IPAq
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 76

Tempo de Ciclagem

A ciclagem do aquário depende da proliferação de diversas bactérias específicas que devem se instalar no substrato, rochas vivas, toda parte do aquário.

Essas bactérias tem o papel de promover o ciclo do nitrogênio no aquário, com isso transformando, a grosso modo:
    Matéria em decomposição => Amônia => Nitrito => Nitrato

Medindo os valores aproximados desses compostos periodicamente somos capazes de verificar o andamento da "ciclagem" no novo aquário:

CiclodoNitrognio por Henrique Franze, no Flickr

Vamos a algumas análises quantitativas que podem nos ajudar a saber se o ciclo está acontecendo no prazo previsto como da imagem acima.

O primeiro elemento a aparecer e alcançar um pico no aquário é a amônia:

Amonia por Henrique Franze, no Flickr

Amonia por Henrique Franze, no Flickr

A Amônia começa a baixar dando continuidade no ciclo do nitrogênio dando lugar ao nitrito:

Nitrito por Henrique Franze, no Flickr

Em seguida acontece o mesmo com o Nitrito em relação ao Nitrato, que é muito pouco tóxico e exportado do aquário de varias maneiras:

Nitratoplot por Henrique Franze, no Flickr

Considere nos gráficos acima os gráficos no plenum system
    Última edição por Henrique Franze; 12-07-2011 às 13:11.
    Todos os cogumelos são comestiveis! Alguns apenas uma vez...

Re: Tempo de Ciclagem

O Alexandre me enviou as medidas do aquário com 3 semanas de ciclagem":

Amonia Toxica 0,25 ppm na tabela 0,009 considerando temperatura do aquario 25 graus
    Nitrito entre 0 e 0,25 ppm
    Nitrato 0,2 ppm

Sublinhei pelo seguinte motivo:

As bactérias consumidoras de amônia e nitrito, são ou facultativas ou anaeróbias, ou seja vivem no substrato pobre em oxigênio.
    Sei que ele teve um problema com o móvel e precisou retirar todo o substrato e agora deve ter montado novamente. Durante essa manobra as bactérias que vivem na ausência de oxigênio, morreram, e as finadas agora fazem parte de matéria orgânica a ser processada, vão gerar amônia e seguir com o ciclo.

Alexandre, faz quanto tempo que está remontado, com o substrato no lugar?

Veja que a presença de amônia e nitrito, é resultado da retirada e re-colocação do substrato, a sua primeira ciclagem foi interrompida, e deve ter sobrado nitrito e nitrato, e agora está recomeçando, meça daqui a 3 dias os níveis novamente destes 3 elementos, que conseguiremos dar uma perspectiva mais apurada, mas eu acho que vc está na descendente de amônia e acho que seu nitrito ainda vai subir um pouco.
    Quando seu nitrato subir é que a ciclagem vai estar no final.

retirei o substrato colocando no balde com agua e apos 15 minutos depois de tirar a roda voltei o substrato e retornei toda agua. OK vou ler todo esse material e daqui uns mais no final semana faço outras medições.

nem que fosse 15 segundos as bactérias anaeróbias já eram... já dizia o tétano quando viu a água oxigenada... rs =D

Foi no sábado passado??
    Considere então que está na primeira semana de ciclagem, claro com a vantagem de estar com o substrato inoculado e com as rochas ciclando, essas não perderam as propriedades!!
    Qualquer coisa me liga, ou vem aqui que agente conversa!!

Não esquece de postar o resultado pra ajudar o pessoal que tá começando!

Abraço!

Henrique boa noite,

Segue resumo:

Retirei o substrato no dia 11/12

Primeiro Teste 20/12 (9 dias ciclando)
    Amonia Toxica 0,25 ppm
    Nitrato 0,2 ppm

Segundo Teste 28/12 (17 dias ciclando)
    Amonia Toxica 0 ppm (muito pouco indo para o 0,25)
    Nitrato 0,2 ppm

Como acha que esta indo, é legal eu colocar o camarão enterrado no substrato ou fazer outro procedimento.

Oque acha de vir aqui amanha.

Ate mais.

