IPAq
Resultados 1 a 20 de 20

Doença da Couve-Flor (agora com foto)!!!!

Olá pessoal,

achei isto na net, saberiam me dizer se procede? Tem alguma outra dica pra curar??? Aparentemente tenho um peixe com isto!!

Limphocystis, é o nome de um vírus que pode atacar peixes marinhos em nossos aquários e são comuns por corroerem, principalmente, as extremidades das caudas e barbatanas. Pode ser chamada de "doença da couve-flor" devido a sua aparência. Seu tratamento é difícil e demorado, mas não é tão contagioso. De qualquer forma, deve-se separá-lo dos demais peixes e iniciar o tratamento em uma quarentena. O que realmente funciona nestes casos é uma melhora considerável na qualidade da água visando aumentar a resistência do peixe, pois este será o principal responsável por sua própria cura, através da produção de anti-corpus. Alimentação abundante e variada, higiene perfeita são recomendados nestes casos.

obrigado,
    Gustavo

A unica referencia que encontrei

"Es realmente poco lo que se sabe acerca de estas enfermedades, la mas comun en peces de acuario es la limphocystis, esta enfermedad sucede cuando las celulas de hinchan enormemente se observan tumores de aspecto granulado y blanco adheridos al cuerpo del pez y sus aletas, para esta enfermedad no hay cura conocida pero es poco comun en acuarios de agua dulce, y no tiene un alto grado de mortalidad."

http://acuarioaquatica.com/guias%20e...ermedades.html
    Expulsa mais uma vez, Geisy Arruda agora vai processar “A Fazenda”

Olá Pessoal,

Artigo sobre Lymphocytis :

Lymphocytis

Parte mais importante:

There is no way to cure a viral disease in any organism yet, no matter what some of the fish medications claim.
    after I worked in concrete (a basic pH medium) building a concrete pond, the warts just as mysteriously disappeared, and remain gone over 30 years later.
    Ao que parece ... é uma doença auto-limitada ... mas os peixe infectado está mais sucetível a outras doenças ...

Abraço,

MAX
    Good judgement comes from experience.
    Experience comes from poor judgement.

Pessoal obrigado pelas respostas, vou tentar postar umas fotos do peixe para ver se realmente é esta doença...só preciso arrumar de uma máquina fotográfica decente...

abraços...
    Gustavo

Oi Gustavo, meu copperbando teve uma doença que comeu suas barbatanas enquanto eu estava fazendo uma reportagem em canavieiras Bahia, quando eu cheguei ele estava meio detonado com as barbatanas caudal e dorsal comidas e com sinais de hemorragia.
    acredito que essa doença tenha sido originaria de um ferimento que ele sofreu em uma briga com o Zebrasoma scopas

Como ele come na minha mão optei por tratar dentro do aquário já que é um peixe delicado, o que eu fiz foi administar clorafenicol junto com a comida (camarões moídos com tetra spirulina), depois de 4 dias desse tratamento não existe mais sinal de hemorragia e as barbatanas estão se regenerando.
    essa foto é de hoje, repare na regeneração

Tail Rot & Fin Rot

Symptoms: Disintegrating fins that may be reduced to stumps, exposed fin rays, blood on edges of fins, reddened areas at base of fins, skin ulcers with gray or red margins, cloudy eyes.

Tail and fin rot appears to be a bacterial infection of the tail and/or fins and may be caused by generally poor conditions, bully, or fin nipping tankmates. If aquarium conditions are not good an infection can be caused from a simple injury to the fins/tail. Tuberculosis can lead to tail and fin rot. Basically, the tail and/or fins become frayed or lose color. Over time the affected area slowly breaks down.
    First, attempt to ascertain the cause. Then treat accordingly. Also, treat the water or fish with antibiotics. If added to the water, use 20 - 30 mg per liter. If the fish is to be treated add an antibiotic to the food. With flake food, use about 1% of antibiotic and carefully mix it in. If you keep the fish hungry they should eagerly eat the mixture before the antibiotic dissipates. Antibiotics usually come in 250 mg capsules. If added to 25 grams of flake food, one capsule should be enough to treat dozens of fish. A good antibiotic is chloromycetin (chloramphenicol) or tetracycline. If you feed your fish frozen foods or chopped foods, try to use the same ratio with mixing. As a last resort add at most 10 mg per liter of water. Also, if unkempt conditions are the suspected cause, correct it.

