IPAq
Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 105
  1. #1

    Aquário quarentena - FAQ!

    FAQ - Aquário quarentena

    O que é quarentena?

    Quarentena é um termo que só veio ser conhecido no século 18, depois que cientistas como Louis Pasteur descobriram que as doenças eram originadas por micro-organismos e que muitas eram contagiosas, ou eram transmitidas de um ser a outro.
    Ela surgiu com o conhecimento de que doentes transmitiam doenças a pessoas saudáveis através de seus líquidos biológicos (sangue, urina, secreções e fezes) e que era necessário isolar estes pacientes para não contaminar as pessoas saudáveis.
    Quarentena é, portanto, a reclusão de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou da data em que esse indivíduo sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infecção.

    Porquê montar um aquário quarentena?

    Com um aumento na popularidade do aquarismo, a demanda por peixes é crescente ano após ano. Este aumento resulta na importação de mais e mais peixes, os quais permanecem em contato uns com os outros durante várias etapas do processo de importação, desde a coleta, armazenamento, distribuição, envio, importador, lojista, até a chegada na casa do aquarista.
    O armazenamento em conjunto dos animais, com alta densidade, aumenta a probabilidade de uma doença oportunista se espalhar de um indivíduo doente ou portador para os demais animais saudáveis. A doença ou parasita pode se manifestar em qualquer momento da vida do animal, inclusive após a introdução no aquário final, resultando na contaminação dos peixes já residentes.
    Esta é a razão pela qual a posse de um aquário quarentena/hospital pelo aquarista responsável é obrigatória nos dias atuais.

    O que estamos tentando evitar com a quarentena?

    Mesmo sem entrar em muitos detalhes, podemos citar algumas “pragas” que podem ser evitadas pela quarentena:
    Peixes - íctio marinho (Cryptocaryon irritans), Oodinum (Amyloodinium), Brooklynella hostilis, Uronema, doença da pinta preta (black spot disease ou vermes Turbelários) e vários tipos de viroses, como a Linfocitose.
    Invertebrados - nudibrânquios predadores de montíporas, red bugs, white bugs, planárias, zoa pox, planárias predadoras de acroporas (AEFW), lesmas Pyramidellid (predadoras de tridacnas), etc.
    Rochas vivas às quais os corais vem aderidos - algas (bryopsis, filamentosas), aiptasias, mojanos, invertebrados sésseis, formas encistadas de parasitas, etc.

    Mesmo sendo a quarentena tão importante, porque os aquaristas insistem em não possuí-la?

    Apesar da importância, apenas algo em torno de 5% dos aquaristas possui uma quarentena.
    E as justificativas são diversas:
    Os peixes do meu lojista são saudáveis - entretanto, a maioria dos lojistas não quarentena os animais recém chegados da importadora, além de misturar novos peixes com aqueles que já estavam na bateria, favorecendo a propagação de parasitas;
    O custo para montar uma quarentena é alto - engana-se quem pensa assim, pois o custo de uma quarentena é bem inferior ao valor que será perdido em caso de mortandade de animais, além de não precisar de equipamentos caros;
    Trabalho adicional - a quarentena é um sistema pequeno e simples, sem necessidade de manutenções longas e trabalhosas como o aquário principal; necessita apenas de trocas parciais de água e testes para acompanhar possíveis acúmulos de amônia e nitrito.

    Quais as vantagens de se quarentenar um animal?

    A vantagem principal de se quarentenar um novo animal é evitar a contaminação do sistema e dos animais já residentes com possíveis parasitas ou pragas oportunistas.
    Há ainda uma segunda vantagem. Peixes sensíveis ou aqueles que sofreram muito estresse com o transporte até a residência do aquarista podem ter dificuldade em aceitar alimentos ou até mesmo morrer caso sejam molestados por outros animais agressivos. Desta forma, a sua manutenção em um aquário separado, no caso da quarentena, permite que ele se recupere e consiga se alimentar sem que sofra agressão, aumentando sua chance de sobreviver.
    A terceira vantagem é a possibilidade de tratar qualquer tipo de doença ou parasita com medicamentos que não poderiam ser utilizados no aquário principal, devido à presença de invertebrados, como são os casos de medicamentos baseados em cobre e formalina.
    A posse de um aquário quarentena / hospital também possibilita ao aquarista separar algum peixe do seu aquário que, por ventura, venha a precisar de um tratamento ou se recuperar de algum ferimento por acidente ou brigas.

