IPAq
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 24

COMO TRATAR ÍCTIO DE ÁGUA SALGADA ?

Bom dia,

Vários peixes apareceram com pontos brancos em seus corpos, alguns destes peixes, estão se esfregam nas rochas e substratos.

Está descartada a retirada dos peixes com parasitas, pelos motivos da dificuldade de fazê-lo e por não ter aquario de quarentena para tratá-los).

Existe maneiras de tratar dessa doença, dentro do aquário em que os peixes parasitados se encontram ? (o aquário contém além dos peixes, algus corais)

Li e ouvi falar que os produtos que tratam deste tipo de parasita, contém cobre e por isso não devem ser usados em aquarios que abrigam invertebrados.

Existe uma maneira alternativa para eu tratar a doença, nas condições expostas ?

Obrigado

Fala Paulo
    Se os peixes estão comendo bem, apenas reforce e varie a alimentação.
    Pode também colocar um pouco de garlic que ajuda no combate aos parasitas.
    Abraços

Claudio, o que é Garlic ?

Alho.
    Pode ser comprado já pronto para misturar com a comida ou amassar.
    Abraços

Fala Paulo
    Dá uma olhada nesse tópico.
    Abraços

[web:f2d715108d]http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=25655[/web:f2d715108d]

Para aumentar a resistência do peixe ao íctio, deve-se aumentar e diversificar a alimentação,usando-se Garlic Guard ou o alho amassado misturado a rações de boas qualidades, como spirulina, etc..
    Aprendi essa técnica com os diversos comentários aqui citados pelos colegas.

Bem como aumentar a temperatura, para combater o parasita.

Conversando com um amigo sobre o problema, ele me perguntou, sobre como está a densidade: ao lhe dizer: 1026, ele sugeriu qua a diminuísse aos poucos, por retirar água salgada e repor com água doce, até que atingisse ~1019 / 1020, isto ao longo de dias.

Alguém já usou esta técnica ? Tem coerência a dica ?

Ao que eu tneho lido esta diferença de densidade não ajuda muito... há escrito muito isso em vários lugares, mas não é bom ficar mudando a densidade do aqua..
    Desestabiliza o sistema....
    eu acho!

Segundo informações recebidas, a diminuição da densidade de 1026 para 1019 / 1020 ~ , seria só para eliminar os parasitas, pois estes não suportam densidades mais baixas. Após eliminar este surto, voltaria com a densidade para 1026 novamente.
    A minha dúvida é se ao realizar este processo, mesmo que lentamente, não afetaria os corais e também os peixes ( doentes ou não)

Obrigado

Compadecendo do mesmo problema e resondendo a sua dúvida sobre densidade, pelo que sei, não afetaria os peixes, não. Principalmente se for feita aos poucos. O problema de você alterar a densidade do aquario para um nível que contribuísse de alguma forma como tratamento, é que os invertebrados vão sofrer muito e dependendo até onde você for, até mesmo o filtro biológico.

Eu preferi alimentar mais, aditivos vitaminicos na ração, alho, UV e subir a temperatura.

Ontem apliquei Melafix e Pimafix, não são indicados exatamente para ictio mas o Pimafix é bactericida e o Melafix é cicatrizante, achei que valia a pena tentar. ( só fazendo um parentesis, como não havia indicação de dosagem no site da CIA, eu comprei um frasco de cada, o maior que havia disponível, e só deu pra uma dose das sete indicadas pro tratamento.)

O caso é que pode acabar virando um tiro no pé, pois ambos os produtos desregularam totalmente o skimmer - parece que joguei sabão na água, até o overflow espuma - como viajo no domingo.....

Bom, de qualquer forma, hoje foi o primeiro dia que acordei sem baixas, o que já é um avanso.O Bahianus esta com duas feridas feias, mas parece que esta melhorando, o Striatus também parece melhor.

Boa sorte.

- Qualquer coisa que eu escreva aqui é somente fruto da minha humilde opinião - Longe de mim ser o dono da verdade. - Abraços!

Ictio

Uma solução que deu conta no meu aqua (1,50x60x60) foi colocar um UV e aumentar a temp = 28ºC para evitar o ciclo do ICTIO ,mas usar alho não dá muito certo , foi nessa que meu PBlue , Epatus morreram cravejados de ICTIO . O certo é retirar os peixes do aqua e colocar em um aqua de 40lt com apenas circulação e usar Quimicetina de 500mg (diluir meio comp antes de colocar os peixes) e trocar 20lt em 12hs (diluindo mais 1/4 do comp), depois de 24hs retiras os peixes e colocar no aqua , aí sim eles ficam completamente limpos em 24hs e vc se livra desta porcaria de ICTIO.
    Esse papo de alho só na salada , na picanha etc.

