IPAq
Resultados 1 a 19 de 19

chiller a base de aquaclear e micro-ventilador

Estou movendo parte do tópico sobre chiller pra cá para discutir especificamente sobre o microchiller.

Alguém conhece este sistema?

MICROCHILLER

Isto para mim é um aquaclear com um cooler de cpu na ponta! Dá pra gente fazer tranquilo!

Fiz o meu assim:

O deles tem um elemento peltier dentro d'agua, mas assim já deve ser bem mais eficiente o resfriamento já que a água fica passando constantemente pelo aquaclear.

valeu

[]s

emilio

Alguém conhece este sistema?

MICROCHILLER

Isto para mim é um aquaclear com um cooler de cpu na ponta! Dá pra gente fazer tranquilo!

E olha o preço (em dolar):

1 Microchiller 149.95
    Subtotal: 149.95
    Shipping: 267.39
    Tax: 0.00
    Total: 417.34

O duro é o shipping

[]s

emilio

christian_fausto
    Membro

Condecoração: 0
    Enviada: Ter Set 26, 2006 11:27 pm Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Oi Emílio!

Esse sistema é muito vendido nos EUA. E para nanos funciona bem! Quem sabe vários desses instalados em série no sump podem dar um efeito de resfriamento bacana em um aquário maior...
    Realmente é um sistema simples em seu funcionamento, as aletas de alumínio potencializam em muito a ventoinha. Entretanto como o pessoal por aqui provavelmente nunca usou vão falar que não funciona (hehe).
    Entretanto acho que poderíamos importar um desses microchiller para ver de perto sua montagem e tentar fazer um similar nacional. A questão é importar o primeiro! Tenho certeza que não sai por 100 reais montar um destes com peças nacionais!
    Olha Emílio da uma revista neste shipping. Provavelmente eles estão calculando o Shipping pelas taxas da FEDEX que são absurdamente caras!
    Eu estou importanto 4 gira-gira hidraulicos e um squid mecanico/elétrico da Oceans Motions e estou pagando US$14.80 dólares de shipping. Escolhi a entrega expressa de via-aerea (que leva aproximadamente 15 dias). O peso de tudo deu um pouco mais de 1 quilo. Entretanto escolhi os serviços dos Correios dos USA (o melhor do mundo diga-se de passagem). Por isso te digo que esse shipping ta muito caro! Estranho mesmo... Será que você não colocou a virgula no lugar errado não?
    Dá um confere e valeu pela informação!

emilio_muno
    Membro

Enviada: Ter Set 26, 2006 11:41 pm Assunto: 5 minutos depois

--------------------------------------------------------------------------------

Pronto. Fiz o meu!

O deles tem algo dentro da água, mas assim já deve ser bem mais eficiente o resfriamento já que a água fica passando constantemente pelo aquaclear.

[]s

emilio

emilio_muno
    Membro

Enviada: Qua Set 27, 2006 12:21 am Assunto:

Realmente. Eu tinha calculado com UPS. Coloquei second day shipping, mas mesmo assim o preço não é muito agradável.

Item Name SubTotal
    1 Microchiller 149.95
    Subtotal: 149.95
    Shipping: 79.11
    Tax: 0.00
    Total: 229.06

Mas eu acho que este chiller não passa muito disso que eu improvisei. É um aquaclear com um cooler e uma aleta de alumínio mergulhada na água. Pra gente fazer um nacional, basta achar uma aleta com uma ponta que fique submersa. Acho eu!!

[]s

emilio

Pavani_Jr
    Membro

Enviada: Qua Set 27, 2006 12:49 am Assunto: Acho que Matei

Pessoal, e se mergulhassemos o dissipador na saida de água do filtro e colocasse a ventoinha em cima ???
    Acho que não tem erro.

Walmyr_Buzatto
    Membro

Enviada: Qua Set 27, 2006 11:21 am Assunto:

Pessoal, cuidado: este chiller da foto tem um elemento Peltier embutido... o que parece um picolé branco mergulhado é parte do sistema, se não me engano é chamado de Icecap, algo assim. É ele que garante o funcionamento do chiller; sem ele isto nada mais é que uma ventoinha soprando a água... e se mergulharem o dissipador na água, teremos alumínio sendo transferido para seus peixe e corais.. é isso que querem?