    6. Por quanto tempo devo quarentenar meus novos peixes?

    Habitualmente fala-se em um período de 3 a 4 semanas de quarentena para novos animais.
    Com isto, consegue-se algo próximo dos 95% de certeza de que o ciclo de parasitas tenha-se concluído.
    Para 99% de certeza, a duração da quarentena pode chegar a 8 semanas ou 60 dias.
    Vale citar que, caso o animal apresente alguma doença e necessite de tratamento, a contagem do tempo de quarentena deve ser iniciada após o término do tratamento, quando o peixe não apresentar mais qualquer sinal de lesões.

    Devo iniciar a quarentena dos novos peixes já com medicamentos na água?

    Isto é algo controverso.
    Medicamentos para vermes e parasitas intestinais, como metronidazol e praziquantel, podem ser adicionados desde o princípio.
    Já medicamentos baseados em cobre ou formalina devem ser utilizados apenas após o peixe ter aceitado alimentos ou em caso de aparecimento de sinais de doenças. Isto por serem potencialmente tóxicos para os peixes.
    Lembre-se de só utilizar cobre com o controle por meio de testes da concentração na água! E prefira medicamentos menos tóxicos, como o cupramine (não ganho nada de propaganda, ok?).

    Qual a litragem do aquário quarentena?

    O tamanho ideal seria algo a partir de 100 litros. Entretanto, aquários com 40 a 50 litros podem ser suficientes, desde que não se quarentene animais muito grandes.
    Colocar uma grade ou tela sobre o aquário é bastante interessante, pois evita que os peixes pulem devido ao estresse e ao pequeno tamanho do aquário.

    Qual o equipamento necessário para a quarentena?

    A vantagem do aquário quarentena é que não precisa de efeito estético.
    Desta forma, não é necessário a presença de substrato ou rochas vivas. Basta um pedaço de cano ou um vaso cerâmico não utilizado, aonde o peixe possa se esconder, para evitar estresse adicional. Caso se utilize rochas ou substrato, vale citar que tudo que entre em contato com medicamentos à base de cobre ou formalina não pode ser colocado dentro de sistemas contendo invertebrados. E a presença de rochas e substrato aumenta a necessidade de medicamentos contendo cobre para se atingir a concentração desejada na água do aquário.
    Filtração - a presença de um filtro é desejável, para o controle de nutrientes. Um skimmer tipo hang on ou filtro externo contendo mídia para filtragem biológica ajuda a manter a qualidade da água. Caso não seja possível tê-los, faz-se necessário realizar trocas parciais de água com uma frequência maior. Carvão ativado e mídias removedoras de fosfato e nitrato podem ser utilizadas, mas caso se faça necessário o uso de medicamentos, elas devem ser removidas. Filtros UVs também devem ser desligados, caso se utilize cobre no sistema.
    Circulação - uma bomba de circulação ou um aerador são importantes para manter a oxigenação da água.
    Iluminação - deve-se manter uma luminária na quarentena, para que o peixe se acostume ao fotoperíodo e para facilitar a identificação de alguma doença. Não é preciso comprar luminárias caras ou de grande potência, basta que mantenha claridade suficiente.
    Controle de temperatura - Pequenos aquários tendem a oscilar muito os parâmetros. Assim, faz-se necessário a presença de um termômetro (qualquer um, mesmo os de vidro), termostato e, se possível, um ventilador ou outro método para manter a temperatura estável.
    Testes - os testes mínimos para uma quarentena são densidade (como não utiliza reposição automática, tem que medir diariamente a densidade), amônia (ammoalert é bem interessante, ou testes diários com outros tipos) e cobre (para manter a concentração necessária para erradicar parasitas).

    Quais os medicamentos devo possuir?

    Os medicamentos devem ser utilizados de acordo com o “diagnóstico" da doença:
    Cobre (sulfato de cobre, cupramine, etc) - oodinum, íctio
    Formalina - brooklynella;
    Metronidazol ou praziquantel - vermes ou parasitas intestinais;
    Eritromicina - infecções bacterianas, pop eye.
    Lembre-se de adicionar mais medicamentos sempre que fizer TPAs.