Alexandre

MArcado!! Só me manda o endereço certinho por mp e o horario, vamos bater um papão!! =D

Muito legal quer alguém da cidade pra fazer amizade!!

Pelo que parece, agora está tudo nos eixos, a recolocação do substrato atrasou um pouco as coisas, mas agora tá bacana!!!
    O Nitrito já está na descendente!! já que a amônia já zerou, eu acho que mais uma semana, o nitrito estará zerado, haverá um pouco de nitrato que logo sumirá.

Se for usar equipe de limpeza, mais uma semana jah pode colocar!!

Legal postar os resultados aqui, pois assim ajuda o pessoal iniciante a comparar com seus resultados..!! Brigadão!

Abração!

Ciclagem

10) Ciclagem:
    - o que é? é mandatório fazer?
    - qual tipo de água usar? Posso usar da torneira? E do filtro do qual bebo água? O que é água de RO e de DI?
    - para salgar a água posso usar sal de cozinha? e sal grosso para tirar a zica?
    - a água deve estar fria ou quente? Porque?
    - ciclo com todos os equipamentos ligados?
    - é necessário testar algo? como se faz?
    - é obrigatório fazer a tal da TPA, porque, baseado em qual/quais parâmetros devo fazer isso?
    - Para que serve este negócio de enterrar uns camarôes no substrato do aquário na fase de ciclagem?
    - Quando a ciclagem está completa?
    - Têm uns "pelinhos" marrons aparecendo no substrato e nas rochas - isto é alga? Como removê-las?
    Euler
    NON DVCOR DVCO

Membro
    Data de Ingresso
    Apr 2004
    Brisbane, Queensland, Australia, Australia

Re: Ciclagem

Ciclagem:
    - o que é? é mandatório fazer? Ciclagem é o período inicial de um aquário. Se você monta um aquário novo, não tem como figir dela. Basicamente é o tempo que o sistema leva para estabilizar, podendo então começar a colocar peixes e corais.

- qual tipo de água usar? Posso usar da torneira? E do filtro do qual bebo água? O que é água de RO e de DI? Use água coletada no mar (de boa qualidade) ou faça sua própria água salgada misturando água filtrada (com um filtro de reverse osmose) à sal marinho sintético.

- para salgar a água posso usar sal de cozinha? e sal grosso para tirar a zica? Nunca!

- a água deve estar fria ou quente? Porque? Temperatura ideal da água é entre 24 oC a 28 oC. Essa é a temperatura que os organismos (peixes e corais) vivem na natureza, abaixo ou acima disso vc terá problemas.

- ciclo com todos os equipamentos ligados? Você não precisa fazer nada para "ciclar"a água.
    Somente espera a natureza agir e o aquário estabilizar. Claro, você precisa testar a água do seu aquário semanalmente para acompanhar como andam os parâmetros da mesma. Logo, sim os equipamentos devem estar ligados normalmente.

- é necessário testar algo? como se faz? Leia os post antigos sobre qualidade e testes da água. No início você precisa testar amônia, PH, nitrito, dureza e nitrato. Após o aquário estabilizado você deve estar nitrato, fosfato e dureza.

- é obrigatório fazer a tal da TPA, porque, baseado em qual/quais parâmetros devo fazer isso?

Obrigatório não é, mas é extremamente recomendado. Pois assim você renova a água do seu aquário.

- Para que serve este negócio de enterrar uns camarôes no substrato do aquário na fase de ciclagem?
    - Quando a ciclagem está completa? Em aproximadamente 1 mes.

- Têm uns "pelinhos" marrons aparecendo no substrato e nas rochas - isto é alga? Como removê-las? São algas marrons. De certa forma normal no início da "vida"do sistema.

Vou fazer algumas edições no excelente resumo do Rodrigo

Ciclagem:
    - o que é? é mandatório fazer? Ciclagem nome dado aos primeiros dias depois de montado o aquario. Se você monta um aquário novo, esse aquario ainda não tem as bacterias necessárias para ciclar os compostos nitrogenados. esse periodo no qual as bacterias se instalam e inicia o ciclo é denominado ciclagem. Não tem como fugir dele. Há no mercado produtos a venda que trazem bacterias para serem inoculadas no aquario, isso reduz o tempo de ciclagem, mas não faz milagres.
    É preciso lembrar que um aquario ciclado, ainda não é um aquario estabilizado. a estabilização do aquario demora no minimo 6 meses... entretanto após a ciclagem já pode começar a colocar peixes e corais. quanto mais demorar o povoamento melhor.

