IPAq
Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 105

Aquário quarentena - FAQ!

FAQ - Aquário quarentena

O que é quarentena?

Quarentena é um termo que só veio ser conhecido no século 18, depois que cientistas como Louis Pasteur descobriram que as doenças eram originadas por micro-organismos e que muitas eram contagiosas, ou eram transmitidas de um ser a outro.
    Ela surgiu com o conhecimento de que doentes transmitiam doenças a pessoas saudáveis através de seus líquidos biológicos (sangue, urina, secreções e fezes) e que era necessário isolar estes pacientes para não contaminar as pessoas saudáveis.
    Quarentena é, portanto, a reclusão de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou da data em que esse indivíduo sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção.

Porquê montar um aquário quarentena?

Com um aumento na popularidade do aquarismo, a demanda por peixes é crescente ano após ano. Este aumento resulta na importação de mais e mais peixes, os quais permanecem em contato uns com os outros durante várias etapas do processo de importação, desde a coleta, armazenamento, distribuição, envio, importador, lojista, até a chegada na casa do aquarista.
    O armazenamento em conjunto dos animais, com alta densidade, aumenta a probabilidade de uma doença oportunista se espalhar de um indivíduo doente ou portador para os demais animais saudáveis. A doença ou parasita pode se manifestar em qualquer momento da vida do animal, inclusive após a introdução no aquário final, resultando na contaminação dos peixes já residentes.
    Esta é a razão pela qual a posse de um aquário quarentena/hospital pelo aquarista responsável é obrigatória nos dias atuais.

O que estamos tentando evitar com a quarentena?

Mesmo sem entrar em muitos detalhes, podemos citar algumas “pragas” que podem ser evitadas pela quarentena:
    Peixes - íctio marinho (Cryptocaryon irritans), Oodinum (Amyloodinium), Brooklynella hostilis, Uronema, doença da pinta preta (black spot disease ou vermes Turbelários) e vários tipos de viroses, como a Linfocitose.
    Invertebrados - nudibrânquios predadores de montíporas, red bugs, white bugs, planárias, zoa pox, planárias predadoras de acroporas (AEFW), lesmas Pyramidellid (predadoras de tridacnas), etc.
    Rochas vivas às quais os corais vem aderidos - algas (bryopsis, filamentosas), aiptasias, mojanos, invertebrados sésseis, formas encistadas de parasitas, etc.

Mesmo sendo a quarentena tão importante, porque os aquaristas insistem em não possuí-la?

Apesar da importância, apenas algo em torno de 5% dos aquaristas possui uma quarentena.
    E as justificativas são diversas:
    Os peixes do meu lojista são saudáveis - entretanto, a maioria dos lojistas não quarentena os animais recém chegados da importadora, além de misturar novos peixes com aqueles que já estavam na bateria, favorecendo a propagação de parasitas;
    O custo para montar uma quarentena é alto - engana-se quem pensa assim, pois o custo de uma quarentena é bem inferior ao valor que será perdido em caso de mortandade de animais, além de não precisar de equipamentos caros;
    Trabalho adicional - a quarentena é um sistema pequeno e simples, sem necessidade de manutenções longas e trabalhosas como o aquário principal; necessita apenas de trocas parciais de água e testes para acompanhar possíveis acúmulos de amônia e nitrito.

Quais as vantagens de se quarentenar um animal?

A vantagem principal de se quarentenar um novo animal é evitar a contaminação do sistema e dos animais já residentes com possíveis parasitas ou pragas oportunistas.
    Há ainda uma segunda vantagem. Peixes sensíveis ou aqueles que sofreram muito estresse com o transporte até a residência do aquarista podem ter dificuldade em aceitar alimentos ou até mesmo morrer caso sejam molestados por outros animais agressivos. Desta forma, a sua manutenção em um aquário separado, no caso da quarentena, permite que ele se recupere e consiga se alimentar sem que sofra agressão, aumentando sua chance de sobreviver.
    A terceira vantagem é a possibilidade de tratar qualquer tipo de doença ou parasita com medicamentos que não poderiam ser utilizados no aquário principal, devido à presença de invertebrados, como são os casos de medicamentos baseados em cobre e formalina.
    A posse de um aquário quarentena / hospital também possibilita ao aquarista separar algum peixe do seu aquário que, por ventura, venha a precisar de um tratamento ou se recuperar de algum ferimento por acidente ou brigas.