    Algumas fotos de quarentenas:


    Utilizando caixa plástica como quarentena:



    Última edição por Júnio_Melo; 02-01-2014 às 14:59.
    Vai comprar um novo peixe? Quer saber mais sobre ele? Pergunte aqui antes!!
    Meu aquário atual - Aqua 3.0

  2. #2

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Por se tratar de um FAQ, qualquer nova pergunta é muito bem vinda!
    Vai comprar um novo peixe? Quer saber mais sobre ele? Pergunte aqui antes!!
    Meu aquário atual - Aqua 3.0

  3. #3

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Junio, parabéns pelo tópico. Excelente as suas orientações confirmando a importância de um aquário quarentena
    Abaixo vai o vídeo do curso do Basso reforçando suas idéias

    Vou deixar abaixo como é a quarentena do própro Basso, e acho que seria bem interessante se pudessemos postar como são montadas as quarentenas dos usuários do Ipaq, no tipo "Mostre sua Quarentena". Certamente seria algo que enriqueceria o post e esclareceria muitas dúvias...
    Tentarei postar a minha depois
    Abraços
    Citação Postado originalmente por Joao_Basso Ver Post
    Aquaristas
    Vou resumir aqui o que faço para quarentenar um peixe.As fotos que o Walmyr postou a meu pedido,é a maneira que eu mais usei para quarentenar um peixe,isso são passados mais de 30 anos.








    A primeira foto mostra uma caixinha de vidro na cor fume (aquário hospital),com capacidade para 15 litros de água liquidos bem fechada para evitar que o peixe pule.Somente vidro,com um filtro da aquaclear ,um termostato e aquele cano que capta água eu ainda preciso tirar a gradinha e prolongar até o fundo deixando dois milimetros ali somente a boca do tubo para recolher os dejetos do peixe.No filtro uso somente perlon que troco todos os dias durante o tratamento..Coloco um t de pvc para abrigo do peixe a noite.
    Procedimento:Quando compro um peixe,coloco água do aquário principal onde mais tarde vou colocar o peixe.Tiro 15 litros e imediatamente coloco água nova no lugar da que eu tirei, que já tenho preparado antes num tambor.Nesse tambor eu faço 65 litros de água que é o que eu vou usar no que chamo de aquário hospital durante 6 dias. Não esqueça á agua tem que estar na mesma densidade do aquário principal.Todos os dias eu tiro 10 litros do aquário principal e coloco no hospital,sifonando antes o fundo.Nesse hospital eu coloco o remédio mantendo 0,4 de cobre constante,para isso temos que ter o teste de cobre.Ictio e odinium que são as doenças mais comuns,eu aprendi que elas levam 36 hóras para sair do peixe e se reproduzir.Tambem aprendi que o cobre só mata
    a doença quando se encontra fóra do peixe.Sempre procedi dessa forma,seis dias de cobre constante e sempre eliminei a doença.Não esquecer do t de pvc para o peixe ter um abrigo a noite.A movimentação no aquário hospital com esse filtro é perfeita e forte como deve ser um aquário.Com forte movimentação de água,o muco protetor do peixe cicratiza mais rapido da pega por redes,e mais coisas que precisaria escrever aqui.Quando termino de usar o aquário hospital,lavo tudo e deixo seco.
    Na foto seguinte,é um aquário com 58 litros liquido,com duas torres de filtro biológico e as famosas plaquinhas.Ali coloco conchas moidas pega na praia dentro d'água,e trago num balde com tampa e coberto de água acima do cascalho para manter as bactérias vivas,ai coleto 60 litros de água natural e duas pedras.Chego em casa o mais rapido possivel e monto imediatamente.Com o recurso de hoje,coloco um biodigest e pronto.Ligo o termostato e regulo para 26 graus.Coloco mudas de caulerpa e faço uma marca no aquário para o nivel de água eu poder manter constante.Completo todos os dias com água da rede,sem ser deionizada ou de reverse,já que nessa água temos fosfatos e outros elementos que faz com que a caulerpa cresça muito bem.A iluminação é feita com uma lampada fluorecente de 15 watz ,grolux para crescimento das plantas de áquarios de água doce.Éla é meio rosada.A caulerpa não suporta mudanças de densidade brusca.Depois de um mes mais ou menos,cresce tanto que sou obrigado a poda-las.Nesse sistema,depois dos seis dias no aquário hospital,passo o peixe para a quarentena e ai não uso nenhum medicamento,deixo por quarenta dias e depois passo para o aquário principal.Para passar para o principal,o ideal e ter uma caixa de acrilico onde possamos pendurar na superfície do aquário e deixar o peixe por uns dias ali para os peixes antigos irem vendo e se acostumando com o futuro novo morador.Nesse aquário de quarentena a caulerpa da um efeito muito natural e o peixe logo se acalma.Logo que monto,trago se possivel um pequeno blenio pego nas piscinas que se formam quando a maré baixa.Assim começo a alimentar e fechar o ciclo.O blenio é muito resistente.Esse aquário tem que ficar montado para sempre,para quando precisar quarentenar um peixe ele já ter um equilibrio perfeito.Não uso carvão,somente troco 10% ao mes.
    ...
    Fui longo,mas qualquer dúvida posso explica melhor.Quanto a quarentena e o hospital,isso é uma forma pessoal minha de tratamento,que adquiri com a pratica ao longo dos anos e não quer dizer que eu esteja totalmente correto.Para mim funciona.