- qual tipo de água usar? Posso usar da torneira? E do filtro do qual bebo água? O que é água de RO e de DI?

Use água coletada no mar (de boa qualidade) ou faça sua própria água salgada misturando água doce de boa qualidade à sal marinho sintético de boa qualidade.
    Jamais use agua mineral, ela é péssima
    o ideal é usar água de torneira submetida a um tratamento que pode ser atravez de um deionizador, um filtro de particulas com resina removedora que produz agua deionizada (DI) ou com um filtro de Osmose Reversa (RO), em geral usa-se os dois juntos para produzir agua de excelente qualidade.

- para salgar a água posso usar sal de cozinha? e sal grosso para tirar a zica? Nunca! o sal de cozinha só tem Na Cl e I... o sal de aquarios tem dezenas de elementos necessários à vida aquatica

- a água deve estar fria ou quente? Porque? Temperatura ideal da água é entre 24 oC a 28 oC. Essa é a temperatura que os organismos (peixes e corais) vivem na natureza, abaixo ou acima disso vc terá problemas. sempre que possivel faça a troca de água no sump e espere um pouco para o chiller resfriar a agua antes de circula-la.

a agua das TPAs deve ser o mais parecida com a agua do aquario possível (temperatura, acidez, densidade)

- ciclo com todos os equipamentos ligados? Você não precisa fazer nada para "ciclar"a água.
    Somente espera a natureza agir e o aquário estabilizar. Claro, você precisa testar a água do seu aquário semanalmente para acompanhar como andam os parâmetros da mesma. Logo, sim os equipamentos devem estar ligados normalmente.

- é necessário testar algo? como se faz? Leia os post antigos sobre qualidade e testes da água. No início você precisa testar amônia, PH, nitrito, dureza e nitrato. Após o aquário estabilizado você deve estar nitrato, fosfato e dureza.

eu acho que o mais importante no inicio é testar a densidade (refratometro), pH, nitrito e nitrato... use o melhor teste que vc puder... boas lojas podem fazer o teste para vc

Para aquaristas muito experientes não é obrigatório, para iniciantes é

mesmo para os mais experientes a TPA é extremamente recomendada. Pois assim você renova a água do seu aquário e diminui a concentração de substancias nocivas...
    TPAs devem ser frequentes e com volume pequeno, 15% a cada 15 dias é muito bom nos primeiros 4 meses... depois pode diminuir a frequencia e volume da troca... há bastante divergencias sobre o volume e frequencia ideal das TPAs

em teoria, os camarões vão apodrecer e isso vai adiantar e facilitar a colonozação do aquario pelas bacterias... não é necessário, se quiser inocular alguma coisa use bacterias vivas vendidas em lojas de aquarismo

- Quando a ciclagem está completa? normalmente, em aproximadamente 1 mes. o ideal é esperar 2 ou 3 meses.

- Têm uns "pelinhos" marrons aparecendo no substrato e nas rochas - isto é alga? Como removê-las? São algas marrons. De certa forma normal no início da "vida"do sistema. eu uso paguros nessa fase inicial do aquario, eles se alimentam dessas algas e deixam tudo limpinho... mas há pessoas que não gstam dos paguros
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...squisa-no-IPAq

Itapoã Reef (ou Tarde em Itapoã) - http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...331#post878331

Olá, assisto um programa no Animal Planet (Tanked "Com água até o pescoço") que os caras no mesmo dia que constroem o aquário colocam a água e peixes.Como fazer isso?Por acaso eles pegam a água de um aquário já ciclado e colocam nele?
    Abraço.

Pode ouvir do próprio Brett Raymer:

http://www.mrsaltwatertank.com/mr-sa...lanets-tanked/

Conhece o Mr. Saltwater??
    Confira a entrevista com vídeo no link acima.

Abraço.

É eu o conheço.Mas não sou muito bom em inglês.O meu pai é professor mas ele não pode me ajudar será que você poderia me informar só essa parte?O resto pergunto a ele depois.
    Abraço.

