IPAq
Página 1 de 8 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 151

Projeto Aquario 360lt + caixa overflow + dry wet

Estou pretendendo montar um aquario de 450 litros.

Dúvidas:
    Vidro temperado ou comum?

Dúvida principal:
    Colar as laterais por dentro ou por fora do aquario?

Ps.: Dicas são bem vindas, será meu primeiro aquario grande a ser montado.

Grato!
    Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria.
    1 Coríntios 8:2

Meu aquario amazonico
    DIY - Aquario 360lt + overflow + drywet

Re: Como colar as laterais do aquario?

Olá!
    Utilize vidro comum.

http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=36&t=12642

Abraço.
    Fernando Garcia

esse tutoria aki é o original : http://www.mondodiscus.com/discus/it...-acquario.html
    mais não gosto de fazer desse geito é mais facil de fazer mais é mais facil de estourar eu colo os fidros de tras laterais e frente emcima da base

Pessoal, só gostaria de lembrar que as regras do forum não permitem colocar links enviando o visitante para fora do forum...

Vejam aqui: http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...Gerais-do-Site
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => AQUI!

"Sem tesão não há solução."
    Roberto Freire

Otávio,

Dê uma olhada em minha thead - tenho 8 aquários colados com o mesmo método - sem contar que todos os que faço por encomenda uso a mesma técnica, e até hoje não tive vazamentos.

Link para thread aqui no IPAQ:

http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...-parede./page8.

Tão importante quanto o método de colagem, é a "cola" - escolha um bom silicone, por exemplo: RTV 732, o Dow Corning, Silastic

Abs!
    Euler
    NON DVCOR DVCO

Obrigado pelas dicas irmãos!

Seguinte, também tenho que furar o vidro..

No caso, eu pretendo furar o vidro da parte de trás do aquário (não o viro do fundo). Pretendo furar o vidro no meio, tipo uns 10cm de baixo pra cima, e depois fazer a bota.

Tipo assim:

-------------------------
    ------------0------------

Seria o melhor lugar?

Sim ou não? (agradeceria a justificariva para que eu possa aprender)

Grato!

=]

Meu aquario amazonico

Por que vai usar furar o vidro e usar bota? Não consegue montar uma caixa coletora traseira, e fazer um esquema de queda dos muitos que tem explicados no forum? Pode usar Durso, o Hofer Gurgle Buster (eu uso este), o esquema do Bean Animal (que o Euler usa); nenhum deles requer bota interna ou furos abaixo do nível da água.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => AQUI!

Roberto Freire

Citação Postado originalmente por Otavio Godoy Ver Post
    Obrigado pelas dicas irmãos!

Seguinte, também tenho que furar o vidro..

No caso, eu pretendo furar o vidro da parte de trás do aquário (não o viro do fundo). Pretendo furar o vidro no meio, tipo uns 10cm de baixo pra cima, e depois fazer a bota.

Tipo assim:

------------0------------

Seria o melhor lugar?

Sim ou não? (agradeceria a justificariva para que eu possa aprender)

Grato!

=]
    eu nunca vi bota com furo na lateral, normalmente é no fundo.
    furar vidro é mais que usar ferramentas, eu levaria em um vidraceiro
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...squisa-no-IPAq

Itapoã Reef (ou Tarde em Itapoã) - http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...331#post878331

Obrigado pelas dicas brother!

Gostei muito do seu método e do seu móvel.
    Minha estrutura aqui também eh de metalon, mas gostei da idéia de "forra-la" com madeira..

Seguinte amigo, eu gostei muito do seu método de colagem, mas não tenho estas ferramentas que vc utilizou.. O que acha desse método abaixo?:

Um abraço!

Otávio

Citação Postado originalmente por Euler_Kernighan Ver Post
    Otávio,

Dê uma olhada em minha thead - tenho 8 aquários colados com o mesmo método - sem contar que todos os que faço por encomenda uso a mesma técnica, e até hoje não tive vazamentos.
    Abs!

Meu aquario amazonico

Rafael e Fernando, eu acho que a minha montagem vai seguir por este caminho que vcs mostraram msm.

