IPAq
Página 1 de 10 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 199

Projeto de skimmer de baixo custo

Pessoal segue o projeto de um skimmer de baixo custo idealizado pelo Basso, no qual
    tive o prazer de colaborar no projeto.

Vamos lá........

Base do skimmer, com dois rebaixos .... um para encaixe da parte inferior do corpo e outro para o "plate"

Plate

Plate no rebaixo da base.

Base, plate e parte inferior do corpo do skimmer

Marcação do furo onde vai acoplado a bomba SB1000

Copo cônico usado na parte superiro do corpo do skimmer

Parte inferior e superior do corpo do skimmer

Copo cortado para encaixe da peça de junção do corpo ao copo

Peça de junção do corpo ao copo, mostrando o rebaixo para encaixe do copo

Outro lado da peças onde se vê o rebaixo cônico para a colagem na parte superior do corpo.

Copo

Aqui como fica o conjunto montado

Conjunto montado com a bomba

Bengala que leva o jato de água/ar até o plate.

Detalhe da montagem

Sistema de regulagem do skimmer

Detalhe da "régua deslizante" do controle do skimmer

MODIFICANDO O NEEDLE WELL PARA MESH WELL.

Primeiramente corta-se os pinos, deixando apenas 4 para ajudar na colagem do mesh

Detalhe após a colagem do mesh.

Obs: Mesh contruido à partir de uma esponja abrasiva da 3M.

Resultado de 1 dia de trabalho deste skimmer.

Abraços

Aquarista desde 1970
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Ref: Projeto de skimmer de baixo custo

Agradecendo ao Manochio pela paciencia e as fotos,e na ajuda do desenvolvimento do skimmer.
    segue a montagem;
    Patrick,fui jantar e o principal vem agóra,as MEDIDAS em MM para facilitar a construção.Qualquer tornearia tem condições de cortar e fazer os rebaixos para encaixe das peças.
    Respondendo suas perguntas:É pvc de 6 mm de expessura branco,mas pode ser polistireno alto impacto ,os dois tem preço muito baixo,e vc pode encontrar retalhos com quem trabalha com esses materiais.Acrilico tambem serve mas é bem mais caro,mas retalho é sempre mais barato.
    Quanto a modificação do impeller é hoje o que a de mais importante nesse skimmer e isso se deve ao José Manochio que acabou encontrando o material certo para montar.Vc não tem idéia quanto essa modificação é importante.Fácil,vc compre a bomba e depois ligue ela originalmente,vera muitas bolhas ,mas o diametro das bolhas é maior do que usando esse material,e num skimmer,o diametro da bolha é importante demais.Com esse material o diametro da bolha é diminuto e com isso vai tirar muito barro .

Vamos as medidas;

base; 150x110 mm
    corpo de pvc;100x 175 altura mm
    copo transparente;125 mm de altura - esse copo vc encontra na copafer-marca do copo -prime- exitoutilidades.com.br-note a curvatura do copo,importantíssimo.Vc corta a parte de cima ,tire 25 mm da parte superior para o encaixe do suporte do copo do skimmer.
    suporte marron -cano de 75 mm de pvc com 16 mm de altura, da tigre onde o torneiro faz dois rebaixos,um de 5 mm de profundidade com a medida externa para encaixe do copo.Do outro lado ele faz o encaixe conico para colar no copo PRIME,3 mm é suficiente.
    copinho menor - 50x60 mm de altura
    curva de 20 mm de pvc tigre e um pequeno pedaço de tubo de 20 mm de 35 mm de comprimento,encaixe na curva,note desenho na foto do skimmer já pronto,fáci de entender.
    união de 20 mm da tigre para colocar a bomba-como o cano da bomba é mais fino,vc precisa fazer uma bucha e colar no bico da bomba,assim para tirar a bomba é só desrosquear.
    altura do furo para colocar a bomba -mede 130 mm do corpo de pvc ,de baixo para cima,ver a foto,entendera.