Um grande Abraço .
    Luis Guimarães

Íctio geralmente se espalha nos peixes quando estes estão debilitados ou estressados por algum motivo, como brigas, falha na dieta ou má qualidade da água (parâmetros ou temperatura).
    Quando os peixes estão se alimentando bem, apesar do íctio, o ideal é reforçar a dieta, alimentando com mais variedade e quantidade.
    Caso não resolva, as duas únicas opções comprovadas são a hipodensidade e o cobre.
    A hiposalinidade, a acima referida redução da densidade, deve chegar a 1.009 para ser eficaz, pois 1.020 não mata nada. Realmente mata o parasita, sem trazer grandes prejuízos aos animais do aquário, desde que seja feita lentamente. Aliás, a hipodensidade até reduz o estresse osmótico dos peixes.
    Bom artigo sobre hiposalinidade:
    http://www.petsforum.com/personal/tr...osalinity.html
    O cobre é tóxico tanto para os peixes quanto para os invertebrados. Deve ser utilizado em um aquário hospital e como última alternativa. Retirar o peixe de seu aquário pode ser estressante ao ponto de reduzir ainda mais as defesas e acelerar sua morte.
    O uso de alho e vitamina C, apesar de muito difundidos, não tem comprovação científica.
    Dois bons artigos da reefkeeping:
    http://www.reefkeeping.com/issues/2003-08/sp/index.php
    http://www.reefkeeping.com/issues/20...ture/index.php
    Abraço e boa sorte.
    Procure dar conforto aos animais do seu aquário com alimentação de qualidade, espaço adequado para os peixes que escolheu, além de água de qualidade. A responsabilidade por eles é TOTALMENTE SUA.
    Vai comprar um novo peixe? Quer saber mais sobre ele? Pergunte aqui antes!!: http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...e-aqui-antes!!
    Meu aquário atual - Aqua 3.0

Re: Ictio

fala pessoal,

Esse é um daqueles temas ,dentro do aquarismo marinho , que provoca debates acirrados, com argumentos pro e contra...alguns com bons argumentos enquanto outros baseados apenas no "achismo" ou em conclusoes equivocadas...

Existem muitos artigos sobre ictio marinho na net, com N explicaçoes sobre o pq de alguns "tratamentos" darem certo e outros não resultarem em nenhum efeito positivo.

Enfim, cada um faz como achar melhor...

fala Luis

Citação Postado originalmente por Luis_Guimaraes
    . O certo é retirar os peixes do aqua e colocar em um aqua de 40lt com apenas circulação e usar Quimicetina de 500mg (diluir meio comp antes de colocar os peixes) e trocar 20lt em 12hs (diluindo mais 1/4 do comp), depois de 24hs retiras os peixes e colocar no aqua , aí sim eles ficam completamente limpos em 24hs e vc se livra desta porcaria de ICTIO.
    Um grande Abraço .
    O ictio marinho é causado por um protozoario, Cryptocaryon irritans, logo o antibiotico não tem qq efeito sobre ele.

Pode-se argumentar que um peixe com ictio pode ficar tão debilitado q isso possa resultar em ataque bacteriano, razão pela qual um banho de antibiotico seria recomendavel...penso de forma diferente...

EU acho desnecessario adotar medidas radicais ( existem muitas) para combater ictio, salvo se o peixe parar de se alimentar.
    Enquanto estiver comendo é muito improvavel q o peixe morra, pois a tendencia é ele se recuperar.

Infelizmente podem acontecer mortes em decorrencia de surto de ictio no aquario, como ja foi relatado.

[]s

No meu caso, confesso que tomei um susto. Nunca achei que poderia perder algum animal para ictio, principalmente porque todos, sem exceção, estavam se alimentando bem. Perdi animais que já passaram por experiências bem mais desagradáveis ( meus ocellaris que foram meus primeiros animais marinhos)

Fiquei muito surpreso de ver a violência das baixas, foram muitos animais, muito rapidamente. Fico achando que o ictio deve ter vindo acompanhado de alguma outra coisa, ou facilitou algum outro processo. Não posso nem culpar os parâmetros da água,porque esses estão razoávelmente bons, principalmente pelo tempo de existência do sistema.

Sei lá, vivendo e aprendendo.

- Qualquer coisa que eu escreva aqui é somente fruto da minha humilde opinião - Longe de mim ser o dono da verdade. - Abraços!

fala Walter,

A pergunta pode parecer sem sentido, mas não é, ok?

Não poderia ser um surto de oodinium que matou seus peixes em vez de ictio marinho?

O oodinium é mais "agressivo" e as mortes em massa decorrentes dessa doença são mais comuns, diferente do ictio marinho...

Os peixes doentes não pareciam estar cobertos por uma nevoa ou um pó bem fininho branco?

Achei um site na net muito interessante, com muitas fotos de peixes infectados por parasitas, bacterias, fungos,etc...

[web:f8bf28515c]http://www.jbl.de/onlinehospital/perpicture/index.php?Step=2&GalleryId=2[/web:f8bf28515c]

[]s

Citação Postado originalmente por Carlos_Andre
    fala Walter,

A pergunta pode parecer sem sentido, mas não é, ok?

Não poderia ser um surto de oodinium que matou seus peixes em vez de ictio marinho?

