IPAq
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 28

Ajuda para montar 1º Marinho com pouca verba e sem talento para DIY

Primeiramente obrigado a todos pela ajuda e por lerem meu post!

Por muitos anos tive aquários de aguá doce e agora quero partir para o Marinho.
    Tenho um aquário de 150x40x60 com discos que por enquanto não vou mexer, mais futuramente quando eu já tiver bastante pratica com o marinho pretendo usá-lo.
    O aquário que vou utilizar tem 80x40x55.
    Tive vários gastos recentemente por isso estou um pouco descapitalizado e não posso gastar muito nesse 1º momento.
    Preciso de ajuda para escolher os equipamentos básicos para começar um Fish Only. ( me disseram que não precisa de chiller num fish only )
    Essa semana quero encomendar o sump com o mauro do aquamauro, mais não sei a medida mais indicada.
    Quem puder me dizer quais os equipamentos indispensáveis para começar e quais eu posso comprar num segundo momento vai me ajudar muito.

Thanks

Re: Ajuda para montar 1º Marinho com pouca verba e sem talento para DIY

Fala Bruno,

Em primeiro lugar complete o seu cadastro, para sabermos onde você está.

Abs
    Renato.

Muitos aquários com corais, ficam bem sem chiller, tem que ver a temperatura da sua região.

Vai precisar de um skimmer, bomba de recalque e de circulação, isso mais a iluminação adequada a sua fauna é o conjunto de equipamentos basicos.

Um bom overflow(por onde a agua do aquário transborda pra descer pro sump) bem planejado ajuda bastante.

Vale a pena olhar os aquários dos membros, que vai se inspirar bastante.

Abraço!
    Todos os cogumelos são comestiveis! Alguns apenas uma vez...

O primeiro investimento e o mais fundamental em aquário marinho eu acho que deveria ser a leitura.
    Abraço
    Fernando

Nem tudo que óbvio pra gente, é para os outros.

ler e perguntar pro pessoal do forum, economiza-se muito dinheiro com isso. mas recomendo ler muito antes aqui antes de comprar qualquer coisa.

Ja atualizei meu perfil. Sou do Rio de Janeiro / Tijuca

No verao como todos sabem o calor aqui no RJ e muito grande, mais meu quarto nao e abafado e eu pensei em usar esse sistema de ventoinhas para ajudar na refrigeracao.
    qt ao sump eu vou esperar um pouco e ver alguns projetos pela net antes de mandar fazer. se alguem tiver um projeto pata indicar vai ser muito bem vindo.
    Tenho olhado os aquarios da galera aqui do forum, cada um mais lindo que o outro. ja estou tirando algumas ideias para a minha montagem.

O detalhe mais importante, é agir com calma e controlar aquele impulso de sair comprando tudo, montando tudo, pra depois olhar e perceber que se fez uma bela de uma cag!@#%$#...

Eu estou montando um projeto pra um marinho também, só que meu caso, acredito ser um pouco mais complicado que o seu devido a localidade... Aqui pelas bandas onde eu moro é complicado encontrar equipamentos, animais e pessoas pra olharem o projeto e dar opiniões...

Estou PLANEJANDO o reef já tem uns 6 meses... Entre desenhos, rabiscos, esboços e simulações muita coisa deu certo e muita coisa deu errado...

Minha dica é, vá com calma...

Leia, estude o seu projeto de aquário, avalie se realmente vale a pena montar um tanque menor, sendo que se tem um maior a disposição, enfim, estude a fauna que pretende colocar, entre muitas outras coisas...

Dá uma olhada nos projetos dos aquaristas aqui do IPAQ, e vá tirando umas idéias, vá rabiscando algumas coisas, porque se basear somente em tanto de altura, tanto de largura, etc as vezes não dá muito certo...

Estamos aí pro que der e vier...

Abraço e boa sorte!
    @douglas_muriel

realmente aí deve esquentar muito no verão, uma opção antes de comprar um chiller, faça um teste com um ventilador, desses pequeno de uso geral, tipo arno, tem muita gente que usa e funciona perfeitamente, use um controlador tipo coel (verifique se ele suporte a corrente do ventilador) se não suportar a corrente terá que usar uma chave contatora.

Vc controla a temperatura do aquário de discos? Dá pra ter uma idéia... Enquanto nao está montando, deixa o aquário cheio e monitora a temperatura com um coel. Pode até testar um ventilador desses residenciais mesmo pra ver como se comporta.

Abraço!
    Todos os cogumelos são comestiveis! Alguns apenas uma vez...