montagem;
    faça o furo de 20 mm no corpo de pvc para o encaixe da bomba
    faça o furo de 20 mm no corpo de pvc 3 mm acima do corpo(parte de baixo ,veja foto) para saida da água -cole as tiras pretas para regulagem da altura da espuma quando funcionando
    cole o tubinho no rebaixo da base
    cole a curva com a união do lado de fóra do corpo
    cole o corpo de pvc no rebaixo da base
    cole o copo PRIME no corpo de pvc
    cole o cano com os rebaixos no copo PRIME
    na bomba vc deve cortar os pinos como na foto e colocar o impeller modificado com bonder,tem que fazer um furo no centro de 8 mm para encaixar no impeller original,use bonder.A peça tem que ter a altura um pouco menor que os pinos e o diametro deve ser de 28 mm total.Veja a foto.
    Colocar a mangueira e o silenciador que pode ser um tubinho de uso nos testes da alcon.
    Use,vai gostar,para aquários até 200 litros,funciona muito bem,mas se precidsar,como é muito barato ,faça dois e use num aquário maior.
    A bomba pronta para skimmer é a sarlo better 1.000 super silenciosa e depois tem que modificar o impeller que vai produzir 280 litros de ar hóra e o copo vc encontra na Starfish aquários,remetem pelo correio ,penso que custa 75,00 reais e o copo por volta de 40,00,não tenho certeza,veja no site deles.
    Prometido,feito.

Qualquer dúvida,estarei as ordens.
    Abraço

Basso
    Última edição por Joao_Basso; 23-04-2013 às 00:19.

Projeto muito interessante. Por favor, me tirem uma dúvida. Qual a especificação desta esponja da 3M? Pois já vou correr atrás do material e não quero correr o risco de comprar a esponja errada.
    Antonio Camino

Deus seja louvado!

Thumbs up Ref: Projeto de skimmer de baixo custo

Clap Clap Clap!!!

Certamente irei montar um para mim.
    Como estou começando meu projetinho de aquário, e como aprendi que com calma tudo sai mais barato e melhor.. este certamente será um projeto que irei me basear (talvez copiar literalmente )
    Excelente, super simples e didático!!

estou pensando em um aqua de aproximadamente 600 litros melhor dois skimmers deste ou será que aumentando um pouco o diâmetro e altura e usando uma Sarlo beter 2000 consigo um resultado bom para esta litragem?

Este projeto é recomendado para um aqua de quantos litros??

Enquanto escrevendo acho que já me decidi:
    Por ser "barato" Vou fazer um idêntico ao proposto e quem sabe depois com um pouco mais de experiência outro pouco maior, desta maneira ficaria com o menor de backup, pois já que este é o coração do sistema, melhor não arriscar a vida dos peixinhos e corais por pouco né!!!

Basso / Mannochio
    Obrigado pela contribuição!
    Saibam que estou aprendendo muito com os colegas!
    Aliás, pelo que estou vendo vou copiar muita coisa dos dois... outra coisa certa é o closed loop estilo Basso adoro visual clean!!!

quem sabe daqui alguns meses eu possa contribuir com algo também!! , poispor enquanto apenas lendo muito (e põe muito nisto!!) e organizando as idéias!!

Abraços!!