Walmyr

emilio_muno
    Membro

Enviada: Qua Set 27, 2006 2:48 pm Assunto:

Olá, onde podemos conseguir este elemento peltier pra poder adaptar no "chiller"?

Achei esta informação na Internet. se for isso acho que dá pra achar na santa Ifigênia. O que vc acha?

http://www.ocbrasil.com.br/artigos/peltier.htm

grato

[]s

emilio

Creio ser um chiller usando peltier

Semelhante a este :

Expulsa mais uma vez, Geisy Arruda agora vai processar “A Fazenda”

Onde eu consigo estes dispositivos peltier?

[]s

emilio
    Emilio C. Muno

Emílio, anota aí:

www.efeitopeltier.com.br

Boa sorte!

Walmyr

Grato Walmyr,

Vc sabe qual dispositivo é este? Digo isto pq na foto tem um icecap mergulhado, mas nas fotos dos dispositivos peltier eles parecem mais uma pastilha com dois fios pendurados.

Este icecap é a prória célula peltier?

Estou pensando no seguinte: Este icecap mergulhado, a célula peltier em cima dele, um dissipador e por fim o ventilador.

Vc acha que é assim?

Mandei um e-mail para a empresa que vc me indicou.

Grato

[]s
    Emilio C. Muno

O proprio FAQ do site responde sobre a viabilidade das peltier

"Eventualmente, este tipo de aparelho será construído em escala industrial, mas por enquanto seus custos são proibitivos. Módulos Peltier tem grandes vantagens como tamanho reduzido e ausência de peças móveis e ruído, mas seu custo por por watt transferido é muito superior a um compressor, seu principal concorrente tecnológico. Como aparelhos de ar condicionados requerem uma transferência de calor muito maior para resfriar ambientes do que uma mini-geladeira portátil, por exemplo, não são economicamente viáveis. O mesmo ocorre com geladeiras e congeladores (freezers) residenciais."

Qual custo vc está falando? O custo inicial da célula? O valor dela é 88 reais.

[]s

emilio
    Emilio C. Muno

Provavelmente sim... mas quantas celulas sao necessarias pra construir um chiller ??? Provavelmente por isso sao usadas apenas em chillers pra aquarios de pequeno porte (nanos)

Outra particularidade é a pouca eficiencia energetica... acaba-se gastando mais energia do que com um chiller convencional

Celso, o site informa que até cerca de 250W a pastilha Peltier é viável e, termos economicos; outras considerações podem pesar na decisão: por exemplo, a ausência de partes móveis - exceto a ventoinha - o silêncio de operação, etc; para aplicações científicas ou militares o custo não importa tanto, portanto aplica-se o efeito Peltier em escalas maiores. Outra aplicação muito comum: manter fria (e depois esquentar) a comida em aviões - basta inverter a corrente, e o que estava geladinho fica quente em um instante!

Realmente é interessante analisar, experimentar e só então tirar conclusões. Um colega meu está resfriando com sucesso um aquário de 300l com três células de 70W em paralelo (cada uma ao custo de 70 reais). Meu Microteco tem uma dentro, não sei de que tamanho, e dava conta de um nano de 60l com facilidade (hoje está ligado a um Boyu de 25l). Existem muitas aplicações para aquários, em geral até 100 litros. Eu encomendei duas células e vou fazer alguns testes.

Emílio, não sei como o icecap é construido. As células são em geral em formato quadrado, de 50mm de lado, por aí. Além deste tamanho já ocorrem problemas de dilatação, fadiga térmica da cerâmica, etc. Talvez o picolé seja construido com algum material bom condutor de calor e funcione apenas como um dissipador, e a pastilha embaixo dele seja quadradinha como sempre. Já ouvi falar até de copos de cerveja construidos com elementos Peltier ao seu redor, em montagem cilíndrica!

Abraços,

Walmyr

Corrigindo: Iceprobe, não icecap... eu estou ficando meio gagá...

E o chiller do início do tópico é apenas o iceprobe de cabeça pra baixo, com o 'picolé' enfiado no aquaclear.

