IPAq
Resultados 1 a 14 de 14

Quanto custa um bom aquário de SPS ?

Acho legal antes de se aventurar, tem uma boa noção do custo. Faz parte do planejamento. Obviamente o céu é o limite, mas ter uma noção é bom.

Vou dar apenas uma noção do custo inicial e de manutenção de um aquário de SPS. ( um aquário bom, e com manutenção em dia )

Chutando um aquário por volta de 150L / 350 L, nada muito grande

Inicial :

Bombas, Iluminação, bom Skimmer , reator de calcio ou dosadora por Balling, aquecedor, controlador de temperatura com ventoinhas ou Chiller , Vidro , Móvel , um bom sistema de RO + DI, sal , RV para iniciar :

Sistema com equipamentos TOP : 12 mil reais

Sistema com equipamentos medianos : 7 mil reais

Custo Anual Manutenção :

Sal : 500 reais
    Troca Anual do Sistema de RO + DI : 400 reais
    Troca de Lâmpadas : 600 reais
    Carvao Ativado : 100 reais
    Conta de Luz e Água : 1500 reias
    Reposição de Calcio, Ra e Mg : 350
    Testes de ca , ra e mg : 200

TOTAL : 3600,00 mil reais por ano

Contando que não quebrou nenhum equipamento

E é bom contabilizar tb uns 1000 reais em mudinhas de SPS e alguns peixes

É isso...bem por cima, mas dá pra ter uma boa idéia antes de se aventurar

Agora é com vc, ou escolhe comprar um carro ou montar um marinho :P

Abraços
    Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.

Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.

Meu Blog de Aquarismo: www.denadai-reef.com

Sem falar no tempo absurdo que se perde, principalmente no início, para aprender e implementar um aquário razoável. Não adianta dar R$7.000,00 em um aquário e não saber administrá-lo. A menos que frustração tenha virado onda...
    "Nothing in the world is more dangerous than sincere ignorance and conscientious stupidity."
    Martin Luther King Jr

E uma boa mão do aquarista....que não tem dinheiro investido que resolva se o cara não souber cuidar direito

3.600 reais ano é pouco, o balling sai bem mais que isso, dependendo do consumo do aquario já tem que comprar os produtos mês sim mês não, como meu caso. Lampadas também acho que 600 é pouco, uma lampada de 1 aquário de 1 metro como o meu que tem 250L, ou seja, se enquadra no teu exemplo, custa 160 reais cada. Eu uso 6 lampadas, então só de lampada ano são 960 reais, só que tracar 1 vez por ano pra aqua de SPS top é pouco, 9 em 9 meses no máximo, se tratando de T5. Pode considerar uns 1.200 de lampada/ano tranquilamente. Fora que se ta considerando que o aqua ta rodando redondo e nada ta acontecendo, o que é quase impossível, todo aquário pinta imprevistos, reator que parou de funcionar e tem que trocar, bomba de circulação interna que queimou e tem que trocar, coral que morrer e vai comprar outro pra colocar no lugar e por ai vai.. então separa ai no mínimo mais uns 1.500 reais/ano pra imprevistos. Resinas DI também não se trocam anualmente, lá em casa de 3 em 3 meses tem que trocar tudo se quiser manter o ppm 0 no tds. E por ai vai..

aumentaria tranquilamente pra 4.500 ano só pra manter. Só lembrando que estou me referindo ao tópico, "quanto custa um BOM aquário de sps".

e a dedicação e o trabalho pra chegar lá é grande, não é só fazer alguma coisinha aqui e ali o resultado vem, jamais, tem que suar a camisa e muito, horas horas sujando a mão de sal. é o preço que se paga pra chegar nesse nível, opção de cada um.
    RBG Reef ™

90% dos aquaristas costumam montar aquas grandes para sua realidade e depois a manutenção ( valor ) tira a qualidade da jogada!

Sem contar que o aquarista tem obrigação de se dedicar ao que se propôs fazer: trocar lâmpadas a cada X meses, usar um sal mais caro e etc...

Conheço vários aquaristas que só trocam lâmpadas quando elas queimam.