Marcel

Aquarista desde 1970
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Citação Postado originalmente por antonio camino Ver Post
    Projeto muito interessante. Por favor, me tirem uma dúvida. Qual a especificação desta esponja da 3M? Pois já vou correr atrás do material e não quero correr o risco de comprar a esponja errada.
    Scotbride da 3m,tem varios tipos,branca,verde e vinho.A vinho, modelo mais rigido é a melhor que usamos,já que tem material mais mole.Eu como fiz os skimmer para meus aquários,pedi para o torneiro fazer um vazador de aço e temperar, com o diametro externo de 28 mm e no mesmo no centro 8 mm.Coloco uma borracha em baixo e dou uma pancadinha com o martelo,a peça sai pronta,com uma tesoura, abaixo um pouco na altura para ter a altura dos pinos originais da bomba.Com um pouco de bonder,colo e em minutos coloco para funcionar.Fiz o vazador,pois esses impeller são faceis de trocar e a cada 4 meses efetuo a troca.Com um estilete levo 10 minutos para tirar e colar o novo.Em geral a placa de 100x250 mm custa R$3,50.Da pra fazer um monte de peças.Vc tambem pode cortar com uma tesoura a peça em formato quadrado colar no impeller e depois recortar redondo,fazer o furo com uma tampa de caneta cross daquelas antigas,que tem exatamente 8 mm,dá certinho .Ai é só abaixar um pouco na altura com uma tesoura.Não use broca que esgarça o material,tem que ser com um martelo e um vazador ou a tampinha de caneta.Pedi para fazer a vazador na tornearia e o preço foi muito baixo.Assim como vou usar para 2 skimmer já tenho tudo pronto.Qualquer dúvida,estarei as ordens.

Abraço

Basso
    Última edição por Joao_Basso; 23-04-2013 às 20:11.

até hoje ainda não acho essa esponja aki

Aquarista desde 1970
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Citação Postado originalmente por rafael s b s Ver Post
    até hoje ainda não acho essa esponja aki
    Copafer por aqui tem,loja que vende material abrasivo tambem tem.

Abraço

Basso

Isso sim é um tópico sobre montagem de um skimmer! Vou até tentar montar um. Me animou!
    Família Santos - Nova União - Jiu-jitsu

Muito bom o tópico!
    Essa SB 1000 com voluta e impeller modificado é o bixo, comprei as peças e fiz um upgrade em uma bomba que tinha parada aqui e tentei usar ela em um NAC QQ, que usa originalmente uma Atman 750. O negócio faz bolha demais, ficou até complicado regular o skimmer, pouco depois desmontei bomba e mantive a original mesmo rsss. Fica para um projeto futuro.
    Última edição por Marcelo Neto Lobato; 29-04-2013 às 13:33.

Aquarista desde 1970
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Citação Postado originalmente por Marcelo Neto Lobato Ver Post
    Muito bom o tópico!
    Essa SB 1000 com voluta e impeller modificado é o bixo, comprei as peças e fiz um upgrade em uma bomba que tinha parada aqui e tentei usar ela em um NAC QQ, que usa originalmente uma Atman 750. O negócio faz bolha demais, ficou até complicado regular o skimmer, pouco depois desmontei bomba e mantive a original mesmo rsss. Fica para um projeto futuro.
    E o mais importante Marcelo,o diametro das bolhas que essa modificação proporcionou.Cópia dos skimmers dos Hungaros.

Abraço

Basso

Basso, primeiramente obrigado e parabens pela iniciativa. venho estudando muito aqui no Ipaq pois tenho um projeto para um marinho de 108 lts (60x40X45). notei que vc sempre tem projetos FVM e isso facilita muito pra quem ta começando e não dispõe de muitos recursos, pois o investimento inicial é um pouco alto. isso tem sido um divisor de aguas para mim, tenho cálculado até mesmo quanto irei gastar com energia elétrica, sal etc. não quero montar um aquário e depois passar pela frustração de não aguentar mante-lo. mas enfim tenho algumas perguntas:
    1- sera que funcionaria bem com uma SB 2000, ou seria disperdicio de potencia/energia, levando em conta tbm a possibilidade de aumentar o diâmetro do corpo do skimmer?
    2- ja pensou em adapta-lo em um recirculante, o resultado fica bom?
    3- a principio iria fazer um skimmer inspirado no laranjinha pois li muito bem a respeito mas não consegui encontrar o corpo para comprar. liguei na sanemais, que vc deixou referencia mas eles não tinham. liguei tbm ai na JF basso e fui atendido muito bem mas infelizmente não tinham a peça tbm. Sabe onde posso encontrar?
    agora fiquei muito empolgado com esse projeto e acho que vou fazer um desse mesmo.
    grande abraço.