6. Por quanto tempo devo quarentenar meus novos peixes?

Habitualmente fala-se em um período de 3 a 4 semanas de quarentena para novos animais.
    Com isto, consegue-se algo próximo dos 95% de certeza de que o ciclo de parasitas tenha-se concluído.
    Para 99% de certeza, a duração da quarentena pode chegar a 8 semanas ou 60 dias.
    Vale citar que, caso o animal apresente alguma doença e necessite de tratamento, a contagem do tempo de quarentena deve ser iniciada após o término do tratamento, quando o peixe não apresentar mais qualquer sinal de lesões.

Devo iniciar a quarentena dos novos peixes já com medicamentos na água?

Isto é algo controverso.
    Medicamentos para vermes e parasitas intestinais, como metronidazol e praziquantel, podem ser adicionados desde o princípio.
    Já medicamentos baseados em cobre ou formalina devem ser utilizados apenas após o peixe ter aceitado alimentos ou em caso de aparecimento de sinais de doenças. Isto por serem potencialmente tóxicos para os peixes.
    Lembre-se de só utilizar cobre com o controle por meio de testes da concentração na água! E prefira medicamentos menos tóxicos, como o cupramine (não ganho nada de propaganda, ok?).

Qual a litragem do aquário quarentena?

O tamanho ideal seria algo a partir de 100 litros. Entretanto, aquários com 40 a 50 litros podem ser suficientes, desde que não se quarentene animais muito grandes.
    Colocar uma grade ou tela sobre o aquário é bastante interessante, pois evita que os peixes pulem devido ao estresse e ao pequeno tamanho do aquário.

Qual o equipamento necessário para a quarentena?

A vantagem do aquário quarentena é que não precisa de efeito estético.
    Desta forma, não é necessário a presença de substrato ou rochas vivas. Basta um pedaço de cano ou um vaso cerâmico não utilizado, aonde o peixe possa se esconder, para evitar estresse adicional. Caso se utilize rochas ou substrato, vale citar que tudo que entre em contato com medicamentos à base de cobre ou formalina não pode ser colocado dentro de sistemas contendo invertebrados. E a presença de rochas e substrato aumenta a necessidade de medicamentos contendo cobre para se atingir a concentração desejada na água do aquário.
    Filtração - a presença de um filtro é desejável, para o controle de nutrientes. Um skimmer tipo hang on ou filtro externo contendo mídia para filtragem biológica ajuda a manter a qualidade da água. Caso não seja possível tê-los, faz-se necessário realizar trocas parciais de água com uma frequência maior. Carvão ativado e mídias removedoras de fosfato e nitrato podem ser utilizadas, mas caso se faça necessário o uso de medicamentos, elas devem ser removidas. Filtros UVs também devem ser desligados, caso se utilize cobre no sistema.
    Circulação - uma bomba de circulação ou um aerador são importantes para manter a oxigenação da água.
    Iluminação - deve-se manter uma luminária na quarentena, para que o peixe se acostume ao fotoperíodo e para facilitar a identificação de alguma doença. Não é preciso comprar luminárias caras ou de grande potência, basta que mantenha claridade suficiente.
    Controle de temperatura - Pequenos aquários tendem a oscilar muito os parâmetros. Assim, faz-se necessário a presença de um termômetro (qualquer um, mesmo os de vidro), termostato e, se possível, um ventilador ou outro método para manter a temperatura estável.
    Testes - os testes mínimos para uma quarentena são densidade (como não utiliza reposição automática, tem que medir diariamente a densidade), amônia (ammoalert é bem interessante, ou testes diários com outros tipos) e cobre (para manter a concentração necessária para erradicar parasitas).

Quais os medicamentos devo possuir?

Os medicamentos devem ser utilizados de acordo com o “diagnóstico" da doença:
    Cobre (sulfato de cobre, cupramine, etc) - oodinum, íctio
    Formalina - brooklynella;
    Metronidazol ou praziquantel - vermes ou parasitas intestinais;
    Eritromicina - infecções bacterianas, pop eye.
    Lembre-se de adicionar mais medicamentos sempre que fizer TPAs.

