IPAq
  • Aquário Destaque do Trimestre - Julho de 2014 - Sierra Reef

SIERRA REEF
    Léo de Carvalho (Leo_Carvalho)

O aquário marinho de Léo de Carvalho foi escolhido como destaque desse trimestre pelo IPAq.

O Léo é um IPAquiano "das antigas", e seu aquário chama a atenção para o estilo minimalista e cuidadoso.

Parabéns Léo, e obrigado pela participação no Fórum.

"Sierra Reef" - Aquário Destaque IPAq - Julho de 2014
    APRESENTAÇÃO

Comecei com aquário desde que me entendo por gente e, aos 15 anos, iniciei no aquarismo marinho e nesses 18 anos de aquarismo nunca mais abandonei o hobby. Já foram muitas montagens e aquários diferentes e acho que nunca me darei por satisfeito.

Esse aquário resolvi montar após minha ultima experiência com um aquário apenas para SPS. Pude aprender um pouco mais, então resolvi voltar para o que eu considero um desafio maior, que é um aquário misto. Fiz alguns testes e gostei muito dos resultados. Atualmente estou muito feliz com tudo que pude aprender com esse aquário e será extremamente importante para meus próximos passos.

Data de início da ciclagem: 05/02/2013 (há 1 ano e 5 meses).

AQUÁRIO

Display (CxLxA): 130 x 50 x 60 cm. Foram usados vidros comuns, de 12mm, lapidados, sem travas (rimless).
    Sump: 110 x 40 x 40 cm. O sump é dividido em duas partes, uma com um terço da outra parte. Simples, mantenho skimmer, caixa repositora e siporax e no terço menor funciona como uma caixa de TPA, onde funciona um sistema automatizado para trocar 20% do volume.
    Refúgio: Tenho um refúgio, que foi montado pouco depois do aquário estar funcionando, e notei grande função para ele. Tem medidas de 50x50x50 cm apenas com Chaetomorpha e algumas rizophoras para dar um charme. A chaeto é iluminado atualmente por duas lâmpadas fluorescentes compactas de 20W cada, e notei que o desenvolvimento da chaeto é proporcional a quantidade de luz: já testei com LEDs brancos chineses, depois com 2 LEDs Cree vermelhos de 3 W e agora 40W de fluorescentes, e hoje o desenvolvimento é assustador, necessitando de podas mensais de um volume considerável .
    Outra forma de filtragem: Uso 23 litros de Siporax que fica embaixo de minha caixa repositora no sump ( local de pouca circulação)
    Overflow e retorno: O overflow é feito por duas caixas internas em cada extremidade.
    Reposição: Utilizo um filtro com osmose reversa da Vertex ligado a uma caixa com boia mecânica, para minimizar possíveis travamentos.
    Móvel: o móvel foi construído por mim e um amigo, e sua estrutura é feita de maçaranduba revestido de MDF laqueado.

PAISAGISMO

Paisagismo é algo que hoje em dia dou extremo valor, e estudei muito com os mestres japoneses dos plantados e estudiosos de fotografia.
    Até hoje não cheguei ao que desejo.
    Substrato: 2 a 3 cm de substrato Oolite, da Caribesea, totalizando 45kg.
    Rochas: Duas rochas sintéticas Aqua Know.

EQUIPAMENTOS

Skimmer: Bubble King mini 160
    Bomba de recalque: Tunze Silent Electronica 3000 L/h
    Circulação: Duas Tunze 6095 9.500 L/h eletrônicas com controlador
    Aquecimento: Dois aquacedores Eheim Jager de 250W, controlador?
    Resfriamento: Não uso.
    Controladores: Não utilizo. Tentei ser o mais simples possível, sou muito receoso em deixar todos os equipamentos ligados em um único aparelho. Penso que quanto mais simples menor é a chance de panes
    Iluminação: Oito fluorescentes T5 (uma ATI Pro Color, uma Geisemann Aquapink e seis Narva Blue 2) e uma barra com 14 LEDs Cree royal blue de 3W.
    Fotoperíodo:: LEDs ligados por 12h e as T5 cadenciando de hora em hora até acender por completo
    Filtragem de Água Doce: O filtro RO da Vertex é automático. Mas o deixo ligado a um timer, e ele só funciona 30min por dia. Quando atinge o nível máximo ele para de funcionar, mesmo assim, passado os 30 mim ele se desliga completamente. Esse mesmo RO é interligado ao primeiro estágio do sump para quando preciso fazer troca de água.