Citação Postado originalmente por Henrique Franze Ver Post
    Pode ouvir do próprio Brett Raymer:

http://www.mrsaltwatertank.com/mr-sa...lanets-tanked/

Conhece o Mr. Saltwater??
    Confira a entrevista com vídeo no link acima.

Abraço.
    Um absurdo! Patético...

Eu ja via com maus olhos esse programa... Depois dessa entrevista então....
    Meu reef - http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...RA-BARE-BOTTON
    Curta no Facebook - https://www.facebook.com/pages/Aquar...25395260915759

Melhor ser julgado por 7 que carregado por 6.

Desculpe a pergunta mas o que tem de errado?(quero ouvir o seu ponto de vista)
    Abraço.

Citação Postado originalmente por João Ignácio Ver Post
    Olá, assisto um programa no Animal Planet (Tanked "Com água até o pescoço") que os caras no mesmo dia que constroem o aquário colocam a água e peixes.Como fazer isso?Por acaso eles pegam a água de um aquário já ciclado e colocam nele?
    Abraço.
    João,

Eles desenvolveram um produto, que segundo eles, é possível encher o aquário com água de torneira em um dia, e no dia seguinte ou depois, já pode-se adicionar os peixes.

Este produto não existe no Brasil.

Particularmente não acredito em "água benta", mas cada um "sabe" o que faz.

Abs!
    Euler
    NON DVCOR DVCO

...aproveitando, sem mudar o foco desse tópico, o interessante dessa intrevista são as afirmações que o Brett faz:
    • não fiz esse programa para hobistas, faço para trazer mais pessoas para o hobby

• não fiz esse programa para ensinar nada, quem quiser aprender algo deve procurar uma biblioteca

• se alguém quiser aprender algo com a TV, deve assistir o canal LearnTV or Science Channel

• o canal Animal Planet é para entretenimento, não para ensinar nada - meu programa é apenas um show, e como um show é para entretenir o público, não para educá-los

• o público alvo do meu show são as crianças, que futuramente podem virar hobistas, se isto acontecer já valeu a pena

• na segunda temporada, vamos tentar "arrumar" alguns mal entendidos

• as pessoas também não gostam do presidentes, algumas também não gostam do Bill Gates, no entanto...

• educação é muito importante para mim, então o que eu fiz foi uma parceria com o órgão que organiza as escolas públicas de Nevada, e iniciamos o progama de Biologia Marinha para implementação do Curso de Ciências Marinhas - esse curso iniciará em Janeiro ou Setembro de 2012, e se tudo der certo na escola piloto, o curso de Ciências Marinhas irá vigorar em todas as escolas públicas de Nevada.

• então, para todas as pessoas que falam que fazemos as coisas erradas, que não sabemos o que fazemos, que não gostam do nosso show, que falam que não sabemos fazer as coisas da maneira correta; veja, nosso show é para entretenimento e diversão, e com isso estamos fazendo o hobby crescer. Obrigado!

Essa é a tradução do vídeo, não minha opinião, ok?

Abs!
    Euler
    NON DVCOR DVCO

... e aqui a tradução do que o Mr. Saltwater Tank pensa do 'Tanked':

Em primeiro lugar, eu acho que é um grande programa sobre aquários marinhos que conseguiu chegar ao horário nobre. Mais pessoas interessadas em aquários marinhos não podem fazer mal ao hobby, especialmente se estes novatos forem educados na forma correta de manter um.

Em segundo lugar, o programa poderia ter um componente educacional maior?
    Absolutamente sim, e eu apóio completamente isto.

Entretanto, este não é o formato do Animal Planet. O programa tem um formato que funciona (reality show), e muito provavelmente eles vão mantê-lo assim porque qualquer rede de TV procura o formato que funciona, e o repete eternamente. Variações não são algo que as redes de TV gostam muito, visto que não tem idéia do retorno ($$) (Nota: eu não estou defendendo Animal Planet, apenas explicando pra vocês como o formato de reality show funciona, porque eu trabalhei em um).

Isto posto, se você não gosta do que você vê no programa, converse com Animal Planet, pois são eles que tem o controle criativo do programa, assim eles podem (e possivelmente vão, conforme Brett) adicionar um componente educacional a ele.
    Em outras palavras, não odeie os participantes, odeie o programa.

