IPAq
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 44

Tópico: Duvidas com Sump

Duvidas com Sump

Boa tarde pessoal,
    Estou montando um novo reef e tenho algumas duvidas.
    O reef terá as seguintes dimensões:

Display: 60cm x 50cm x 30cm (altura) - 10mm sem travas.
    Sump: 50cm x 35cm x 35cm
    Skimmer: Bubble Magus NAC 3.5

Pretendo usar um sump sem divisórias para melhor manutenção,mas tenho algumas duvidas.

- Como manter o nivel do sump?
    - Que bomba de recalque utilizar para não ter problemas com a regulagem do nivel no sump?
    - Esse skimmer trabalhará bem sem nenhuma divisória para manter o nivel de trabalho?
    - E se tiver problema com bolhas, como resolver?

Abraço

Re: Duvidas com Sump

fala Eduardo,

È possivel fazer o sump sem divisorias, mas podem surgir alguns problemas...

Veja nas instruçoes qual é o nivel de agua ideal para o bom funcionamento desse skimmer.
    O diamentro do cano de overflow (por onde a agua desce para o sump) deve ser compativel (pouco maior ) com o diametro do cano/mangueira do retorno de agua para o aquario.
    Encha o aquario e coloque agua no sump até o nivel indicado para o skimmer.
    Ligue a bomba e veja se o nivel baixou e complete se necessario.
    Agora desligue a bomba e veja que volume de agua vai descer pelo cano de retorno.
    È importante deixar espaço livre no sump para armazenar esse volume de agua , evitando transbordamentos de agua qdo faltar luz, por ex.

Vc pode usar uma better 2000 no recalque ou se tiver verba disponivel, pode colocar uma ehein ou sicce, q são mais caras porem mais confiaveis.

Qq skimmer precisa de um nivel de agua constante pq senão vai ser dificil regula-lo para trabalhar corretamente. Se conseguir fazer isso sem divisorias, tudo bem.

Em relaçao ás bolhas não tem muitas opçoes. Deixar a entrada de agua da bomba de retorno o mais longe possivel da saida de agua do skimmer pode minimizar o problema.

[]s

Olá Eduardo,

vamos lá...

1- pq usar vidro de 10mm neste aquario? não precisa se vc usar vidro de 8mm já vai ser MUITO bom, ficará mais transparente e bem mais barato

2- suas medidas de auario não são usais (mas são boas) questão de gosto, eu usaria 80 x 50 x 40

3- a unica forma de garantir nvel de trabaho é usando uma divisoria, por melhor que seja sua reposição sempre vai variar alguma coisa, sou adepto do sump com uma divisoria, gosto bastante deste modelo

bomba de recalque sarlo better 2000 resolve
    esse skimer é muito bom
    para evitar bolhas vc pode usar shark bag
    dispositivos de saida de cano
    ou usar um sump com divisão (eu prefiro)
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...squisa-no-IPAq

Itapoã Reef (ou Tarde em Itapoã) - http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...331#post878331

Valeu pelas dicas Carlos, vou tentar fazer esse teste com alguma "caixa" antes, somente pra testar se vai dar certo.
    Caso funcione legal, faço o vidro.

Gilberto, esse aquario é de 10mm mas sem trava alguma, e é feito com vidros cristal clear, o aquario já está pronto.
    Sempre vi aquarios baixos e sempre gostei muito, nessa nova montagem vou tentar algo que sempre achei bonito.

Esse modelo de sump que postou é bem interessante, mais não sei se ficaria funcional no meu caso, só digo isso devido ao tamanho do sump.

Queria o sump sem divisórias para uma melhor manutenção, pois o sump será pequeno devido a limitação do móvel.
    Mas realmente estou pensando em colocar pelo menos uma divisória pra facilitar com o nivel do skimmer, o duvida cruel, rs

Abraço e mais uma vez obrigado.
    Última edição por Eduardo Sá; 01-09-2012 às 20:26.

Oi Eduardo,

Meu sump tem 56cm de frente, oque fica parecido com o seu.
    Tinha uma divisoria, exatamente no modelo que o Gilberto citou. Me incomodei com a montagem aqui da caixa do perlon/purigen (erro de projeto) e acabei retirando a divisoria.

Posso dizer duas coisas:
    - O espaco, fica muito mais facil para trabalhar no sump
    - O perlon faz falta. Optei em fazer um esquema de filtragem com a bomba de recalque.

abs,
    Fred Hansen
    ----------------------------------------------
    minha versão de FO => Frags Only reef
    Quer esclarecer alguma coisa ou colaborar? Visite o Aquawiki.

Usar um sharkbag na queda ajuda bem, tanto para filtragem como para eliminar bolhas em um sump sem divisórias. É só resolver as bolhas na saída do skimmer, se houver. Para ajustar o nível ao skimmer, existem bóias reguláveis (acho que a Bubble Magus tem um modelo assim).
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => AQUI!

"Sem tesão não há solução."
    Roberto Freire

Só lembrando que é fundamental lavar o sharkbag periodicamente pq com o tempo ele pode entupir e provocar transbordamento no aquario.

