IPAq
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 33

Tópico: Água destilada

Água destilada

Boa noite,

Tenho uma certa facilidade em conseguir água destilada. Há algum problema em usa-la como reposição de água doce?

Grato

Saulo Moura
    Meu reef - http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...RA-BARE-BOTTON
    Curta no Facebook - https://www.facebook.com/pages/Aquar...25395260915759

Melhor ser julgado por 7 que carregado por 6.

Re: Água destilada

fala Saulo,

Não há qq problema em usar agua destilada no aquario.
    O grande problema em usar agua destilada é o custo, muito maior do q RO/DI, inviabilizando seu uso.
    Se vc consegue arrumar com facilidade, ok.

Haveria problemas se a agua entrasse em contato com cobre durante o processo de destilaçao, mas atualmente os destiladores são feitos de aço inox ou outro material q não libera nada toxico.

[]s
    Última edição por Carlos_Andre; 21-07-2012 às 00:22.

Sou Dentista e uso agua destilada ( a mesma que é utilizada em autoclave para esterilizacao) e funciona 100%

Valeu galera!

Obrigado. Já estou fazendo uso.

Abs

Água destilada
    Água destilada é água obtida por meio
    da destilação de água in natura ou potável
    que contém outras substâncias e sais
    dissolvidos, usada onde não se requer
    uma água deionizada ou desmineralizada
    de alta pureza totalmente livre de
    sais dissolvidos.
    Nós abriremos o livro, as páginas estão em branco; Somos nós quem iremos colocar as palavras nele. O nome do livro é Oportunidade e o primeiro capítulo é o ínicio de cada novo dia. Edith Pierce

Thumbs up Processo de deionização

O que é o Processo da Deionização?
    A água passa por um pré-filtro para
    retenção de partículas. Em seguida passa
    pelo carvão livre de nitrato e
    fosfato, aumentando a vida útil da resina,
    retirando todo o sabor, odor e o cloro.
    Ao final passa por colunas de resinas
    mistas (carga aniônica e catiônica) que
    absorvem os sais contidos na água,
    deixando-a com alta pureza
    e condutividade elétrica baixíssima.
    Dessa forma a água deionizada pode
    ser usada, além da esterilização em:
    ultrassom, alta rotação e lavagem
    de instrumentais, evitando a oxidação
    precoce (ferrugem) e uso protético.
    Nós abriremos o livro, as páginas estão em branco; Somos nós quem iremos colocar as palavras nele. O nome do livro é Oportunidade e o primeiro capítulo é o ínicio de cada novo dia. Edith Pierce

Re: Processo de deionização

Citação Postado originalmente por Evaristo_Poggetto Ver Post
    O que é o Processo da Deionização?
    A água passa por um pré-filtro para
    retenção de partículas. Em seguida passa
    pelo carvão livre de nitrato e
    fosfato, aumentando a vida útil da resina,
    retirando todo o sabor, odor e o cloro.
    Ao final passa por colunas de resinas
    mistas (carga aniônica e catiônica) que
    absorvem os sais contidos na água,
    deixando-a com alta pureza
    e condutividade elétrica baixíssima.
    Dessa forma a água deionizada pode
    ser usada, além da esterilização em:
    ultrassom, alta rotação e lavagem
    de instrumentais, evitando a oxidação
    precoce (ferrugem) e uso protético.
    Entao a deionizada é "melhor" que a destilada.....

Mas o que evapora é água destilada, não?

Não sou quimico, mas aprendi na escola que o processo de destilação se dá através da evaporação x condensação.

Como a deionizada pode ser melhor?
    Última edição por saulo moura; 22-07-2012 às 14:16.

Não entendi bem a colocação do Evaristo; o texto que ele postou parece um copy-paste de algum lugar, pela formatação. Se ele quis argumentar que a água destilada é a melhor, eu concordo. Se foi o contrário, discordo frontalmente.

A água que evapora do aquário é apenas H2O, pura, sem levar nenhum outro componente. A água destilada é exatamente o mesmo, portanto repor água destilada é ideal. O que já vi em alguns lugares foi alguém defender o uso de água de chuva, o que não é a mesma coisa que água destilada. O processo de evaporação é único, sempre vai gerar água em estado gasoso; onde a coisa pode complicar é a forma de trazê-la de volta para a fase líquida. Quando isto é feito em ambiente controlado, em processo industrial ou de laboratório, beleza; quando o vapor de água da atmosfera se condensa em nuvens de gotículas, que depois se condensam na forma de chuva, até chegar ao ponto da coleta ela teve muitas oportunidades de se contaminar: pode trazer poeira da atmosfera, trazer outros elementos dissolvidos que pegou pelo caminho, etc.

Resumindo: se conseguir água destilada, de qualidade, a um custo menor que água de DI/RO, ótimo!
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => AQUI!