Salve Bruno

Eu tb sou do RJ e morei mto tempo no Andaraí, atualmente estou em copa...

Vou te falar a verdade do aquarismo marinho, NAO É NEM UM POUCO BARATO, não é mesmo, nao quero te desestimular porem nao tem como montar um aquario custo zero. Da para fazer o minimo.

Eu acho que o melhor investimento que voce pode fazer, alem de conhecer a galera do RJ é comprar uma passagem de madrugada ir pra SP e conhecer o Basso.

Se existe alguma pessoa no mundo que consegue fazer um aquario funcional, bonito, pratico e com pouco recurso é ele. POREM vc vai ter q aprender a fazer mta coisa DIY.

Como morei 28 anos na andaraí sei que o clima da Tijuca nao é dos mais faceis de administrar, acredito que no verao sua agua chegue facilmente aos 35 graus.

Pense no seguinte, ventiunha faz com que o aquario refrie porem evapora mto mais agua, logo vc tem q ter uma boa caixa de reposicao, se vc montar o seu sump errado e o nivel da agua nao estiver estavel no skimmer, logo ele nao vai funcionar direito, por ai vai...

Antes de comprar ou montar qualquer coisa, converse e aprenda pois o maior erro de aquaristas é a afobacao de ter td ao mesmo tempo sem entender a necessidade, digo por experiencia propria.

Converse, leia, procure e ligue para aquaristas que ja tem um certo tipo de experiencia, depois disso td, peneire, pois vc vai achar mtas solucoes de problemas que voce acha q tera mas que nao tem nada haver com a sua realidade, e começe a fazer o seu aquario...

Por incrivel que pareça a melhor opcao de iniciar um aquario é comprando um desmonte, normalmente as pessoas q vendem seus aquarios o preço cai no minimo 40% do valor real.

[]

Breno
    Aquario nao é igual a coração de mãe... na maioria das vezes nao cabe mais um...

Meu reef ->

http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...novas-fotos%29

Bruno, um aquario desse tamanho, para adaptar para marinho, você vai gastar uns R$1500 no minimo. O problema é o skimmer (um nacional para esta litragem é uns R$500), a iluminação (mais uns R$500 no minimo) e outras coisas como repositor osmótico (repositor de agua doce), controlador de temperatura (o mais barato é comprar um controlador, eu uso da coel, e ligar em ventuinhas, se o lugar que vc morar não tiver temperatura média maior que 26 graus... se for maior que 26 graus vc vai precisar de chiller e um pequeno custa R$600 usado), deionizador e sal. Considere mais uns R$500 para corais e peixes iniciais depois da ciclagem. Rochas e substrato são muito caros também, pesquise.

Não indico começar com um aquario marinho sem no minimo ler algo sobre :
    - ciclagem para a geração de bactérias;
    - ciclo do nitrogenio;
    - ciclo do fosfato;
    - ler as experiencias de montagens aqui no fórum;

Citação Postado originalmente por Bruno Barros Ver Post
    Primeiramente obrigado a todos pela ajuda e por lerem meu post!

Por muitos anos tive aquários de aguá doce e agora quero partir para o Marinho.
    Tenho um aquário de 150x40x60 com discos que por enquanto não vou mexer, mais futuramente quando eu já tiver bastante pratica com o marinho pretendo usá-lo.
    O aquário que vou utilizar tem 80x40x55.
    Tive vários gastos recentemente por isso estou um pouco descapitalizado e não posso gastar muito nesse 1º momento.
    Preciso de ajuda para escolher os equipamentos básicos para começar um Fish Only. ( me disseram que não precisa de chiller num fish only )
    Essa semana quero encomendar o sump com o mauro do aquamauro, mais não sei a medida mais indicada.
    Quem puder me dizer quais os equipamentos indispensáveis para começar e quais eu posso comprar num segundo momento vai me ajudar muito.

Thanks
    Última edição por carlos_gorges; 04-11-2011 às 21:14.

Eu sou muito ansioso, gosto de resolver a coisas o quanto antes. Mais sei que nesse nosso Hobby as coisas geralmente não dão certo assim.
    O problema de usar esse meu aquario de 360 litros para fazer o marinho e oq fazer com a população dele. Tenho peixes nele a mais de dois anos que já fazem parte da familia. rsrsrsr
    Ando lendo muito aqui e em outros fóruns e sem contar que ando perturbando o juízo de alguns donos de loja aqui da tijuca de tanta pergunta.