Algumas fotos de quarentenas:

Utilizando caixa plástica como quarentena:

Última edição por Júnio_Melo; 02-01-2014 às 14:59.
    Vai comprar um novo peixe? Quer saber mais sobre ele? Pergunte aqui antes!!
    Meu aquário atual - Aqua 3.0

Ref: Aquário quarentena - FAQ!

Por se tratar de um FAQ, qualquer nova pergunta é muito bem vinda!

Junio, parabéns pelo tópico. Excelente as suas orientações confirmando a importância de um aquário quarentena
    Abaixo vai o vídeo do curso do Basso reforçando suas idéias

Vou deixar abaixo como é a quarentena do própro Basso, e acho que seria bem interessante se pudessemos postar como são montadas as quarentenas dos usuários do Ipaq, no tipo "Mostre sua Quarentena". Certamente seria algo que enriqueceria o post e esclareceria muitas dúvias...
    Tentarei postar a minha depois
    Abraços
    Citação Postado originalmente por Joao_Basso Ver Post
    Aquaristas
    Vou resumir aqui o que faço para quarentenar um peixe.As fotos que o Walmyr postou a meu pedido,é a maneira que eu mais usei para quarentenar um peixe,isso são passados mais de 30 anos.

A primeira foto mostra uma caixinha de vidro na cor fume (aquário hospital),com capacidade para 15 litros de água liquidos bem fechada para evitar que o peixe pule.Somente vidro,com um filtro da aquaclear ,um termostato e aquele cano que capta água eu ainda preciso tirar a gradinha e prolongar até o fundo deixando dois milimetros ali somente a boca do tubo para recolher os dejetos do peixe.No filtro uso somente perlon que troco todos os dias durante o tratamento..Coloco um t de pvc para abrigo do peixe a noite.
    Procedimento:Quando compro um peixe,coloco água do aquário principal onde mais tarde vou colocar o peixe.Tiro 15 litros e imediatamente coloco água nova no lugar da que eu tirei, que já tenho preparado antes num tambor.Nesse tambor eu faço 65 litros de água que é o que eu vou usar no que chamo de aquário hospital durante 6 dias. Não esqueça á agua tem que estar na mesma densidade do aquário principal.Todos os dias eu tiro 10 litros do aquário principal e coloco no hospital,sifonando antes o fundo.Nesse hospital eu coloco o remédio mantendo 0,4 de cobre constante,para isso temos que ter o teste de cobre.Ictio e odinium que são as doenças mais comuns,eu aprendi que elas levam 36 hóras para sair do peixe e se reproduzir.Tambem aprendi que o cobre só mata
    a doença quando se encontra fóra do peixe.Sempre procedi dessa forma,seis dias de cobre constante e sempre eliminei a doença.Não esquecer do t de pvc para o peixe ter um abrigo a noite.A movimentação no aquário hospital com esse filtro é perfeita e forte como deve ser um aquário.Com forte movimentação de água,o muco protetor do peixe cicratiza mais rapido da pega por redes,e mais coisas que precisaria escrever aqui.Quando termino de usar o aquário hospital,lavo tudo e deixo seco.
    Na foto seguinte,é um aquário com 58 litros liquido,com duas torres de filtro biológico e as famosas plaquinhas.Ali coloco conchas moidas pega na praia dentro d'água,e trago num balde com tampa e coberto de água acima do cascalho para manter as bactérias vivas,ai coleto 60 litros de água natural e duas pedras.Chego em casa o mais rapido possivel e monto imediatamente.Com o recurso de hoje,coloco um biodigest e pronto.Ligo o termostato e regulo para 26 graus.Coloco mudas de caulerpa e faço uma marca no aquário para o nivel de água eu poder manter constante.Completo todos os dias com água da rede,sem ser deionizada ou de reverse,já que nessa água temos fosfatos e outros elementos que faz com que a caulerpa cresça muito bem.A iluminação é feita com uma lampada fluorecente de 15 watz ,grolux para crescimento das plantas de áquarios de água doce.Éla é meio rosada.A caulerpa não suporta mudanças de densidade brusca.Depois de um mes mais ou menos,cresce tanto que sou obrigado a poda-las.Nesse sistema,depois dos seis dias no aquário hospital,passo o peixe para a quarentena e ai não uso nenhum medicamento,deixo por quarenta dias e depois passo para o aquário principal.Para passar para o principal,o ideal e ter uma caixa de acrilico onde possamos pendurar na superfície do aquário e deixar o peixe por uns dias ali para os peixes antigos irem vendo e se acostumando com o futuro novo morador.Nesse aquário de quarentena a caulerpa da um efeito muito natural e o peixe logo se acalma.Logo que monto,trago se possivel um pequeno blenio pego nas piscinas que se formam quando a maré baixa.Assim começo a alimentar e fechar o ciclo.O blenio é muito resistente.Esse aquário tem que ficar montado para sempre,para quando precisar quarentenar um peixe ele já ter um equilibrio perfeito.Não uso carvão,somente troco 10% ao mes.
    ...
    Fui longo,mas qualquer dúvida posso explica melhor.Quanto a quarentena e o hospital,isso é uma forma pessoal minha de tratamento,que adquiri com a pratica ao longo dos anos e não quer dizer que eu esteja totalmente correto.Para mim funciona.