abraço

Antonio,

o meu Parú doente(nacional pra variar) tem se mostrado estável, se alimetando muito bem...mantive a temperatura em 31ºC...vamos ver a evolução...mas a coisa tá feia...

Reativei um aquário antigo como hospital, mas to com receio de mexer com o peixe e ele piorar...vou manté-lo aonde está, pois os demais peixes estão todos OK, inclusive o Gramma Loreto. Se tivesse uma câmera igual a sua já tinha postado fotos..rsrsrs... Parabéns pelas imagens!!!

abraço

Meu Yellow Tang estava assim também e ele só melhorou depois que eu comecei a dar aquela ração da tetra com Pro Care.

Tenta aí também!

Boa Sorte!

Citação Postado originalmente por Gustavo_Luiz
    Antonio,

o meu Parú doente(nacional pra variar) tem se mostrado estável, se alimetando muito bem...mantive a temperatura em 31ºC...vamos ver a evolução...mas a coisa tá feia...

Reativei um aquário antigo como hospital, mas to com receio de mexer com o peixe e ele piorar...vou manté-lo aonde está, pois os demais peixes estão todos OK, inclusive o Gramma Loreto. Se tivesse uma câmera igual a sua já tinha postado fotos..rsrsrs... Parabéns pelas imagens!!!

abraço
    Oi Gustavo, os sintomas são parecidos com os do meu CB?

abs

Citação Postado originalmente por antonio_amaral
    Citação Postado originalmente por Gustavo_Luiz
    Antonio,

abraço
    Oi Gustavo, os sintomas são parecidos com os do meu CB?

abs
    Não, as nadadeiras não estão corroídas e sim com crostas brancas ao redor e pontas das nadadeiras (várias bolotas amontadas umas sobre as outras) parecendo realmente com uma couve flor. E parece também que no meio de cada bolota branca tem um minúsculo ponto preto.

Obs: além do ictio é claro...que vai e volta. Vou dormir o peixe ta limpo...hora que acordo ta todo pintado...porém a tal da couve-flor não aumenta, nem diminui...fica lá nas nadadeiras...

Abs

Senhores, consegui esta foto num forúm que também contém relatos reais sobre a cura da doença através de boa alimentação e qualidade da água, outros citam usar Acyclovir, anti-viral para herpes, vale a pena olhar:

http://forum.marinedepot.com/Topic72449-10-1.aspx

...só que no meu caso trata-se de um Parú...

Aquarista desde 1970
    Data de Ingresso
    Apr 2007

Couve flor

Prezado Gustavo

Pode parecer estranho,mas a forma para o tratamento, inclui uma toalha felpuda, pedaço de saco plastico fino, dois cotonetes, e duas tampinhas, uma com mercurio cromo,e outra com água oxigenada.Coloque o peixe na toalha molhada com água salgada,"encharcada",pegue o cotonete, molhe na água oxigenada, passe suavemente nas bolinhas brancas,até que saiam, e depois coloque o cotonete com mercurio, passando suavemente no local,jogue água salgada com uma seringa no local, e volte para o áquario.O local no segundo dia, vai necrosar,ele ficara feio, caindo o pedaço ou da cauda ou da nadadeira,e logo em seguida começa a crescer,sadia.A variação de alimento ajuda muito, e está doença é causada por um virus, e antibiótico não resolve,virus não se mata com antibiótico. O plastico fino serve para colocar em baixo da nadadeira frontal, para evitar cair na guelra, e olhos.Na caudal, não à necessidade.

