IPAq
Resultados 1 a 9 de 9

Quanto custa a água ?

Meu aquário tem 300 litros e uso mensalmente cerca de 80 lts água salgada para TPA e 160 litros de água RO para reposição.

Eu compro agua doce e salgada em um fornecedor confiável (RO), mas estou analisando os custos de instalar um RO/DI aqui em casa. Fiz as contas e não achei que haverá redução de custo considerável, levando em conta as trocas dos filtros e o sal.

Acho que estou calculando alguma coisa errada. Não levei em conta o investimento inicial ou o custo da Sabesp. Os custos que considerei foram:

Troca de filtro de carvão a cada 30 dias - 50,00
    Troca de filtro 5 micron a cada 30 dias - 20,00
    Troca de filtro resina a cada 60 dias - 40,00
    Sal - R$ 0,45/litro

Quem tem RO/DI sabe quanto sai o litro da água doce e salgada ?

Membro
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Brisbane, Queensland, Australia, Australia
    Pq vc não monta um deionizador? Vc só precisa comprar carvão ativado e resina, ele é montado com tubos de PVC. É muito fácil e barato de se fazer.

Dependendo do uso a resina e o carvão duram mais de 1 ano.

Eu não fiz a conta, mas o que tem valor pra mim é poder fazer água em casa.

Ficar carregando galão todo final de semana pra comprar água pra mim não dá.

Eu faço TPA quase todo final de semana , e evapora por semana uns 70L....então a facilidade que o RO me traz não tem preço

Abraços
    Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.

Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.

Meu Blog de Aquarismo: www.denadai-reef.com

Rodrigo: eu tenho receio do deionizador sozinho não me garantir a qualidade de agua necessária.

Denadai: realmente pensei nisso, mas eu moro a 3 quarteirões da Fishland, e com ou sem troca d'água eu acabo indo lá toda semana encher o saco deles...

Só me confirmem: qual a frequencia de troca dos filtros e resina ? E quanto vcs pagam por um sal de qualidade (preço da embalagem e rendimento dela) ?

Tks !

Citação Postado originalmente por Wesley_Peixoto

Só me confirmem: qual a frequencia de troca dos filtros e resina ? E quanto vcs pagam por um sal de qualidade (preço da embalagem e rendimento dela) ?
    Depende da qualidade da água da sua região. Meu RO dura uns 1,8 anos a membrana...carvão e resina troco a cada 8 meses em média

Sal eu paguei 180 reais em 22 kg...dura pra caramba

Abraços
    Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.

Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.

Meu Blog de Aquarismo: www.denadai-reef.com

Re: Quanto custa a água ?

Troca de filtro de carvão a cada 30 dias - 50,00
    Troca de filtro 5 micron a cada 30 dias - 20,00
    Troca de filtro resina a cada 60 dias - 40,00
    Sal - R$ 0,45/litro
    Só troquei meus pré-filtros e resina depois de uns 11 meses de uso, mas a próxima troca vou fazer em menos tempo, pois o filtro de 5 micron e o bloco de carvão já tinham passado da hora.
    A membrana do RO só Deus sabe quando vou trocar.
    O Sal vai depender do preço e do rendimento, atualmente estou usando o Tropic Marim que parece render bem mais que o Red Sea.
    Abraços,

Fauze Calixto Said
    fauze@grupoatlantica.com

fala Wesley,

Só me confirmem: qual a frequencia de troca dos filtros e resina ?
    Como ja foi dito, isso vai depender da qualidade da agua q sai da torneira da sua casa...

A melhor forma de saber qdo trocar as resinas é comprando um medidor de TDS ou um condutivimetro em vez de confiar no "olhometro".

[]s

Wesley,

Em geral cada filtro tem uma "longevidade" distinta mas acredito que os patamares que está considerando está exagerado.

O que eu lhe recomendaria seria

1 pré-filtro de 1micra ( vida média de 6 meses ou mais dependendo da qualidade de entrada da agua)
    1 Filtro Carvão 0,5micra ( vida media de 6 a 9 meses )
    1 DI de boa qualidade com remover de silicato ( vida de 1500lts)

O melhor é ter o TDS te controlando a saida e te dizendo qdo deverá trocar.

Como sei que planeja viajar, considere este kit:

http://www.marinedepot.com/md_viewIt...product=KM1493

É o que eu tenho e estou satisfeito com ele. Fiz as trocas com 9 meses por desencargo de consciencia pois o TDS ainda estava em 0. O DI eu troco com mais frequencia pois a agua aqui no interior tem muito silicato.

Se trouxer os filtros de fora 1x ano, creio que vai te atender bem e vao te custar ao redor de R$ 100 reais todos.

abraço e feliz 2007

Obrigado a todos, pelo visto o erro de cálculo estava no exagero das trocas de filtro.

Adriano, um bom 2007 para vc tbm ! Combine com a Elaine de vc vir aqui, ok ?

Abs,
    Wesley

Bookmarks

Permissões de Postagem