Abraço

Basso
    Meus aquários:
    Marinho: School Reef
    Doce: aquário sob a escada
    Novo Projeto: Guaratinguetá Reef

Citação Postado originalmente por Júnio_Melo Ver Post
    Por se tratar de um FAQ, qualquer nova pergunta é muito bem vinda!
    Ola Junio. Parabens pelo texto. Muito elucidativo. Desculpe se a pergunta for muito basica. Montei agora meu aquario (2 meses) e ainda não montei a quarentena e sempre que penso em monta-la não consigo imagina-la com a simplicidade descrita acima. A grande questão que sempre volta à minha mente é que instalamos diversos equipamentos e os mais variados aparatos no aquario principal para propiciar um equilibrio adequado ao sistema e aos seus habitantes e quando vamos para o aquario de quarentena falamos de um simples filtro aquaclear com algumas midias filtrantes, um termostato e alguma movimentação de agua e quase nenhuma iluminação. Isto certamente não será um ambiente adequado aos animais que ali viverão por 40 a 60 dias, e, imagino eu com alto risco de desenvolver doença e mesmo morrer em função das condições oferecidas. Estou muito longe da realidade?

Por favor me ajude a derrubar este "mito" ou crença que criei, se é que ela não é verdadeira (rsrs).

Abs

Abs

Citação Postado originalmente por Sergio Zamora Ver Post
    Ola Junio. Parabens pelo texto. Muito elucidativo. Desculpe se a pergunta for muito basica. Montei agora meu aquario (2 meses) e ainda não montei a quarentena e sempre que penso em monta-la não consigo imagina-la com a simplicidade descrita acima. A grande questão que sempre volta à minha mente é que instalamos diversos equipamentos e os mais variados aparatos no aquario principal para propiciar um equilibrio adequado ao sistema e aos seus habitantes e quando vamos para o aquario de quarentena falamos de um simples filtro aquaclear com algumas midias filtrantes, um termostato e alguma movimentação de agua e quase nenhuma iluminação. Isto certamente não será um ambiente adequado aos animais que ali viverão por 40 a 60 dias, e, imagino eu com alto risco de desenvolver doença e mesmo morrer em função das condições oferecidas. Estou muito longe da realidade?

Por favor me ajude a derrubar este "mito" ou crença que criei, se é que ela não é verdadeira (rsrs).