    Abraço

    Basso
    Meus aquários:
    Marinho: School Reef
    Doce: aquário sob a escada
    Novo Projeto: Guaratinguetá Reef

  4. #4

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Citação Postado originalmente por Júnio_Melo Ver Post
    Por se tratar de um FAQ, qualquer nova pergunta é muito bem vinda!
    Ola Junio. Parabens pelo texto. Muito elucidativo. Desculpe se a pergunta for muito basica. Montei agora meu aquario (2 meses) e ainda não montei a quarentena e sempre que penso em monta-la não consigo imagina-la com a simplicidade descrita acima. A grande questão que sempre volta à minha mente é que instalamos diversos equipamentos e os mais variados aparatos no aquario principal para propiciar um equilibrio adequado ao sistema e aos seus habitantes e quando vamos para o aquario de quarentena falamos de um simples filtro aquaclear com algumas midias filtrantes, um termostato e alguma movimentação de agua e quase nenhuma iluminação. Isto certamente não será um ambiente adequado aos animais que ali viverão por 40 a 60 dias, e, imagino eu com alto risco de desenvolver doença e mesmo morrer em função das condições oferecidas. Estou muito longe da realidade?

    Por favor me ajude a derrubar este "mito" ou crença que criei, se é que ela não é verdadeira (rsrs).

    Abs

    Abs

  5. #5

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Citação Postado originalmente por Sergio Zamora Ver Post
    Ola Junio. Parabens pelo texto. Muito elucidativo. Desculpe se a pergunta for muito basica. Montei agora meu aquario (2 meses) e ainda não montei a quarentena e sempre que penso em monta-la não consigo imagina-la com a simplicidade descrita acima. A grande questão que sempre volta à minha mente é que instalamos diversos equipamentos e os mais variados aparatos no aquario principal para propiciar um equilibrio adequado ao sistema e aos seus habitantes e quando vamos para o aquario de quarentena falamos de um simples filtro aquaclear com algumas midias filtrantes, um termostato e alguma movimentação de agua e quase nenhuma iluminação. Isto certamente não será um ambiente adequado aos animais que ali viverão por 40 a 60 dias, e, imagino eu com alto risco de desenvolver doença e mesmo morrer em função das condições oferecidas. Estou muito longe da realidade?

    Por favor me ajude a derrubar este "mito" ou crença que criei, se é que ela não é verdadeira (rsrs).

    Abs

    Abs
    oi Sérgio
    Como vai?
    Não deixo de te dar razão sobre o excesso de simplicidade em um aquário hospital. O ideal seria termos um aquário tão grande quanto o principal para abrigar nossos animais durante o display. Mas é algo inviável. Manter um aquário grande para quarentena.
    E também questiono até que ponto seria ideal. Até porquê seria necessário um terceiro aquário para ser o hospital.
    Mas a quarentena pode ser um aquário com sump, skimmer, iluminação de ponta, substrato e rochas. Ciclado e tudo. O meu é um boyu TL 550 com iluminação por leds e skimmer boyu nacqq e um chiller 1/8HP. Mas volta ao ponto de, em caso de necessidade de um hospital, precisar de um outro aquário.
    Iluminação de ponta para peixes é desnecessário. Basta que eles tenham uma iluminação para manter o ciclo circadiano. Caso vá quarentenar corais, aí a iluminação mais forte se faz necessária.
    Skimmer só tira 30% da matéria orgânica do aquário. Então ajuda, mas não é o mais importante. Filtragem biológica seria mais importante, mas em caso de medicamentos, elas morrem. Daí a necessidade de se fazer TPAs frequentes.
    O mais importante é uma circulação eficaz e controle de temperatura.
    E, por último, o grande ponto.
    Parasitas com alta virulência se desenvolvem em qualquer tipo de ambiente. Pode ser na quarentena, pode ser no aquário mais desenvolvido. Qual a diferença?
    Na quarentena, o parasita se desenvolve, mas quando sai para a fase livre (fora do peixe) é morto pela hipossalinidade ou algum medicamento.
    No aquário principal o parasita sai do peixe, faz a fase no substrato, libera milhares de formas infectantes, que vão retornar para o peixe já doente (autoreinfestação, que é um grande agravante na saúde do peixe) e também para todos os outros peixes do seu aquário.
    Saldo?
    Na quarentena - o peixe tem uma chance de melhorar; não só por evitar a auto reinfestação, mas porque ele pode se alimentar sem ser perseguido por algum peixe mais velho no aquário.
    No display - tanto o peixe novo quanto todos os outros tem chance de se infestar e morrer; sem contar a contaminação do aquário, colocando em risco todos os novos peixes que você introduzir a partir deste momento.