Eu to fazendo um teste no meu aquário hospital de 72 litros para saber como fica a temperatura sem nenhum equipamento para controlar.
    Para se ter uma ideia, tava em 23C na semana passada, porem essa semana ja ficou em torno de 25C, mais tem feito uma temperatura amena aqui no RJ ( frio para a maioria dos cariocas ) Estou esperando fazer um dia de calor para ter uma base mais solida.
    Varias pessoas me disseram que um aquário de Fish only só com essas ventoinhas ou ate mesmo um ventilador maior diretamente no sump com um controlador iria resolver. oq vc acha?

Eu gosto de deixar a temp. dos discos alta para acelerar o metabolismos deles e eles comerem bastante. Costumo deixar em torno de 29 a 30C. Uso 2 termostatos de 300w nele. O aquario que vou montar o marinho ta parado pq eu percebi q o silicone esta se soltando. vou mandar dar um reformada nele. Eu ganhei ele de um amigo, ele ja tinha a 15 anos e ta merecendo uma geral. mais tenho feito no aqua hospital so para ter uma base, mais assim que o definitivo chegar vou fazer isso que vc sugeriu.

Ola Breno,

To vendo que tenho que conhecer esse famoso Basso logo. Ja li muita coisa aqui no fórum e ele e altamente recomendado e comentado.
    Quando eu iniciei a algumas semanas a cogitar iniciar no marinho, minha ideia original era no primeiro mês gastar em torno de mil reais na montagem ( lembrando que já tenho o aquário com móvel e iluminação para aquário de agua doce e sump ) e depois mês a mês ir investindo em equipamentos ate deixa-lo do jeito que gosto com tudo que tem direito.
    Mais já percebi que as coisas não vão ser assim tao simples.
    Conversando com meu Xara da loja paraíso dos peixes que fica a 200 metros aqui de casa ele me disse que no ultimo verão teve aquário da loja que chegou a 36c.
    Ando verificando com frequência os anúncios de venda de usados na esperança de dar a sorte grande de comprar alguns bons equipamentos num preço atrativo, porem ate agora nao tive muito sucesso.
    Mais noa vou desanimar, pelo contrario. A cada aquário de usuário que eu vejo aqui eu fico com mais vontade de ter meu pedacinho do mar dentro do meu quarto.

Abraco.

Citação Postado originalmente por carlos_gorges Ver Post
    Bruno, um aquario desse tamanho, para adaptar para marinho, você vai gastar uns R$1500 no minimo. O problema é o skimmer (um nacional para esta litragem é uns R$500), a iluminação (mais uns R$500 no minimo) e outras coisas como repositor osmótico (repositor de agua doce), controlador de temperatura (o mais barato é comprar um controlador, eu uso da coel, e ligar em ventuinhas, se o lugar que vc morar não tiver temperatura média maior que 26 graus... se for maior que 26 graus vc vai precisar de chiller e um pequeno custa R$600 usado), deionizador e sal. Considere mais uns R$500 para corais e peixes iniciais depois da ciclagem. Rochas e substrato são muito caros também, pesquise.

Não indico começar com um aquario marinho sem no minimo ler algo sobre :
    - ciclagem para a geração de bactérias;
    - ciclo do nitrogenio;
    - ciclo do fosfato;
    - ler as experiencias de montagens aqui no fórum;
    Aqui no RJ a temperatura medio no inverno deve ser em torno de 26 ou mais. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    no verão faz mais 30c a noite brincando.
    Qt a essa estimativa de preços, vc se refere a qual aquário?
    150x40x60 ou 80x40x55?????
    o de 150 por enquanto nao vou converter pois nao tenho onde colocar meus discos.
    Vou pesquisar e ler sobre os tópicos que vc indicou, valeu mesmo!!!

Abraco

QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...squisa-no-IPAq

Itapoã Reef (ou Tarde em Itapoã) - http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...331#post878331

Citação Postado originalmente por Bruno Barros Ver Post
    Eu to fazendo um teste no meu aquário hospital de 72 litros para saber como fica a temperatura sem nenhum equipamento para controlar.
    Para se ter uma ideia, tava em 23C na semana passada, porem essa semana ja ficou em torno de 25C, mais tem feito uma temperatura amena aqui no RJ ( frio para a maioria dos cariocas ) Estou esperando fazer um dia de calor para ter uma base mais solida.
    Varias pessoas me disseram que um aquário de Fish only só com essas ventoinhas ou ate mesmo um ventilador maior diretamente no sump com um controlador iria resolver. oq vc acha?
    Quem são e onde moram essas "várias pessoas"? Se são lojistas que lucrarão com sua montagem, confirme com fontes isentas. Se são aquaristas de outras cidades, confirme com aquaristas locais.