[]s

Basta colocá-lo na chegada da tubulação da queda, logo antes dela entrar no sump. Se transbordar, a água cai dentro do próprio sump e não causa nenhum transtorno.

Coloca este suporte no vidro lateral do sump, e o cano da queda desaguando dentro dele:

Última edição por Walmyr_Buzatto; 02-09-2012 às 07:12.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => AQUI!

Roberto Freire

Citação Postado originalmente por Walmyr_Buzatto Ver Post
    Usar um sharkbag na queda ajuda bem, tanto para filtragem como para eliminar bolhas em um sump sem divisórias. É só resolver as bolhas na saída do skimmer, se houver. Para ajustar o nível ao skimmer, existem bóias reguláveis (acho que a Bubble Magus tem um modelo assim).
    A bóia a que me referi é esta aqui:

O suporte é fixado na borda do sump, a altura da água é regulável, e você coloca a caixa de reposição onde quiser, desde que seja acima do aquário, pois a queda é por gravidade (sem eclusa e bomba para falhar). Só não pode usar kalkwasser na água de reposição, senão a bóia fatalmente irá travar.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

Valeu pelas dicas pessoal.

Walmyr, não entendi muito bem em relação a boia.
    Essa boia não serve para reposição de agua evaporada?
    Como manteria com essa boia o nivel de agua para trabalho do skimmer?

Outras duvidas, qual a vsão ideal para a bomba de recalque?
    E qual o "tamanho"(não sei se é esse o termo) ideal para o sharkbag?

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda de todos.

Abraço

Eduardo, a bóia mantém o nível da água no compartimento onde se encontra a bomba de recalque. Em um sistema composto de display + sump, e se o sump é composto de dois ou mais compartimentos separados por divisórias, o compartimento da bomba de recalque é o único onde o nível da água varia conforme a evaporação, e é onde normalmente se controla a reposição da evaporação. O display é um compartimento represado, e os demais compartimentos também, exceto o da bomba de recalque. Agora, se seu sump não tem nenhuma divisória, é composto de um único compartimento, e é onde vai ficar o skimmer, obviamente ao se controlar o nível da água para repor evaporação, você está também determinando o nível de trabalho do skimmer, não está?

Bomba de recalque: você deve dimensioná-la para circular entre 1,5 e 2x o volume total do sistema por hora. Apenas tenha cuidado que a especificação da bomba normalmente é no nível zero, ou seja, uma bomba de 2000 litros/hora consegue bombear isto na horizontal. Ao elevar a água para o display, você tem que levar em conta a carga extra da altura, dos canos, cotovelos, registros, etc. Existem alguns programas para calcular isto; aqui mesmo, no IPAq, na seção Downloads (acessada pela página Home), você encontra uma calculadora simples, para rodar em Windows, que você pode baixar e instalar. O problema dela é que a base de dados está meio desatualizada.

O fabricante da bomba normalmente fornece uma curva característica da bomba, conforme abaixo:

Esta curva é da SB2000, e o manual dela já mostra que, se a coluna dágua for de 110cm, a vazão é reduzida para cerca de 1.170 l/h. As setas laranjas foram acrescentadas por mim: a 160cm de altura, a vazão cai para menos de 700 l/h, a 2m é de apenas 280 l/h. E isto nem leva em consideração a carga adicional da tubulação. Portanto, ao estimar a bomba, leve tudo isto em conta, e escolha com certa folga.

Exemplo: seu sistema terá algo como 120 litros no total; para circular 2x por hora, você precisa de um fluxo efetivo de 240 l/h. Pela curva da SB2000, sem levar em conta a carga da tubulação, se ela tiver que elevar a água a 160 cm de altura (display de 60cm de altura montado sobre um móvel de 1m de altura, a vazão seria de 680 l/h, ou seja, quase 3x a necessária. Você pode aproveitar a sobra e fazer um desvio de parte do fluxo para recircular o sump. O exemplo abaixo (com uma divisória) mostra isto:

[]´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

Agora entendi em relação a boia de reposição e o nível.

Meu skimmer (NAC 3.5) tem as seguintes dimensões:
    15*170*435mm - Coluna de água: 20cm à 25

Meu sump deverá ter 50cm (comprimento) x 35cm de profundidade x ?
    Qual o tamanho ideal para altura desse sump?

Quantas micras deve ser o sharkbag nesse caso?

Medi mais ou menos a altura no móvel mais a altura do aquario, e da aproximadamente 95cm. Acredito que usarei uma sarlo 2000 mesmo.

Desculpe tantas duvidas, mais é melhor tirar todas as duvidas pra fazer o melhor possivel.

Muito obrigado pelas dicas.

Abraço
    Última edição por Eduardo Sá; 02-09-2012 às 13:25.