    Quarentena é assim. A gente só percebe o quanto é importante no dia em que perde todos os peixes para um oodinum, por exemplo.
    E eu não fujo a esta regra.
    Não tinha quarentena. Tinha peixes lindos e antigos no meu aquário. Um dia, um amigo desmontou o aqua dele e me deu um hepatus, com ele há mais de um ano. O hepatus morreu em dois dias e 4 dos meus 6 tangs (sendo 2 hepatus, 1 achilles e 1 powder blue) morreram em uma semana, sem contar dois pseudochromis, um clown goby, dois palhaços saddleback, um purple firefish e alguns outros peixes. Foi quando adquiri este boyu, transferi todos os meus peixes restantes, tratei com cobre, salvei os que restaram e comecei a quarentenar tudo.

    De vez em quando morre algum peixe na quarentena. A maioria das vezes por não aceitar alimentos. Mas aí eu te pergunto: qual a chance de este mesmo peixe morrer no aquário principal?
    Nunca mais perdi um peixe por parasitas.

    Abraço e espero que leve muito em consideração a montagem de uma quarentena!
    Vai comprar um novo peixe? Quer saber mais sobre ele? Pergunte aqui antes!!
    Meu aquário atual - Aqua 3.0

  6. #6

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Que tragédia hein Junio. Muito triste quando isto acontece. Novamente obrigado pelos esclarecimentos. De fato quarentena é como seguro, voce somente dá valor quando utiliza.

    Acho que o meu grande desafio para montar a quarentena aqui será, além de converser a patroa a ter mais um aquario no apartamento (rsrs alias ainda não sei onde), a questão da temperatura. A circulação e filtragem são simples de se resolver, porém a temperatura aqui no RJ no verão tem sido muito alta. A proposito, para peixes, vc acha que algo como 29 graus seria aceitavel para a quarentena (no display principal eu tenho chiller a 25 graus).

    Abs

  7. #7

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Citação Postado originalmente por Sergio Zamora Ver Post
    Que tragédia hein Junio. Muito triste quando isto acontece. Novamente obrigado pelos esclarecimentos. De fato quarentena é como seguro, voce somente dá valor quando utiliza.

    Acho que o meu grande desafio para montar a quarentena aqui será, além de converser a patroa a ter mais um aquario no apartamento (rsrs alias ainda não sei onde), a questão da temperatura. A circulação e filtragem são simples de se resolver, porém a temperatura aqui no RJ no verão tem sido muito alta. A proposito, para peixes, vc acha que algo como 29 graus seria aceitavel para a quarentena (no display principal eu tenho chiller a 25 graus).

    Abs
    29 graus está no limite, mas peixes toleram melhor que os corais. Para corais é muito! Para peixes, dá pra levar. Inclusive alguns aquaristas recomendam manter uma temperatura um pouco mais alta na quarentena para acelerar o ciclo de algum parasita.
    Quanto ao aquário quarentena, não precisa necessáriamente ser um aquário. Compra uma caixa plástica destas brancas da marfinite. Enche de água salgada e usa como quarentena! E quando acabar a quarentena, esvazia, lava e guarda dentro do armário! Acho que tem caixa com mais de 100L!
    Vai comprar um novo peixe? Quer saber mais sobre ele? Pergunte aqui antes!!
    Meu aquário atual - Aqua 3.0