Com as laterais coladas por dentro do aquario, e com todos os vidros em cima do fundo/vidro de baixo (to especificando pq nas minhas pesquissas eu vi cada coisa... kkkk)

Gilberto, eu to perguntando pq eu ví vários furos em diversas partes do aquario (laterais superiores e inferiores..), e como eu nunca fiz, queria que vcs do fórum me desses suas opiniões. Obrigado pela sua =]

Walmyr, sou novo aqui no forum e n sei quais são as pessoas que vc citou, mas já vi alguns esquemas que vc falou aí.. ainda prefiro a clássica bota, n sei pq, talvez por ignorancia msm..

Meu aquario amazonico

Citação Postado originalmente por Otavio Godoy Ver Post
    Walmyr, sou novo aqui no forum e n sei quais são as pessoas que vc citou, mas já vi alguns esquemas que vc falou aí.. ainda prefiro a clássica bota, n sei pq, talvez por ignorancia msm..
    Otávio, faça duas coisas: atualize seu cadastro com a cidade onde você mora, e use a ferramenta de pesquisa do forum (canto superior direito) para achar alguns tópicos aqui mesmo, no IPAq, que contenham os termos. O único usuário do IPAq que eu citei foi o Euler Kernighan, confira os posts dele; foi ele que divulgou o esquema do BeanAnimal aqui.
    Quando à 'clássica bota', não é porque a queda sempre foi feita deste jeito que deva ser sempre feita assim no futuro...
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

Atualizei meu cadastro, e estou olhando os esquemas que vc citou. Valeu pelas dicas..

"Quando à 'clássica bota', não é porque a queda sempre foi feita deste jeito que deva ser sempre feita assim no futuro..."

Bom, na verdade eu não disse isso, mas..

Eu tenho filtros hangon, canisters, e mesmo assim uso filtro de placa biológica, algo que aquaristas novos ouvem e dão risada da minha cara..

Anyway.. A 'clássica bota' é tão ruim assim?

Citação Postado originalmente por Walmyr_Buzatto Ver Post
    Otávio, faça duas coisas: atualize seu cadastro com a cidade onde você mora, e use a ferramenta de pesquisa do forum (canto superior direito) para achar alguns tópicos aqui mesmo, no IPAq, que contenham os termos. O único usuário do IPAq que eu citei foi o Euler Kernighan, confira os posts dele; foi ele que divulgou o esquema do BeanAnimal aqui.
    Quando à 'clássica bota', não é porque a queda sempre foi feita deste jeito que deva ser sempre feita assim no futuro...

Meu aquario amazonico

Otávio, na minha opinião, a 'clássica bota' é feia (tem que ser disfarçada dentro do aquário), difícil de fazer (isto eu só imagino, pois nunca fiz uma), exige que você fure o aquário e, se der algum problema, tem que esvaziar o aquário para corrigir. A única justificativa que eu vejo para fazer uma bota interna é a falta de espaço atrás do aquário para fazer uma caixa externa. Tem ainda o esquema do 6º vidro fininho, que você encontra neste tópico aqui. Este esquema foi usado pelo Fabrício, em Brasília, de forma mais avançada que a proposta original: na proposta do Basso, o 6º vidro é usado apenas para queda (e eventual ladrão); no esquema montado pelo Fabrício a queda, o ladrão e o retorno são todos feitos pelo sanduíche traseiro. Veja no tópico dele.
    O esquema do BeanAnimal pode ser visto aqui, no tópico do Euler, em que também foram discutidas outras propostas.

Enfim, como consta de sua assinatura, os caminhos já traçados levam onde todos os outros já foram, não é? Que tal explorar alguns caminhos ainda não de todo pavimentados?
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

Então Walmyr, antes de tudo obrigado pela atenção.

A questão eh que eu acho a bota mais classica como já havia dito, pois conheço aquarios e aquaristas (pessoalmente), que utilizam este sistema com sucesso. Não que os outros sistemas são sejam bem sucedidos, mas, resumindo, a bota funciona muito bem, por mais que realmente fique menos estetico..

O que eu achei mais interessante seria a utilização de uma caixa overflow, mas só achei em sites gringos..

Quanto a bota, vou furar o aquario no vidro de trás (no meio), onde seria mais interessante, na parte inferior ou na superior?

Um abraço e obrigado pela recepção!

Meu aquario amazonico

Otávio, se você quer andar por caminhos já traçados, então fure no vidro do fundo... eu nunca vi uma bota com furo no vidro de trás!
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

Otávio,

Me permita dar um passo atrás aqui.

