skimmer além de bem dimensionado, com uma bomba igualmente boa e econômica
- uma boa estratégia para iluminação - essa parte é a mais difícil, por conta que alguns tipos de illuminação (HQI), além de emitir a luz, também transferem muito calor para o ambiente, às vezes forçando o uso de um chiller ou aparato semelhante... ou seja, trazendo mais um elemento consumidor de energia elétrica...
- se possível, usar a bomba de retorno para alimentar um ou outro reator.

Enfim, é possível otimizar para reduzir o consumo, porém, estou cético quanto a funcionalidade deste aparelho.

Abs!

jonice ruiz
23-02-2012, 17:13
Se for chines, torço meu nariz.....[:x]

ale_guimaraes
24-02-2012, 14:25
Trabalho com materiais elétricos há muito anos, garanto p vcs, não inventaram nenhum aparelho que vc liga à alguma maquina para economizar energia, se assim fosse os clientes estaria fazendo fila aqui para comprar, kkkkkkkkkkkkk.
Agora existem aparelhos mais eficientes q consomem menos energia....leds, bombas de circulação...

SergioRodrigues
24-02-2012, 17:13
Olá pessoal, não vejo melhor maneira para economizar energia do que um bom planejamento/pesquisa na hora de adquirir os equipamentos e montar o aquário, evitando inclusive no futuro frustações no hobby. Abs.