Abs

Abs
    oi Sérgio
    Como vai?
    Não deixo de te dar razão sobre o excesso de simplicidade em um aquário hospital. O ideal seria termos um aquário tão grande quanto o principal para abrigar nossos animais durante o display. Mas é algo inviável. Manter um aquário grande para quarentena.
    E também questiono até que ponto seria ideal. Até porquê seria necessário um terceiro aquário para ser o hospital.
    Mas a quarentena pode ser um aquário com sump, skimmer, iluminação de ponta, substrato e rochas. Ciclado e tudo. O meu é um boyu TL 550 com iluminação por leds e skimmer boyu nacqq e um chiller 1/8HP. Mas volta ao ponto de, em caso de necessidade de um hospital, precisar de um outro aquário.
    Iluminação de ponta para peixes é desnecessário. Basta que eles tenham uma iluminação para manter o ciclo circadiano. Caso vá quarentenar corais, aí a iluminação mais forte se faz necessária.
    Skimmer só tira 30% da matéria orgânica do aquário. Então ajuda, mas não é o mais importante. Filtragem biológica seria mais importante, mas em caso de medicamentos, elas morrem. Daí a necessidade de se fazer TPAs frequentes.
    O mais importante é uma circulação eficaz e controle de temperatura.
    E, por último, o grande ponto.
    Parasitas com alta virulência se desenvolvem em qualquer tipo de ambiente. Pode ser na quarentena, pode ser no aquário mais desenvolvido. Qual a diferença?
    Na quarentena, o parasita se desenvolve, mas quando sai para a fase livre (fora do peixe) é morto pela hipossalinidade ou algum medicamento.
    No aquário principal o parasita sai do peixe, faz a fase no substrato, libera milhares de formas infectantes, que vão retornar para o peixe já doente (autoreinfestação, que é um grande agravante na saúde do peixe) e também para todos os outros peixes do seu aquário.
    Saldo?
    Na quarentena - o peixe tem uma chance de melhorar; não só por evitar a auto reinfestação, mas porque ele pode se alimentar sem ser perseguido por algum peixe mais velho no aquário.
    No display - tanto o peixe novo quanto todos os outros tem chance de se infestar e morrer; sem contar a contaminação do aquário, colocando em risco todos os novos peixes que você introduzir a partir deste momento.

Quarentena é assim. A gente só percebe o quanto é importante no dia em que perde todos os peixes para um oodinum, por exemplo.
    E eu não fujo a esta regra.
    Não tinha quarentena. Tinha peixes lindos e antigos no meu aquário. Um dia, um amigo desmontou o aqua dele e me deu um hepatus, com ele há mais de um ano. O hepatus morreu em dois dias e 4 dos meus 6 tangs (sendo 2 hepatus, 1 achilles e 1 powder blue) morreram em uma semana, sem contar dois pseudochromis, um clown goby, dois palhaços saddleback, um purple firefish e alguns outros peixes. Foi quando adquiri este boyu, transferi todos os meus peixes restantes, tratei com cobre, salvei os que restaram e comecei a quarentenar tudo.

De vez em quando morre algum peixe na quarentena. A maioria das vezes por não aceitar alimentos. Mas aí eu te pergunto: qual a chance de este mesmo peixe morrer no aquário principal?
    Nunca mais perdi um peixe por parasitas.

Abraço e espero que leve muito em consideração a montagem de uma quarentena!

Que tragédia hein Junio. Muito triste quando isto acontece. Novamente obrigado pelos esclarecimentos. De fato quarentena é como seguro, voce somente dá valor quando utiliza.

Acho que o meu grande desafio para montar a quarentena aqui será, além de converser a patroa a ter mais um aquario no apartamento (rsrs alias ainda não sei onde), a questão da temperatura. A circulação e filtragem são simples de se resolver, porém a temperatura aqui no RJ no verão tem sido muito alta. A proposito, para peixes, vc acha que algo como 29 graus seria aceitavel para a quarentena (no display principal eu tenho chiller a 25 graus).

Abs

Citação Postado originalmente por Sergio Zamora Ver Post
    Que tragédia hein Junio. Muito triste quando isto acontece. Novamente obrigado pelos esclarecimentos. De fato quarentena é como seguro, voce somente dá valor quando utiliza.

Acho que o meu grande desafio para montar a quarentena aqui será, além de converser a patroa a ter mais um aquario no apartamento (rsrs alias ainda não sei onde), a questão da temperatura. A circulação e filtragem são simples de se resolver, porém a temperatura aqui no RJ no verão tem sido muito alta. A proposito, para peixes, vc acha que algo como 29 graus seria aceitavel para a quarentena (no display principal eu tenho chiller a 25 graus).

