IPAq
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 37

Quais são os corais que vivem em ambientes com a água "suja" no seu habitat natural ?

Conforme voces forem lembrando, vão citando aqui, pois podem servir de referencia para quem quiser montar um aquário sem precisar esterilizar a água com skimmers potentes, e outros equipamentos para este fim
    Temos que crescer nas dificuldades e ter sabedoria para curtir os bons momentos da vida, pois ela não está nem aí para seus projetos futuros.

Re: Quais são os corais que vivem em ambientes com a água "suja" no seu habitat natur

Caro Contesini,
    Por favor, explique melhor o que seria "vivem em ambientes com água suja"?
    Não conheço nenhum ser vivo que consiga viver saudável em um ambiente de água suja.
    O que você se refere é um aquário sem TPAs, ou um aquário que não usa Skimmer?
    []´s,
    Constantino Oliveira Filho

Thumbs up Re: Quais são os corais que vivem em ambientes com a água "suja" no seu habitat natur

Depende o que você classifica como "sujo".

Existem animais mais e menos exigentes em termos de concentração de nutrientes e toxinas. Se você não tem condições de ter equipamentos superdimensionados e caros ou pouco acesso a trocas de água, é uma coisa. Outra coisa é que geralmente nessas condições, você vai ter problemas com outros fatores além de "sujeira", como circulação, luz, temperatura, concentração de íons traços, etc. "Sujeira" é apenas um detalhe no aquarismo. Eu também não tinha noção disso no começo e aos poucos entendi como TODOS os fatores são importantes para um aquário saudável mesmo com animais resistentes.

Animais resistentes são peixes e corais de iniciantes.
    Se você pesquisar aqui no fórum por usando essas palavras, vai achar vários conselhos e condições mínimas a se seguir mesmo com os animais resistentes (palhaços, donzelas, corais moles, etc...).

Re: Quais são os corais que vivem em ambientes com a água "suja" no seu habitat natur

Opa... vamos lá.

"suja" = Água com grande concentração de nutrientes.

Existem alguns corais que dependem desta água "suja", pois em um ambiente esterilizado, eles definham e morrem.

Sabemos que em alguns aquários com filtração muito potente, normalmente aquário para acróporas, onde existem skimmers poderosos, este tipo de animal que estou querendo formar uma lista aqui, não se dá bem.

Não estou querendo uma lista de animais para colocar em um aquário de um cara porco, mas sim para um ambiente com este perfil que comentei acima.
    Temos que crescer nas dificuldades e ter sabedoria para curtir os bons momentos da vida, pois ela não está nem aí para seus projetos futuros.

Eu sei de uma coisa, no meu nano qdo fazia limpeza e a água e o substrato td remexido parecendo sei lá o que de imundo, os corais ficavam felizes pra caramba, até o sun coral abria mesmo ao meio dia....nós podemos não gostar de sujeira e bagunça mas eles adorammmmm
    Quando os homens aprenderão que o verbo agregar deve ser conjugado em presente continuo!

Este é um exemplo do assunto que estou propondo discutir.

Alguns corais gostam e precisam disso, enquanto outros não.

De qualquer forma, mesmo que os corais gostem disso, muito provavelmente este excesso de sujeira irá formar uma fábrica de nitrato no seu aqua, e talvez seja necessário ou evitar que se forme tantacsujeira assim, ou que se tenha uma solução para a limpeza periódica desta sujeira.

Caro Luis,

Os Lps normalmente suportam e alguns ate gostam de aquarios com mais nutrientes.. o sun Coral tb é um bom exemplo.. alguns relatam que conseguem manter o sunflower tb nesse tipo de ambiente.. O problema é que nesse tipo de ambiente certamente vai ter problema com algas e cianos..

Se vc estiver interessado em um tipo de aquario que trabalha assim.. de uma olhada no reefcentral nesse aquario http://reefkeeping.com/joomla/index....k-of-the-month que é de nao fotossintetizantes.. muito bonito e que vem a cada dia ganhando mais adeptos nos EUA.
    Grandes sonhos se tornam realidade...

http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...nt-Leibel-Reef

A grande maioria dos softs corals gostam de água com mais nutrientes dissolvidos!
    Erik

A 'sujeira' a que o Contesini se referiu são nutrientes (NO3, PO4), mas existe a matéria orgânica particulada, que fornece outros componentes, dos quais alguns corais são dependentes.

Na primeira página do IPAq (Home), na seção de artigos (que não é tão visitada assim porque o pessoal entra direto no forum seguindo um link), existem alguns artigos de TIM WIJGERDE, que eu traduzi com autorização dele, esclarecendo sobre a necessidade de alimentar corais.

Basicamente ele cita a obtenção de energia através da fotossíntese, a obtenção de nutrientes dissolvidos na água e a obtenção de outros componentes orgânicos pela captura de matéria particulada. Esta última é o que a Jonice observa quando revolve o substrato do aquário e levanta toda a sujeira depositada lá.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => AQUI!