MANUTENÇÃO

Diária
    Alimentação de peixes, no mínimo 5 vezes ao dia, com rações secas (Thera + A e Optimus da New Life Spectrum), camarão fresco, nori, Sea Vegean da Two Little Fishes e um patê com frutos do mar.
    Reposição de Elementos com método Balling, com dosadora Marine Color a qual mudarei um dia, pois não é muito confiável ao meu ver.

Mensal
    Testes de cálcio, magnésio, alcalinidade, fosfato, nitrato, iodo, sílica, ferro, pH e potássio, usando as marcas Hanna, Salifert e Red Sea Pro.
    Troca do carvão ativado da Brightwell.

Bimensal
    TPAs de 20%, utilizando sal sintético, várias marcas: Redsea Pro Coral, H2Ocean e Neomarine da Brightwell

Periódicas
    Uso patê e camarão picado para os LPS, diretamente em suas bocas.
    Manutenção de equipamentos sempre que acho necessário.

Não utilizo mais nada, mas já utilizei iodo, ferro, potássio e elementos traços da Red Sea, mas parei de dosar há seis meses e não notei nenhuma diferença.

PARÂMETROS

pH: 8.0
    Salinidade: 1.025
    Cálcio: 480 ppm
    Reserva Alcalina: 8 - 8,3 dH
    Magnésio: 1450 ppm
    Fosfato: indetectável
    Nitrato: 0,05 ppm
    Temperatura: 25 a 26 oC

Atualmente estou encontrando um pouco de dificuldade de manter os parâmetros altos, os quais caíram e sempre que tento subir perco alguma acrópora como foi o caso de minha maior colônia de tortuosa turquoise. Agora estou subindo extremamente lento. No entanto, meu cálcio, magnésio e reserva se encontram, nos dias de hoje, metade do que costumo manter normalmente.

PEIXES

2x Yellow Tang (Zebrassomas flavescens)
    Hepatus (Paracanthurus hepatus) – tank rised
    Casal de Donzelas Blue Devil (Chrysiptera cyanea)
    Casal de Palhaços Platinum (Amphiprion percula) - tank bread
    Six Line Wrasse (Pseudocheilinus hexataenia)

CORAIS

Softs
    Leather coral ( sarcophyton sp.)
    Ricordia florida
    Green star polips
    Zoanthus diversos
    Palithoas diversas
    Rodactis laranja

LPS
    Echinophyllia Aspera
    duncanopsammia axifuga
    Blastomussa Welssi
    Frogspawn green
    Frogspawn Yamamensis
    Torch green
    lobophyllia ausse laranja
    Tubastrea
    Trumpet kriptonita (Caulastrea sp)
    acanthastrea lordhowensis

SPS
    Montipora Capricornio orange
    Acropora Tortuosa turquoise
    Acropora Tenuis all blue
    Acropora Echinata blue
    Acropora Granulosa Ora
    Acropora Lokani 20k
    Acropora caroniliana green
    Acropora Turaki
    Acropora sp

OUTROS INVERTEBRADOS

2x Anêmonas Bubble Tip Red Fire (Entacmeae quadricolor)

​PARABÉNS LÉO!!!!!

Mais sobre o aquário do Léo AQUI.
    Esse artigo foi originalmente publicado no tópico: Aquário Destaque do Trimestre - Julho de 2014 - Sierra Reef started by Ledo_Daruy View original post
Back to top