Abs
    29 graus está no limite, mas peixes toleram melhor que os corais. Para corais é muito! Para peixes, dá pra levar. Inclusive alguns aquaristas recomendam manter uma temperatura um pouco mais alta na quarentena para acelerar o ciclo de algum parasita.
    Quanto ao aquário quarentena, não precisa necessáriamente ser um aquário. Compra uma caixa plástica destas brancas da marfinite. Enche de água salgada e usa como quarentena! E quando acabar a quarentena, esvazia, lava e guarda dentro do armário! Acho que tem caixa com mais de 100L!

oi Sérgio
    Como vai?
    Não deixo de te dar razão sobre o excesso de simplicidade em um aquário hospital. O ideal seria termos um aquário tão grande quanto o principal para abrigar nossos animais durante o display. Mas é algo inviável. Manter um aquário grande para quarentena.
    E também questiono até que ponto seria ideal. Até porquê seria necessário um terceiro aquário para ser o hospital.
    Mas a quarentena pode ser um aquário com sump, skimmer, iluminação de ponta, substrato e rochas. Ciclado e tudo. O meu é um boyu TL 550 com iluminação por leds e skimmer boyu nacqq e um chiller 1/8HP. Mas volta ao ponto de, em caso de necessidade de um hospital, precisar de um outro aquário.
    Iluminação de ponta para peixes é desnecessário. Basta que eles tenham uma iluminação para manter o ciclo circadiano. Caso vá quarentenar corais, aí a iluminação mais forte se faz necessária.
    Skimmer só tira 30% da matéria orgânica do aquário. Então ajuda, mas não é o mais importante. Filtragem biológica seria mais importante, mas em caso de medicamentos, elas morrem. Daí a necessidade de se fazer TPAs frequentes.
    O mais importante é uma circulação eficaz e controle de temperatura.
    E, por último, o grande ponto.
    Parasitas com alta virulência se desenvolvem em qualquer tipo de ambiente. Pode ser na quarentena, pode ser no aquário mais desenvolvido. Qual a diferença?
    Na quarentena, o parasita se desenvolve, mas quando sai para a fase livre (fora do peixe) é morto pela hipossalinidade ou algum medicamento.
    No aquário principal o parasita sai do peixe, faz a fase no substrato, libera milhares de formas infectantes, que vão retornar para o peixe já doente (autoreinfestação, que é um grande agravante na saúde do peixe) e também para todos os outros peixes do seu aquário.
    Saldo?
    Na quarentena - o peixe tem uma chance de melhorar; não só por evitar a auto reinfestação, mas porque ele pode se alimentar sem ser perseguido por algum peixe mais velho no aquário.
    No display - tanto o peixe novo quanto todos os outros tem chance de se infestar e morrer; sem contar a contaminação do aquário, colocando em risco todos os novos peixes que você introduzir a partir deste momento.

Quarentena é assim. A gente só percebe o quanto é importante no dia em que perde todos os peixes para um oodinum, por exemplo.
    E eu não fujo a esta regra.
    Não tinha quarentena. Tinha peixes lindos e antigos no meu aquário. Um dia, um amigo desmontou o aqua dele e me deu um hepatus, com ele há mais de um ano. O hepatus morreu em dois dias e 4 dos meus 6 tangs (sendo 2 hepatus, 1 achilles e 1 powder blue) morreram em uma semana, sem contar dois pseudochromis, um clown goby, dois palhaços saddleback, um purple firefish e alguns outros peixes. Foi quando adquiri este boyu, transferi todos os meus peixes restantes, tratei com cobre, salvei os que restaram e comecei a quarentenar tudo.

De vez em quando morre algum peixe na quarentena. A maioria das vezes por não aceitar alimentos. Mas aí eu te pergunto: qual a chance de este mesmo peixe morrer no aquário principal?
    Nunca mais perdi um peixe por parasitas.

Abraço e espero que leve muito em consideração a montagem de uma quarentena!
    Junio boa tarde.

Como sabe ainda estou na fase inicial do aquarismo marinho. Ainda bem que não estou com pressa em ter peixes e corais em meu aqua por ainda entender que ajustes devem ser feitos, como por exemplo, meu chiller para o lado de fora da casa (95% pronto - amanhã já estará concluído!).