Abraço

Basso

Olá Pessoal,

citam usar Acyclovir, anti-viral para herpes,
    O acyclovir é o primeiro de uma série de anti-virais muito utilizados hoje em dia ... apesar disso serve para poucos tipos de virus ... reduzindo apenas a sua replicação e não debelando a infecção realmente.

Por esses e outros motivos deixaria o aciclovir fora dos aquários ...

O Método do Basso realmente é um pouco intervencionista ... mas pode dar certo apesar do intenso stress do "paciente"

Não recomendo mercurio pois sua composição foi mudada para clorexidina ... prefiro o iodo que tem as mesmas propriedades anti-sépticas.

Mas o importante é o peixe estar forte suficiente para aguentar tamanha façanha.

Lembremos que muitos relatos declaram que é uma doença auto-limitada ... e que o peixe - se bem tratado- pode vencer a infecção.

Abraço,

MAX
    Good judgement comes from experience.
    Experience comes from poor judgement.

Excelente Basso e Max, mais uma vez ótimas respostas e dicas...

até agora a doença está estável e o peixe se alimenta super bem, inclusive estou acrescentando Garlic nos alimentos e variando com artêmia. Vou esperar mais uns dias...se não houver melhora vou tentar o procedimento do Basso...

obrigado...
    Sds.

Aquarista desde 1970
    Data de Ingresso
    Apr 2007

virus

Caro Gustavo

Detalhe importante, é que ésta operação leva em media 20 a 25 segundos,desde que vc deixetudo preparado, o que poucos sabem, é que nas guelras dos peixes mesmo tirando ele fóra,contem água e o peixe resiste bem.Faço isto a muitos anos, e sempre me dei bem.Não tive nem um caso de morte,pelo contrario,recuperei os pouco casos que tive, e ajudei alguns amigos a fazerem.

Max:

Realmente não faço isto a alguns anos, pois não tive mais ésta doença,e como não uso mercurio cromo a alguns anos,não sabia da mudança da formula.Mas no meu tempo usava mercurio ,como descrevi acima, e tudo ia bem.Não sei se o novo pode prejudicar algo, já que em seguida a passagem do cotonete com o produto, eu pego a seringa e lavo com água salgada o local.

Abraço

Basso

Já tive um paru que apresentou estes mesmos sintomas.....

Cheguei a fazer este vídeo dele (muito ruin), pois fotos nem pensar.... era muito ativo e arisco.

Reparem na nadadeira esquerda (à direita de quem o enxerga de frente) e veja um pequeno veludo na ponta.....

<object width="425" height="373"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/MB2XyeYymzI&rel=1&border=1"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/MB2XyeYymzI&rel=1&border=1" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="373"></embed></object>

Muitos disseram para dar banho de água doce, tratamento à base de cobre, aumentar a temperatura, etc......

O que eu fiz foi manter os parametros do aqua o mais estável possível (ph temperatura densidade - principalmente) e alimentar MUITO o peixe... oferecendo ração muitas vezes ao dia e na quantidade que ele comia, sem deixar nada sobrando no aqua.

Ele levou uns 45 dias para melhorar.....

Uma dica: enquanto ele estiver se alimentando bem tá tudo tranquilo, mas se ele parar de se alimentar ou perder o apetite, daí só com medicamentos mesmo.

Não administre medicamento diretamente no reef........
    Abraços,
    MArcus.

Já tive dois anjos com esta doença (blue face e ciliaris), se o seu peixe estiver comendo bem e saudável não se preocupe, a doença realmente é auto-limitada, demora cerca de 1 mês para sarar e no início pode aumentar um pouco e te assustar.

Pessoal, vai ser muito bom se o peixe se recuperar sem nenhuma intervenção medicamentosa como disseram os colegas acima. Ele está se alimentando muito bem. Se não fosse o aspecto assustador desta doença, diria que o peixe está muito bem. Vou aguardar mais um pouco então, fazem 10 dias hoje que apareceu os primeiros sintomas e foi aumentando...agora parece que estabilizou...

