IPAq
Resultados 1 a 15 de 15

Help!!! A resina de poliéster secou e envergou...Fuuuuuuuuuuuuuu!!!

Galera,

Estou fazendo o fundo do meu aqua novo com resina de poliéster misturada com samoa pink.
    Ontem fiz a primeira parte e nivelei a mistura nos três espacos que tem no fundo, para que ficasse na altura das travas inferiores.

Até aí tudo beleza, hoje fiz o final da mistura e nivelei a mistura em 1 cm para finalizar.
    Terminei lá pelas 11 da manha, saí para um churrasco e quando eu chego agora para limpar o vidro vejo a resina inteira sequinha, porém toda descolada do vidro e o pior...ela envergou de vez.
    Acho que perdi tudo.
    Me falaram que ela ia diminuir 1% depois que secasse, mas achei que eu só ia precisar completar o espaço que sobrasse depois.
    Não pensei que ela ia descolar e entortar toda.

Será que eu fiz alguma coisa errada?
    Já aconteceu isso com alguém?
    Imagens Anexas Imagens Anexas

Re: Help!!! A resina de poliéster secou e envergou...Fuuuuuuuuuuuuuu!!!

Normal

Resina qdo endurece sofre reação exotérmica, libera calor, esquenta.

Deveria deixar ela polimerizar emersa em água, desse modo ela não contrairia tanto.

Tente novamente desse jeito

Abraços
    Nós abriremos o livro, as páginas estão em branco; Somos nós quem iremos colocar as palavras nele. O nome do livro é Oportunidade e o primeiro capítulo é o ínicio de cada novo dia. Edith Pierce

Teria valido a pena um teste antes né?
    Bom, ja que não deu, voce consegue retirar a placa do fundo?
    Se conseguir, voce só perdeu resina e samoa pink, nada de tão grave tirando o $$$$$.

André, seria bom você pegar a opinião do Wander e do Carlinhos, que tem experiência com isso. Eu nunca fiz este processo, mas se envergou, isto significa que a mistura não estava homogênea. Faça novamente um teste com um pedaço pequeno em uma caixinha plástica, algo assim. Um teste desses teria te economizado uma boa grana, né?
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    Visite nosso novo portal, o ReefClub
    Veja também ReefClub no Facebook
    E não se esqueça de se cadastrar em nosso fórum ReefClub.

"Sem tesão não há solução."
    Roberto Freire

O pior é que eu fiz um teste e ela não envergou.
    Será que é por que ela não estava homegênea então?
    O cara da loja falou que não pode deixar com água por que se não o processo de cura da resina não fica bom, teria que deixar 7 dias sem contato com água depois de pronto.
    A placa dá pra retirar, ela já se soltou inteira do fundo mesmo.

Posso estar enganado.

Trabalho com resina, monomero e polimero, há mais de 30 anos e faço assim.

Detalhe: na minha profissão preciso de segurança e estética, sou dentista. Apeça não pode sofrer contração, se sofrer não encaixa mais na boca, dente, do cliente.

Com esse material não tenho experiência, em todo caso fica o meu relato
    Nós abriremos o livro, as páginas estão em branco; Somos nós quem iremos colocar as palavras nele. O nome do livro é Oportunidade e o primeiro capítulo é o ínicio de cada novo dia. Edith Pierce

Valeu Evaristo,

Volu ligar na loja agora e ver se tenho alguma chance de recuperar.

Abraços

Resfriamento lento é a solução quando o material é mau condutor térmico, e esfria antes fora que dentro. Neste caso, como vidros, cerâmicas, resinas, etc, deve-se resfriar lentamente, de forma bem controlada, para deixar o calor de dentro sair e forçar a peça a esfriar de dentro pra fora. Se não fizer isto, pode trincar, mas raramente deformar. Deformação acontece quando uma parte da peça contrai mais que outra, e é típico de uma mistura não perfeitamente homogeneizada. No seu caso, a superfície contraiu mais que a parte inferior, o que provocou a deformação de forma côncava.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    Visite nosso novo portal, o ReefClub
    Veja também ReefClub no Facebook
    E não se esqueça de se cadastrar em nosso fórum ReefClub.

