IPAq
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 27

MUTUALISMO - Camarão Pistola e Anêmona

Amigos, segue um videozinho que fiz de uma relação interessante que tenho em meu aquário Red Sea Max 250. Trata-se de um conjunto Alpheus armatus (camarão pistola do Caribe, em inglês Red Snapping Shrimp) e uma anêmona 'sacarrolhas', Bartholomea annulata. Também fazem parte da relação um par de Periclimenes pedersoni, mas estavam distantes da anêmona no momento do vídeo. Em breve pretendo fazer um deles em separado.

[video width=640 height=385:8f46469677]http://www.youtube.com/v/ienXBtEKahE?fs=1&hl=en_US[/video:8f46469677]

O camarão quase nunca se aventura para fora da proteção da anêmona. Quando muito, dá uma escapulidinha para agarrar algum farelo de ração passando próximo. Tem hábitos noturnos, mas nunca o vi em ação, tampouco ouço os estalos. O normal é se conseguir ver apenas as duas antenas saindo da anêmona, se tanto. Ele também dava túneis sob as rochas, criando passagens seguras para dar as caras em outro lugar do reef.

Curiosa é a forma como ele mantém a periferia limpa: basicamente ele 'sopra' o substrato debaixo da anêmona para fora, criando aquela inclinação que se percebe no substrato, no início do vídeo. Conforme o ângulo que se olhe, dá até pra ver a lâmina de EVA que coloquei sob as rochas zanzibar para proteger o vidro.
    Última edição por Henrique Franze; 16-07-2011 às 02:47.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => AQUI!

"Sem tesão não há solução."
    Roberto Freire

Aquarista desde 1968
    Data de Ingresso
    Mar 2007
    Images
    528
    Beleza de video. Muito legal, mais ainda ver ao vivo, in natura...hehehehe
    Abraços
    Mauricio Fóz

Lionfish é uma espécie invasora no Golfo do México e Caribe.
    Esse peixe se reproduz rapidamente e tem apetite insaciável, eles vem causando grande estrago nas espécies nativas dessas regiões, não libere esse animal em nosso litoral.

Quem não sabe viver em grupo e conviver com opiniões diferentes, não merece desfrutar dos benefícios do grupo.

Bem legal, mas achar esses animais aqui deve ser dificil...
    "As pessoas não planejam fracassar, fracassam por nao planejar"

Muito legal o vídeo!

Qual substrato vc usa?

Nem uma imagem geral do aquário?

Nossa, como a anemona cresceu!! =)

Abraço!
    Todos os cogumelos são comestiveis! Alguns apenas uma vez...

Citação Postado originalmente por Flavio_Francisco
    Muito legal o vídeo!

Qual substrato vc usa?

Nem uma imagem geral do aquário?
    O substrato é areia da praia de Pernambuco, no Guarujá. Não tem geral do aquário porque não tem nada mais a mostrar no momento... Quando tiver algo digno de mostrar, eu mostro, com certeza.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => AQUI!

Roberto Freire

Citação Postado originalmente por Henrique_Franze
    Nossa, como a anemona cresceu!! =)

Abraço!
    Henrique, eu virei as rochas 180º e encostei no fundo, assim a anêmona ficou voltada pra frente (e gostou do lugar, não se mexeu de lá). Agora o palco está visível para o público... antes os atores estavam desempenhando para as cortinas...

Falta trocar o reator do primeiro par de T5, e começar a colocar corais e peixes.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

E o Cálcio ? E as coralinas?

Amanhã vou medir os parâmetros novamente. Não estou preocupado com as coralinas; se estiver tudo em ordem, elas aparecem, mais cedo ou mais tarde.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

=)

Parâmetros medidos hoje:

Temperatura: 26,3 ºC (indicador do chiller, Teco RA680)
    Salinidade: 1023 (refratrômetro Milwaukee MR100ATC, calibrado com água RO)
    pH: 8,3 (teste Red Sea)
    RA: 2,2 meq/l (teste Red Sea)
    Ca: 500 (teste Red Sea)
    Nitrato: 2 ppm (teste Salifert)

Ca está alto devido à adição de PurpleUp por alguns dias na minha ausência, e ninguém está consumindo Ca ainda. Deve baixar naturalmente.

Nitrato poderia estar melhor...
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

Walmyr, como converte meq/l para ºKh?

simplesmente muito massa, parabens!
    André Gustavo Perucchi

Citação Postado originalmente por Henrique_Franze
    Walmyr, como converte meq/l para ºKh?
    Multiplique meq x 2,8 para obter dKH. Veja o link abaixo:

http://ozreef.org/library/tables/alk...onversion.html

O valor 2,2 meq é igual a aproximadamente 6,2 dKH.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

walmyr o camarão pistola ,não da nehuma "pistolada" em algum peixe mesmo o goby que divide o esconderijo?

onde encontra o camarão, e tranquilo para cuidar ou exige algum cuidado a mais?

[]s
    Deus meu senhor a ti toda a gloria, abençoe a todos como o Senhor me abençoa.

Eu nunca ouvi, mas às vezes aparece um paguro destruido... Só ficam as partes duras; imagino que o camarão saia pra caçar à noite. O goby ele nunca vai importunar, né? Afinal, é o seu anjo protetor!

Eu comprei de um outro aquarista em São Paulo. Nunca vi destes camarões pra venda, mas acho que, se conversarmos com os importadores, de repente eles trazem? É só questão de manifestar o interesse.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

cresce muito o aqua tem que ser grande?

fora os paguros hehe o que mais ele come?

Não cresce mais do que uns poucos centímetros. Afinal, ele tem que caber na toca junto com o goby!

Eu dou ração industrializada para ele; às vezes, um camarãozinho, o mesmo alimento que dou para as anêmonas. Comer paguro não foi intencional...
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

Fiz esta foto hoje, mas não ficou muito boa... ainda tenho que fazer um curso de macro para aquário com algum colega aqui .

A anêmona é a mesma Bartholomea annulata do vídeo no início deste tópico, mas agora o camarão de anêmona Periclimenes pedersoni resolveu assumir seu lugar e posar para a foto.

Dois detalhes a observar na foto: a proteção feita com uma lâmina de EVA que coloquei sob o substrato está aparecendo sob a anêmona (em verde), porque o camarão pistola Alpheus armatus resolveu cavar a toca sob a anêmona. O segundo detalhe é a antena do camarão pistola aparecendo atrás da anêmona, bem à esquerda na foto, mais ou menos no meio da lateral esquerda.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

Walmyr o camarão de anemona usa o mesmo tipo de camuflagem dos palhaços?

Bookmarks

Permissões de Postagem