Vou postando os resultados para os interessados...

muito obrigado pela atenção!!
    abraços,

Gustavo

Re: virus

Citação Postado originalmente por Joao_Basso
    Caro Gustavo

Detalhe importante, é que ésta operação leva em media 20 a 25 segundos,desde que vc deixetudo preparado, o que poucos sabem, é que nas guelras dos peixes mesmo tirando ele fóra,contem água e o peixe resiste bem.Faço isto a muitos anos, e sempre me dei bem.Não tive nem um caso de morte,pelo contrario,recuperei os pouco casos que tive, e ajudei alguns amigos a fazerem.

Max:

Realmente não faço isto a alguns anos, pois não tive mais ésta doença,e como não uso mercurio cromo a alguns anos,não sabia da mudança da formula.Mas no meu tempo usava mercurio ,como descrevi acima, e tudo ia bem.Não sei se o novo pode prejudicar algo, já que em seguida a passagem do cotonete com o produto, eu pego a seringa e lavo com água salgada o local.

Abraço

Basso
    Basso,

1) caso eu precise adotar o seu procedimento, qual seria o vol. da água oxigenada? 10 vol. esta OK?

2) quanto ao plástico fino, eu coloco sobre os olhos e guelras, ao apenas embaixo das nadadeiras para não escorrer para as guelras?

Sds,
    Gustavo

Aquarista desde 1970
    Data de Ingresso
    Apr 2007

plastico fino

Prezado Gustavo

Coloque embaixo da nadadeira, exatamente para evitar escorrer nos olhos e guelras,e 10 % é a que uso.Querer mostrar o procedimento por internet é sempre complicado ,pois a gente esquece detalhes importantes,ao querer narrar como proceder.Não se assuste, mas geralmente a parte onde vc passa o cotonete, precisa forçar umpouco, pois a bolinha branca é dura e temos que tirar com o cotonete e água oxigenada.Vc vera que no dia seguinte a nadadeira ficara necrosada, e depois de uns dias começa a nascer novamente, limpinha.Quando o peixe come bem, a variedade de alimentação, quando correta para a especie,o peixe recupera energias, desde que esteja metabolizando bem os alimentos, se fortalece e a doença se vai naturalmente.Ésta doença se dá ,quando o peixe se estressa muito, em ambientes mal cuidados, e enfraquecimento de sua resistencia,o virus consegue dominar e o peixe começa a sentir desconforto.

Abraço

Basso

Re: plastico fino

Citação Postado originalmente por Joao_Basso
    Prezado Gustavo

Coloque embaixo da nadadeira, exatamente para evitar escorrer nos olhos e guelras,e 10 % é a que uso.Querer mostrar o procedimento por internet é sempre complicado ,pois a gente esquece detalhes importantes,ao querer narrar como proceder.Não se assuste, mas geralmente a parte onde vc passa o cotonete, precisa forçar umpouco, pois a bolinha branca é dura e temos que tirar com o cotonete e água oxigenada.Vc vera que no dia seguinte a nadadeira ficara necrosada, e depois de uns dias começa a nascer novamente, limpinha.Quando o peixe come bem, a variedade de alimentação, quando correta para a especie,o peixe recupera energias, desde que esteja metabolizando bem os alimentos, se fortalece e a doença se vai naturalmente.Ésta doença se dá ,quando o peixe se estressa muito, em ambientes mal cuidados, e enfraquecimento de sua resistencia,o virus consegue dominar e o peixe começa a sentir desconforto.

Abraço

Basso
    Notei ontem a noite algo de errado com os ocellaris, estavam quietos no fundo do aquário, mesmo comportamento quando a temperatura certa vez subiu muito. Como eu estava mantendo em 30,5 ºC devido a doença do Parú, achei melhor abaixar um pouco regulando o termostato. Adivinhem!!!! hoje cedo 29,5ºC e quase não enxergava o Parú de tanto ictio nele...e alguns pontos nos outros...afff...agora acho que foi tudo pro saco... palhaços... Parú...gramma...!!!!!

Bookmarks

Permissões de Postagem