Abraço.
    " i have become... comfortubly numb... "

Citação Postado originalmente por nixon_cabeceira
    Conheço vários aquaristas que só trocam lâmpadas quando elas queimam.
    mas devem ser aquários de corais moles ou mistos onde os sps estam sempre marrons né? só lembrando que o tópico não é generalizado, estamos falando aqui especificamente de aquário BOM pra sps, se meu aquário fosse só de moles colocaria lampadas osram e esperava queimar pra trocar, mas pra sps 1 vez por ano é pouco.
    RBG Reef ™

Citação Postado originalmente por nixon_cabeceira
    90% dos aquaristas costumam montar aquas grandes para sua realidade e depois a manutenção ( valor ) tira a qualidade da jogada!
    Mais pura verdade. Por isso eu recomendo montar um reef menor, tipo 120*60*50 pra SPS. Acontesse isso mesmo que vc falou, o cara monta um grande e depois não mantém direito, ai o resultado a gente já cansou de ver, tudo feio, marron, algas

Agora se vc tem dinheiro de sobra, ai monta um grande sem problemas, mas tem que estar consciente que dá muito mais trabalho

Conheço vários aquários grandes, de nego com grana...mas fraco.

Galluf,

Eu coloquei uma média....ideal era trocar as T5 a cada 6 meses, só nisso daria mais de 1000 reais por ano.....foi um chute direcionado o orçamento, não é pra levar ao pé da letra....mas já deu pra ver que fica caro manter um reef em alto nível

Se vc troca bastante água 500 reais de sal é pouco tb....como eu disse foi uma idéia

Abraços

Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.

a brincadeira é cara sim, se for manter o nível prepara os bolsos.
    RBG Reef ™

Continuando,

Sem contar os suplementos aminoácidos etc... por baixo 1.200 reais ano. Nós somos os verdadeiros herois da resistência. Enfim até que ponto a paixão supera a razão.

claudivino

Galluf,

Ai é que está o detalhe, eles ( esses aquaristas ) vivem me pedindo mudas de SPS para " testar " no aqua deles e talz, quando falo que não vou dar eles ficam meio grilados rssssss mas continuam sem ler, sem discutir o assunto, sem se aprofundar no hobby e etc...
    Quando digo que posso VENDER a muda ai mudam de assunto também rsssss

Eu sabia que o tópico era referente a SPS.

Abraço.
    " i have become... comfortubly numb... "

Denadai
    Este tópico é excelente para quem está começando, pois é ponto comum os iniciantes montarem aquários grandes e depois não terem "bala" para manter...se for de sps então...

Sem falar no quesito tempo e disponibilidade para manutenção. Particularmente sempre fui a favor de aquários "menores", mais compactos e mais de acordo com nossa realidade. Diferente dos USA, uma T5 aqui custa entre 120 e 160 reais...

Agora, temos algumas exceções, como este aquário do Garcia Jr

" Display: 130x60x30 (larg x profu x altura) 200L
    Sump + refúgio: 200L (o refúgio está desativado a um mês)
    Iluminação: 6 x T5 54W
    Skimmer: DIY de PVC 150mm diam, com bomba better 2000
    Reator de Ca: DIY de PVC
    Circulação interna: 1 MJ 1200 com ecomod, 2 sarlo 520, 1 koralia 3 e uma aquaclear 1200 (já deve ter uns 12 anos hehehe).
    Sem removedores, outros filtros, reatores, etc.
    A filtragem é feita apenas pelo skimmer e 20 Kg de RVs. Tenho menos de 1 cm de areia de coral no display. Como disse, o RDSB está desconectado a mais de um mês."

Neste caso, além do aquário ser compacto também devemos levar em consideração a experiência do Garcia...

Concluindo, sps não é prá quem quer, é prá quem pode

Aquarista desde 1970
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Aquários quadrados e baixos tem bom espaço e pouco volume de água e barateiam muito em tudo,realmente gastar bom dinheiro em aquários de sps não é para qualquer um,nosso hobby é muito caro.Nanos cresceram muito pelo baixo custo que a meu ver ainda é alto.

Abraço

Basso

John,

Pergunta quanto ele gastou e quanto gasta com manutenção ,não creio que seja tão mais barato do que a cotação que passei. Mesmo tendo skimmer e reator DIY tem várias coisas que tem que comprar

Eu ia junto com o Basso ver ao vivo esse aquário, mas no dia que a gente ia o Garcia falou que desmontou, ai não fomos.

Aquário gosto de ver ao vivo :P

Dá pra montar um aquário mais economico de SPS se vc sabe escolher o corais

Por exemplo, yongei green, capri verde , laranja e roxa, digitadas laranjas e verdes, algumas tortuosas, esses SPS são muito menos exigentes e pegam cor bem fácil e com muito menos luz tb. Mas o efeito fica bacana

Abraços

Esse aquário do Garcia parece cabeça de bacalhau.. Todo mundo sabe que existe, mas ninguém nunca viu ao vivo!!!! :P :P

Bookmarks

Permissões de Postagem