Sou do Rio e já morei na Tijuca. Acho muito improvável que um aquário marinho em um apartamento na Tijuca consiga manter temperaturas razoáveis no verão apenas com ventoinhas. Para os padrões do Rio, tem feito frio nas últimas semanas. Nada comparável ao verão. Além disso, você precisa considerar o significativo calor gerado por bombas e pela iluminação.

O ideal é você procurar aquaristas que morem perto de você e que estejam conseguindo manter a temperatura abaixo dos 30C (considerando sua intenção de fish only e jogando no extremo) apenas com ventoinhas. Eu não conheço nenhum.

Minha realidade é a seguinte:
    Meu aquário fica montado na sala, em sombra permanente, com 100x50x60 de display, 2 bombas stream de circulação, uma QO3000 no recalque e uma PH3000 no skimmer. Acima dele, "embutido" no tampo e apontado para a superfície da água, fica um ventilador tipo torre na horizontal (que joga muito mais vento que qualquer kit de ventoinhas) e, mesmo assim, dependo de chiller para manter a temperatura abaixo dos 28C (uso um de 3/4HP). A temperatura alvo é de 27C. O ventilador dispara em 27,5, o chiller em 27,8 e o aquecedor (ha!) em 26,5. No inverno, o chiller raramente dispara. No verão, dispara várias vezes por dia. Além disso, sistemas com ventilação forçada nesse nível têm que ter um bom controle de reposição da água evaporada (que é muita).

A época com mais desmontes no Rio é o verão. Não é por acaso... Eu, se fosse você, iria com calma e só montaria se tivesse uma forma efetiva de controlar a temperatura. O problema do chiller é o preço...
    "Nothing in the world is more dangerous than sincere ignorance and conscientious stupidity."
    Martin Luther King Jr

Citação Postado originalmente por Rodrigo_Ferreira Ver Post
    Quem são e onde moram essas "várias pessoas"? Se são lojistas que lucrarão com sua montagem, confirme com fontes isentas. Se são aquaristas de outras cidades, confirme com aquaristas locais.

Sou do Rio e já morei na Tijuca. Acho muito improvável que um aquário marinho em um apartamento na Tijuca consiga manter temperaturas razoáveis no verão apenas com ventoinhas. Para os padrões do Rio, tem feito frio nas últimas semanas. Nada comparável ao verão. Além disso, você precisa considerar o significativo calor gerado por bombas e pela iluminação.

O ideal é você procurar aquaristas que morem perto de você e que estejam conseguindo manter a temperatura abaixo dos 30C (considerando sua intenção de fish only e jogando no extremo) apenas com ventoinhas. Eu não conheço nenhum.

Minha realidade é a seguinte:
    Meu aquário fica montado na sala, em sombra permanente, com 100x50x60 de display, 2 bombas stream de circulação, uma QO3000 no recalque e uma PH3000 no skimmer. Acima dele, "embutido" no tampo e apontado para a superfície da água, fica um ventilador tipo torre na horizontal (que joga muito mais vento que qualquer kit de ventoinhas) e, mesmo assim, dependo de chiller para manter a temperatura abaixo dos 28C (uso um de 3/4HP). A temperatura alvo é de 27C. O ventilador dispara em 27,5, o chiller em 27,8 e o aquecedor (ha!) em 26,5. No inverno, o chiller raramente dispara. No verão, dispara várias vezes por dia. Além disso, sistemas com ventilação forçada nesse nível têm que ter um bom controle de reposição da água evaporada (que é muita).

A época com mais desmontes no Rio é o verão. Não é por acaso... Eu, se fosse você, iria com calma e só montaria se tivesse uma forma efetiva de controlar a temperatura. O problema do chiller é o preço...
    Mandou direitinho Rodrigo!
    Eu já nem falo mais nada quando leio isso, porque é chover no molhado. Rsrsrsrs
    Mas já que não resisti... Coloca um chiller e deixa de tentar se enganar!

Tópicos Similares

1. Ajuda para montar um Pico Reef!
    Por fabriccio_cardoso no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 31
    Último Post: 04-01-2010, 21:15
  2. Ajuda para montar um Nano
    Por edison_jc no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 9
    Último Post: 14-03-2007, 10:50
  3. ajuda para montar um refugio 100%
    Por eduardo_faria no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 27