Citação Postado originalmente por Joao_Basso Ver Post
    E o mais importante Marcelo,o diametro das bolhas que essa modificação proporcionou.Cópia dos skimmers dos Hungaros.

Abraço

Basso
    Gostei da forma como fez esse mesh wheel, coisa de primeira.
    Com o que colou a espuma no impeller.

Grande Basso! sempre inovando! gostei muito desse skimmer!

acho q o inconveniente pra muitos sao esses trabalhos de usinagem, o que podiamos é fazer, é reunir uma galera que queira fazer um skimmer desse comprar as peças e levar num torneiro que faça todas as peças assim cada um teria seu kit pra montar em casa!

o que me dizem? quem se habilita?

abraços

Se o mestre me permite, vou invadir um pouco o tópico, mostrar o que achei de material e verificar onde podemos melhorar/facilitar a montagem.

Primeiro tive uma (loooonga) visita a Copafer, que para quem gosta de ferramentas e acessórios é uma delícia!!! (acho que é a mesma sensação que as mulheres tem quando vão ao shopping hehehehe).

Lá encontrei o copo que o BAsso se refere na montagem dele. Tinham poucas unidades e apenas na cor verde ou vermelha(optei pela verde).
    Achei ainda uma jarra do mesmo fabricante, com formato parecido, que estou pensando em usar na base para substituir o cano de PVC.
    A Scotch Brite, que na verdade fica na área de pintura, próximo as lixas (abrasivos) e outro pedaços de acrílico em geral.

Pois bem vamos as fotos e detalhes de cada peça:
    Copo (igual ao que o Basso usou:
    Código Copo.jpgCopo.jpg

Scotch (igual ao que o basso usou):
    P1060559.jpgP1060560.jpg
    Imagens Anexas Imagens Anexas

Continuando (só posso colocar 05 imagens por post)

A jarra para (tentar)substituir o cano de PVC:
    Boca Jarra.jpgFundo Jarra.jpgJarra.jpg

A jarra + Copo (o fundo da jarra tem a mesma medida ad boca do copo)
    Jarra + Copo + Tampa.jpgJarra + Copo.jpg

Notem que a jarra possui tampa, que tem um encaixe até legal, que acredito que possa utilizar como base, permitindo desmontagem para a limpeza.
    O bico da Jarra estou pensando em utilizar como saída do Skimmer colocando ali a "régua"para regulagem.

O que devo melhorar??
    Ficou muito alto? (pretendo acoplar um copo para skimmer como o basso fez, e não aquele pote da foto)
    A base mais larga e a redução lenta (curva exponencial) melhora o rendimento ou realmente é melhor uma seção reta de cano na base?

Bom espero ter ajudado ao menos com as fotos e código dos produtos...

Aquarista desde 1970
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Citação Postado originalmente por julio cezar vaz Ver Post
    Basso, primeiramente obrigado e parabens pela iniciativa. venho estudando muito aqui no Ipaq pois tenho um projeto para um marinho de 108 lts (60x40X45). notei que vc sempre tem projetos FVM e isso facilita muito pra quem ta começando e não dispõe de muitos recursos, pois o investimento inicial é um pouco alto. isso tem sido um divisor de aguas para mim, tenho cálculado até mesmo quanto irei gastar com energia elétrica, sal etc. não quero montar um aquário e depois passar pela frustração de não aguentar mante-lo. mas enfim tenho algumas perguntas:
    1- sera que funcionaria bem com uma SB 2000, ou seria disperdicio de potencia/energia, levando em conta tbm a possibilidade de aumentar o diâmetro do corpo do skimmer?
    2- ja pensou em adapta-lo em um recirculante, o resultado fica bom?
    3- a principio iria fazer um skimmer inspirado no laranjinha pois li muito bem a respeito mas não consegui encontrar o corpo para comprar. liguei na sanemais, que vc deixou referencia mas eles não tinham. liguei tbm ai na JF basso e fui atendido muito bem mas infelizmente não tinham a peça tbm. Sabe onde posso encontrar?
    agora fiquei muito empolgado com esse projeto e acho que vou fazer um desse mesmo.
    grande abraço.
    Copo e bomba sarlo better 1.000 para skimmer vc encontra na starfish aquários,para seu aquário é suficiente.11-42284259 das 13 as 18,45.O copo é o pequeno como o da foto.E na Copafer tem todo material restante a preço acessivel.