"Sem tesão não há solução."
    Roberto Freire

Utilizo água deionizada sem problemas, o deionizador realmente tem uma boa eficiencia em retirar compostos dissolvidos na água, mas o grande problema é que o deionizador sozinho pode não retirar totalmente algumas substâncias como silicato e alguns microelementos, alem de microorganismos como as cianoficeas, que podem não ficar retidas na filtragem mecânica. Só vejo vantagens em utilizar água destilada, alem de uma pureza com relação aos compostos quimicos, está livre de microorganismos. Se eu fosse você utilizaria a água nas trocas parciais também.

Nas TPAs eu uso água natural. Não existe melhor.

Olá colegas

Walmyr sinto de informar que vc está totalmente enganado, para não dizer errado, quanto a sua opinião.

"Água destilada é pior" Ela pode sofrer contaminação no seu processo. Se fosse boa a industria farmaceutica usaria. Muito pelo contrário, eles usam DI e com MB 400 ou a RESINTECH (única que dá a mesma eletronegatividade) Uma leve propaganda do meu produto ...risos.

Leiam esse link e afirmo mais uma vez DI é melhor que RO (aplicação)

Referência Bibliográficahttp://www.ciclofarma.com.br/pdf/fispq/fispq_114.pdf

Citação Postado originalmente por saulo moura Ver Post
    Nas TPAs eu uso água natural. Não existe melhor.
    Saulo, desculpe, conheço a água da terrinha, Você é um cara arretado.

Usar essa água ao meu ver é demais.

Eu não vendo produto nenhum, e não tenho nenhum interesse em promover um sistema ou outro, apenas uso a lógica e busco informações em fontes confiáveis para suportar minhas hipóteses. Como faltou a FISPQ da água destilada, achei esta aqui na internet:

http://www.cinordsudeste.com.br/down..._DESTILADA.pdf

Buscando um pouco mais, encontrei um documento interessante, do qual extraí a tabela abaixo:

Com as observações a seguir:

Quem quiser ver o documento original, pode ler aqui.

Interessante notar que a água destilada obteve 'E' ou 'B' em todos os quesitos exceto uma classificação 'R' nos gases dissolvidos, o que inclusive prejudica a medição de sua resistividade. A osmose reversa atinge quase a mesma qualificação que a água destilada, enquanto que a deionização em si obtém qualificação 'E' em sólidos e gases dissolvidos, mas apenas 'R' nos demais quesitos.

Imagino que medir apenas TDS pela resistividade não diz nada sobre bactérias ou substâncias orgânicas dissolvidas e material particulado e pirogênico.

O que dá pra concluir, da tabela, é que a combinacão filtro mecânico/carvão ativado/osmose reversa/resina consegue retirar a maioria das substâncias indesejadas da água, para os fins do aquarismo. Eu, particularmente, estou convencido que a indústria sempre vai utilizar o processo mais econômico para atingir seus fins; se a água destilada tivesse um custo de produção menor que a deionizada, certamente seria utilizada na produção de medicamentos. Existem processos para garantir a pureza e evitar contaminação, só não são economicamente viáveis quando comparados com a deionização, que pode ser utilizada imediatamente antes do ponto de consumo, enquanto a destilação envolve sempre armazenamento e transporte, dando chance à contaminação.
    Última edição por Walmyr_Buzatto; 23-07-2012 às 12:52.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => AQUI!

"Sem tesão não há solução."
    Roberto Freire

Bom, não vou entrar no mérito da discussão sobre qual agua é mais "pura"...

È bom lembrar q o filtro DI não é composto apenas por resinas ionicas e tão importante qto elas é o carvão ativado, q é fundamental na filtragem.
    Tb é muito importante saber q as resinas e o carvão saturam , rapidamente ou mais devagar, dependendo da qualidade das resinas e CA bem como da qualidade da agua q sai da torneira.
    As resinas só vão remover ions carregados, porem existem N substancias q não são removidas pelas resinas.
    O condutivimetro e o TDS não são "confiaveis" e servem apenas para termos uma vaga ideia de qdo trocar esses elementos filtrantes, logo a agua q sai de um DI pode não estar tão pura qto imaginamos...

Alguns comentarios do Marcos Bizeto, quimico e aquarista, feitos há alguns anos aqui no forum.