O próximo passo será justamente a quarentena e ainda estou lendo sobre o assunto. Como dito anteriormente somente 5% da turma possuem e poucas fotos de quarentenas são vistas...é possível postar a tua com maiores detalhes para pobres mortais que nem eu poder absorver melhor seu funcionamento?

Teria mais fotos de quarentenas??

Abraços.

Germano.

Ps.: Mais uma vez sendo o chato da vez....desculpas antecipadas a todos....

Esta é a minha:

Algumas outras fotos da net:

Utilizando caixa plástica:

Lembrei-me de algo! Quem quiser colocar macroalgas na quarentena, ajuda a eliminar amônia! Algas retiram a amônia direto da coluna d'água.

Boa tarde, ja venho lendo o forum a algum tempo, cuja ajuda foi de suma importancia para realizacao de um grande sonho que é um aquario marinho. Ja estou finalizando a montagem e me surgiu uma duvida na questao quarentena. Ja tenho uma lista de peixes que pretendo
    Ter, gostaria de saber se o ideaL seria quarentenalos 1 de cada vez, ou posso quarentenar maïs de 1 peixe por vez, claro respeitando a capacidade do aquario quarentena, e possui 60 litros e segue as dicas aqui fornecidas.
    Obrigado

Citação Postado originalmente por José Roberto Fernandes Ver Post
    Boa tarde, ja venho lendo o forum a algum tempo, cuja ajuda foi de suma importancia para realizacao de um grande sonho que é um aquario marinho. Ja estou finalizando a montagem e me surgiu uma duvida na questao quarentena. Ja tenho uma lista de peixes que pretendo
    Ter, gostaria de saber se o ideaL seria quarentenalos 1 de cada vez, ou posso quarentenar maïs de 1 peixe por vez, claro respeitando a capacidade do aquario quarentena, e possui 60 litros e segue as dicas aqui fornecidas.
    Obrigado

Oi José Roberto.
    Seja bem vindo!
    Que bom ver que o IPAq está te ajudando a realizar um sonho, e ainda mais da maneira correta! Já com uma quarentena!
    Nada impede que você quarentene mais de um peixe ao mesmo tempo. Mas tem que tomar alguns cuidados:
    1. a quarentena não tem grande capacidade desnitrificante, de tal forma que quanto mais animais, maior o risco de elevações de amônia até níveis tóxicos. Então, muito cuidado e muitas TPAs!
    2. animais recém chegados podem estar de tal forma estressados que não se alimentam ou alimentam muito pouco; ter um aquário sem peixes para agredi-lo ou estressar ainda mais aumenta a chance de ele se recuperar e alimentar;
    3. quanto mais animais, maior a probabilidade de algum deles portar um parasita e acabar transmitindo aos demais;
    4. não adicione um animal à quarentena, quando ela já está ocupada por outro peixe; a contagem de tempo volta à estaca inicial, além do peixe recém introduzido poder ser mal recebido pelo outro que já estava aclimatado.

Muito obrigado junior, certamente se hoje estou prestes a concretizar este sonho devo muito ao ipaq que ajudou a derrubar varios mitos sobre o aquarismo marinho.já esperei tanto tempo nao vou me afobar bem agora na reta final, farei a quarentena individualmente mesmo Nao querendo abusar da tua boa vontade, mas li muito que se deve quarentenar os corais tambem porem nao achei nada a respeito desta quarentena, minha duvida é, tenho que ter uma iluminacao como a do aquario, ou posso utilizar apenas t5 luz do dia, destas comuns mesmo? Pretendo adquirir softs e alguns lps. Maïs uma vez, muito obrigado pela atencao.

Citação Postado originalmente por José Roberto Fernandes Ver Post
    Muito obrigado junior, certamente se hoje estou prestes a concretizar este sonho devo muito ao ipaq que ajudou a derrubar varios mitos sobre o aquarismo marinho.já esperei tanto tempo nao vou me afobar bem agora na reta final, farei a quarentena individualmente mesmo Nao querendo abusar da tua boa vontade, mas li muito que se deve quarentenar os corais tambem porem nao achei nada a respeito desta quarentena, minha duvida é, tenho que ter uma iluminacao como a do aquario, ou posso utilizar apenas t5 luz do dia, destas comuns mesmo? Pretendo adquirir softs e alguns lps. Maïs uma vez, muito obrigado pela atencao.