Olá. Estou pensando em fazer assim:

a célula peltier com dois dissipadores formando um sandwich e em cima um ventilador. Vou ver se consigo dissipador de cerâmica, pois só assim posso mergulhá-lo na agua do aquaclear.

Caso eu não ache eu estou pensando em colocar dissipador de alumínio mesmo e revestílo com silicone de aquário. O que vc acha?

Valeu

[]s

emilio
    Emilio C. Muno

A celula Peltier é um "pedaço de metal", que quando submetido a uma corrente elétrica um lado esquenta e o outro esfria.

Abs.
    "Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam." Henry Ford

Fernando Gonzalez

Fernando, o "pedaço de metal" em detalhes...

Em corte:

E em perspectiva:

E como funciona, retirado do site www.efeitopeltier.com.br:

"Módulos Peltier, também conhecidos como pastilhas termoelétricas, são pequenas unidades de que utilizam tecnologia de matéria condensada para operarem como bombas de calor. Uma unidade típica tem espessura de alguns milímetros e forma quadrada (e.g. 4x40x40 mm). Esses módulos são essencialmente um sanduíche de placas cerâmicas recheado com pequenos cubos de Bi2Te3 (telureto de bismuto).

Sua operação é baseada no “Efeito Peltier”, que foi descoberto em 1834. Quando uma corrente é aplicada, o calor move de um lado ao outro – onde ele deve ser removido com um dissipador. Se os polos elétricos forem revertidos, a pastilha se tornará em um excelente aquecedor. É importante salientar que por mais tecnologicamente avançados que sejam, os módulos não “consomem” calor – por isso que se torna necessário o uso do dissipador.

Pastilhas termoelétricas são utilizadas em aplicações pequenas de resfriamento como chips microprocessadores ou até médias como geladeiras portáteis. Atualmente, os módulos mais potentes podem transferir um máximo de 250W, tornando a tecnologia inviável para o uso em um aparelho de ar condicionado, por exemplo. As pastilhas podem ser empilhadas para se chegar temperaturas mais baixas, embora alcançar níveis criogênicos requer processos muito complexos.

A grande vantagem de pastilhas do tipo Peltier são a ausência de peças móveis, gás freon, barulho e vibração; além do tamanho reduzido, alta durabilidade e precisão. Elas são utilizadas hoje em inúmeros setores, principalmente os de bens de consumo, automotivo, industrial e militar."

O grande problema, que desaconselha aplicações maiores que 250W, é que, como a pastilha é quase um curto-circuito (resistência em torno de 1 Ohm), a dissipação própria em forma de calor é grande. Ou seja, ela já é uma resistência que, ao ser atravessada pela corrente elétrica, se aquece como um aquecedor de aquário. Além disso, leva calor de um lado da pastilha para o outro, portanto resfriando este lado. Para ser eficiente, o calor do lado quente tem que ser removido rapidamente, porisso a necessidade de coolers do lado quente (ou melhor, do lado externo; pois, quando invertemos a corrente, ele se torna um aquecedor, e o cooler fica bem frio, e aí tem que ser aquecido ao se soprar ar ambiente nele!). Do lado oposto, temos que fazer a água circular com o maior contato possível com a pastilha. O ideal é montar a pastilha sobre uma placa de titânio, e do outro lado colocar esta placa em contato com a água. No projeto que pretendo desenvolver, vou abrir um furo quadrado na lateral do sump, por exemplo; o furo é fechado por dentro pela placa de titânio (que deve ser um pouco maior que o furo, e totalmente selada com silicone). Por fora, a pastilha é fixada na placa de titânio, usando pasta térmica nos dois lados, e sobre ela é montado um dissipador de CPU, sobre o qual deve soprar uma bela ventoinha. A corrente que atravessa a pastilha pode ser revertida usando um controle eletrônico, assim pode-se tanto esfriar como aquecer o aquário. Um controlador tipo 4Fish já dá conta do recado, usando as saídas de chiller e aquecedor de forma adequada.