Citação Postado originalmente por Marcos Bizeto
    O condutivímetro só é capaz de medir a presença de espécies que apresentem cargas elétricas no meio aquoso.
    Uma grande gama de substâncias, especialmente orgânicas, não apresentam cargas elétricas e por isso, não são contabilizadas na medida de condutividade.
    Dentre algumas espécies que se enquadram nesse quesito é possível citar algumas formas do silicato (inorgânico), pesticidas e inseticidas (orgânicos), açucares (orgânicos), álcoois (orgânicos), solventes (orgânicos) e muitos outros que podem contaminar a água encanada.
    Só como exemplo, no laboratório onde trabalho precisamos em determinados experimentos uma água ultra-pura, livre de qualquer substância e partículas minerais e biológicas. O processo de filtração é bastante complexo, a água é primeiro destilada, depois passa por filtros mecânicos, lâmpadas UV e carvão ativo, depois por resinas DI e por último em um RO
    Em relaçao á agua destilada segue um comentario do Marcos Bizeto

Citação Postado originalmente por Marcos Bizeto
    A água destilada não é a mais pura que existe pois junto com o vapor, na hora da destilação, uma série de substâncias podem ser arrastadas junto. Além disso, existe a possibilidade de se formar um azeotropo, ou seja, uma mistura que não pode ser separada por destilação. Essa mistura se comporta como uma substância pura frente à destilação.
    Na MINHA opinião tanto agua DI/RO qto destilada podem ser usadas em aquarios e da mesma forma q a saturaçao das resinas e CA deve ser considerada, o processo de destilaçao tb requer atençao.

[]s

Citação Postado originalmente por Walmyr_Buzatto Ver Post
    Eu não vendo produto nenhum, e não tenho nenhum interesse em promover um sistema ou outro, apenas uso a lógica e busco informações em fontes confiáveis para suportar minhas hipóteses. Como faltou a FISPQ da água destilada, achei esta aqui na internet:

http://www.cinordsudeste.com.br/down..._DESTILADA.pdf

Buscando um pouco mais, encontrei um documento interessante, do qual extraí a tabela abaixo:

Com as observações a seguir:

Quem quiser ver o documento original, pode ler aqui.

Interessante notar que a água destilada obteve 'E' ou 'B' em todos os quesitos exceto uma classificação 'R' nos gases dissolvidos, o que inclusive prejudica a medição de sua resistividade. A osmose reversa atinge quase a mesma qualificação que a água destilada, enquanto que a deionização em si obtém qualificação 'E' em sólidos e gases dissolvidos, mas apenas 'R' nos demais quesitos.

Imagino que medir apenas TDS pela resistividade não diz nada sobre bactérias ou substâncias orgânicas dissolvidas e material particulado e pirogênico.

O que dá pra concluir, da tabela, é que a combinacão filtro mecânico/carvão ativado/osmose reversa/resina consegue retirar a maioria das substâncias indesejadas da água, para os fins do aquarismo. Eu, particularmente, estou convencido que a indústria sempre vai utilizar o processo mais econômico para atingir seus fins; se a água destilada tivesse um custo de produção menor que a deionizada, certamente seria utilizada na produção de medicamentos. Existem processos para garantir a pureza e evitar contaminação, só não são economicamente viáveis quando comparados com a deionização, que pode ser utilizada imediatamente antes do ponto de consumo, enquanto a destilação envolve sempre armazenamento e transporte, dando chance à contaminação.

Interessante. Percebe se a IMPORTANCIA de fazer o sistema de deionizacao acoplado a osmose.

Carlos correto.

Depende da utilização e de como o teste foi feito, se passarmos a água "in natura" por polipropileno 0,5 micra, muito do floculado ficará retido.

Por isso, continuo afirmando, que a DI é superior, outra indicação da água deionizada é a sua administração para quem tem problemas de pedras renais.

Johnny
    ~Para aquarismo é puro preciosismo.
    E como disse o colega Saulo, podemos usar água da torneira para TPAs, etc. Depende do que vamos ter no aquário, se for corais duros é melhor esquecer, acredito eu.
    Com DI - RO - OR algas aparecerão e outras cositas mais. Estamos falando de sistema fechado

Citação Postado originalmente por Evaristo_Poggetto Ver Post
    J.
    E como disse o colega Saulo, podemos usar água da torneira para TPAs, etc.
    Eu disse isso?

Bom, eu fui pela lógica.. Falamos AGUA DE REPOSIÇÃO. Logicamente, o que devemos repor é o que sai, e pelo processo de evaporação, seja por ventilação e/ou calor, o que sai é água destilada.

Por isso, estou repondo água destilada.

Abs

Saulo Moura

Thumbs up Re: Água destilada

Tramquilo Saulo.

Pode ser usada sem problemas. Acredito que somente com corais duros não possamos utilizar água encanada.

Pelo menos não conheço ninguém ou li que use esse método.

Agora no processo de evaporação não sai somente água, vc reparou que cria um casca de sal nas estruturas e aparelhos .............!!!!!!!!!!!!

Logo há perda de outros elementos.

Tópicos Similares

1. Refratômetro x Água destilada x Tempo da água com sal batendo
    Por Flávio Mendes no fórum Equipamentos
    Respostas: 8
    Último Post: 20-05-2011, 16:57
  2. agua destilada
    Por klecio_silva no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 4
    Último Post: 10-02-2008, 20:50
  3. agua destilada
    Por André_Bettini no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 5