Inicialmente EU não havia entendido por completo sua dúvida, o que acontece é que você está montando um sistema do zero, e além de querer saber a estratégia para colar os vidros, você precisa de um planejamento geral.

Além do tanque, de início você deve se preocupar com o móvel, a parte elétrica (quantas tomadas), circulação, retorno, iluminação, aquecimento, substrato (sim ou não) e reposição de água.

Especificamente sobre colar o tanque, a forma que funciona e não carece ferramentas ou dispositivos especiais, é:
    1 ) colar as travas inferiores no vidro do fundo
    2 ) colocar o vidros laterais em cima do vidro do fundo
    3 ) colar o vidro frontal e traseiro em paralelo com o vidro do fundo
    4 ) colar as travas superiores nos vidros frontal e traseiro, depois nos laterais.

Esta é a metodologia fundamentada, o resto é "curiosismo".

A furação do vidro, seja ele qual for, obrigatoriamente deve levar em consideração:
    - a posição da caixa de overflow
    - o fluxo de água (quantidade) que você deseja entre o aquário e o sump
    - qual abordagem você irá utilizar para fazer com que a água desca: durso, bean animal, sexto vidro, hofer gurgle buster, pelas laterais (novo esquema basso)?
    - espaço físico onde estará seu móvel
    - travamento do móvel do aquário

Overflow:
    - este assunto quase sempre é "deixado de lado", porém, é extremamente importante - quanto maior é a área de captação da superfície da água, maior será a eficácia do overflow - isso por conta que será possível captar mais gordura da superfície da água, e quanto menor os "impedimentos" melhor - por exemplo, aqueles pentes que vemos em cima das caixas de overflow, reduzem o vão de captação pela metade, além de "reforçarem" em suas proximidades a tensão superficial da água - em algumas montagens eu prefiro não usar, se pudesse, não usaria em nada - por favor, não quero tornar este tópico em um "usar pente" vs "não usar pente".

Troca de água entre tanque e sump:
    - aqui você terá que calcular qual bomba de retorno, diâmetro do encanamento de descida e subida, quantas flanges terá que usar, e por conseqüência, diâmetro e quantidade de furos.

- outro fator que merece realemnte sua atenção é: alguns sistemas de troca de água entre o tanque e sump são EXTREMAMENTE barulhentos, ao invés de inventar artifícios para currigí-los, procure pelo melhor que irá atender suas necessidades.

- nas lojas de aquarismo, ou durante o dia, alguns ruídos são imperceptíveis, porém, no cair da noite, você levará um susto ao perceber que tem um monstro dentro de casa, e o barulho do esquema de overflow, só não será maior que sua companheira (namorada, esposa, mãe, irmã) irá fazer!

- bomba de circulação interna no sump: com o advento destas bombas que consegue fazer ondas de mais que 5cm, isto afeta diretamente a altura da caixa de overflow, ou seja, é um ponto que deve ser levado em consideração.

Localização do furo:
    - furar o vidro traseiro implica em ter espaço atrás do aquário e precisar de no mínimo: a) 3 curvas longas; ou b) 3 cotovelos; ou c) 6 joelhos; ou d) 1 curva longa e 1 mangueira, mas fica estranho

- furar o vidro do fundo é mais simples, por conta que água segue o caminho natura para baixo, caindo diretamente no sump. Antes de furar o vidro do fundo, você deve levar em conta que o tampo do móvel do aquário tem algun reforço (viga) bem no local onde será feito o furo no vidro, se tiver e você furar, prepare-se, acabou de ganhar um problema.

Se precisar de ajuda, vamos elencar um tema específico e bater nele até a exaustão, assim você poderá tirar usas próprias conclusões antes de colocar a mão na massa!