Eduardo, a lâmina dágua no seu sump deve ter, portanto, 25cm no máximo. Você deve deixar um espaço de reserva para receber a água que desce do display quando faltar energia. O quanto de água desce nestas circunstâncias depende do momento em que é interrompido o efeito sifão. Explicando melhor: a bomba de recalque manda água pra cima por uma tubulação cuja extremidade termina dentro dágua, certo? Portanto, quando a bomba parar, o efeito sifão vai mandar água pro sump pela tubulação do recalque, e o nível no display vai diminuir até que comece a entrar ar pela boca da tubulação. Se esta for muito baixa, desce bastante água. Nestes casos, recomenda-se fazer um furinho no tubo bem próximo à tona dágua, por onde sai um jatinho de água; você mantém este furo sempre limpo, não deixando formar alga e fechar esta passagem. Quando a água estiver descendo pelo efeito sifão, no momento que entrar ar pelo furinho, o efeito sifão é interrompido.

Eu gosto de deixar os vidros laterais e o traseiro do sump o mais alto possível; note isto no desenho que postei. O vidro da frente deve ser dimensionado para esta reserva que falei. No desenho, perceba que tem bastante espaço no lado da bomba de recalque, servindo para acomodar qualquer excesso de água que desça do display.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

Eduardo, quando comecei no aquarismo marinho o Walmyr me sujeriu esse mesmo modelo de Simp. De lá para ca já troquei 3 vezes de Aquario, mas mantenho o modelo de sump, o skimmer trabalha tranquilo nao desregula nunca e no segundo estagio tem espaço para acondicionar a Agua de retorno em caso de falta de energia, sou fã deste sump
    QUER PESQUISAR ALGUM ASSUNTO DE SEU INTERESSE NO IPAQ? VEJA COMO CLICANDO => http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...squisa-no-IPAq

Itapoã Reef (ou Tarde em Itapoã) - http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...331#post878331

Variações sobre o tema...

Mais largo:

Este aqui com DSB central:

Com dois skimmers (o Basso fez um assim):

Sem nenhuma divisória (este era meu sump, e eu estava fazendo um estudo para ver se cabia o skimmer do Basso; não coube, a parede frontal tinha que ficar muito alta e ficava difícil colocar e tirar o skimmer de lá):

OBS: não é propaganda do skimmer do Basso, é que estes desenhos estavam fáceis no meu álbum de fotos.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

Citação Postado originalmente por Gilberto_Marcos Ver Post
    3- a unica forma de garantir nvel de trabaho é usando uma divisoria, por melhor que seja sua reposição sempre vai variar alguma coisa, sou adepto do sump com uma divisoria, gosto bastante deste modelo
    Fala Gilberto!

Permita discordar. Meu sump não tem nenhuma divisória e não há nenhuma variação.

Abs

Saulo Moura
    Meu reef - http://www.ipaq.org.br/vb/showthread...RA-BARE-BOTTON
    Curta no Facebook - https://www.facebook.com/pages/Aquar...25395260915759

Melhor ser julgado por 7 que carregado por 6.

Independentemente do tipo de reposição (gravidade ou bombinha), também concordo que o nível no sump sem divisórias não varia de forma significativa, nada que vá alterar o funcionamento do skimmer. A vantagem é um sump desimpedido, muito fácil de manter limpo.
    []´s

Walmyr - Cambuí Reef
    (19-9318.3417)

Roberto Freire

Citação Postado originalmente por Walmyr_Buzatto Ver Post
    Independentemente do tipo de reposição (gravidade ou bombinha), também concordo que o nível no sump sem divisórias não varia de forma significativa, nada que vá alterar o funcionamento do skimmer. A vantagem é um sump desimpedido, muito fácil de manter limpo.
    Pra não mentir... Quando eu comecei a usar um SharkBag de 50 que eu comprei aqui num desmonte, ele começou a variar, por causa do entupimento rápido do filtro... Mas depois que o Guru Careca me mandou um de presente (penso ser de 200), nunca mais variou 1mm. E eu uso a boia de reposição da BBM (a mesma que vc postou acima, Walmyr), coisa simples.

Quanto a limpeza do sump... Sem comparação...

Eduardo, eu acho que esse seu skimmer tá meio no limite...

Valeu pelos modelos Walmyr.

Saulo, dei uma olhada no seu sump e achei bem bacana, bem simples.
    Em relação a esse skimmer, ele trabalhava no meu aquario de 200 litros, e o aquário era razoavelmente estocado, incluindo um yellow tang.
    E com esse cenário ele trabalhava muito bem, tirava bastante sujeira, vou tentar com manter com esse mesmo, caso não de conta, trocarei posteriormente.
    Por isso preciso de um sump que me proporcione isso caso necessário.
    Mas contando que o aquario terá aproxidamente uns 100, 110 litros, acredito que de conta sim.

Esse boia que o Walmyr mostrou e você utiliza, é necessário furar a caixa de reposição em baixo?

Mais um vez obrigado pelas dicas.

Abraço

Tópicos Similares

1. Duvidas no Sump
    Por Douglas Barddal no fórum Reef & Marinho de Peixes
    Respostas: 5
    Último Post: 17-06-2012, 12:04
  2. Duvidas *** sump
    Por Rogerio_araujo no fórum Iniciantes
    Respostas: 8
    Último Post: 27-10-2011, 17:44
  3. Duvidas com Sump