"Sem tesão não há solução."
    Roberto Freire

É isso.
    Recuperar a resina nunca mais.
    Misture bem as resinas, siga a proporção de pó + liquído do fabricante.
    Mesmo misturando bem a reação libera calor....uns 50 a 60 graus.
    Por isso, deixe ela no nivel da água a hora que for dar a forma. Mesmo assim vc terá um "encurtamento minímo" em relação ao aquário.

O PULO DO GATO........SÓ AQUI...........HEHEHEHEEH

André,

Normalmente isso acontece quando tem muito catalizador na resina, ela acaba secando muito rápido, pode chegar até a trincar.

Experimenta usar com menos catalizador, ela demora mais para secar .... mas reduz em muito o risco de acontecer o que aconteceu com você.

Liguei lá e o cara disse que dá pra tentar recuperar, parece que se colocar em água quente a resina dá uma amolecida.
    Vou tentar jogar água quente e uns pesos em cima pra ver se consigo dar jeito.
    Ele acha que eu fiz muita quantidade em pouco tempo, que era pra eu ter feito mais devagar.

O catalisador eu usei 1%, quando o recomendado é 2%.

Estou achando que pode ter sido a mal homogeinização que nem o Walmyr comentou.

Vou tentar da o "pulo do gato" aqui e ver se dá jeito na coisa, se não vou refazer tudo.
    Errando e aprendendo.

Não conheço esse tipo de resina.......não posso emitir opinião.

Agora, água quente amolece até cano enferrujado.......hehehehe

Nunca mude a composição.....2% vai de 2%.......etc..........use a proporção certa, é preferível sobrar resina e descartar o excesso do que faltar........

O pulo do gato vai funcionar com a nova ........

Resina só não sofre alteração qdo injetada ou prensada, não é o caso.

Faça tudo certinho, como o pessoal falou........

Abraços

Eu sugiro tomar muito cuidado para retirar a placa de dentro do aquário. Se um pequeno pedaço da placa com grãos de samoa pink encostar no vidro a possibilidade de riscá-lo é enorme.

Abraços!

Andre_Yuji
    Não sei se isso vai te ajudar
    Mas eu fiz um fundo parecido com esse com resina epoxi, só que no meu caso, eu fiz a mistura da resina e a espalhei no fundo do aquário, depois joguei a samoa por cima e deixei la por 3 dias.
    Quando tirei um pouco da samoa, o fundo estava duro e não envergou nem um pouco.
    Fiz um teste tentando tirar a samoa, mas ela estava muito bem fixada.
    Por estática achei melhor deixar uma camada bem fina de samoa por cima, além da samoa que estava colada junto da resina.
    Segue uma Foto para você ter uma idéia:

Andre vc não deve misturar tudo de uma vez ou seja vai misturando um pouco em uma parte do aquario depois em outra .
    Sempre terá um poucode contrações o que e´normal vc deve fazer por camadas.depois com um tipo "vassourinha " vc remove o execesso de samoa
    O Carlinhos fez assim ,
    Ele demorou um bom tempo.depois deixe evaporar o monomero e deixe rodando na agua doce
    Eu sou dentista tambem e fiz um substra com resina acrilica aquelade dentadura" + samoa pink detalhe comecei usando resina incolor e nofinal misturei com resina rosa de dentadura deu uma pequena tonalidade rosa .
    Fiz como citei acima em pequenas porções ,espera polimerizar ,pequena contração ,outra camada ,demora um bom tempo e depois fica um cheiro bem forte.
    Acho que vc terá de fazer tudo de novo pois resina não se reaproveita,
    abs

Sérgio Zaher
    SÉRGIO ZAHER

Tópicos Similares

1. resina
    Por José_Spezzano no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 5
    Último Post: 06-11-2007, 06:47

Bookmarks

Permissões de Postagem