O oodinium é mais "agressivo" e as mortes em massa decorrentes dessa doença são mais comuns, diferente do ictio marinho...

Os peixes doentes não pareciam estar cobertos por uma nevoa ou um pó bem fininho branco?

Achei um site na net muito interessante, com muitas fotos de peixes infectados por parasitas, bacterias, fungos,etc...

[web:5327a91456]http://www.jbl.de/onlinehospital/perpicture/index.php?Step=2&GalleryId=2[/web:5327a91456]

[]s
    Algumas vezes perdemos peixes por oodinium e achamos que é ictio, as leões são bem parecidas....excelentes fotos André,
    Abçs

Na verdade eu não consegui ver nenhum pontinho branco em nenhum dos peixes. Só no coerelus deu pra ver uns pontos pretos, mesmo assim só olhando de um ângulo especifico. Presumi que era ictio, por conta dos animais da fauna local serem muitos sucetiveis ao ictio. Realmente a crise foi muito violenta. Até agora estou espantado.

Bom, se você percebeu pontos pretos, então pode ser outra coisa.
    Existe um outro parasita que causa uma doença chamada ictio preto. Apesar de também ser conhecida como íctio, não é o Cryptocarium irrians que a causa, mas sim turbelarios. Ataca normalmente os cirurgiões.
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=218
    Mais informaçoes:
    Black "Ich", Black Spot, Turbellarian Infection
    While Black "Ich" is not all that common, it is not uncommon either and appears from time to time, particularly on tangs and surgeonfish.
    What causes black "Ich"??
    Black "Ich" is caused by one or more genus of flatworm (Phylum Platyhelminthes) belonging to the class Turbellaria.
    Most cases of black "Ich" appear to be caused by Paravortex sp. (Noga, 2000) however, Cannon and Lester (198 found turbellaria of the genus Ichthyophaga on a parrotfish (Scarus ribulatus) in addition to Paravortex sp. on dusky flathead (Platycephalus fuscus).
    The life cycle of Paravortex sp.
    Noga (2000) describes the life cycle of the parasite as follows. Juvenile turbellaria attach to the host fish and grow from around 77 to 450 #956;m. After around 6 days, they drop off the host and fall to the substrate where their eggs and larvae develop internally for 3 to 4 days.
    The adult's body wall ruptures and up to 160 juveniles escape and can immediately infect any susceptible hosts. The life cycle takes around 10 days at 24.5°C (76°.
    The signs of black "Ich"
    The most obvious sign of black "Ich" are numerous dark spots covering the body of the infected fish. The dark spots are not the turbellaria but rather a reaction of the skin to the parasite which causes hypermelanisation (Noga, 2000).
    It should be noted that anemonefish may develop black spots on their skin through contact with corals, corallimorphs, zoanthids and anemones with which they are not familiar. These spots tend to be larger and less uniform than those from turbellaria.
    Treatment for black "Ich"
    Noga (2002) recommends formalin baths for the treatment of parasitic turbellaria. The formalin baths should be repeated every three days until there are no signs of infection. With this regime subsequent baths will kill parasites that were not on the fish during previous baths.
    Some hobbyists have had success with the use of freshwater dips. These should also be repeated at 3 day intervals.
    References
    Cannon L.R.G. and Lester R.J.G. 1988. Two turbellarians parasitic in fish. Dis. Aquat. Org. 5:12-22.
    Noga E.J. 2000. Fish Disease: Diagnosis and Treatment. Iowa State University Press, . 367pp.
    Foto de um yellow tang com black spot:

Procure dar conforto aos animais do seu aquário com alimentação de qualidade, espaço adequado para os peixes que escolheu, além de água de qualidade. A responsabilidade por eles é TOTALMENTE SUA.
    Vai comprar um novo peixe? Quer saber mais sobre ele? Pergunte aqui antes!!: http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...e-aqui-antes!!
    Meu aquário atual - Aqua 3.0

Citação Postado originalmente por Walter_Costa
    Na verdade eu não consegui ver nenhum pontinho branco em nenhum dos peixes. Só no coerelus deu pra ver uns pontos pretos, mesmo assim só olhando de um ângulo especifico. Presumi que era ictio, por conta dos animais da fauna local serem muitos sucetiveis ao ictio. Realmente a crise foi muito violenta. Até agora estou espantado.
    Bom, se vc não observou os pontos brancos nos peixes , então a mortandade ocorrida no seu aquario NÂO foi causada pelo Cryptocaryon irritans, causador do ictio marinho , e sim por outra causa ainda desconhecida...

[]s

O ideal seria fazer uma necrópsia dos peixes.
    Abraços

é um mistério. com certeza é algum tipo de parasita, porque os animais estão sempre fazendo fila pros gobys darem uma geral.

Hoje comecei a diminuir a temperatura, começaram a aparecer umas cianos.

Os parâmetros estão bem bons, NO2 <1 , NO3<3, PO4<0.5.

Viajo no Domingo. vamos ver como as coisas se desenrolam. O skimmer continua totalmente desregulado, mas dá pra levar.

Bookmarks

Permissões de Postagem