  8. #8

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Citação Postado originalmente por Júnio_Melo Ver Post
    oi Sérgio
    Como vai?
    Não deixo de te dar razão sobre o excesso de simplicidade em um aquário hospital. O ideal seria termos um aquário tão grande quanto o principal para abrigar nossos animais durante o display. Mas é algo inviável. Manter um aquário grande para quarentena.
    E também questiono até que ponto seria ideal. Até porquê seria necessário um terceiro aquário para ser o hospital.
    Mas a quarentena pode ser um aquário com sump, skimmer, iluminação de ponta, substrato e rochas. Ciclado e tudo. O meu é um boyu TL 550 com iluminação por leds e skimmer boyu nacqq e um chiller 1/8HP. Mas volta ao ponto de, em caso de necessidade de um hospital, precisar de um outro aquário.
    Iluminação de ponta para peixes é desnecessário. Basta que eles tenham uma iluminação para manter o ciclo circadiano. Caso vá quarentenar corais, aí a iluminação mais forte se faz necessária.
    Skimmer só tira 30% da matéria orgânica do aquário. Então ajuda, mas não é o mais importante. Filtragem biológica seria mais importante, mas em caso de medicamentos, elas morrem. Daí a necessidade de se fazer TPAs frequentes.
    O mais importante é uma circulação eficaz e controle de temperatura.
    E, por último, o grande ponto.
    Parasitas com alta virulência se desenvolvem em qualquer tipo de ambiente. Pode ser na quarentena, pode ser no aquário mais desenvolvido. Qual a diferença?
    Na quarentena, o parasita se desenvolve, mas quando sai para a fase livre (fora do peixe) é morto pela hipossalinidade ou algum medicamento.
    No aquário principal o parasita sai do peixe, faz a fase no substrato, libera milhares de formas infectantes, que vão retornar para o peixe já doente (autoreinfestação, que é um grande agravante na saúde do peixe) e também para todos os outros peixes do seu aquário.
    Saldo?
    Na quarentena - o peixe tem uma chance de melhorar; não só por evitar a auto reinfestação, mas porque ele pode se alimentar sem ser perseguido por algum peixe mais velho no aquário.
    No display - tanto o peixe novo quanto todos os outros tem chance de se infestar e morrer; sem contar a contaminação do aquário, colocando em risco todos os novos peixes que você introduzir a partir deste momento.

    Quarentena é assim. A gente só percebe o quanto é importante no dia em que perde todos os peixes para um oodinum, por exemplo.
    E eu não fujo a esta regra.
    Não tinha quarentena. Tinha peixes lindos e antigos no meu aquário. Um dia, um amigo desmontou o aqua dele e me deu um hepatus, com ele há mais de um ano. O hepatus morreu em dois dias e 4 dos meus 6 tangs (sendo 2 hepatus, 1 achilles e 1 powder blue) morreram em uma semana, sem contar dois pseudochromis, um clown goby, dois palhaços saddleback, um purple firefish e alguns outros peixes. Foi quando adquiri este boyu, transferi todos os meus peixes restantes, tratei com cobre, salvei os que restaram e comecei a quarentenar tudo.

    De vez em quando morre algum peixe na quarentena. A maioria das vezes por não aceitar alimentos. Mas aí eu te pergunto: qual a chance de este mesmo peixe morrer no aquário principal?
    Nunca mais perdi um peixe por parasitas.

    Abraço e espero que leve muito em consideração a montagem de uma quarentena!
    Junio boa tarde.

    Como sabe ainda estou na fase inicial do aquarismo marinho. Ainda bem que não estou com pressa em ter peixes e corais em meu aqua por ainda entender que ajustes devem ser feitos, como por exemplo, meu chiller para o lado de fora da casa (95% pronto - amanhã já estará concluído!).

    O próximo passo será justamente a quarentena e ainda estou lendo sobre o assunto. Como dito anteriormente somente 5% da turma possuem e poucas fotos de quarentenas são vistas...é possível postar a tua com maiores detalhes para pobres mortais que nem eu poder absorver melhor seu funcionamento?

    Teria mais fotos de quarentenas??

    Abraços.

    Germano.

    Ps.: Mais uma vez sendo o chato da vez....desculpas antecipadas a todos....