Abs e boa sorte!
    Euler
    NON DVCOR DVCO

Citação Postado originalmente por Walmyr_Buzatto Ver Post
    Otávio, se você quer andar por caminhos já traçados, então fure no vidro do fundo... eu nunca vi uma bota com furo no vidro de trás!
    eu estive pensando sobre isso, concordo que a bota funciona mas, também concordo que existem metodos melhores.

eu uso bota tradicional por limitação tecnica dos vidraceiros daqui de Feira de Santana (Ba)

em se optando pela bota, o furo tem OBRIGATORIAMENTE que ser no fundo do aquario, o vidro do fundo fica apoiado e não deforma com a pressão.

o vidro lateral não tem apoios além das travas e devido a pressão da água e a seu comprimento, sempre deforma, de decimos de milimetros a milimetros, mas deforma... o furo será um ponto de fraqueza no vidro e esse ponto de fraqueza aliado à deformação do vidro fatalmente levará a desastre.

além disso, o furo na parede lateral precisaria, por razões tecnicas, ficar a alguns centimetros do fundo, essa diferença entre o vidro do fundo e o furo formará uma poça de baixa movimentação que juntará sujeira.
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...squisa-no-IPAq

Itapoã Reef (ou Tarde em Itapoã) - http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...331#post878331

Citação Postado originalmente por Gilberto_Marcos Ver Post
    eu estive pensando sobre isso, concordo que a bota funciona mas, também concordo que existem metodos melhores.

eu uso bota tradicional por limitação tecnica dos vidraceiros daqui de Feira de Santana (Ba)

em se optando pela bota, o furo tem OBRIGATORIAMENTE que ser no fundo do aquario...
    os furos feitos no vidro traseiro são, em boa parte para um closed-loop - veja as imagens abaixo:

Nesta o autor "pega" água do centro do aquário pelo vidro traseiro, e retorna pelo vidro do fundo:

Nessa outra, a água é recolhida pelo centro do aquário, mais uma vez pelo vidro traseiro, e retonada, tanto pelo vidro traseiro, quanto pelo fundo.

Perceba uma caixa de overflow no lado superior do aquário, pequenina, somente para enviar água para o sump:

Essa é interessante, o vidro traseiro serviu tanto para overflow quanto para closed-loop:

Olha que organização - furos no vidro traseiro somente para closed-loop. Furos no fundo para overflow:

mais uma: furos no vidro traseiro para closed-loop, furos no vidro do fundo para overflow:

esta é um pouco diferente: furo no vidro taseiro na parte superior para overflow, e também furos no vidro traseiro para closed loop - totalizando: 8 furos no vidro traseiro

mais uma com furos no vidro traseiro para closed-loop:

só uma observação, como você pode perceber, ninguém usa bota - a manutenção nela, quando necessário, é extremamente difícil...

abs!
    ps: ainda acho que você devia dar um passo atrás e desgastar mais este assunto.
    Euler
    NON DVCOR DVCO

Euler, MUITO obrigado pelos exemplos!

A questão não é andar ou não por caminhos traçados, afinal em todos os casos citados neste tópico, todos os caminhos já foram traçados, e eu, ainda não tracei nenhum deles. Andar por caminhos ainda não traçados seria inventar um novo método, e este não é meu objetivo (pelo menos não neste caso específico).

A verdade é que eu pretendo montar um aquario 120x60(altura)x50, com 10mm de espessura. Quero usar um sump, pois meus outros aquarios usam outros meios de filtragem (canister, hangon, placa biológica).

Também tem a questão que eu pretendo futuramente usar esse aquario como um marinho, mas como não tenho dinheiro suficiente, vou usa-lo como "freshwater" primeiramente.

O móvel é uma estrutura de metalon 5x5mm, 8 pés, 100x80x50cm, em cima vai uma pedra de granito de 130x60cm. Este é um dos motivos de eu furar o aqua no vidro de trás.

Este móvel também dá suporte a caixa sump.

Peço desculpas aos amigos por só detalhar o caso agora..

Então, de acordo com o descrito, o que seria o mais indicado?

Grato!

Citação Postado originalmente por Euler_Kernighan Ver Post
    só uma observação, como você pode perceber, ninguém usa bota - a manutenção nela, quando necessário, é extremamente difícil...

abs!
    ps: ainda acho que você devia dar um passo atrás e desgastar mais este assunto.

Meu aquario amazonico

Meu aquario amazonico

Tópicos Similares

1. Furar o vidro ou usar caixa de overflow externa.
    Por maxwell_chiareli no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 13
    Último Post: 25-02-2010, 00:23
  2. overflow com caixa externa
    Por gregorio_mch no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 6
    Último Post: 21-02-2009, 11:07

Bookmarks

Permissões de Postagem