Walmyr

Excelente texto Walmyr.... alguns confudem a peltier com dissipadores de calor semelhante ao usados em micros... mas ele tem uma tecnologia engraçada... funciona como resfriador e aquecedor.... se nao dissipar o calor acaba-se tendo baixa eficiencia... mas para funcionar consome energia ... por isso é menos eficiente que um condensador energeticamente

Outro modelo comercial

http://www.ocean.geotronic.it/index_gb.html

[flash width=450 height=450:dd9a3c1a58]http://www.peltech.com/engl/marine.swf[/flash:dd9a3c1a58]

celula Peltier

Não existe fabricantes nacionais com sistemas refrigeradores com a tecnologia de celula Peltier?

Abraços Eduardo

Eduardo, não existe ainda nenhum fabricante de chiller usando Peltier no Brasil, mas estamos trabalhando em um DIY que vai ser bem fácil de reproduzir, veja tópíco neste mesmo fórum. Logo mais teremos um passo-a-passo para publicar aqui.

Walmyr

duvida aquario marinho

Em primeiro lugar desculpem eu fazer minha pergunta por esse link mais não sei como fazer a mesma por outro lugar:

Ola a todos, sou novo aqui no forum e tbm no aquarismo marinho e como sempre tenho muitas duvidas.
    vamos lá:
    Tenho um aquario de 100 cm de comprimento, 30 de largura e 45 de altura, 12 cm de halimeda uns 10 kilos de rocha tanto viva com artificial, o sump é lateral fiz uma divisão no aquario com 30 cm o sump ficou com 30, 30, 45
    o Skimmer & Sump é um que comprei do doutornemo que é com sump acoplado tocado por uma bomba da boyu de 1100l.
    atualmente tenho no aquario 2 palhaços e alguns corais moles, para circulação outra bomba da boyu de 1100l e uma fazendo o recalque de 400l da mesma marca, lampadas 2 T10 de 20w de 6500k e uma azul de 15w não lembro a marca.
    minahas duvidas são:
    para esse aquario qual é a melhor bomba para circulação, Koralia Nano gira gira ou Wavemaker.
    Essa bomba do skimmer esta boa para o tamanho do aquario, a circulação e a iluminação tbm estão boas,
    aguardo sugestões e ajuta para melhorar meu aquario obg e desculpe tantas perguntas:

Re: chiller a base de aquaclear e micro-ventilador

Citação Postado originalmente por Walmyr_Buzatto Ver Post
    Eduardo, não existe ainda nenhum fabricante de chiller usando Peltier no Brasil, mas estamos trabalhando em um DIY que vai ser bem fácil de reproduzir, veja tópíco neste mesmo fórum. Logo mais teremos um passo-a-passo para publicar aqui.

Walmyr
    Ola Walmyr,

Aguardo este passo-a-passo. Estou quase nesta fase de criação do aquário. abraço
    Se o problema tem solução, não se preocupe. Se não tem, pra quê se preocupar?

Re: duvida aquario marinho

Citação Postado originalmente por fabio henrique Ver Post
    Em primeiro lugar desculpem eu fazer minha pergunta por esse link mais não sei como fazer a mesma por outro lugar:

Ola a todos, sou novo aqui no forum e tbm no aquarismo marinho e como sempre tenho muitas duvidas.
    vamos lá:
    Tenho um aquario de 100 cm de comprimento, 30 de largura e 45 de altura, 12 cm de halimeda uns 10 kilos de rocha tanto viva com artificial, o sump é lateral fiz uma divisão no aquario com 30 cm o sump ficou com 30, 30, 45
    o Skimmer & Sump é um que comprei do doutornemo que é com sump acoplado tocado por uma bomba da boyu de 1100l.
    atualmente tenho no aquario 2 palhaços e alguns corais moles, para circulação outra bomba da boyu de 1100l e uma fazendo o recalque de 400l da mesma marca, lampadas 2 T10 de 20w de 6500k e uma azul de 15w não lembro a marca.
    minahas duvidas são:
    para esse aquario qual é a melhor bomba para circulação, Koralia Nano gira gira ou Wavemaker.
    Essa bomba do skimmer esta boa para o tamanho do aquario, a circulação e a iluminação tbm estão boas,
    aguardo sugestões e ajuta para melhorar meu aquario obg e desculpe tantas perguntas:

Olá Fabio, entre em contato que acho que posso te ajudar
    cristian_dive@hotmail.com

Bookmarks

Permissões de Postagem