Abraço

Basso

Aquarista desde 1970
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Citação Postado originalmente por Marcel Barbosa Ver Post
    Continuando (só posso colocar 05 imagens por post)

A jarra para (tentar)substituir o cano de PVC:
    Boca Jarra.jpgFundo Jarra.jpgJarra.jpg

A jarra + Copo (o fundo da jarra tem a mesma medida ad boca do copo)
    Jarra + Copo + Tampa.jpgJarra + Copo.jpg

Notem que a jarra possui tampa, que tem um encaixe até legal, que acredito que possa utilizar como base, permitindo desmontagem para a limpeza.
    O bico da Jarra estou pensando em utilizar como saída do Skimmer colocando ali a "régua"para regulagem.

O que devo melhorar??
    Ficou muito alto? (pretendo acoplar um copo para skimmer como o basso fez, e não aquele pote da foto)
    A base mais larga e a redução lenta (curva exponencial) melhora o rendimento ou realmente é melhor uma seção reta de cano na base?

Bom espero ter ajudado ao menos com as fotos e código dos produtos...
    Ajudou e muito,agradeço,quanto ao copo vc encontra na starfish aquários ,42284259 das 13 as 18,45.Quanto a altura mantenha como mostrei no desenho,medidas são importantes.A jarra vai funcionar,com certeza.

Abraço

Basso
    Última edição por Joao_Basso; 09-05-2013 às 00:38.

Aquarista desde 1970
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Citação Postado originalmente por Marcelo Neto Lobato Ver Post
    Gostei da forma como fez esse mesh wheel, coisa de primeira.
    Com o que colou a espuma no impeller.
    Simples,superbonder,fácil ,se um dia precisar trocar a espuma.Eu troco a cada 3 ou 4 meses,custo quase zero.Um estilete tira em segundos.

Abraço

Basso

Boa tarde Senhores...

Bom, estou chegando agora aqui, mas prefiro elogiar esse tópico primeiro.

Muito boooooommmm mesmo esse passo a passo.... o melhor que já vi pela net... com medidas e tudo...

Parabéns Basso!!! e todos que estão contribuindo com o assunto.!!!

Ontem finalizei o skimmer e coloquei a criança pra funcionar... impressionante!! Isso pq ainda nem fui buscar
    o impeller modificado, vou semana que vem. Incrível como produz bolhas... mesmo com impeller original da
    SB 1000.... estou ansioso pra ver com o impeller NW....

Só estou com uma dúvida senhores, onde eu deixo o nível de água dentro do skimmer? O que vcs me recomendam?

Obrigado e vamos nos falando.

Parabéns mais uma vez!!

eu estou pensando e fazer um prototipo igual ao laranjinha só que menor e com a sb 1000

Tópicos Similares

1. Respostas: 20
    Último Post: 17-07-2013, 22:28
  2. Sistema de circulação de baixo custo by Basso
    Por Marcelo_Bertalha no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 57
    Último Post: 26-11-2012, 11:50
  3. Qual é o custo de uma Fazenda ? Projeto com custo
    Por Jairo_Ashino no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 24
    Último Post: 19-04-2007, 16:42

Bookmarks