Em terceiro lugar, eu concordo com tudo o que é mostrado no porgrama? Absolutamente não. Certamente as pessoas que assistem Mr. Saltwater Tank TV sabem que eu não defendo encher seu aquário com água da torneira e adicionar um monte de peixes.

Isto significa que eu deveria odiar Brett e colocá-lo na fogueira sempre que eu puder?
    Não.

A melhor coisa que nós, como hobbistas, podemos fazer é direcionar nossas sugestões (não e-mails inflamados) para Animal Planet. Eles vão responder? Não posso dizer, mas se eles receberem centanas de milhares de e-mails, teremos uma chance melhor deles prestarem atenção do que se ficarmos sentados reclamando uns pros outros do programa.

Por último, depois de falar com Brett e ver claramente que ele está lá para ajudar o hobby e para educar crianças sobre as maravilhas do oceano, tiro o chapéu para ele por de fato fazer algo pelo que ele tem tanta paixão.

Eu lhe desejo muito sucesso para que seu projeto piloto nas escolas de Nevada sejam um grande sucesso, de forma que seja implementado em larga escala. Eu não acho que qualquer um de nós deveria reclamar se seu projeto desembocar em um projeto nacional em que cada escola tenha um aquário marinho em cada sala de aula.

Se um programa como este chegar às escolas do Texas, eu ficarei feliz de doar mudas de coral e equipamentos para ver o projeto crescer.
    Confesso que concordo com o que ele escreveu, linha por linha.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => AQUI!

"Sem tesão não há solução."
    Roberto Freire

Sei não, Walmyr...

Fazer um hobby crescer de forma desordenada, não necessariamente ajuda o hobby.

Por último, depois de falar com Brett e ver claramente que ele está lá para ajudar o hobby e para educar crianças sobre as maravilhas do oceano, tiro o chapéu para ele por de fato fazer algo pelo que ele tem tanta paixão.
    Ele pode ate ter boas intenções, mas disso, o inferno tá cheio.

O problema é que estamos na geração fast-food.. Um prato cheio pra esse tipo de programa.
    Meu reef - http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...RA-BARE-BOTTON
    Curta no Facebook - https://www.facebook.com/pages/Aquar...25395260915759

Melhor ser julgado por 7 que carregado por 6.

Saulo, eu disse que concordo com o que o Mark Callahan escreveu sobre o programa; não disse que concordo com o programa. Nem o Mark concorda com a forma e o estilo. O único ponto positivo que ele ressaltou no seu comentário é que dar mais visibilidade aos aquários marinhos não pode ser contrário ao hobby (eu concordo com isto, desde que a visibilidade seja positiva; não precisamos de ninguém condenando o aquarismo porque é predador, etc). Se você ouviu a entrevista e entendeu, viu também que o Brett concorda que na segunda temperada precisa trazer mais elementos educativos ao programa, e que ele também está patrocinando a introdução do ensino de ciência do mar na rede pública. Isto também não deve ser ruim! Como o Mark falou, se o projeto resultar em aquários marinhos nas salas de aula (e eu acrescento: mantidos de forma correta), que mal pode ter nisso?
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => AQUI!

"Sem tesão não há solução."
    Roberto Freire

Citação Postado originalmente por saulo moura Ver Post

Ele pode ate ter boas intenções, mas disso, o inferno tá cheio.

O problema é que estamos na geração fast-food.. Um prato cheio pra esse tipo de programa.
    Sábias palavras!

estes realities estão cheios de irrealities! O pior é que o poder para opinar no programa não está em nossas mãos. Nos EUA eles ainda conseguem se corresponder com a emissora, e se o ruído for muito grande, a emissora acaba fazendo alguma coisa... Aqui o descaso é tamanho que nem em época de ditadura isso se resolveria.

Abs!
    Euler
    NON DVCOR DVCO

Tópicos Similares

1. Ciclagem
    Por Julio_Scans no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 9
    Último Post: 11-07-2010, 22:21
  2. Ciclagem
    Por Matheus_Warrior no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 13
    Último Post: 01-01-2007, 14:22