  9. #9

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Esta é a minha:


    Algumas outras fotos da net:



    Utilizando caixa plástica:



    Lembrei-me de algo! Quem quiser colocar macroalgas na quarentena, ajuda a eliminar amônia! Algas retiram a amônia direto da coluna d'água.
    Vai comprar um novo peixe? Quer saber mais sobre ele? Pergunte aqui antes!!
    Meu aquário atual - Aqua 3.0

  10. #10

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Boa tarde, ja venho lendo o forum a algum tempo, cuja ajuda foi de suma importancia para realizacao de um grande sonho que é um aquario marinho. Ja estou finalizando a montagem e me surgiu uma duvida na questao quarentena. Ja tenho uma lista de peixes que pretendo
    Ter, gostaria de saber se o ideaL seria quarentenalos 1 de cada vez, ou posso quarentenar maïs de 1 peixe por vez, claro respeitando a capacidade do aquario quarentena, e possui 60 litros e segue as dicas aqui fornecidas.
    Obrigado

  11. #11

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Citação Postado originalmente por José Roberto Fernandes Ver Post
    Boa tarde, ja venho lendo o forum a algum tempo, cuja ajuda foi de suma importancia para realizacao de um grande sonho que é um aquario marinho. Ja estou finalizando a montagem e me surgiu uma duvida na questao quarentena. Ja tenho uma lista de peixes que pretendo
    Ter, gostaria de saber se o ideaL seria quarentenalos 1 de cada vez, ou posso quarentenar maïs de 1 peixe por vez, claro respeitando a capacidade do aquario quarentena, e possui 60 litros e segue as dicas aqui fornecidas.
    Obrigado


    Oi José Roberto.
    Seja bem vindo!
    Que bom ver que o IPAq está te ajudando a realizar um sonho, e ainda mais da maneira correta! Já com uma quarentena!
    Nada impede que você quarentene mais de um peixe ao mesmo tempo. Mas tem que tomar alguns cuidados:
    1. a quarentena não tem grande capacidade desnitrificante, de tal forma que quanto mais animais, maior o risco de elevações de amônia até níveis tóxicos. Então, muito cuidado e muitas TPAs!
    2. animais recém chegados podem estar de tal forma estressados que não se alimentam ou alimentam muito pouco; ter um aquário sem peixes para agredi-lo ou estressar ainda mais aumenta a chance de ele se recuperar e alimentar;
    3. quanto mais animais, maior a probabilidade de algum deles portar um parasita e acabar transmitindo aos demais;
    4. não adicione um animal à quarentena, quando ela já está ocupada por outro peixe; a contagem de tempo volta à estaca inicial, além do peixe recém introduzido poder ser mal recebido pelo outro que já estava aclimatado.
    Vai comprar um novo peixe? Quer saber mais sobre ele? Pergunte aqui antes!!
    Meu aquário atual - Aqua 3.0

  12. #12

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Muito obrigado junior, certamente se hoje estou prestes a concretizar este sonho devo muito ao ipaq que ajudou a derrubar varios mitos sobre o aquarismo marinho.já esperei tanto tempo nao vou me afobar bem agora na reta final, farei a quarentena individualmente mesmo Nao querendo abusar da tua boa vontade, mas li muito que se deve quarentenar os corais tambem porem nao achei nada a respeito desta quarentena, minha duvida é, tenho que ter uma iluminacao como a do aquario, ou posso utilizar apenas t5 luz do dia, destas comuns mesmo? Pretendo adquirir softs e alguns lps. Maïs uma vez, muito obrigado pela atencao.

  13. #13

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Citação Postado originalmente por José Roberto Fernandes Ver Post
    Muito obrigado junior, certamente se hoje estou prestes a concretizar este sonho devo muito ao ipaq que ajudou a derrubar varios mitos sobre o aquarismo marinho.já esperei tanto tempo nao vou me afobar bem agora na reta final, farei a quarentena individualmente mesmo Nao querendo abusar da tua boa vontade, mas li muito que se deve quarentenar os corais tambem porem nao achei nada a respeito desta quarentena, minha duvida é, tenho que ter uma iluminacao como a do aquario, ou posso utilizar apenas t5 luz do dia, destas comuns mesmo? Pretendo adquirir softs e alguns lps. Maïs uma vez, muito obrigado pela atencao.

    Aproveitando a deixa do J. Roberto, pergunto o que deveríamos observar de anormalidades nos corais nesta etapa??

  14. #14

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Também tenho dúvida quanto à quarentenar corais.
    Como deve ser o procedimento?