Aproveitando a deixa do J. Roberto, pergunto o que deveríamos observar de anormalidades nos corais nesta etapa??

Também tenho dúvida quanto à quarentenar corais.
    Como deve ser o procedimento?

Quarentena de corais segue a mesma idéia da de peixes, dando tempo para que possíveis pragas apareçam e possam ser erradicadas antes da introdução no aquário.
    O ideal para corais é ter um aquário bem estabilizado e com boa iluminação e filtragem. Nisto eles diferem da quarentena para peixes, que é mais simples.
    Antes da introdução na quarentena, pode-se fazer um banho no coral com medicamentos como coral dip RX ou coral revive.
    O que se procura no coral durante a quarentena:
    - red bugs
    - white bugs
    - planárias
    - planárias comedoras de acroporas (AEFW)
    - nudibrânquios comedores de montíporas
    - ovos de alguma destas pragas
    - aiptasias
    - algas indesejáveis (valônias, bryopsis, filamentosas - derbésias)

Excelente tópico Júnio! Quanto a quarentena para corais, o que podemos assumir como "iluminação padrão"?

Euler
    NON DVCOR DVCO

Citação Postado originalmente por Euler_Kernighan Ver Post
    Excelente tópico Júnio! Quanto a quarentena para corais, o que podemos assumir como "iluminação padrão"?

Oi Euler!
    A iluminação para uma quarentena de corais deve ser a mais próxima possível do aqua principal. Devido ao inconveniente do controle de temperatura, leds são mais viáveis.
    A minha tem 12 leds cree 3W (6 brancos e 6 azuis) na tampa do boyu TL550.

Júnio.
    Parabéns pelo tópico.

Também tenho uma dúvida.

Irei começar a cíclar meu aquario a semana que vem. E quando for colocar vida, devo colocar em quarentena antes? Ou não tem necessidade?
    Devemos colocar os pagurus também?

Abraços.

Elder Xavier

Oi Euler!
    A iluminação para uma quarentena de corais deve ser a mais próxima possível do aqua principal. Devido ao inconveniente do controle de temperatura, leds são mais viáveis.
    A minha tem 12 leds cree 3W (6 brancos e 6 azuis) na tampa do boyu TL550.
    show de bola! sempre tive dúvida em como fazer uma quarentena compartilhada para peixes e corais. Como somente para peixes a iluminação é "quase nula", nunca dei muita importância para quarentenar corais. A verdade é que nunca quarentenei corais, mas depois dos relatos sobre AEFW e afins, quarentenar corais não é só um capricho.

---

off-topic: a foto de seu avatar é no zoo de san luján?

Abs!
    Euler
    NON DVCOR DVCO

Ainda sobre a quarentena de corais, podemos quarentenar peixes e corais juntos?
    No caso de uma quarentena só para corais, um aquário com um rio nano skimmer é suficiente? Uma vez que não tenha peixes, imagino que a carga orgânica fica bem reduzida.
    E sobre a iluminação, há algum prejuízo para o coral se eu quarentenar com lâmpada fluorescente caso meu aquário seja de led? Eu imaginei montar um aquário quarentena para corais comprido, estreito e baixo, algo como 50x10x10, assim pode-se quarentenar vários corais com uma lâmpada só sem ocupar muito espaço. Você acha viável?
    Eu gostaria de saber também sobre a quarentena de outros tipos de animais, como camarões, estrelas do mar, paguros, etc...Há algo de diferente para se fazer? Ou para estes animais não há necessidade de quarentenar?
    Obrigado e parabéns pelo tópico, um dos mais importantes do fórum.

Tópicos Similares

1. Aquário de Quarentena
    Por Joao_Basso no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 49
    Último Post: 05-11-2013, 11:07
  2. AQUARIO QUARENTENA
    Por Paulo_E_Lourenço no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 5
    Último Post: 16-02-2008, 04:28
  3. Aquário quarentena
    Por Luis_Fernandes no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 17