IPAq
Resultados 1 a 17 de 17

Aquario de Alvenaria - Como fazer ?

Pessoal,

Gostaria de fazer um aquario de alvenaria, mas par ser sincero não sei nada deste assunto, gostaria de saber que masterial usar na parte interna do reef? pois quero que as paredes laterais e trazeiras do reef sejam de alvenaria e apenas a frente do display seja de vidro e como seria a fixação do vidro na alvenaria ?
    Obrigado a todos.
    []´s

Sillas Siqueira Neto

Pode fixar com silicone. O problema é que a alvenaria solta susbstâncias tóxicas na água, mesmo deixando curar com água. O ideal será apos a construção do aqário, pintar com tinta epóxi, para isolar o concreto da água e depois colar o vidro.
    sds

Membro
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Brisbane, Queensland, Australia, Australia
    Nesse caso seu aquário só teria 1 visão (frontal), não seria possível aproveitar as laterais?

Não sei como responder sua pergunta, mas conheço alguns profissionais que trabalham com montagem de aquários, provavelmente eles sabem como se faz. Se quiser os telefones me avise.

Wander,

Obrigado pela dica.

Buccazio,

Passa o telefone ae, já posso tirar algumas dúvidas de valores tb...
    []´s

Sillas Siqueira Neto

Visitante
    Estou fazendo umas obras em casa e numa jardineira usei SikaTop que é um impermeabilizante excelente. A água nem parece que encosta no cimento.

Vou chutar , mas acho que isto impediria qualquer produto químico de se soltar do cimento. Alguém pode confirmar?

Bem acho que o Constantino me confundiu com alguém. Minha experiência se limita a duas caixas de água que pintei com epóxi e como já trabalhei com Tanques de combustível de navio ( onde se usa epóxi) sei que essa tinta é o melhor isolante que tem ( isolante no sentido de não permitir a contaminação do liquido com o material que compõe o tanque). Não sei se a Sika irá reagir com a água do mar. O que vc poderia fazer é procurar com o fabricante informações e caso não consiga, após impermeabilizar com Sika, encher com água doce e verificar todos os parâmetros da água antes e depois. No seu lugar eu isolaria com sika e depois pintaria com epóxi.

Fala Silas,

Um amigo meu acabou de construir um de 700 l.
    Para revestir as paredes ele usou uma tinta epóxi, da Coral se não me engano, própria para tanques de água doce e salgada.
    O vidro foi fixado com a ajuda de uma cantoneira de alumínio, por fora. vedado com silicone. Ficou muito bom.
    Manda um e-mail pra ele que ele te dá as dicas.

rlindenmeyer@digizap.com.br

Um abraço e boa sorte

Valeu galera, isso nem é pra imediato, mas já estou pesquisando para ver como pode ser feito, pois acho muito viável um reef de alvenária.
    []´s

Sillas Siqueira Neto

Fala galera !
    Wander
    Voce colocou vidro nessas caixas ? ou so pintou ?
    Aproveitando, Silas pode pintar com epoxi que é a melhor coisa !!!
    Valeu !
    Abraços
    Abraços.
    Ricardo Leão

Respondendo a pergunta, eu cortei um visor na caixa, pintei depois com epóxi e depois colei o vidro. Na época, só existiam caixas de cimento amianto . Agora ficou mais fácil, existem caixas plásticas e até de inox.
    Wander

Fala Silas!
    o ideal é usar cimento do Tipo CP IV (Proprio para ambientes marinho) apos a construção da alvenaria é necessario a aplicação de um impermeabilizante como o Sika Top (que impermeabiliza até caixa de papelão) em seguida pinte com o Epoxi na cor de sua preferencia.

quanto a fixação do vidro, é importante que o vidro seja maior qua a abertura para ele na alvenaria ele deve ser fixado com silicone mesmo e é bom reforçar ele todo fazendo uma moldura de metal pintado com epoxi por dentro e por fora e essa moldura deve ser fixado na alvenaria e no vidro com silicone tb!!!

quando eu estive com vc explico melhor, ja fiz um trabalho sobre isso, na epoca dos estudos!

Membro
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Rio de Janeiro RJ - Cachambi CEP 20771 631
    Já montei um aquario deste tipo e utilizei um silicone especial aconselhado pelo pessoal da down corning , lique para eles que eles te darão a dica pois já fazem mais de 15 anos que montei e não me lembro qual foi o silicone mas ele é cinza.
    Pintei internamente com borracha clorada (claro que o cloro sai ao secar)
    da International tintas.
    []'s

Fala Sillas

Um dia eu vou montar um de cimento também..

A melhor forma, na minha opinião, é fazer uma caixona de concreto armado... uns 250x100x100 cm com uma "janela frontal" de uns 2,30x80, ou seja vai ficar uma "moldura" de concreto pra vc colar o vidro.

Depois vc deve cobrir (a parte interna) o concreto com fibra de vidro, é só arrumar alguém que meche com isso, tipo um mecânico que concerta para-choque...

Depois vc cola o vidro com uns 2,40 x 90cm por dentro do aquário, sobre a fibra de vidro. Pra finalizar vc pode dar um acabamento azul com uma tinta epoxi.. a parte externa vc pode "acabar" com madeira ou pedra.

Fácil né...

No encontro da Urca podemos trocar umas idéias

Ref: Aquario de Alvenaria - Como fazer ?

Olá Vicente, estou construindo um tanque de concreto para coletar agua de chuva, similar ao que descreveu.

Pretendo colar blindex de 10 mm em chapa de aluminio, contornando esta janela frontal. O blindex descansa o seu peso sobre o fundo do tanque.

Pode indicar que cola utilizar com função de vedar também?

Grato,

Haroldo

Haroldo, o tópico que você ressuscitou é de 2004; o Vicente não frequenta o IPAq faz muito tempo... Não se espante se ele não responder, OK?
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    Visite nosso novo portal, o ReefClub
    Veja também ReefClub no Facebook
    E não se esqueça de se cadastrar em nosso fórum ReefClub.

"Sem tesão não há solução."
    Roberto Freire

Citação Postado originalmente por Haroldo Pinho Ver Post
    Olá Vicente, estou construindo um tanque de concreto para coletar agua de chuva, similar ao que descreveu.

Pretendo colar blindex de 10 mm em chapa de aluminio, contornando esta janela frontal. O blindex descansa o seu peso sobre o fundo do tanque.

Pode indicar que cola utilizar com função de vedar também?

Grato,

Haroldo
    Haroldo,
    Seja bem vindo ao IPAQ!

Esse tanque será utilizado para qual finalidade?
    Abço

Luiz Daniel Fossa
    ....0
    _ <\_
    (_)/(_)

__________________________________________________ ________________________

Meu Aqua: http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...ario-do-Daniel

Quem fez um aquario assim foi o Fernando Guimaraes...
    o dele é maior que o que vc esta planejando.
    Abs
    O aquario é um oceano de segredos

Bookmarks

Permissões de Postagem