"Sem tesão não há solução."
    Roberto Freire

Se isso tudo for mais discutido, talvez algumas pessoas se identifiquem com este tipo de sistema, e comecem a adquirir experiencia nesta linha de raciocinio que talvez viabilize aquarios mais simples e baratos.

Citação Postado originalmente por LuisContesini Ver Post
    Este é um exemplo do assunto que estou propondo discutir.

Alguns corais gostam e precisam disso, enquanto outros não.

De qualquer forma, mesmo que os corais gostem disso, muito provavelmente este excesso de sujeira irá formar uma fábrica de nitrato no seu aqua, e talvez seja necessário ou evitar que se forme tantacsujeira assim, ou que se tenha uma solução para a limpeza periódica desta sujeira.
    Eu fazia trocas e tals mas no meu ponto de vista isso não é sujeira, água turva não necessariamente é suja, são trocentas coisinhas que ficam debaixo do substrato inclusive pó do próprio, acho que devido a gande circulação interna e atrito acabam gerando pó de halimeda......penso eu! Ah lá só haviam softs e moles.
    Quando os homens aprenderão que o verbo agregar deve ser conjugado em presente continuo!

Por este motivo que eu escrevi sjujeira entre aspas

Sim sim, Sujeira limpa, é como Inveja branca rsrs

De perto, como diz Caetano, ninguém é normal... quer dizer, no fundo, nenhuma sujeira é sujeira, tem sempre um bicho que acha aquilo delicioso.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => AQUI!

"Sem tesão não há solução."
    Roberto Freire

Citação Postado originalmente por LuisContesini Ver Post

Sabemos que em alguns aquários com filtração muito potente, normalmente aquário para acróporas, onde existem skimmers poderosos, este tipo de animal que estou querendo formar uma lista aqui, não se dá bem.
    Conti,

Isso é lenda cara. Dá pra colocar todo mundo junto, desde que as vezes vc alimente alguns dele. As vezes nem alimentar diretamente é necessário, indiretamente já serve.

O que é verdade é a circulação ,se for muito forte em alguns locais, alguns LPS não abrem muito

Abs
    Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.

Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.

Meu Blog de Aquarismo: www.denadai-reef.com

Realmente, em meu entender a associação “aquários ambientes com a água "suja"/aquários mais simples e baratos, não condiz com um ambiente saudável e a ideia que tenho de um aquário.
    Tomara que novos aquaristas não sigam este caminho e procurem ter aquários bem montados com tudo que puder proporcionar o melhor possível para os seres vivos que habitam os mesmos e não pediram para estar conosco.
    Na maioria das vezes a associação mencionada acima acaba em aquários mau tratados, lotados de algas daninhas com os seus habitantes sofrendo para se manterem vivos.
    []´s,
    Constantino Oliveira Filho

Citação Postado originalmente por Walmyr_Buzatto Ver Post
    De perto, como diz Caetano, ninguém é normal... quer dizer, no fundo, nenhuma sujeira é sujeira, tem sempre um bicho que acha aquilo delicioso.
    Se levarmos em consideração, tratamentos de feridas a base de BERNES, a larva de mosca, aquele mesmo da piada da goiabada com queijo, onde são colocados aos montes pra comer a carne em putrefação de pessoas diabéticas, com seríssimos problemas de cicratização, veremos que tudo na vida é relativo e na natureza tudo tem sua função.

Citação Postado originalmente por Constantino_Filho Ver Post
    aquários mais simples e baratos, não condiz com um ambiente saudável e a ideia que tenho de um aquário.
    Voce realmente acha que se a pessoa não tiver muita grana ela não conseguirá ter um aquário bom, e que existe uma relação direta entre ter um aquário bem montado e ter bastante dinheiro ?

Para voce, se o aquário marinho não tiver toda aquela parafernália de equipamentos ( skimmer, sump, display grande, etc ), ele não tem chance de se tornar um aquário bonito e saudável ?

Descartando o óbvio ( que com bastante grana a coisa fica mais fácil ), eu sinceramente não entendo que esta grana maior seja indispensável para garantir a qualidade e beleza do aquário.

Existem opções ( de baixo custo ) que viabilizam a montagem de aquários bons, e que embora tendo diversas limitações, uma vez respeitando estas limitações do mesmo, ele pode se tornar um aquário saudável e bonito.

@LuisContesini: ao meu ver é possivel sim, basta voce viver pra cuidar do seu aquario que voce nao precisa de nenhum equipamento. Fica fazendo TPA todo dia, repondo agua... nem bomba de circulacao precisa basta ficar balançando com o braço

Tirando a dica de balançar com o braço, o resto não é novidade.
    Será que se eu te pedisse com jeito, você balançaria para mim ? Sabe como é... eu tenho um pouco de nojo.

Tópicos Similares

1. Respostas: 11
    Último Post: 20-07-2013, 13:20
  2. Peixes que "cavam" no substrato - Quais são??
    Por Gustavo_Correa no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 9
    Último Post: 05-10-2011, 14:04
  3. Corais marrons "ruins" e coloridos "bons"
    Por Carlos_Monteiro no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 41
    Último Post: 21-01-2010, 21:01

Bookmarks

Permissões de Postagem