  15. #15

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Quarentena de corais segue a mesma idéia da de peixes, dando tempo para que possíveis pragas apareçam e possam ser erradicadas antes da introdução no aquário.
    O ideal para corais é ter um aquário bem estabilizado e com boa iluminação e filtragem. Nisto eles diferem da quarentena para peixes, que é mais simples.
    Antes da introdução na quarentena, pode-se fazer um banho no coral com medicamentos como coral dip RX ou coral revive.
    O que se procura no coral durante a quarentena:
    - red bugs
    - white bugs
    - planárias
    - planárias comedoras de acroporas (AEFW)
    - nudibrânquios comedores de montíporas
    - ovos de alguma destas pragas
    - aiptasias
    - algas indesejáveis (valônias, bryopsis, filamentosas - derbésias)
    Vai comprar um novo peixe? Quer saber mais sobre ele? Pergunte aqui antes!!
    Meu aquário atual - Aqua 3.0

  16. #16

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Excelente tópico Júnio! Quanto a quarentena para corais, o que podemos assumir como "iluminação padrão"?


    Euler
    NON DVCOR DVCO

  17. #17

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Citação Postado originalmente por Euler_Kernighan Ver Post
    Excelente tópico Júnio! Quanto a quarentena para corais, o que podemos assumir como "iluminação padrão"?


    Oi Euler!
    A iluminação para uma quarentena de corais deve ser a mais próxima possível do aqua principal. Devido ao inconveniente do controle de temperatura, leds são mais viáveis.
    A minha tem 12 leds cree 3W (6 brancos e 6 azuis) na tampa do boyu TL550.
    Vai comprar um novo peixe? Quer saber mais sobre ele? Pergunte aqui antes!!
    Meu aquário atual - Aqua 3.0

  18. #18

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Júnio.
    Parabéns pelo tópico.

    Também tenho uma dúvida.

    Irei começar a cíclar meu aquario a semana que vem. E quando for colocar vida, devo colocar em quarentena antes? Ou não tem necessidade?
    Devemos colocar os pagurus também?

    Abraços.


    Elder Xavier

  19. #19

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Citação Postado originalmente por Júnio_Melo Ver Post
    Oi Euler!
    A iluminação para uma quarentena de corais deve ser a mais próxima possível do aqua principal. Devido ao inconveniente do controle de temperatura, leds são mais viáveis.
    A minha tem 12 leds cree 3W (6 brancos e 6 azuis) na tampa do boyu TL550.
    show de bola! sempre tive dúvida em como fazer uma quarentena compartilhada para peixes e corais. Como somente para peixes a iluminação é "quase nula", nunca dei muita importância para quarentenar corais. A verdade é que nunca quarentenei corais, mas depois dos relatos sobre AEFW e afins, quarentenar corais não é só um capricho.

    ---

    off-topic: a foto de seu avatar é no zoo de san luján?

    Abs!
    Euler
    NON DVCOR DVCO

  20. #20

    Ref: Aquário quarentena - FAQ!

    Ainda sobre a quarentena de corais, podemos quarentenar peixes e corais juntos?
    No caso de uma quarentena só para corais, um aquário com um rio nano skimmer é suficiente? Uma vez que não tenha peixes, imagino que a carga orgânica fica bem reduzida.
    E sobre a iluminação, há algum prejuízo para o coral se eu quarentenar com lâmpada fluorescente caso meu aquário seja de led? Eu imaginei montar um aquário quarentena para corais comprido, estreito e baixo, algo como 50x10x10, assim pode-se quarentenar vários corais com uma lâmpada só sem ocupar muito espaço. Você acha viável?
    Eu gostaria de saber também sobre a quarentena de outros tipos de animais, como camarões, estrelas do mar, paguros, etc...Há algo de diferente para se fazer? Ou para estes animais não há necessidade de quarentenar?
    Obrigado e parabéns pelo tópico, um dos mais importantes do fórum.

 

 

Tópicos Similares

  1. Aquário de Quarentena
    Por Joao_Basso no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 49
    Último Post: 05-11-2013, 11:07
  2. AQUARIO QUARENTENA
    Por Paulo_E_Lourenço no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 5
    Último Post: 16-02-2008, 04:28
  3. Aquário quarentena
    Por Luis_Fernandes no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 17
    Último Post: 08-01-2008, 14:38
  4. Aquario quarentena
    Por EduardoCastanheda no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 3
    Último Post: 29-01-2005, 21:36

Bookmarks

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Back to top